Leide Divina Alvarenga Turini;
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
As rela??es dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, no per?odo Paleol?tico;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te de escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba palicativos - Multim?dia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone " figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multim?dia Editores - de ?udio - Krecord. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
?
"Pela divis?o hist?rica, entre 12000 a.C. e 4000 a.C. aproximadamente, encontramos o per?odo chamado Neol?tico, tamb?m conhecido como Idade da Pedra Polida. Estudos, como o da Universidade de Bourdeaux, apontam que esse per?odo foi muito mais violento do que a hist?ria j? contou at? hoje.
Para quem n?o lembra, a Idade da Pedra foi marcada por diversas transforma??es, que ficaram conhecidas como a Revolu??o Neol?tica, dentre as quais destaca-se o surgimento da agricultura, quando o homem tornou-se capaz de plantar, de deixar de ser n?made e passa a habitar um territ?rio especifico, sem necessidade das constantes migra??es em busca de alimento.
Nesse per?odo, o homem come?ou a desenvolver uma rela??o diferenciada com o tempo, conhecendo melhor o clima e a regi?o que habitava. Surgiram as primeiras aldeias e, provavelmente, a origem do homem que vive em sociedade. Foi tamb?m nessa era que o homem domesticou os primeiros animais, como o boi, o cachorro e a cabra, o que lhe permitiu aprimorar as t?cnicas de ca?a, com a cria??o do arco e flecha."
Dispon?vel na ?ntegra em: http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/periodo-neolitico.html
?
1- Leia o texto com os alunos.
2- Oriente os alunos a acessarem o navegador Mozilla Firefox do Netbook UCA e a buscarem, nos sites abaixo, informa??es que caracterizem o Per?odo Neol?tico.
Pesquisa no Mozilla Firefox:
http://www.infoescola.com/pre-historia/periodo-neolitico/
http://algarvivo.com/arqueo/neolitico/revolucao-neolitica.html
http://www.brasilescola.com/historiag/neolitico.htm
?
3- Sugira aos alunos que listem no KWORD as caracter?sticas do Per?odo Neol?tico encontradas durante a pesquisa, seguindo o roteiro abaixo:
Per?odo: |
Como viviam: |
Como era a divis?o do trabalho: |
Como se alimentavam: |
Principais descobertas: |
?
4- Escolha alguns alunos para socializarem os resultados de sua pesquisa.
?
?
Enamorados do Neol?tico
Um casal de esqueletos levanta suspeitas sobre o amor na Idade da Pedra.
?
Dispon?vel em: http://www.alunosonline.com.br/historia/enamorados-do-neolitico.html
?
Uma equipe de arque?logos encontrou perto da cidade de Mantova, no norte da It?lia, esqueletos de um casal com mais de 5 mil anos de idade. Detalhe: os dois est?o abra?ados. O time da cientista Elena Menotti ficou duplamente feliz. Primeiro porque nunca havia sido encontrado um duplo enterro do per?odo Neol?tico. Depois porque ? a primeira vez que um casal t?o antigo ? achado nessa posi??o. Mais estudos est?o sendo feitos para realmente confirmar se os corpos s?o de um homem e uma mulher. Os pesquisadores desconfiam que o casal morreu jovem, j? que a arcada dent?ria deles n?o estava gasta.
Dispon?vel na ?ntegra em: http://historia.abril.com.br/cotidiano/esqueletos-casal-periodo-neolitico-amor-eterno-435165.shtml
?
1- Pe?a aos alunos que salvem esta imagem no KWord.
2- Depois, com as informa??es obtidas na pesquisa feita na atividade anterior, sugira aos alunos que, em dupla, criem no KWORD uma hist?ria de amor deste casal, relacionada ?s suas condi??es de vida no Per?odo Neol?tico.
3- Para mostrar ao professor a atividade pronta, sugira aos alunos que desenvolvam no Kword as seguintes atividades:
a) criar um t?tulo original para a hist?ria;
b) desenvolver a hist?ria abaixo da imagem;
4- Professor, escolha algumas hist?rias para serem lidas pelos seus autores para todos da turma.
?
?
Iniciar esta aula com um v?deo de aproximadamente 12 minutos, o qual apresenta as principais caracter?sticas do Per?odo Paleol?tico e do Per?odo Neol?tico. Apresenta tamb?m compara??es entre este dois per?odos t?o distintos da Pr?- Hist?ria. Este trabalho permitir? ao aluno diferenciar as condi??es de vida de um per?odo em rela??o ao outro.
?
?
?
?
DISPON?VEL EM : http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs
?
?
1- Depois de ver o v?deo com os alunos pe?a que eles montem um quadro comparativo no KWord contendo as principais caracter?sticas do Paleol?tico e do Neol?tico, possibilitando a observa??o de diferen?as entre estes per?odos;
Sugest?o de quadro:
?
Per?odo |
Paleol?tico |
Neol?tico |
Obten??o de alimentos ? ? |
? |
? |
Habita??o ? ? |
? ? ? ? ? |
? |
Descobertas/ t?cnicas ? ? |
? ? ? ? ? |
? |
Organiza??o Social ? ? |
? ? ? ? ? |
? |
?
2- Escolha alguns alunos para apresentarem seu quadro para toda a turma.
?
?
1- Separe os alunos em trios e pe?a que eles criem, atrav?s do Krecord, um programa de r?dio de at? 10 minutos contendo um debate entre o homem do Paleol?tico e o homem do Neol?tico. Eles ter?o que defender seu modo de vida e seu per?odo como sendo o melhor da Pr?-Hist?ria;
2- Os alunos de cada trio devem se organizar da seguinte maneira:
?
3- Sugira que cada trio se espalhe pela escola ficando em ambientes mais calmos e silenciosos para criar seu programa;
4- Em sala, os trios trocar?o seus programas com outros trios, de forma que todos possam ouvir a programa??o realizada por toda a turma;
5- Depois, pe?a que eles escolham a melhor que poder? ser apresentada para todos da escola durante o recreio.
?
?o homem neol?tico procurava moradia pr?ximo aos rios, na inten??o de utilizar a terra f?rtil para a agricultura ? outro importante avan?o do per?odo. (...) Com isso, n?o havia mais a necessidade de vagarem constantemente ? procura de alimentos ? criando o fen?meno do sedentarismo, ou seja, a perman?ncia em lugar fixado em detrimento do nomadismo.
S?o constru?das as primeiras moradias, similares a pequenos cub?culos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neol?ticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de ca?a e pesca. As mulheres eram respons?veis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neol?ticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cer?mica e a forma de comercializ?-la.?
Dispon?vel na ?ntegra: http://historia-no-vestibular.blogspot.com/2010/10/periodo-neolitico-periodo-de-convivio.html
?
1- Ler o texto na ?ntegra com os alunos.
2- Explicitar a import?ncia da agricultura para a sedentariza??o do Homem e para o surgimento das primeiras comunidades.
3- Pedir aos alunos que criem cinco perguntas com respostas sobre este texto no Kword.
4- Fazer duplas onde um aluno ficar? respons?vel por tentar responder a pergunta do outro aluno e vice-versa.
5- Socializar as melhores perguntas e respostas para serem lidas para todos da turma.
?
?A sobreviv?ncia j? n?o dependia exclusivamente do sucesso na ca?a ou da abund?ncia de ?rvores frut?feras: existindo uma ro?a, sempre havia alimento. Os filhos nasciam e ? novidade! ? muitos j? n?o morriam de fome, porque tinham o que comer.
As mudan?as n?o pararam por a?. Para cuidar da lavoura, era preciso tempo e dedica??o. Em vez de se organizarem dentro de um esquema n?made (prop?cio a comunidades de ca?adores-coletores, que periodicamente precisavam buscar novas ?reas para sobreviver), os membros dessas primeiras comunidades agr?colas teriam finalmente fincado os p?s no solo e se tornado sedent?rios. Tamb?m era preciso vigil?ncia ? afinal, a terra t?o suadamente cultivada poderia ser rapinada por animais ou por grupos n?mades. Era o in?cio do conceito de posse da terra, elemento fundador de diversos sistemas de organiza??o econ?mica e pol?tica nos mil?nios seguintes.?
Texto de Fabiano On?a dispon?vel: http://super.abril.com.br/ciencia/grande-inauguracao-bem-vindo-civilizacao-447453.shtml
?
1- Leia o texto na ?ntegra com os alunos.
2- Separe a classe em trios.
3- Cada trio ficar? respons?vel em montar uma hist?ria em quadrinhos sobre o tema: surgimento da agricultura no KPresenter.
4- Pesquise imagens relacionadas ao surgimento da agricultura e das primeiras comunidades no Mozilla Firefox e Google Imagem.
?
Sugest?es de imagens para a cria??o da hist?ria em quadrinhos
?
Todas as imagens est?o dispon?veis em: http://tempodoshomens.blogspot.com/
?
5- A partir das imagens selecionadas, criar a hist?ria em quadrinhos, tomando como base os conhecimentos adquiridos nos textos dessa atividade.
6- Socializar, atrav?s de apresenta??es no KPresenter, as hist?rias em quadrinhos de todos os alunos.
AULA NO PORTAL:
O HOMEM E A REVOLU??O AGR?COLA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6334
?
SITES:
TEXTOS E IMAGENS RELACIONADOS ? PR?-HIST?RIA
http://historia-no-vestibular.blogspot.com/
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, pesquisas, produ??o quadro comparativo, cria??o de textos, programa de r?dio e hist?ria em quadrinhos e tamb?m por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.