Leide Divina Alvarenga Turini;
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
O aluno dever? ter conhecimento dos per?odos da Pr?-Hist?ria e suas principais caracter?sticas;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
?
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
?
Professor, para iniciar as atividades desta aula proponha aos alunos um trabalho com v?deo, a partir do qual eles poder?o compreender como ocorreu o processo de forma??o das primeiras cidades e, principalmente, quais cidades se destacaram neste grande momento da Hist?ria.
Dispon?vel em : http://www.slideshare.net/lucasdeg/o-surgimento-das-cidades
?
1- Pe?a aos alunos para se conectarem ? internet pelo Mozilla Firefox e acessarem, no endere?o web acima indicado, os slideshares que explicam sobre o surgimento das cidades.
2- Questione os alunos: quais foram os motivos que levaram ao surgimento das cidades?
?
Orienta??es para a atividade:
1- Os alunos devem acessar o endere?o www.google.com.br e colocar na barra de pesquisa: DORFMAN O SURGIMENTO DAS CIDADES. O primeiro resultado da busca poder? ser acessado. Na apresenta??o, os autores explicam de forma bastante sucinta, quando, onde e como surgiram as primeiras cidades. Atrav?s de um mapa, revelam geograficamente onde se concentraram as primeiras civiliza??es e descrevem os aspectos essenciais para a forma??o das primeiras cidades. Confira abaixo algumas imagens da apresenta??o:
?
Dispon?vel em: http://www.cap.ufrgs.br/_arquivos/Popciencia%20%201%20O%20Surgimento%20das%20Cidades.pdf
?
2-Tendo como base as informa??es das imagens acima, pe?a aos alunos que escrevam um par?grafo no Kword, explicando o que eles entenderam sobre como ocorreu o surgimento das primeiras cidades.
3 - Depois de ler todos os par?grafos dos alunos, sugira que eles formem grupos de quatro alunos e que, a partir de cada par?grafo produzido pelos mesmos, fa?am um texto no Kword, mais abrangente e completo, sobre o surgimento das primeiras cidades.
4- Ao final, todos os grupos devem ler seus textos para toda a turma.
?
?
Nesta aula, os alunos entender?o os motivos que deram origem ?s primeiras cidades e civiliza??es e conhecer?o algumas cidades que se destacaram ap?s o seu surgimento, principalmente aquelas situadas na Mesopot?mia.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=j1ZD-X1rcbE&feature=related
?
1- Depois de assistir o v?deo com os alunos, pe?a que eles se organizem em seis grupos.
2- Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar sobre uma das seguinte cidades:
Ac?dia |
Sum?ria |
Ass?ria |
Babil?nia |
Ur |
Cald?ia |
?
3- Fa?a um sorteio para definir que cidade cada grupo dever? pesquisar;
4- Os alunos dever?o organizar uma apresenta??o no KPresenter sobre as cidades pesquisadas, seguindo como proposta o roteiro abaixo:
Localiza??o |
Data de surgimento |
Principais caracter?sticas da cidade |
Imagens da cidade |
A cidade ainda existe? |
?
5 - Socializar os trabalhos dos alunos com todos da turma.
?
H? mais de 5.000 anos surgiram as primeiras cidades na regi?o da Mesopot?mia. As cidades atuais s?o totalmente diferentes das primeiras cidades. Mas afinal o que define uma cidade?
Nesta atividade, os alunos tentar?o encontrar respostas para esta pergunta, notando que h? uma grande diferen?a na configura??o das primeiras cidades em rela??o ?s cidades atuais.
?
IMAGEM 1:
?
Dispon?vel em: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_antiga/india.html?cod=244&cat=163
?
IMAGEM 2:
Dispon?vel em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/
?
1- Partindo do questionamento e das imagens acima, relacionadas ?s cidades antigas, pe?a aos alunos para que produzam tr?s imagens sobre o que para eles representa uma cidade. Oriente-os a trabalhar com o WxCam, para a produ??o de suas fotos.
2- As imagens acima e as fotos tiradas pelos alunos devem ser organizadas no KPresenter para uma apresenta??o. Oriente os alunos a criarem legendas para cada imagem.
3- Todos os alunos dever?o apresentar suas imagens promovendo uma discuss?o sobre: O que ? uma cidade? Quais as principais diferen?as das primeiras cidades em rela??o ?s cidades atuais?
Ao final das discuss?es, oriente os alunos para a produ??o de um painel com fotos e textos sobre a tem?tica da aula.
SITES:
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_antiga/surgimento_cidades.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesopot?mia
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1392-11198-,00.html
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, debates, pesquisas, apresenta??es de trabalho, produ??o de textos e imagens cr?ticas e tamb?m por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.