Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Professor(a), nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia a categoria geogr?fica lugar, o que contribui para que percebam que os lugares comp?em a categoria geogr?fica paisagem. Para iniciar as discuss?es sobre a paisagem humanizada ? importante retomar os conhecimentos que os alunos possuem, levando em considera??o o seu lugar de viv?ncia.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
Professor(a), instigue nos alunos o interesse pela observa??o, o que possibilita compreender o processo de produ??o e modifica??o das paisagens. O conceito da categoria geogr?fica Paisagem ? de fundamental import?ncia para o ensino de Geografia. Segundo o ge?grafo Milton Santos (1988) "Tudo aquilo que n?s vemos, o que nossa vis?o alcan?a, ? a paisagem. Esta pode ser definida como o dom?nio do vis?vel, aquilo que a vista alcan?a. N?o ? formada apenas de volumes, mas tamb?m de cores, movimentos, odores, sons, etc."
Ent?o, Paisagem ? tudo aquilo que ? percept?vel por meio dos nossos sentidos (vis?o, audi??o, olfato e tato) e ? formada por diferentes elementos naturais, sociais, econ?micos e culturais que se relacionam e que est?o em constante processo de modifica??o. As paisagens s?o classificadas em naturais e humanizadas.
Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, solicite a cada aluno que:
a. Acesse a internet;
b. Digite o endere?o web http://www.brasilia2014.com.br/wp-content/uploads/2009/05/construcao-de-brasilia-antiga-2.jpg
c. Selecione a imagem e salve na pasta de trabalho;
d. Depois, digite o endere?o web http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_esplanada_13032011.jpg
e. Selecione a imagem e salve na pasta de trabalho.
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Professor(a), se preferir, salve as imagens e envie para o email dos alunos. Depois, proponha as atividades a seguir.
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1. Em dupla, analise e identifique as modifica??es ocorridas nas paisagens:
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Imagem:Constru??o da Esplanada dos Minist?rios, Bras?lia-DF, capital do Brasil
Dispon?vel em: http://www.brasilia2014.com.br/wp-content/uploads/2009/05/construcao-de-brasilia-antiga-2.jpg
Acesso em:09 de abril de 2011
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Imagem: Esplanada dos Minist?rios, Bras?lia-DF, capital do Brasil
Dispon?vel em: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_esplanada_13032011.jpg
Acesso em:09 de abril de 2011
Agora, no caderno, responda as quest?es:
a. As imagens retratam o mesmo lugar? Justifique.
b. Elas mostram a mesma paisagem? Como voc? sabe?
2. Com base nas imagens, complete o quadro a seguir:
SEMELHAN?AS |
DIFEREN?AS |
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3. Para voc?s, quem provocou a maior parte das altera??es na paisagem?
4. Como voc?s imaginam que era este lugar antes das altera??es provocadas pelos seres humanos?
5. Que elementos humanizados foram inseridos na paisagem? Cite-os.
6. Caso voc?s n?o morem em Bras?lia, as paisagens se parecem com o lugar em que voc?s moram? Justifique sua resposta.
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Professor(a) a paisagem humanizada ou "A paisagem artifical ? a paisagem transformada pelo homem, enquanto grosseiramente podemos dizer que a paisagem natural ? aquela ainda n?o mudada pelo esfor?o humano" (SANTOS, 1988). Para a realiza??o desta atividade, aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Hist?ria promovendo reflex?es sobre a hist?ria de constru??o da capital do Brasil. Sugerimos que envie as imagens e os exerc?cios para o email dos alunos. Em sala, solicite que salvem na pasta de trabalho e que realizem as atividades propostas. Posteriormente, os alunos poder?o enviar para o email do professor as atividades conclu?das, pois poder?o ser objeto de avalia??o.
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1. Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a trabalharem em grupo.
2. A proposta ? organizar um ?lbum com imagens de Paisagens Humanizadas, cerca de dez imagens. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endere?o web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT e digitem na barra de pesquisa Paisagem Humanizada.
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Imagem: P?gina inicial Google Imagens
Dispon?vel em: http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT
Acesso em: 17 de abril de 2011
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3. A paisagem humanizada ? a que foi produzida e/ou modificada pelos seres humanos que inserem elementos humanizados na paisagem como as casas, pr?dios, ruas, f?bricas, planta??es e outras mudan?as com o objetivo de atender as suas necessidades e interesses.
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Imagem: Mosaico Fotogr?fico da cidade de Guanambi - BA
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_RgGpBBp1naM/SqQ08GnfloI/AAAAAAAAA-E/Ck1C8LQIXp8/s1600-h/GetAttachment.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
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4. Solicite que escolham dez imagens de paisagens humanizadas que mais chamaram a aten??o do grupo. Evidencie que ? importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa.
5. Abaixo de cada imagem, informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho conclu?do para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentar?o seu ?lbum de imagens de Paisagens Humanizadas.
Professor(a), ap?s receber os ?lbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avalia??es encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresenta??o, todos ter?o acesso aos ?lbuns produzidos pelos alunos o que possibilita acompanhar melhor as apresenta??es. O trabalho poder? ser feito em programa pr?prio para a produ??o de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa ? o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa ? o Power Point.
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Professor(a), com o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, convide os alunos para iniciarem a apresenta??o dos ?lbuns de Paisagens Humanizadas. Pe?a para que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho as atividades realizadas pelos colegas. Assim, durante as apresenta??es, poder?o abrir e acompanhar as imagens e as explica??es dos
colegas. Se poss?vel, leve para a sala de aula o mapa do Brasil e do Mundo Pol?tico, os mesmos poder?o ser utilizados pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas imagens ou acessem os mapas dispon?veis no site do IBGE Teen.
Imagem: P?gina inicial IBGE Teen
Fonte: http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/
Acesso em: 19 de maio de 2011
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1. Solicite que durante as apresenta??es observem com aten??o as imagens. Assim, ser? poss?vel promover discuss?es. Sugira que observem:
a. Os elementos humanizados que s?o apresentados nas imagens?
b. Alguma das imagens apresentadas se parece com o lugar em que voc? vive?
c. Para voc?, em quais paisagens ? mais f?cil viver? E mais dif?cil? Procure refletir sobre o motivo.
d. Voc? considera que alguma imagem apresenta problema ambiental?
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Professor(a), depois promova uma discuss?o sobre as observa??es que foram realizadas.
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1. Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica com as m?quinas conectadas ? internet, assistam ao v?deo que mostra momentos da constru??o de Bras
?lia-DF. Depois, continue com as atividades a seguir:?
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2. Ap?s assistir ao v?deo promova uma conversa e procure identificar o que os alunos consideram como os pontos principais do v?deo. Depois, elaborem um texto coletivo refletindo sobre a import?ncia da constru??o de Bras?lia.
Professor(a), para realizar a pr?xima atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica com as m?quinas conectadas ? internet , solicite aos alunos que acessem o Google Earth no endere?o web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html .
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Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de mar?o de 2011
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3. Pe?a aos alunos para que digitem, na barra de ferramentas do Google Earth, o nome da capital do Brasil, Bras?lia-DF. Solicite que aproximem a imagem e que observem. Apresente os seguintes questionamentos:
a. Ao observarem a imagem de Bras?lia conseguem identificar algo diferente na forma da cidade?
b. Conseguem identificar algum meio de transporte que esteja representado na forma da capital brasileira?
c. Se positivo, que meio de transporte?
d. Pe?a para que observem e identifiquem o Plano Piloto.
Imagem: Plano Piloto, projeto urban?stico de Bras?lia - DF, capital do Brasil
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 09 de abril de 2011
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Professor(a), chame a aten??o dos alunos para a presen?a do lago Parano? na imagem. O lago Parano? ? um elemento artificial, formado pelas ?guas represadas do Rio Parano?, foi introduzido na paisagem pelos seres humanos, idealizado e constru?do com o objetivo de aumentar a umidade do ar na regi?o. A umidade relativa do ar ? a quantidade de vapor de ?gua na atmosfera; quando a umidade est? muito baixa causa sensa??o de cansa?o, dificuldade para respirar o que agrava os problemas respirat?rios, principalmente, nas crian?as e idosos. Aproveite e incentive a interdisciplinaridade com a ?rea de Ci?ncias. Vale lembrar que tamb?m encontramos no Brasil outras capitais planejadas como Goi?nia, capital de Goi?s, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, mas nem toda cidade ? constru?da de maneira planejada; em sua maioria as cidades surgem e crescem em determinados lugares sem seguir um planejamento urban?stico.
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Professor(a), sugerimos que, para realizar a pr?xima atividade envie a imagem para o email dos alunos. Pe?a para que acessem o email e salvem na pasta de trabalho o arquivo.
4. Observe a imagem a seguir:
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Imagem: Ponte JK, Lago Parano?, Bras?lia-DF.
Dispon?vel em: http://www.flickr.com/photos/lperdigao/2525888639/in/photostream/
Acesso em: 09 de abril de 2011
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a. Esta imagem ? natural ou humanizada? Justifique sua resposta.
b. Para voc?, ? poss?vel identificar algum problema ambiental na imagem? Qual ou quais?
c. Quais as consequ?ncias do problema ambiental diagnosticado para a vida dos seres humanos?
d. Seria poss?vel solucionar esta situa??o? Como?
Professor(a), espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam que o problema retratado na imagem ? a ocupa??o das margens do lago Parano? e a sua constante degrada??o causada pela interfer?ncia dos seres humanos na produ??o e constante modifica??o das paisagens.
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Proposta de Atividade Interdisciplinar
Apresente os seguintes questionamentos aos alunos:
a. Voc? sabe dizer como est? a qualidade da ?gua que chega at? a sua casa?
b. E quais as etapas de tratamento que a ?gua passa para que ela se torne pr?pria para o consumo humano? Saberia responder?
Muitas vezes n?o nos damos conta da organiza??o e da estrutura que as cidades possuem para atender as necessidades b?sicas dos seres humanos como, por exemplo, a ?gua que chega at? as nossas casas. Para a realiza??o desta atividade, aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Ci?ncias promovendo reflex?es sobre a import?ncia da ?gua para os seres humanos. A proposta ? a de organizar uma visita com os alunos at? a esta??o de tratamento de ?gua da cidade, proporcionando momentos de observa??o sobre os processos e procedimentos de tratamento da ?gua para que fique pr?pria para o consumo humano. Al?m de possibilitar a an?lise da paisagem humanizada e identificar a a??o dos seres humanos no processo de constru??o e constante modifica??o das paisagens.
Caso os alunos morem em uma regi?o que n?o possui esta??o de tratamento de ?gua, solicite que pesquisem sobre a origem da ?gua que consomem e que verifiquem junto aos seus familiares os cuidados que eles tomam para que a ?gua fique pr?pria para o consumo.
Para sistematizar a atividade, solicite que realizem um desenho representando as etapas de tratamento da ?gua. Depois, organizem um painel com as ilustra??es feitas pelos alunos.
Nome | Tipo |
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Bras?lia | V?deo |
Sugerimos o acesso aos endere?os abaixo:
1. Assista um outro v?deo que mostra momentos da constru??o de Bras?lia-DF. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iukRmZetJzQ. Acesso em: 05 de abril de 2011.
2. Artigo sobre a hist?ria da constru??o de Bras?lia. DUARTE, L.S. A constru??o de Bras?lia como experi?ncia moderna na periferia capitalista: a aventura. Dispon?vel em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/junho2009/construcao.pdf. Acesso em: 06 de abril de 2011.
3. Artigo que discute as categorias de an?lise da Geografia. SUERTEGARAY, D. M. A. Espa?o Geogr?fico Uno e M?ltiplo. Dispon?vel em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm. Acesso em: 05 de abril de 2011.
Ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: