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IBGE Teen! Uma alternativa para o ensino-aprendizagem sobre a forma??o do territ?rio brasileiro ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a posi??o geogr?fica do territ?rio brasileiro no continente americano e no mapa mundi.
  • Compreender o processo hist?rico de forma??o do territ?rio brasileiro. 
  •  Conhecer os principais ciclos econ?micos respons?veis pela ocupa??o do territ?rio brasileiro.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es cartogr?ficas b?sicas para a compreens?o de formas cartogr?ficas como os mapas e as imagens de sat?lites.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esta atividade seja desenvolvida no laborat?rio de inform?tica, ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (um computador por aluno).

Introdu????o

Fonte: Clip-Art.

Prezado(a) Professor(a),

O projeto de multim?dia cartogr?fica denominado IBGE Teen! est? dispon?vel para consulta no endere?o eletr?nico <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>, sendo destinado ao p?blico adolescente. disponibiliza informa??es estat?sticas sobre o Brasil, seus estados e munic?pios, juntamente com mapas (do Brasil e do Mundo), jogos interativos, dentre outros.

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P?gina principal do projeto IBGE Teen. Dispon?vel em:<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>

Ao selecionar o m?dulo tem?tico "Atlas Geogr?fico Multim?dia" o interagente pode acessar outras se??es, com destaque para: a) Conceitos gerais; b) A Terra; c) Mapas. As p?ginas disp?em de apresenta??es que contam com diversos recursos visuais ? textos, figuras e ilustra??es animadas, sobre Geografia e Cartografia, com o intuito de auxiliar na compreens?o dos temas abordados. Al?m disso, pode-se consultar, em um atlas geogr?fico escolar em multim?dia, mapas sobre diversos temas do Brasil e do mundo.

Sugerimos, a seguir, algumas atividades com vistas a auxiliar o processo ensino-aprendizagem sobre a localiza??o geogr?fica e a forma??o hist?rico-econ?mica do territ?rio brasileiro, destacando o uso de imagens da se??o "mapas", presente no m?dulo tem?tico "Atlas Geogr?fico Multim?dia", conforme demonstra a figura abaixo.

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Imagem da p?gina principal do m?dulo tem?tico Atlas Geogr?fico Multim?dia. Dispon?vel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Atividade 01

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Fonte: Clip-Art.

A posi??o geogr?fica do territ?rio brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

O Brasil ? um pa?s muito extenso e limita-se com v?rios outros pa?ses. Utilize o mapa sobre "Divis?es dos continentes", dispon?vel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>, para mediar a constru??o de conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a posi??o geogr?fica do territ?rio brasileiro.

- Oriente os alunos para que observem atentamente o mapa a seguir:

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Divis?es dos continentes. Dispon?vel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

- Solicite que comparem as dimens?es territoriais dos pa?ses mais extensos do mundo. Pergunte:

  • Quais s?o os seis pa?ses mais extensos?
  • Qual ? a posi??o do Brasil em rela??o a esses pa?ses?

- Oriente os alunos para que observem a posi??o geogr?fica do territ?rio brasileiro. Questione:

  • Em rela??o ao Meridiano de Greenwich, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisf?rio?
  • Em rela??o ? linha do Equador, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisf?rio?

- Ou?a as opini?es dos alunos e, posteriormente, ressalte que o territ?rio brasileiro est? totalmente localizado no hemisf?rio Ocidental (em rela??o a Greenwich) e cerca de 93% das terras de nosso pa?s encontram-se localizadas no hemisf?rio Sul (em rela??o a linha do Equador).

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- Aproveite a oportunidade para lembrar aos alunos que, devido a grande extens?o territorial no sentido leste-oeste, o Brasil possui tr?s fusos hor?rios diferentes. Sobre a mudan?a de quatro para tr?s fusos hor?rios no Brasil, ocorrida em 2008, acesse o endere?o: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u395534.shtml>.

 - A partir das discuss?es sobre a extens?o do territ?rio brasileiro, oriente os alunos para que observem, no planisf?rio pol?tico, a faixa litor?nea (a leste) e os pa?ses que se limitam com o Brasil (a oeste). Para baixar o mapa, acesse o Atlas Geogr?fico em Multim?dia dispon?vel no site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf>,  clique em MAPAS DO MUNDO e selecione a op??o "Planisf?rio Pol?tico".

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Planisf?rio Pol?tico. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Agora, questione aos alunos:

  • Qual ? o nome do oceano que banha o Brasil?
  • Por que o Brasil atrai tantos turistas (nacionais e estrangeiros) para o seu litoral? (enfatize a quantidade de praias presentes no litoral brasileiro e os tipos clim?ticos predominantes em nosso pa?s, que favorecem a presen?a de sol e calor na maior parte do ano).
  • Quais pa?ses limitam-se com o territ?rio brasileiro?

 - Ap?s ouvir as respostas dos alunos, direcione a aten??o dos mesmos para a diversidade de paisagens naturais e culturais existentes em nosso territ?rio.

- Oriente os alunos para que observem os mapas sobre:

- a diversidade ambiental:

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>

- as caracter?sticas demogr?ficas:

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_alfabetizacao.pdf>

- Auxilie-os para que fa?am diversas leituras, interpretando as cores e s?mbolos presentes em cada mapa.

- Solicite que, em grupo, organizem pain?is estabelecendo correla??es entre os diversos elementos f?sicos e humanos presentes nos mapas analisados e, posteriormente, promovam uma intera??o entre os grupos, em sala de aula, a fim de que construam conhecimentos de modo colaborativo.

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Atividade 02

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Fonte: Clip-Art.

O processo hist?rico de constitui??o do territ?rio brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

- Agora que os alunos j? estudaram sobre a localiza??o do territ?rio brasileiro, a rela??o entre a extens?o de nosso pa?s e suas diversas paisagens naturais e culturais, direcione a aten??o dos mesmos para que conhe?am a hist?ria de ocupa??o e constitui??o do territ?rio nacional.

- Oriente os alunos para acessarem o site do IBGE Teen!, clicando no endere?o: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Pe?a que selecionem o link "Mapas do Brasil" e, no eixo tem?tico "FEDERA??O E TERRIT?RIO", cliquem sobre o item "Pol?tico".

- Auxilie-os a fazerem uma leitura do mapa "Brasil Pol?tico". Solicite que observem o t?tulo, as linhas, as cores e os s?mbolos usados na legenda e esclare?a poss?veis d?vidas dos alunos a respeito dos elementos necess?rios para a leitura e a interpreta??o do mapa.

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Mapa do Brasil Pol?tico. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Pergunte aos alunos:

  • Como e por que o Brasil alcan?ou as dimens?es territoriais que possui hoje?

- Para complementar a discuss?o, oriente os alunos para que acessem o endere?o: <http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/11/06/metamorfose-poema-de-cassiano-ricardo-para-criancas/>, e leiam o poema a seguir:

METAMORFOSE

 

                                                 Cassiano Ricardo

 

 Meu av? foi buscar prata

mas a prata virou ?ndio.

 

Meu av? foi buscar ?ndio

mas o ?ndio virou ouro.

 

Meu av? foi buscar ouro

mas o ouro virou terra.

 

Meu av? foi buscar terra

e a terra virou fronteira.

 

Meu av?, ainda intrigado,

foi modelar a fronteira:

 

E o Brasil tomou a forma de harpa.

 

 Em: RICARDO, Martin. Martim Cerer?. 13. ed. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1974.

 

- Agora, questione-os:

  • Em quais versos do poema podemos identificar cada uma das etapas de ocupa??o do territ?rio brasileiro?

- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e, com base nos conhecimentos sobre a hist?ria do Brasil, criem um arquivo no editor de textos, explicando a evolu??o hist?rica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do territ?rio brasileiro, desde o descobrimento at? os dias atuais.

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- Os alunos podem, ainda, realizar pesquisas em livros did?ticos de Geografia ou em sites de busca na internet, como por exemplo: <http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>.

  

Atividade 03

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Fonte: Clip-Art.

Os ciclos econ?micos respons?veis pela ocupa??o do territ?rio brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

- A partir das atividades desenvolvidas anteriormente, auxilie os alunos a compreenderem que a evolu??o hist?rica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do territ?rio brasileiro est?o diretamente relacionados aos ciclos econ?micos respons?veis pela ocupa??o de nosso pa?s.

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- Neste sentindo, oriente os alunos para que conhe?am um pouco mais sobre a hist?ria econ?mica do Brasil, acessando os seguintes sites, dentre outros:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_econ%C3%B4mica_do_Brasil> ou <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/economia-do-brasil.php>

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Questione-os:

  •   Quais foram os principais ciclos econ?micos predominantes em cada per?odo da hist?ria do Brasil, desde o descobrimento at? os dias atuais?

 - Oriente os alunos a criarem um arquivo no editor de textos, explicando  os principais ciclos econ?micos predominantes em cada per?odo da hist?ria de nosso pa?s.

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- Solicite que ilustrem cada um desses ciclos econ?micos com figuras alusivas ao tema.

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Fonte: Clip-Art.

 Lembre-se: Para capturar uma imagem do Google Earth usa-se a tecla Print  screen. Cole-a no KolourPaint ou Paint Brush. Os recursos dispon?veis nestes programas permitem, dentre outros, editar, salvar, imprimir ou copiar uma imagem para um editor de textos.

Que leituras podemos fazer dessas imagens?

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 Dispon?vel em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/629/1/BRASIL---PERIODO-PRE-COLONIAL/Paacutegina1.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

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 Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/debatendo-os-ciclos-economicos.htm>. Acesso em 07 Abr. 2011.

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Dispon?vel em: <http://stravaganzastravaganza.blogspot.com/2011/04/historia-da-criacao-de-gado-na-bahia.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

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Dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/brasil-colonia/ciclo-do-ouro/>. Acesso em 07 Abr. 2011.

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Dispon?vel em: <http://geo-victor.blogspot.com/2010/11/o-ciclo-do-cafe.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

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Dispon?vel em: <http://pro.casa.abril.com.br/group/cronicasdoouroverde/forum/topics/ciclo-da-borracha-na-amazonia>. Aceso em 07 Abr. 2011.

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- Permita que os alunos expressem suas opini?es, individualmente ou em grupo, e auxilie-os a compreenderem a import?ncia que cada um desses ciclos econ?micos teve na organiza??o do territ?rio brasileiro.

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- Ressalte, ainda, que em cada ciclo econ?mico um setor foi privilegiado em detrimento de outros, provocando sucessivas mudan?as sociais, populacionais, pol?ticas e culturais na sociedade brasileira.

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- A partir da observa??o do lugar onde se localiza a escola, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa, em grupo, com vistas a identificar elementos existentes nas paisagens que possam constituir "marcas" do processo de ocupa??o desse lugar. Oriente os grupos para registrarem atrav?s de fotografias (com legendas explicativas) e, posteriormente, apresentarem pain?is mostrando as "marcas" presentes nesta paisagem.

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Aproveite a oportunidade para desenvolver atividades interdisciplinares

Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conte?dos de Ci?ncias, L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Matem?tica. Em Ci?ncias, trabalhando com Educa??o Ambiental, a partir de observa??es das mudan?as que se processam no territ?rio brasileiro (desmatamento, cultivo de grandes ?reas agr?colas e de pastagens, processos de urbaniza??o, dentre outros). Em L?ngua Portuguesa, trabalhando a produ??o de textos ou incentivando a leitura de obras liter?rias. Em Hist?ria, trabalhando a forma??o pol?tica do territ?rio brasileiro a partir das atividades humanas que se estabelecem no espa?o, bem como as mudan?as e as perman?ncias nas condi??es de trabalho, em diferentes tempos da hist?ria do Brasil. Em Matem?tica, desenvolvendo rela??es euclidianas (medida m?tricas, dist?ncia, etc.).

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Fonte: Clip-Art.

Recursos Complementares

No endere?o <http://historia_demografica.tripod.com/bhds/bhd29/pak-29.pdf> encontram-se sugest?es de diversos sites dispon?veis na internet que auxilam as pesquisas sobre a hist?ria econ?mica e social do Brasil.

Avaliação

Partindo do princ?pio de que a a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica, oferecendo-lhe constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poder? ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1.      Interpreta??o de mapas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras de mapas e fazerem associa??es de forma mais direta com a realidade em que vivem.

2.      Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, se os alunos adquiriram conhecimentos significativos sobre a posi??o geogr?fica, bem como em rela??o ao processo hist?rico dos principais ciclos econ?micos respons?veis pela ocupa??o do territ?rio brasileiro.

3. Exposi??o de pain?is: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4.      Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpreta??es e leituras cr?ticas sobre as informa??es s?cio-espaciais.