Portal do Professor

Início do Conteúdo

O in?cio da Era Vargas e a Constitui??o de 1934 - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar os primeiros anos do per?odo conhecido como Era Vargas.
  • Analisar e debater aspectos da Constitui??o de 1934.
  • Discutir a quest?o dos direitos civis e pol?ticos no Brasil da primeira metade dos anos 30.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Rep?blica Velha

Estratégias e recursos da aula

Professor!

Para as atividades propostas nesta aula, cada aluno dever? estar conectado ? Rede Mundial de Computadores. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao projeto UCA (um computador por aluno).

-

 Atividade I- Get?lio Vargas em imagens

Nesta atividade, analisaremos algumas imagens com o objetivo de desvendar aspectos do personagem hist?rico que presidiu o Brasil entre 1930 e 1945. Este per?odo da hist?ria brasileira ? conhecido como "Era Vargas".

Din?mica sugerida:

  • Cada aluno ir? localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as quest?es propostas para cada imagem.

-

IMAGEM 1 - "Get?lio Vargas: her?i do povo e ?dolo das crian?as"

Dispon?vel no blog "Um novo olhar da Hist?ria": http://tudoehistory.blogspot.com/2010/09/80-anos-da-era-vargas.html

 imagem 1

?

Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:

  1. Voc? sabe quem ? o personagem hist?rico adulto presente na imagem?
  2. Sabe de qual per?odo da hist?ria do Brasil este personagem participou?
  3. Leia o t?tulo da imagem  e fa?a um levantamento inicial  de hip?teses que poderiam explicar, em sua opini?o, por que Get?lio Vargas era tratado como "her?i do povo e ?dolo das crian?as".
  4. Agora, acesse o link do site InfoEscola: http://www.infoescola.com/politica/populismo/; leia o texto intitulado "Populismo" e responda: a fonte consultada confirma ou n?o as suas hip?teses iniciais? Justifique.

-

-

IMAGEM 2 - "77 anos do Minist?rio do Trabalho e Emprego (2007)"

Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_4wcAZdZ8XtM/TSOvbEDd49I/AAAAAAAAArs/kNQE0UZwo7I/s1600/GETULIO+VARGAS1.jpg

imagem 2

?

Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:

  1. Voc? reconhece o personagem hist?rico que aparece na imagem? Quem ??
  2. Qual ? a rela??o do personagem com o Minist?rio do Trabalho e Emprego? Para responder a esta quest?o, acesse o link do site da Funda??o Get?lio Vargas (FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/MinisterioTrabalho
  3. Qual ? a fun??o desse minist?rio?

-

-

IMAGEM 3 - "Vargas ampara trabalhadores"

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_0Wc9EX9EBa0/SwtKgjfU7_I/AAAAAAAAAC0/Y-VGnMVz5GI/s1600/get%C3%BAlio+vargas.jpg

imagem 3

-

Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:

  1. Descreva o que voc? v? na imagem.
  2. Esta imagem tem alguma rela??o com as imagens anteriores? Explique.
  3. Em sua opini?o, por que a foto do personagem hist?rico aparece em destaque, logo acima da frase?

-

* Recomenda-se que, ap?s os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em rela??o ?s d?vidas suscitadas durante a atividade de interpreta??o das imagens, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador).

-

Atividade II- A ascens?o de Get?lio e o come?o da Era Vargas

-

A Era Vargas

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_S6Wtb7eR30U/TGWZGrzrVxI/AAAAAAAAAbQ/Krk1l5LEoy8/s400/ERA_VARGAS.jpg

-

Nesta atividade prop?e-se uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores que d? conta das seguintes d?vidas:

  • Como se deu a ascens?o de Get?lio Vargas ao poder no Brasil em 1930?
  • Quais for?as pol?ticas apoiaram Vargas nessa empreitada?
  • Quais foram as realiza??es do presidente nos primeiros anos de mandato?
  • Quais acontecimentos hist?ricos marcaram os primeiros anos da chamada Era Vargas?

-

Sugerimos a seguinte din?mica para desenvolvimento e socializa??o da atividade proposta:

ETAPA 1 - pesquisa

  1. Os alunos devem ir ao Google (www.google.com.br) e realizar buscas tendo como palavras-chave "Era Vargas".
  2. Em seguida, os alunos realizam a pesquisa individualmente, analisando e selecionando aqueles textos/mat?rias mais relevantes.
  3. Cada aluno ir? anotar no caderno os aspectos essenciais de cada texto/mat?ria de Internet, e seu respectivo link de acesso.
  4. O professor tamb?m poder? sugerir alguns links, como estes que trazemos abaixo:

-

-

  • entrevista com o historiador Boris Fausto sobre a "Revolu??o de 30", que levou Get?lio Vargas ao poder - http://cpdoc.fgv.br/revolucao1930/ecos. (A entrevista est? dividida em 5 partes; recomendamos a Parte 4; para assistir clique na imagem logo abaixo do subt?tulo "A Revolu??o de 1930".

-

-

ETAPA 2 - socializa??o da pesquisa

As informa??es levantadas pelos alunos podem ser socializadas por meio de:

  1. Debate em sala sob orienta??o do professor, a partir daquelas d?vidas apontadas para a realiza??o da pesquisa.
  2. Confrontamento de dados e informa??es acerca do assunto em foco.
  3. Compartilhamento de links de acesso entre os alunos.

-

* Cabe ao professor solicitar aos alunos a entrega, por escrito e em folha separada, de um RELAT?RIO FINAL, contendo resultados da pesquisa individual, bem como reflex?es presentes no momento da socializa??o. Neste relat?rio ? indispens?vel a rela??o dos links de pesquisa utilizados.

Uma op??o interessante ? o alunos enviarem os relat?rios por e-mail ao professor, j? que estar?o conectados e utilizando o computador. Tamb?m ? indicada uma atividade onde os alunos criem e-mails (se ainda n?o tiverem) para contatos entre a turma.

-

** Antes da pr?xima atividade, um exerc?cio interessante seria os alunos analisarem novamente as imagens da Atividade I, agora respaldados pelo conhecimento adquirido e pelas reflex?es da Atividade II.

-

Atividade III- A Constitui??o de 1934

Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/mat?rias de Internet que abordavam a promulga??o da Constitui??o de 1934, acontecimento que marcou os primeiros anos da Era Vargas.

Nesta atividade analisaremos certos aspectos daquela Constitui??o, cuja foto de capa vemos a seguir:

http://3.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TKdLVwdCDRI/AAAAAAAABhc/0rOwvuM5yF0/s320/img.jpg

Dispon?vel em: http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_49_constituicao34.jpg

-

ETAPA 1- sobre o conceito de "constitui??o"

Antes da an?lise do documento de ?poca, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constitui??o.

Indicamos este link da Wikip?dia - a enciclop?dia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o

Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.

-

ETAPA 2- an?lise da Constitui??o de 1934

Adiante, clicar no link que traz a Constitui??o de 1934 transcrita na ?ntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm

Realizar a leitura de parte do documento, especificamente dos dois cap?tulos do T?TULO III - Da Declara??o de Direitos:

  • Cap?tulo I - Dos Direitos Pol?ticos
  • Cap?tulo II - Dos Direitos e das Garantias Individuais

-

Analisar os dois cap?tulos do T?tulo III, buscando responder quest?es tais como:

  1. Quais as pessoas s?o consideradas cidad?os brasileiros na Constitui??o de 1934?
  2. Quais as pessoas s?o consideradas eleitoras, isto ?, habilitadas ao exerc?cio do voto?
  3. E quais est?o inabilitadas a votar?
  4. Analise os itens 1 e 2 do Art. 113.
  5. Localize o item que reza sobre a quest?o religiosa.
  6. Ap?s ler os 38 itens do Cap?tulo II, selecione 5 que voc? considera mais importantes e justifique.

-

* ? essencial que as quest?es acima sejam registradas e respondidas no caderno, assim como discutidas em sala de aula.

-

Atividade IV- Socializando o conhecimento produzido

http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg

Dispon?vel em: http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg

-

Como forma de organiza??o e exposi??o do conhecimento produzido nesta aula, sugerimos a produ??o de um v?deo com fotos e narra??es, a ser postado no YouTube e que aborde pelo menos os seguintes pontos:

  1. A Revolu??o de 30 e a ascens?o de Get?lio Vargas ao poder.
  2. Os acontecimentos hist?ricos que marcaram os primeiros anos da Era Vargas.
  3. A Constitui??o de 1934 e a quest?o dos direitos civis e pol?ticos no Brasil no come?o anos 30.

-

O v?deo pode ser uma produ??o da turma, ou de grupos montados dentro da turma, de acordo com crit?rios do professor.

-

Para saber como criar v?deos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html.

Para saber como postar v?deos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/

-

Recursos Complementares

outros SITES e/ou LINKS indicados:

-

-

-

V?deo tamb?m indicado:

"A Era Vargas", parte da s?rie Hist?ria do Brasil por B?ris Fausto, document?rio exibido pela TV ESCOLA em 2002.

DUAS possibilidades de acesso ao v?deo:

1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862

-

2- O v?deo tamb?m se encontra dividido em tr?s partes no YouTube, por meio dos links abaixo:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da capacidade de an?lise das imagens, da realiza??o de tarefas propostas e registros produzidos nas atividades da aula.