BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Ant?nio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Primeiro objetivo: Levar os alunos ? compreens?o das rela??es sem?nticas de compara??o e de propor??o estabelecidas em ora??es adverbiais.
Segundo objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos no emprego de ora??es adverbiais comparativas e proporcionais.
Terceiro objetivo: Realizar atividades de identifica??o, de interpreta??o e de produ??o de textos utilizando ora??es adverbiais comparativas e proporcionais.
Seria importante que os alunos j? tivessem estudado a classe dos adv?rbios, a estrutura??o b?sica de um per?odo simples ? sujeito e predicado ? e j? tivessem tamb?m desenvolvido uma reflex?o sobre as rela??es sem?nticas das constru??es em adjun??o (ver aula intitulada "Adjunto adnominal e adjunto adverbial: compreendendo as rela??es sem?nticas", de nossa autoria)
Al?m disso, julgamos que seria interessante que os alunos j? tivessem estudado a estrutura do g?nero not?cia (ver aula intitulada "Sobre o g?nero discursivo - not?cia", de Lazuita Goretti de Oliveira), pois uma das atividades propostas trabalha com as partes da not?cia.
Atividade 1
Os alunos devem ouvir a can??o e acessar a letra da m?sica "Constru??o", de Chico Buarque, utilizando o programa [Mozilla Firefox] presente nos netbooks para acessar o s?tio: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/construcao.html
Em seguida, o professor deve enviar aos alunos um arquivo em Kword utilizando o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo]. Os alunos devem abrir o arquivo recebido, no qual encontrar?o a sele??o de versos da m?sica ?Constru??o? e os questionamentos que se seguem.
VERSOS SELECIONADOS:
1. Amou daquela vez como se fosse a ?ltima
2. Beijou sua mulher como se fosse a ?ltima
3. E cada filho seu como se fosse o ?nico
4. Subiu a constru??o como se fosse m?quina
5. Sentou pra descansar como se fosse s?bado
6. Comeu feij?o com arroz como se fosse um pr?ncipe
7. Bebeu e solu?ou como se fosse um n?ufrago
8. Dan?ou e gargalhou como se ouvisse m?sica
9. E trope?ou no c?u como se fosse um b?bado
10. E flutuou no ar como se fosse um p?ssaro
11. E se acabou no ch?o feito um pacote b?bado
12. Amou daquela vez como se fosse o ?ltimo
13. Beijou sua mulher como se fosse a ?nica
14. E cada filho como se fosse o pr?digo
15. Subiu a constru??o como se fosse s?lido
16. Sentou pra descansar como se fosse um pr?ncipe
17. Comeu feij?o com arroz como se fosse o m?ximo
18. Bebeu e solu?ou como se fosse m?quina
19. Dan?ou e gargalhou como se fosse o pr?ximo
20. E trope?ou no c?u como se ouvisse m?sica
21. E flutuou no ar como se fosse s?bado
22. Amou daquela vez como se fosse m?quina
23. Beijou sua mulher como se fosse l?gico
24. Sentou pra descansar como se fosse um p?ssaro
25. E flutuou no ar como se fosse um pr?ncipe
26. E se acabou no ch?o feito um pacote fl?cido
?
QUEST?ES:
a) Qual ? a rela??o de sentido constru?da no interior dos versos selecionados[1]? Que elemento ? respons?vel pela constru??o dessa rela??o?
b) Ao longo da m?sica, a mesma sequ?ncia de a??es ? expressa em tr?s vers?es distintas. Explique o que diferencia essas tr?s vers?es.
c) Explique a diferen?a de sentido entre a frase "Sentou pra descansar como se fosse um p?ssaro" e "Sentou pra descansar como um p?ssaro".
d) Do ponto de vista da constru??o gramatical, o que diferencia os versos "E se acabou no ch?o feito um pacote b?bado/E se acabou no ch?o feito um pacote fl?cido" dos outros versos selecionados?
e) Recrie os 11 primeiros versos selecionados, mantendo a mesma sequ?ncia de a??es, mas modificando as compara??es feitas no interior de cada verso.
?
Atividade 2
Os alunos devem acessar a not?cia encontrada no s?tio http://www.jornalacidade.com.br/editorias/economia/2010/08/06/viajar-para-a-franca-custa-menos-do-que-ir-a-fortaleza.html utilizando o Mozilla Firefox (Observa??o: Caso os alunos n?o sejam conduzidos ? p?gina desejada ao clicarem no link, eles devem copiar [ctrl+c] esse link e col?-lo [ctrl+v] na p?gina do Mozilla Firefox).
O professor deve orient?-los a fazer uma leitura desta not?cia e, na sequ?ncia, promover uma discuss?o com os alunos, levando-os a responder oralmente as quest?es a seguir. Tais quest?es devem ser enviadas a cada netbook com o aux?lio do Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
QUEST?ES
a) Em um primeiro momento, o t?tulo desta not?cia poderia causar estranhamento. Por qu??
b) Como o texto do lead da not?cia explica o t?tulo?[2]
c) O terceiro e o quarto par?grafos, da primeira parte da not?cia, estabelecem uma compara??o. Que informa??o ? apresentada em cada um desses par?grafos? Qual ? a express?o que articula essa compara??o? Crie uma sequ?ncia de ora??es utilizando essa mesma express?o para fazer uma compara??o.
c) Reformule o t?tulo da not?cia, mantendo-o como uma senten?a comparativa.
Para finalizar esta atividade, os alunos devem observar as tabelas de uma ag?ncia de viagens. Sugerimos que eles acessem o s?tio http://www.cvc.com.br/index_regiao25.html usando o programa [Mozilla Firefox]. A partir das tabelas, em dupla, os alunos devem criar um di?logo entre duas pessoas tentando se decidir sobre qual viagem podem fazer. Eles devem trabalhar com a criatividade, devem buscar destacar poss?veis aspectos que fazem com que seja feita uma op??o por uma viagem, como clima, diferen?as culturais, verba dispon?vel, etc, utilizando em seu texto senten?as comparativas de igualdade, de superioridade e de inferioridade.
Atividade 3
Utilizando o programa Mozilla Firefox, os alunos devem acessar a p?gina http://www.americanas.com.br/produto/277019/livro-quanto-mais-entendo-os-homens-mais-eu-gosto-do-meu-gato.
O professor deve orient?-los a observar a capa com o t?tulo do livro e a descri??o que aparece na parte de ?informa??es sobre o produto?. O professor deve, ainda, conduzir uma discuss?o sobre o conte?do encontrado no s?tio a partir dos seguintes questionamentos e anotar no quadro as respostas dos alunos, incentivando-os a registrar as respostas no caderno.
a) O titulo do livro traz dois eventos em rela??o. Quais s?o esses eventos e qual ? a rela??o estabelecida entre eles?
b) Qual ? a express?o respons?vel por estabelecer essa rela??o? Substitua-a por outra express?o, mantendo o mesmo sentido.
c) Segundo a descri??o do livro, ele ? constru?do a partir de uma compara??o. Qual ? essa compara??o?
d) Transforme as frases "os dois t?m as costas peludas, dormem o dia inteiro" em senten?as estruturadas em forma comparativa.
Para finalizar esta atividade, o professor deve enviar, utilizando mais uma vez o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo], o trecho a seguir, de um poema intitulado ?? propor??o que os dias passam?.
? propor??o que os dias passam
? propor??o que os dias passam ficas ainda mais bonita
E hoje, tu j? est?s como o amanh?.
Jos? Roberto Pal?cio
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/1776949,acessado em 17 de agosto de 2010.
O professor deve solicitar que os alunos reconhe?am, ent?o, a rela??o de sentido constru?da na primeira frase do trecho selecionado e que substituam a locu??o ?? propor??o que?, respons?vel por essa rela??o, por outra que mantenha o mesmo sentido. Os alunos devem ainda explicar a mensagem do trecho.
Atividade 4
Reunidos em grupos, os alunos devem criar uma capa e uma descri??o para um livro fict?cio. Seguindo como exemplo o an?ncio de livro estudado na primeira parte da atividade anterior, os alunos devem criar um t?tulo para o livro fict?cio, utilizando uma senten?a proporcional, e descrever o conte?do do livro, utilizando uma sequ?ncia de compara??es.
O professor deve solicitar que os alunos apresentem o trabalho para a turma, explicando as ideias de propor??o e de compara??o que constru?ram, respectivamente, no t?tulo e na descri??o do livro fict?cio. Sugerimos que as capas sejam produzidas no Kolour Paint [Aplicativos > Aplica??es gr?ficas > Ferramenta de pintura (Kolour Paint)], impressas e afixadas no mural da sala.
Informa??es sobre ora??es subordinadas adverbiais: http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adverbial.htm, acessado em 10 de abril de 2011.
Informa??es sobre ensino de gram?tica: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/09.htm>, <http://www.filologia.org.br/vicnlf/anais/caderno02-03.html>, <http://www.webartigos.com/articles/3656/1/Qual-O-Papel-Da-Gramatica-No-Ensino-Da-Lingua-Portuguesa/pagina1.html>, <http://meuartigo.brasilescola.com/gramatica/ensino-gramatica-nas-escolas.htm>, <http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/28645>, acessados em 10 de abril de 2011.
A compreens?o das propostas pelos alunos ser? avaliada a partir do esclarecimento (corre??o) em sala de aula de cada uma das atividades.
Sugerimos que o professor tome como avalia??o final o trabalho desenvolvido na Atividade 4, em que os alunos tiveram que mobilizar discursivamente ora??es subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais, isto ?, em que os alunos utilizaram essas ora??es na constru??o de um discurso com objetivos espec?ficos.