Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:
-
WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]
-
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]
-
Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
-
Visualizador de Imagens
Atividade 1
1º momento
Pedir aos alunos que acessem uma matéria do jornal britânico The Guardian que fala de 20 previsões para o mundo daqui há 25 anos.
http://www.guardian.co.uk/society/2011/jan/02/25-predictions-25-years

2º Momento
Professor, a princípio, peça aos alunos que se concentrem nos títulos das previsões.
1. Geopolitics: 'Rivals will take greater risks against the US'
2 The UK economy: 'The popular revolt against bankers will become impossible to resist'
3 Global development: 'A vaccine will rid the world of Aids'
4 Energy: 'Returning to a world that relies on muscle power is not an option
5 Advertising: 'All sorts of things will just be sold in plain packages'
6 Neuroscience: 'We'll be able to plug information streams directly into the cortex'
7 Physics: 'Within a decade, we'll know what dark matter is'
8 Food: 'Russia will become a global food superpower'
9 Nanotechnology: 'Privacy will be a quaint obsession'
10 Gaming: 'We'll play games to solve problems'
11 Web/internet: 'Quantum computing is the future'
12 Fashion: 'Technology creates smarter clothes'
13 Nature: 'We'll redefine the wild'
14 Architecture: What constitutes a 'city' will change
15 Sport: 'Broadcasts will use holograms'
16 Transport: 'There will be more automated cars'
17 Health: 'We'll feel less healthy'
18 Religion: 'Secularists will flatter to deceive'
19 Theatre: 'Cuts could force a new political fringe'
20 Storytelling: 'Eventually there'll be a Twitter classic'
-
Professor, oriente seus alunos a observar que essas previsões foram feitas por especialistas em suas áreas, portanto, elas encerram certo respaldo científico.
Atividade 2
1º Momento
Os alunos se dividirão em grupos para debater sobre as previsões apresentadas, falar sobre a viabilidade ou possibilidade delas acontecerem.
-
Professor, oriente seus alunos a procurar fatos cientifícos que resguardem suas opiniões. Nesse momento, permita que eles realizem pesquisas na Internet para fundamentarem suas opiniões. Uma das sugestões é pesquisar sobre os autores de cada previsão.
2º Momento
Os alunos deverão apresentar as ideias discutidas entre cada grupo.
Atividade 3
1º Momento
Considerando todas as previsões apresentadas e os efeitos apresentados para o mundo e para as pessoas, o professor deverá fazer a seguinte pergunta para os alunos:
What will your life be like in twenty-five years time? ( Como a sua vida será daqui há 25 anos?)
-
Professor, leve os alunos a pensar tanto no futuro do mundo quanto em seus futuros de maneira individual. Proponha a reflexão sobre o que eles têm feito para que o futuro deles seja como eles pensam.
2º Momento
A fim de promover melhor o debate, o professor deverá apresentar as perguntas abaixo, as quais deverão ser feitas e respondidas pelo aluno em seu laptop Classmate, no programa Kword.
TWENTY - FIVE YEARS FROM NOW…
-
Will you live in the same place as you do now?
-
Will you be married?
-
How many children will you have?
-
What job will you have?
-
Will you be rich or poor?
-
Will flights be cheaper than now?
-
Will everyone have cell phones?
-
Will be there less pollution?
-
Will cities be safer or more dangerous?
-
Will cities be better or worse?
-
Will people live on the Moon or Mars?
-
Will people take vacations in space?
-
Will smoking be a crime?
-
Will people play more sports?
-
Will people recycle al their household trash?
-
Will the robots do all the housework?
-
Professor, nesse momento, uma pequena explicação gramatical deverá tomar espaço. Explique o uso de will e as suas formas (afimativa, negativa e interrogativa).
Atividade 4
Finalizada a etapa de responder oralmente às perguntas propostas e a explicação do professsor sobre o uso do will, o professor deverá propor aos alunos a tarefa de gravar um vídeo falando como eles imaginam o futuro. Esse vídeo deve contar com a parte de áudio com a voz dos alunos e, obviamente, com imagens deles.
IMPORTANTE: Para executar uma gravação de voz no Metasys classmate, é necessário configurar os canais de áudio no Kmix. Depois vá até a aba "alternadores". Se for utilizar o microfone interno, use i-mic; se for um microfone externo acoplado ao classmate = e- mic.
-
Professor, auxilie os alunos nesta tarefa e estipule um tempo mínimo para a execução do vídeo. Cinco (5) minutos é um tempo razoável, pois eles poderão fazer ‘previsões’ para si mesmos quanto para o mundo. E as perguntas em sala de aula servirão como guias para a execução do vídeo.