Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproxima??o dos lugares e do mundo |
No??es de paisagem e lugar; Orienta??o e localiza??o.
Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop, projetor de imagens e v?deos.
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Atividade 1 ? Trabalhando com diferentes tipos de mapa
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Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor dever? solicitar aos alunos que atrav?s de seu laptop, interligado ? internet acesse o site abaixo, conforme mostra a tela a seguir:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 07/04/2011.
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Figura 1- Imagem dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 07/04/2011.
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Durante a pesquisa o aluno ir? acessar o atlas escolar e visualizar os mapas pol?tico, f?sico e da malha municipal.
Para o desenvolvimento da pesquisa o professor ir? levantar alguns questionamentos e solicitar aos alunos que os respondam no editor de textos de seu laptop, sendo eles:
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Ao t?rmino da atividade, cada aluno dever? colocar suas observa??es a respeito dos mapas e responderem as quest?es propostas. Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discuss?es, incentivando todos os alunos sem exce??o expor suas ideias. Em seguida fazer o fechamento do debate, com o objetivo de solucionar os questionamentos levantados no in?cio da atividade.
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Atividade 2 ? Conhecendo os elementos presentes em um mapa
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Obs.: Para o desenvolvimento desta atividade o professor poder? solicitar aos alunos que usem seus laptops, ou se for poss?vel utilizem um projetor de imagens.
Na realiza??o desta atividade o aluno ir? observar as imagens inseridas abaixo e compar?-las com os mapas analisados na atividade anterior.
Para isso, o professor dever? fazer os seguintes questionamentos:
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Localiza??o
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Figura 2? Imagem dispon?vel em: http://civileiros.blogspot.com/2010/11/orientacao-norte-sul.html. Acessado em: 07/04/2011.
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Legenda
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Figura 3- Imagem dispon?vel em: http://www.brasil-turismo.com/mapas/rs-legenda.htm. Acessado em: 07/04/2011.
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Escala
Figura 4? Imagem dispon?vel em: http://geobarreiros.blogspot.com/2010_04_11_archive.html. Acessado em: 07/04/2011.
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Ap?s o debate sobre as quest?es colocadas anteriormente, o professor dever? trabalhar os conceitos destes elementos citados e sua import?ncia para o uso dos mapas. Ressaltar ainda que para elabora??o de um mapa segue algumas normas, estas chamadas de ?Conven??es Cartogr?ficas?.
Sendo assim, para aprofundar estas quest?es e tendo como objetivo de ensino aprendizagem a participa??o do aluno na constru??o do seu conhecimento, o professor ir? solicitar que a turma realize uma pesquisa atrav?s do laptop interligado ? internet acessando o link abaixo, conforme mostra a tela a seguir:
http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011.
Figura 4 ? Imagem dispon?vel em: http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011.
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Para realiza??o da atividade o aluno ir? fazer a leitura silenciosa dos itens contidos na p?gina da pesquisa, refletir sobre os conceitos apresentados e escrever o que ele entendeu no editor de textos de seu laptop.
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Atividade 3 ? Escalas
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Para iniciar esta atividade o professor ir? solicitar que a turma se divida em grupos de tr?s alunos e cada grupo ir? assistir aos v?deos presentes nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Q66eulFye1Y. Acessado em: 07/04/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=GJzezd1Ogho&feature=related. Acessado em: 07/04/2011.
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Na sequ?ncia, o professor dever? pedir para cada grupo discutir o tema que foi apresentado nos v?deos e redigir um texto, fazendo suas considera??es sobre o tema no editor de textos de seu laptop.
Ap?s o grupo escrever o texto sobre o v?deo, cada aluno ir? apresentar para o colega de seu grupo o texto que fez na atividade anterior, e os alunos a partir da leitura dos textos dos colegas ir?o construir um ?nico texto sobre o assunto. Ao termino da atividade cada grupo ir? apresentar para sala o trabalho realizado.
Cabe ao professor fazer o fechamento da atividade e esclarecer as d?vidas que forem surgindo durante a realiza??o do trabalho e na conclus?o das apresenta??es.
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=506. Acessado em: 07/04/2011. Cont?m informa??es sobre o assunto da aula;
http://www.aesap.edu.pt/Geografia/elementosmapa.htm. Acessado em: 07/04/2011. Cont?m informa??es para auxiliar o professor;
http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011. Cont?m informa??es sobre o tema da aula;
www.youtube.com.br. Acessado em: 07/04/2011. Neste site o professor encontrar? o v?deo que ser? usado na aula.
O processo de avalia??o ser? realizado da seguinte forma:
O aluno ir? acessar o site do IBGE Teen, dispon?vel no link abaixo, entrar no link Brasil (estados e regi?es), fazer o download do mapa no seu laptop e seguir o roteiro para o desenvolvimento das atividades.
1- Escrever no mapa salvo no laptop os elementos fundamentais de um mapa, dentre esses t?tulo, legenda, localiza??o e escala (lembrando que a escala ser? somente representativa);
2- Conceituar cada elemento;
3- Fazer um relat?rio sobre o que entendeu da aula.
4- Salvar todas as atividades e encaminhar por email para o professor.
Obs.: Os links representados abaixo ser?o utilizados durante a avalia??o.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 07/04/2011.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em 07/04/2011.