Portal do Professor

Início do Conteúdo

Formigas: organização social e importância ambiental.UCA

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Explicar porque a organização das formigas é denominada sociedade.
  • Reconhecer o nível de organização das formigas.
  • Identificar o papel de cada grupo de indivíduos nessa sociedade.
  • Avaliar a importância ambiental das formigas.
  • Exemplificar efeitos de picadas de formigas no corpo humano.
  • Indicar medidas preventivas e de controle de infestações de formigas em residências.

Duração das atividades

3 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relações ecológicas entre indivíduos da mesma espécie.

Estratégias e recursos da aula

introd aula

Atividade 1- Discussão a partir de uma fábula

Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor utilize a imagem apontada a seguir. O professor deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo  "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

formiga cigarra

Imagem disponível em: http://www.textolivre.com.br/images/stories/cigarra%20e%20formiga.bmp. Acessado em 14/04/2011.

O professor deverá promover um diálogo com os alunos a respeito da imagem buscando em suas falas as referências sobre a fábula "A cigarra e a formiga".

Após essa conversa inicial, o professor deverá apresentar uma versão dessa fábula, como a indicada a seguir. O professor deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo  "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

formiga cigarraii

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_cApN3ZKNeVA/SfJPMIbytrI/AAAAAAAAAkg/oqiMdZ6oG-g/s1600-h/A+CIGARRA+E+FORMIGA+3.JPG. Acessado em 14/04/2011.

Após uma primeira leitura da fábula, o professor deverá explorar seu conteúdo por meio de um diálogo com vistas à explicitação das representações sociais que se tem da formiga: trabalhadeira; vive em grupos; são unidas; trabalho em conjunto; distribuição de tarefas; comunicam entre si etc.

Depois dessa exploração da fábula, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de três para a discussão e registro das questões propostas a seguir. Esse registro deverá ser feito no "kword", num documento que deverá ser salvo com o nome "formigas". Ao final do estudo do tema, o grupo deverá retomar essas questões e elaborar um texto no qual confrontem seus conhecimentos prévios com os novos conhecimentos construídos ao longo do processo.  Deverão avaliar o que já sabiam, os conhecimentos que foram acrescentados e os que foram revistos e reconstruídos. Dessa forma os alunos poderão fazer uma auto avaliação e o professor poderá avaliar essa construção do conhecimento. 

Questões para discussão

  • Em quais aspectos a forma como os insetos são apresentados no texto condiz com a realidade?
  • Qual é a imagem da formiga transmitida pelo texto?
  • Como é a vida das formigas?

 

Proposta de interdisciplinaridade - Essa fábula  poderá ser trabalhada em maior profundidade pelos professores de Língua Portuguesa e de Filosofia, numa perspectiva interdisciplinar. O professor de Língua Portuguesa poderá explorar aspectos como: gênero literário; autor; época; versões e interpretação de texto. O professor de Filosofia poderá trabalhar as mensagens transmitidas pela fábula.

 

Atividade 2- Discutindo vídeos

O professor deverá reorganizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os filmes sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Vídeos: O mundo secreto das formigas. Partes 1 e 2.

Parte 1- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&NR=1. Acessado em 14/04/2011.

Parte 2- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related. Acessado em 14/04/2011

Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

Itens para discussão

  • Formigas e o predatismo.
  • Diferença entre a alimentação das larvas e das formigas adultas.
  • Relação entre formigas e pulgões,
  • Por que as formigas são chamadas de animais pastores?
  • Defesas das formigas.

 

Atividade 3 - Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em cinco grupos para que possam fazer uma pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e, em seguida, registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o kword.

Temas a serem pesquisados

as formigas

Imagem disponível em: http://www.postmania.org/wp-content/uploads/2007/12/formigas.jpg. Acessado em 14/04/2011.

1- Organização social das formigas

http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga3.htm. Acessado em 14/04/2011.

http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social-das-formigas.htm. Acessado em 14/04/2011.

2- Picadas de formigas 

http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-danos-causados-ao-homem.htm. Acessado em 14/04/2011.

http://www.youtube.com/watch?v=gjna7MnPKrI. Acessado em 14/04/2011.

http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=12419. Acessado em 14/04/2011.

3- Importância ambiental das formigas.

http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/papel.html. Acessado em 14/04/2011.

http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-diversidade-de-especies-importancia-ecologica.htm. Acessado em 14/04/2011.

4- Comunicação das formigas

http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/comunicacao.html.  Acessado em 14/04/2011

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/comunic_formigas.php.  Acessado em 14/04/2011

5- Pragas e controle de formigas

http://www.ibaraki.com.br/formiga-as-formigas-como-pragas.htm.  Acessado em 14/04/2011

http://www.ibaraki.com.br/formiga-metodos-de-controle-dedetizacao-de-formigas.htm.  Acessado em 14/04/2011

http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-domesticas.htm.  Acessado em 14/04/2011

http://www.fazfacil.com.br/saude/formigas.html.  Acessado em 14/04/2011.

Atividade 4- Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "kpresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "kpaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

Avaliação

 

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: o trabalho proposto na atividade 1; os textos produzidos pelos grupos a partir dos vídeos (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 3, 4 e 5)