Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA ? Textos preditivos: o futuro em nossas m?os

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Utilizar verbos no tempo futuro.
  • Atribuir sentidos ao tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.
  • Criar um v?deo sobre previs?es.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Verbo: tempos e modos.
  • Sequ?ncia textual preditiva.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  •  produ??o de v?deo;
  • avalia??o individual e coletiva.

Recursos:

  •  programa de grava??o de v?deo.

?­cones 

?

Aula 1

Atividade 1

?

A aula acontecer? no p?tio da escola ou, preferencialmente, em outro ambiente da escola que n?o seja a sala de aula.

p??tio

Imagem dispon?vel em:

australiabrasil.com.br

Com os laptops em m?os, os alunos ser?o orientados pela professora a pensarem na seguinte afirma??o:

"A escola passar? por reformas no p?tio."

 Em seguida, o professor solicitar? aos estudantes que criem um v?deo para dizer quais ser?o as reformas. Para a cria??o do v?deo, basta os alunos acessarem o ?cone "C?mera" (wxCam) no desktop. ? importante verificar a habilita??o do microfone.

Para mais informa??es sobre o programa, basta acessar o link do Portal do Professor  -  "Um computador por aluno":  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html

Ser?o oferecidos nestas p?ginas muitos links que poder?o ajudar o professor a melhorar seu conhecimento sobre o laptop e seus programas. Ou ainda, acesse o Portal Metasys Classmate:  http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255&Itemid=140&lang=pt

Importante: professor, no momento da grava??o, deixe os alunos ? vontade para a verbaliza??o de proposta de reforma do p?tio.

Depois de salvo o arquivo da grava??o, os alunos assistir?o a si pr?prios e far?o as anota??es em seus cadernos, conforme itens descritos abaixo:

? sim n?o
1. presen?a de verbos no futuro. ? ?
? indicativo subjuntivo
2. modo dos verbos no futuro. ? ?
? indicativo subjuntivo
3.sentido de cada verbo no futuro. ? ?

*Os alunos dever?o anotar todos os verbos no futuro e explicar cada um. Se necess?rio, o professor dever? ajud?-los nesta tarefa.

?

Atividade 2

Depois de pronta a tabela acima, o professor discutir? oralmente com a turma:

  • O n?mero de ocorr?ncias de verbos no futuro foi relevante? Por qu??
  • Ao escrever sobre um acontecimento no futuro, h? possibilidades de realiz?-lo de maneiras distintas. Quais s?o essas possibilidades?
  • E o que difere essas possibilidades entre si?
  • Quais efeitos de sentido para o uso do tempo futuro?

O professor dever? orientar os alunos na discuss?o, levando-os a perceberem os efeitos de sentido dos verbos no futuro.

Aula 2

Atividade 1

?

?

menina no p??tio

Imagem dispon?vel em:

ucarelatos.wordpress.com

Agora, os alunos far?o outro v?deo, mas pensando na reforma do p?tio como algo que querem muito, mas imposs?vel acontecer porque n?o h? recurso financeiro dispon?vel. Assim, o professor orientar? os alunos a iniciarem a grava??o com a seguinte frase:

  • "Se houvesse condi??o financeira para a reforma do p?tio, eu...".

 A inten??o dessa grava??o ? que os alunos utilizem o tempo no futuro do pret?rito no modo indicativo.

Ao final da grava??o, o professor pedir? aos alunos para trocarem entre si os laptops, a fim de os colegas assistirem uns aos outros e comentarem os v?deos e as propostas de reforma do p?tio.

?

Atividade 2

?

De posse das duas grava??es, os alunos ter?o de compar?-las e criar um v?deo sobre os efeitos de sentido do uso de verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.

?

Aula 3

Atividade

?

O professor organizar? com a turma a avalia??o dos v?deos produzidos para explicar os efeitos de sentido do tempo futuro. Para tanto, cada aluno dever? exibir seu v?deo para os colegas e este ser? avaliado individualmente com base nos seguintes crit?rios:

  1. Objetivo do v?deo foi atingido: explicar sobre os efeitos de sentido "uso do futuro"?
  2. O sentido nos dois modos do verbo foi contemplado na explica??o?
  3. Foram utilizados exemplos para a explica??o?
  4. O aluno foi objetivo ou redundante na explica??o?
  5. O aluno soube adequar seu tom de voz?
  6. O aluno apresentou boa dic??o?

Importante: professor, ? importante aconselhar seus alunos para uma avalia??o "madura" em que se avalie, preferencialmente, o v?deo assistido e que, portanto, qualquer tipo de interfer?ncia de outra natureza deve ser descartada a fim de a avalia??o ser a mais justa poss?vel.

?

Ap?s a avalia??o an?nima dos colegas sobre os v?deos assistidos, o professor recolher? os itens analisados e os retornar? ao avaliado. Essa atividade permitir? autorreflex?o por parte do avaliado perante a postura da classe em rela??o ao seu desempenho.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Os alunos ser?o avaliados especialmente pela produ??o do ?ltimo v?deo em que ter?o de explicar o uso e efeitos dos verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo. Essa avalia??o ser? feita anonimamente pelos colegas de sala, conforme os crit?rios dados pelo professor. Esse tipo de avalia??o permite autorreflex?o por parte dos alunos.