Portal do Professor

Início do Conteúdo

O processo de surgimento das primeiras cidades - UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini;

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os fatores que levaram ao surgimento das primeiras cidades.
  • Localizar as primeiras cidades no tempo e no espa?o.
  • Apontar as principais caracter?sticas das primeiras cidades.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimento dos per?odos da Pr?-Hist?ria e suas principais caracter?sticas;

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

?

Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

?

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

?

ATIVIDADE 1-  NASCIMENTO DAS CIDADES

?

 Professor, para iniciar as atividades desta aula proponha aos alunos um trabalho com v?deo, a partir do qual eles poder?o compreender como  ocorreu o processo de forma??o das primeiras cidades e,  principalmente,  quais cidades se destacaram neste grande momento da Hist?ria.

V?DEO: O surgimento das cidades

Cidades

  Dispon?vel em : http://www.slideshare.net/lucasdeg/o-surgimento-das-cidades

?

1- Pe?a aos alunos para se conectarem ? internet pelo Mozilla Firefox e acessarem, no endere?o web  acima indicado, os slideshares que explicam sobre o surgimento das cidades.

2- Questione os alunos: quais foram os motivos que levaram ao surgimento das cidades?

?

Aspectos essenciais para a forma??o das primeiras cidades

Orienta??es para a atividade:

1- Os alunos devem acessar o endere?o www.google.com.br e colocar na barra de pesquisa: DORFMAN O SURGIMENTO DAS CIDADES. O primeiro resultado da busca poder? ser acessado. Na apresenta??o, os autores explicam de forma bastante sucinta, quando, onde e como surgiram as primeiras cidades. Atrav?s de um mapa, revelam geograficamente onde se concentraram as primeiras civiliza??es e descrevem os aspectos essenciais para a forma??o das primeiras cidades. Confira abaixo algumas imagens da apresenta??o:

?

CIDADES cidade 2 cidades 3

 Dispon?vel em: http://www.cap.ufrgs.br/_arquivos/Popciencia%20%201%20O%20Surgimento%20das%20Cidades.pdf

?

2-Tendo como base as informa??es das imagens acima, pe?a aos alunos que escrevam um par?grafo no Kword, explicando o que eles entenderam sobre  como ocorreu o surgimento das primeiras cidades.

3 - Depois de ler todos os par?grafos dos alunos, sugira que eles formem grupos de quatro alunos e que,  a partir de cada par?grafo produzido pelos mesmos, fa?am um texto no Kword, mais abrangente e completo, sobre o surgimento das primeiras cidades.

4- Ao final, todos os grupos devem ler seus textos para toda a turma.

?

ATIVIDADE 2 : AS PRIMEIRAS CIDADES

?

Nesta aula, os alunos entender?o os motivos que deram origem ?s primeiras cidades e civiliza??es e conhecer?o algumas cidades que se destacaram ap?s o seu surgimento, principalmente aquelas situadas na Mesopot?mia.

?

V?DEO:  Mesopot?mia - As grandes civiliza??es

video

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=j1ZD-X1rcbE&feature=related

?

1- Depois de assistir o v?deo com os alunos, pe?a que eles se organizem em seis grupos.

2- Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar sobre uma das seguinte cidades:

Ac?dia
Sum?ria
Ass?ria
Babil?nia
Ur
Cald?ia

?

3- Fa?a um sorteio para definir que cidade cada grupo dever? pesquisar;

4- Os alunos dever?o organizar uma apresenta??o no KPresenter  sobre as cidades pesquisadas, seguindo como proposta o roteiro abaixo:

Localiza??o
Data de surgimento
Principais caracter?sticas da cidade
Imagens da cidade
A cidade ainda existe?

?

 5 -  Socializar os trabalhos dos alunos com todos da turma.

  

ATIVIDADE 3: PRIMEIRAS CIDADES X CIDADES ATUAIS

?

H? mais de 5.000 anos surgiram as primeiras cidades na regi?o da Mesopot?mia.  As cidades atuais s?o totalmente diferentes das  primeiras cidades. Mas afinal o que define uma cidade?

Nesta atividade, os alunos tentar?o encontrar respostas para esta pergunta, notando que h? uma grande diferen?a na configura??o das primeiras cidades em rela??o ?s cidades atuais.

?

IMAGEM 1:

?

foto

Dispon?vel em: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_antiga/india.html?cod=244&cat=163

?

IMAGEM 2:

foto 2

Dispon?vel em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/

?

1- Partindo do questionamento e das imagens acima, relacionadas ?s cidades antigas,  pe?a aos alunos para que produzam  tr?s imagens sobre o que para eles representa uma cidade. Oriente-os a trabalhar com o WxCam, para a produ??o de suas fotos.

2- As imagens acima e as fotos tiradas pelos alunos devem ser organizadas no KPresenter para uma apresenta??o. Oriente os alunos a criarem legendas para cada imagem.

3- Todos os alunos dever?o apresentar suas imagens promovendo uma discuss?o sobre: O que ? uma cidade? Quais as principais diferen?as das primeiras cidades em rela??o ?s cidades atuais?

 Ao final das discuss?es, oriente os alunos para a produ??o de um painel com fotos e textos sobre a tem?tica da aula.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, debates, pesquisas, apresenta??es de trabalho, produ??o de textos e imagens cr?ticas e tamb?m por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.