Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Professor!
-
Nesta atividade, analisaremos algumas imagens com o objetivo de desvendar aspectos do personagem hist?rico que presidiu o Brasil entre 1930 e 1945. Este per?odo da hist?ria brasileira ? conhecido como "Era Vargas".
Din?mica sugerida:
-
IMAGEM 1 - "Get?lio Vargas: her?i do povo e ?dolo das crian?as"
Dispon?vel no blog "Um novo olhar da Hist?ria": http://tudoehistory.blogspot.com/2010/09/80-anos-da-era-vargas.html
?
Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:
-
-
IMAGEM 2 - "77 anos do Minist?rio do Trabalho e Emprego (2007)"
Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_4wcAZdZ8XtM/TSOvbEDd49I/AAAAAAAAArs/kNQE0UZwo7I/s1600/GETULIO+VARGAS1.jpg
?
Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:
-
-
IMAGEM 3 - "Vargas ampara trabalhadores"
Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_0Wc9EX9EBa0/SwtKgjfU7_I/AAAAAAAAAC0/Y-VGnMVz5GI/s1600/get%C3%BAlio+vargas.jpg
-
Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:
-
* Recomenda-se que, ap?s os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em rela??o ?s d?vidas suscitadas durante a atividade de interpreta??o das imagens, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador).
-
-
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_S6Wtb7eR30U/TGWZGrzrVxI/AAAAAAAAAbQ/Krk1l5LEoy8/s400/ERA_VARGAS.jpg
-
Nesta atividade prop?e-se uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores que d? conta das seguintes d?vidas:
-
Sugerimos a seguinte din?mica para desenvolvimento e socializa??o da atividade proposta:
ETAPA 1 - pesquisa
-
-
-
-
ETAPA 2 - socializa??o da pesquisa
As informa??es levantadas pelos alunos podem ser socializadas por meio de:
-
* Cabe ao professor solicitar aos alunos a entrega, por escrito e em folha separada, de um RELAT?RIO FINAL, contendo resultados da pesquisa individual, bem como reflex?es presentes no momento da socializa??o. Neste relat?rio ? indispens?vel a rela??o dos links de pesquisa utilizados.
Uma op??o interessante ? o alunos enviarem os relat?rios por e-mail ao professor, j? que estar?o conectados e utilizando o computador. Tamb?m ? indicada uma atividade onde os alunos criem e-mails (se ainda n?o tiverem) para contatos entre a turma.
-
** Antes da pr?xima atividade, um exerc?cio interessante seria os alunos analisarem novamente as imagens da Atividade I, agora respaldados pelo conhecimento adquirido e pelas reflex?es da Atividade II.
-
Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/mat?rias de Internet que abordavam a promulga??o da Constitui??o de 1934, acontecimento que marcou os primeiros anos da Era Vargas.
Nesta atividade analisaremos certos aspectos daquela Constitui??o, cuja foto de capa vemos a seguir:
Dispon?vel em: http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_49_constituicao34.jpg
-
ETAPA 1- sobre o conceito de "constitui??o"
Antes da an?lise do documento de ?poca, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constitui??o.
Indicamos este link da Wikip?dia - a enciclop?dia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o
Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.
-
ETAPA 2- an?lise da Constitui??o de 1934
Adiante, clicar no link que traz a Constitui??o de 1934 transcrita na ?ntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm
Realizar a leitura de parte do documento, especificamente dos dois cap?tulos do T?TULO III - Da Declara??o de Direitos:
-
Analisar os dois cap?tulos do T?tulo III, buscando responder quest?es tais como:
-
* ? essencial que as quest?es acima sejam registradas e respondidas no caderno, assim como discutidas em sala de aula.
-
Dispon?vel em: http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg
-
Como forma de organiza??o e exposi??o do conhecimento produzido nesta aula, sugerimos a produ??o de um v?deo com fotos e narra??es, a ser postado no YouTube e que aborde pelo menos os seguintes pontos:
-
O v?deo pode ser uma produ??o da turma, ou de grupos montados dentro da turma, de acordo com crit?rios do professor.
-
Para saber como criar v?deos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html.
Para saber como postar v?deos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/
-
-
-
-
"A Era Vargas", parte da s?rie Hist?ria do Brasil por B?ris Fausto, document?rio exibido pela TV ESCOLA em 2002.
DUAS possibilidades de acesso ao v?deo:
1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862
-
2- O v?deo tamb?m se encontra dividido em tr?s partes no YouTube, por meio dos links abaixo:
-
-
-
Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da capacidade de an?lise das imagens, da realiza??o de tarefas propostas e registros produzidos nas atividades da aula.