Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Estrat?gias:
Recursos:
?
Aula 1
Atividade 1
?
A aula acontecer? no p?tio da escola ou, preferencialmente, em outro ambiente da escola que n?o seja a sala de aula.
Imagem dispon?vel em:
Com os laptops em m?os, os alunos ser?o orientados pela professora a pensarem na seguinte afirma??o:
"A escola passar? por reformas no p?tio." |
Em seguida, o professor solicitar? aos estudantes que criem um v?deo para dizer quais ser?o as reformas. Para a cria??o do v?deo, basta os alunos acessarem o ?cone "C?mera" (wxCam) no desktop. ? importante verificar a habilita??o do microfone.
Para mais informa??es sobre o programa, basta acessar o link do Portal do Professor - "Um computador por aluno": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html
Ser?o oferecidos nestas p?ginas muitos links que poder?o ajudar o professor a melhorar seu conhecimento sobre o laptop e seus programas. Ou ainda, acesse o Portal Metasys Classmate: http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255&Itemid=140&lang=pt
Importante: professor, no momento da grava??o, deixe os alunos ? vontade para a verbaliza??o de proposta de reforma do p?tio.
Depois de salvo o arquivo da grava??o, os alunos assistir?o a si pr?prios e far?o as anota??es em seus cadernos, conforme itens descritos abaixo:
? | sim | n?o |
1. presen?a de verbos no futuro. | ? | ? |
? | indicativo | subjuntivo |
2. modo dos verbos no futuro. | ? | ? |
? | indicativo | subjuntivo |
3.sentido de cada verbo no futuro. | ? | ? |
*Os alunos dever?o anotar todos os verbos no futuro e explicar cada um. Se necess?rio, o professor dever? ajud?-los nesta tarefa.
?
Atividade 2
Depois de pronta a tabela acima, o professor discutir? oralmente com a turma:
O professor dever? orientar os alunos na discuss?o, levando-os a perceberem os efeitos de sentido dos verbos no futuro.
Aula 2
Atividade 1
?
?
Imagem dispon?vel em:
Agora, os alunos far?o outro v?deo, mas pensando na reforma do p?tio como algo que querem muito, mas imposs?vel acontecer porque n?o h? recurso financeiro dispon?vel. Assim, o professor orientar? os alunos a iniciarem a grava??o com a seguinte frase:
A inten??o dessa grava??o ? que os alunos utilizem o tempo no futuro do pret?rito no modo indicativo.
Ao final da grava??o, o professor pedir? aos alunos para trocarem entre si os laptops, a fim de os colegas assistirem uns aos outros e comentarem os v?deos e as propostas de reforma do p?tio.
?
Atividade 2
?
De posse das duas grava??es, os alunos ter?o de compar?-las e criar um v?deo sobre os efeitos de sentido do uso de verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.
?
Aula 3
Atividade
?
O professor organizar? com a turma a avalia??o dos v?deos produzidos para explicar os efeitos de sentido do tempo futuro. Para tanto, cada aluno dever? exibir seu v?deo para os colegas e este ser? avaliado individualmente com base nos seguintes crit?rios:
Importante: professor, ? importante aconselhar seus alunos para uma avalia??o "madura" em que se avalie, preferencialmente, o v?deo assistido e que, portanto, qualquer tipo de interfer?ncia de outra natureza deve ser descartada a fim de a avalia??o ser a mais justa poss?vel.
?
Ap?s a avalia??o an?nima dos colegas sobre os v?deos assistidos, o professor recolher? os itens analisados e os retornar? ao avaliado. Essa atividade permitir? autorreflex?o por parte do avaliado perante a postura da classe em rela??o ao seu desempenho.
Nos links abaixo h? muitas informa??es que ajudar?o o professor em sua tarefa de ensinar.
Para leitura do professor:
http://www.celsul.org.br/Encontros/06/Individuais/173.pdf
http://www.aridesa.com.br/arquivos/servicos/labredacao/pratique_redacao/2010/proposta_redacao12.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452009000100009&script=sci_arttext&tlng=en