Cla?dia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
?
Cartografia e forma??o do territ?rio brasileiro.
Os recursos utilizados ser?o: laptop, projetor de imagens e internet.
?
Atividade 1 ? Localiza??o da regi?o Norte
?
Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor dever? solicitar aos alunos que atrav?s de seu laptop, interligado ? internet entre no site abaixo, conforme mostra a tela a seguir:
?
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 1- Imagem dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011.
?
Ap?s acessar a p?gina acima, o aluno ir? clicar no link ?Brasil (estados e regi?es)?, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regi?es.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 2- Imagem dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
?
Em seguida ir? clicar no link ?Regi?o Norte?, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da regi?o Norte.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 3- Imagem dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
?
O objetivo desta atividade ? o aluno aprender a localizar a regi?o Norte no mapa do Brasil.
Quando o aluno estiver com mapa da regi?o Norte aberto no laptop, o professor poder? fazer os seguintes questionamentos:
?
?
O professor dever? pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa ?KolourPaint? fa?a uma legenda identificando os estados e as capitais da regi?o Norte.
?
Obs.: Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplica??es Gr?ficas, Ferramenta de pintura.
?
Atividade 2 ? Aprendendo um pouco sobre a regi?o Norte
?
Ap?s a atividade de localiza??o da regi?o Norte o professor ir? solicitar aos alunos que atrav?s de seu laptop interligado ? internet assistam a dois v?deos, observando o que eles trazem de informa??es sobre os aspectos naturais, sociais, culturais e econ?micos da regi?o Norte.
Os links e as imagens abaixo possibilitam aos alunos assistirem aos v?deos.
?
http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 4? Imagem dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
?
http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 5- Imagem dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
?
Ap?s todos terem assistido aos v?deos, o professor ir? pedir que a turma se divida em duplas e discutam os aspectos observados no v?deo. Quando a dupla concluir este momento de troca de ideias, ela ir? construir um texto no editor de textos de seu laptop apontando suas considera??es sobre o tema apresentado na aula.
Conclu?da a atividade o professor ir? solicitar que as duplas apresentem o resultado das discuss?es levantadas e colocadas no texto. Neste momento, o professor ser? o mediador do debate devendo incentivar os alunos que coloquem suas observa??es sobre a regi?o estudada.
?
Atividade 3 ? Conhecendo alguns aspectos da regi?o Norte
?
Para o desenvolvimento desta atividade ser? utilizado um projetor de imagens. Desta forma, o professor ir? projetar algumas imagens e atrav?s delas ir conversando com a turma o que de informa??es elas trazem sobre a regi?o Norte. Levantando todos os aspectos estudados na atividade anterior. O professor dever? promover um momento de debate e reflex?o sobre as principais caracter?sticas da regi?o estudada, trazendo alguns pontos levantados no v?deo e no debate promovido anteriormente. Cabe ressaltar que o professor deve incentivar todos os alunos a participarem deste momento colocando suas impress?es sobre esta tem?tica.
?
Abaixo est?o algumas imagens que poder?o ser usadas na atividade.
?
Celebra??o Ind?gena
Figura 6- Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.
?
Congada
Figura 7-Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.
?
Rio Amazonas
Figura 8-Imagem dispon?vel em: http://www.grupoescolar.com/materia/floresta_amazonica.html. Acessado em: 10/04/2011.
?
Floresta Amaz?nica
Figura 9-Imagem dispon?vel em: http://cidadebrasileira.brasilescola.com/floresta-amazonica/. Acessado em: 10/04/2011.
?
Processo de Industrializa??o
Figura 10- Imagem dispon?vel em: http://www.omelhordobairro.com.br/manaus-coroado/. Acessado em: 10/04/2011.
?
Atividade 4 ? Ampliando o conhecimento sobre a regi?o Norte
?
Para o desenvolvimento desta atividade o professor poder? dividir a turma em seis grupos, o n?mero de alunos em cada grupo ir? variar de acordo com o n?mero de alunos em sala, sendo que, cada dois grupos pesquisar?o um tema referente ? regi?o Norte, sendo eles, desemprego, viol?ncia e saneamento b?sico.
Os grupos atrav?s de seus laptops interligados ? internet ir?o fazer uma pesquisa nos sites sugeridos pelo professor e usar sua criatividade para apresentar para a turma o que foi estudado.
Como cada aluno possui um laptop, eles poder?o utilizar outros espa?os fora da sala de aula para realizar a atividade, sendo eles: biblioteca, p?tio, refeit?rio e outros lugares dependendo de cada escola.
?
Sugest?es de fontes:
?
Saneamento b?sico:
?
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm. Acessado em: 10/04/2011.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1691&id_pagina=1. Acessado em: 10/04/2011.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/regiao-norte-do-pais-tem-so-13-5-das-casas-com-rede-de-esgoto-diz-ibge-20100908.html. Acessado em: 10/04/2011.
?
Desemprego:
?
http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=508192. Acessado em 10/04/2011.
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2004/b06uf.htm. Acessado em: 10/04/2011.
http://jpn.icicom.up.pt/2010/03/24/desemprego_aumenta_na_regiao_norte.html. Acessado em: 10/04/2011.
?
Viol?ncia:
?
http://adrianooliveirablog.blogspot.com/2008/02/o-mapa-da-violncia-regio-nordeste-e.html. Acessado em 10/04/2011.
http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/a-regiao-nordeste-e-o-incremento-da-violencia/. Acessado em: 10/04/2011.
http://www.conass.org.br/visualizar_texto.php?id_texto=205. Acessado em: 10/04/2011.
?
Finalizando a atividade anterior, os alunos ir?o apresentar para a turma o que pesquisou, sendo que neste momento, cada grupo ter? no m?ximo dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.
Ao final das apresenta??es o professor ir? fazer o fechamento das discuss?es levantadas pela turma, interagindo com eles o que cada aluno entendeu a respeito do tema.
Para finalizar as atividades e fazer um fechamento sobre o assunto, o professor poder? comparar as particularidades de cada regi?o com a regi?o que eles vivem, e tamb?m trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidad?os inseridos neste espa?o.
Para que os alunos tenham o conte?do por escrito sobre o tema, o professor dever? solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresenta??es.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
?
http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acessado em: 10/04/2011. Cont?m informa??es sobre o assunto da aula;
http://www.portalbrasil.net/regiao_norte.htm. Acessado em: 10/04/2011. Cont?m informa??es sobre o assunto da aula.
http://www.redebrasileira.com/regioes/norte/. Acessado em 10/04/2011. Cont?m informa??es sobre o assunto da aula.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 10/04/2011. Cont?m os v?deos que ser?o usados na aula.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresenta??o e nos debates.