Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te de escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do netbook ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone "figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multim?dia Editores - de ?udio - Krecord. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
?
Os v?deos propostos para esta aula ajudar?o os alunos a compreenderem o trabalho do arque?logo com vest?gios e f?sseis encontrados em s?tios arqueol?gicos, contribuindo para a constru??o do saber hist?rico. Al?m disso, os v?deos tratam dos conceitos e das caracter?sticas principais da Pr?-Hist?ria e do per?odo Paleol?tico.
Os alunos devem acessar o site www.youtube.com para visualizarem os v?deos abaixo. Basta lan?ar, no espa?o reservado para pesquisa, o t?tulo de cada v?deo.
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MPtDQxmG-I8
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5wSKcDZkaMc
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs
?
?
Os v?deos acima fazem parte de uma s?rie de cole??es tem?ticas do blog: Gr?tis V?deo Aulas. Dispon?vel para pesquisa no site: http://gratisvideoaulas.blogspot.com.
Os tr?s v?deos totalizam 35 minutos de dura??o e abordam a tem?tica de forma divertida, utilizando imagens de filmes e desenhos sobre a tem?tica.
Observa??o: o ?ltimo v?deo contempla a tem?tica em quest?o at? os 6 minutos de exibi??o. Sendo assim, n?o precisa ser visto at? o final.
?
I- Ap?s exibi??o dos v?deos sugira aos alunos que respondam as perguntas abaixo no KWord:
Qual a explica??o para o uso do termo pr?-hist?ria?
Como ? poss?vel conhecermos eventos da pr?-hist?ria?
Explique o que voc? entendeu sobre os vest?gios arqueol?gicos?
O que ? um s?tio arqueol?gico?
Quais os grandes per?odos da Pr? Hist?ria. Caracterize-os.
Por que o per?odo Paleol?tico recebe tamb?m o nome de Pedra Lascada ?
O que foi o processo de hominiza??o?
Caracterize o Paleol?tico.
?
II- Depois de responderem as quest?es, os alunos devem ser divididos em duplas. Cada aluno da dupla dever? corrigir as quest?es do colega.
Texto: Pr? Hist?ria: Paleol?tico
"A pr?-hist?ria corresponde ao primeiro per?odo da evolu??o humana, estendendo-se da origem do homem at? a cria??o da escrita, perto de 4.000 antes de Cristo". Durante sua longa dura??o, visualizam-se sinteticamente tr?s grandes per?odos distintos: o Paleol?tico, o Neol?tico e a Idade dos Metais." (...)
"PER?ODO PALEOL?TICO ou da PEDRA LASCADA ? compreende o espa?o de tempo entre o aparecimento dos primeiros homin?deos, at? aproximadamente 26.000 antes de Cristo. Nessa ?poca, o homem era n?made e um predador da natureza que vivia da ca?a, da pesca e da coleta de frutos."
Texto dispon?vel na ?ntegra em: http://www.girafamania.com.br/primitiva/cronologia_tabua_antiga.html
?
1- Depois da leitura do texto, na ?ntegra, os alunos devem imaginar que voltaram no tempo e que t?m a possibilidade de fazer uma entrevista com os homens e mulheres que viveram no paleol?tico.
2- Sugira que criem, no Kword, um roteiro de at? dez perguntas sobre o que gostariam de perguntar para eles.
3- Estimule os alunos a socializarem entre si as perguntas elaboradas. Ao final de todas as atividades da aula, os alunos devem procurar sistematizar, por escrito, as respostas para as perguntas elaboradas.
?
?
?O primeiro homem pr?-hist?rico a entrar numa caverna com uma tocha nas m?os deu um dos mais importantes passos da humanidade. Provavelmente, era um Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, o Homo sapiens. A tocha nas m?os do senhor erectus, presume-se, veio de um raio que queimou uma ?rvore. Foi uma gl?ria: a chama iluminou e aqueceu o ambiente, afugentou os animais ferozes, deu origem ao costume do churrasco.?
Texto produzido por Ricardo Bonalume Neto, dispon?vel na ?ntegra no site da Revista Super Interessante: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111081.shtml
?
Professor, leia todo o texto com os alunos e depois fa?a os seguintes questionamentos:
1- Quais benef?cios a descoberta do fogo trouxe para os seres humanos, n?o s? do Paleol?tico, mas tamb?m dos dias atuais?
2- Ser? que ser?amos capazes de viver at? hoje sem esta descoberta maravilhosa? Justifique.
?
Depois da leitura e discuss?es sobre o texto, pe?a aos alunos que vejam a imagem abaixo:
?
?
Dispon?vel em : http://immensefavour.blogspot.com/2010_05_31_archive.html
?
A imagem retrata de forma bem humorada a descoberta do fogo.
Oriente os alunos a:
1- Pesquisar no Google Imagem uma cena sem legenda ou di?logo que retrate o Homem descobrindo ou fazendo o fogo;
2- Colar a imagem no KolourPaint ;
3- Criar um di?logo bem humorado e criativo, como o da imagem acima, sobre o Homem pr?-hist?rico em contato com o fogo.
4- Salvar a imagem no pendrive e entregar ao professor que montar? uma apresenta??o no KPresenter socializando a cria??o de todos os alunos.
?
?
Atrav?s do texto e v?deo escolhidos, os alunos perceber?o algumas das caracter?sticas marcantes do Per?odo Paleol?tico.
SIGNIFICADO DE NOMADISMO:
?Nomadismo ? o modo de vida em que uma popula??o ou comunidade n?o disp?e de habita??es fixas e mant?m-se em movimenta??o permanente, ? procura de melhores condi??es de sobreviv?ncia. O termo tamb?m ? aplicado, por extens?o, ao g?nero de vida de certos povos das regi?es tropicais, que subsistem gra?as ? coleta vegetal, ? ca?a e ? pesca, todas praticadas de maneira rudimentar. Em geral, esses ca?adores e coletores organizam-se em pequenos grupos isolados que se movimentam em ?rea delimitada onde conhecem os h?bitos dos animais, as fontes de ?gua e a distribui??o das esp?cies vegetais.?
Texto dispon?vel na ?ntegra em: http://www.coladaweb.com/historia/nomadismo
?
1- Depois de ler com os alunos as caracter?sticas que definem o nomadismo, pe?a a eles que elaborem no KWORD um texto relacionado ?s seguintes express?es:
N?MADE - DEPEND?NCIA DA NATUREZA - PALEOL?TICO - CA?ADORES - CAVERNAS
?
2- Socialize os textos produzidos pelos alunos com todos da turma.
?
?
"Os Flintstones" - 2? temporada, 1961
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=T2Xgiuz5BzA
?
O desenho animado Flintstones ? uma grande cria??o do est?dio Hanna Barbera. "A s?rie em desenho estreou em 1960, teve um total de 166 epis?dios divididos em 6 temporadas, e j? foi exibida em mais de 80 pa?ses. No Brasil, estreou no ano de 1962.''
1- Pesquisar em http://www.youtube.com v?deos sobre o desenho animado Flintstones.
2- Selecionar epis?dios que tenham o maior n?mero de informa??es sobre o cotidiano da Pr?-Hist?ria, sob o ponto de vista da produ??o do desenho animado.
3- Identificar as incoer?ncias e os anacronismos mostrados no desenho, em rela??o ? Pr?-Hist?ria. Antes, o professor trabalhar? com os alunos o conceito de anacronismo.
4- Ap?s o trabalho proposto no item 3, montar no KPresenter cenas selecionadas do desenho e seus erros hist?ricos (anacronismo);
5- Este trabalho poder? ser realizado individualmente, em duplas ou mesmo em grupo.
6- Todos devem apresentar os trabalhos aos demais alunos da turma.
V?DEOS SOBRE A DESCOBERTA DO FOGO:
http://www.youtube.com/watch?v=feE4WxxtoOg&feature=related
http://myllaeflavia.arteblog.com.br/242330/A-descoberta-do-fogo/
BLOG PR? HIST?RIA:
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, debates, cria??o de roteiro para entrevistas e imagens, apresenta??o de erros (anacronismo) em desenho animado do per?odo Pr? Hist?rico e atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.