Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e da diferenciação de suas partes.
Estratégia e recursos da aula
Professor, para essa aula providencie tinta guache cores: branca, azul, vermelha e preta, folha sulfite, pincéis, 2 pedaços de barbante para cada aluno de aproximadamente 30 cm. Para trabalhar o órgão paladar providencie alimentos (doce, salgado, amargo e azedo). Para trabalhar o órgão olfato coloque cada componente (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) em um copo devidamente etiquetado.
Professor, comece essa atividade instigando os alunos para falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. Comente que são formas de sentir o que acontece ao nosso redor.
Utilizando o laptop Classmate apresente o slide da história "Os cinco sentidos" acessando o sítio abaixo:
http://www.slideboom.com/presentations/107288/OS-CINCO-SENTIDOS%5B1%5D
Para tanto, siga essas orientações (Área de trabalho > navegador de internet)
A leitura dos slides poderá ser realizada de diferentes maneiras: leitura coletiva, leitura individual, leitura alternando menina e menino, dentre outras.
Em seguida, convide a turma para cantar uma música que está disponível em vídeo. Para acessá-la, siga os seguintes passos (Área de trabalho > navegador de internet) e digite o link abaixo no campo do navegador.
http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E
Depois explique que cada aluno vivenciará experiências com os órgãos dos sentidos, poderá propor também que nesses dias, as aulas se chamarão, por exemplo: “aulas das sensações”.
Para trabalhar o órgão do tato, você poderá trazer para aula uma caixa com objetos diversificados para os alunos tentarem descobrir, passe a caixinha e peça que descubram algum objeto sem vê-lo, somente usando o tato. Converse com a turma na rodinha sobre os objetos descobertos pelo tato. Troque ideias sobre o que a turma fez para descobrir o que havia dentro da caixa. Investigue se foi pela forma, textura, tamanho, espessura (grossura) ou consistência (qualidade de maciez ou de dureza). Ao finalizar a atividade poderá fazer um registro da situação vivenciada na rodinha. Os alunos poderão escrever qual objeto adivinhou,como descobriu e sua opinião sobre a atividade.
Para trabalhar o órgão da visão, a turma poderá estar em grupo de quatro alunos. Distribua para cada grupo barbantes, folhas sulfite e tintas. Explique que a atividade consiste em formar novas cores. Para que isso ocorra devem misturar tintas de cores diferentes. Peça para os alunos anotarem as combinações que fizerem e as novas cores que criaram, por exemplo: cor amarela com a cor azul vira cor verde. Pinte cada barbante de uma cor e deixe-os secar. Professor com os barbantes coloridos, peça que os alunos criem formas, construindo paisagem sobre a folha de papel. Usem as tintas que sobraram para dar cor à paisagem construída. Ao finalizar a atividade faça um mural expondo os trabalhos feitos.
Para trabalhar o órgão do paladar, sugerimos vendar os olhos dos alunos para que possam experimentar alimentos com diferentes sabores. Você deve chamar um aluno de cada vez e vendar seus olhos. Para que não fique muito cansativo, ofereça apenas dois tipos de sabores para cada aluno e anote em uma ficha se ele conseguiu descobrir o sabor. Professor, você poderá preparar uma tabela com as seguintes informações:
Nome do aluno: ____________________________________________________
ALIMENTOS |
DOCE |
SALGADO |
AZEDO |
AMARGO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para trabalhar o órgão da audição, informe que a atividade terá dois momentos. O primeiro será realizado dentro da sala de aula, assim, proponha o seguinte: Aí mesmo onde você está, feche os olhos e faça silêncio. O que você consegue escutar? Professor leve os alunos para fora da sala de aula ou da escola, peça para fecharem os olhos e fazerem silêncio, depois pergunte: o que vocês conseguiram ouvir? Em seguida, volte para a sala de aula e registre a atividade. Prepare uma tabela para registrar os sons.
Por exemplo:
Registre os sons que você percebeu:
NA SALA |
FORA DA SALA |
|
|
|
|
|
|
|
|
Pergunte: Onde há mais tipos de sons: na sala de aula ou fora dela? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, depois dessa atividade peça para os alunos criarem sons usando o próprio corpo. Exemplos: assobiando, cantando, batendo palmas, dando beijinhos no ar, dentre outros.
Para trabalhar o órgão do olfato, você poderá organizar a turma em duplas. Convide a primeira dupla para realizar este experimento. Decidam quem vai ser o provador dos cheiros. Então o aluno que vai testar os cheiros fica de olhos vendados. O outro aluno pega os copos etiquetados (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) um de cada vez, seguindo a ordem das etiquetas e oferece para o outro cheirar. Professor, você pode perguntar e preencher a ficha de cada aluno enquanto a dupla realiza a experiência.
Nome do aluno: ___________________________________________________
COPO |
TEM CHEIRO? |
O QUE O ALUNO ACHA QUE É? |
O QUE É ? |
ELE ACERTOU? |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
Para confeccionar o álbum dos sentidos, você utilizará folha sulfite, revistas, cola e tesoura. Reúna a turma em grupos de cinco alunos e comece a atividade: Primeiro os alunos irão dobrar a folha ao meio para construir a capa do álbum. Em seguida vão procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido. Visão/olho, Olfato/nariz, Audição/orelha, Paladar/língua, Tato/pele.
Após o término dos recortes, cada aluno registrará em seu álbum suas vivências relacionadas a cada órgão estipulado nos momentos anteriores, dessa maneira ficará arquivado o que o aluno experimentou em sala de aula.
Professor, você poderá realizar a construção do álbum dos sentidos, utilizando o laptop com os alunos. Para tanto, deverá seguir os seguintes passos:
Para construir uma apresentação de slides com o tema “Os cinco sentidos”, basta utilizar o Kpresenter ( Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > gerador de apresentação).
Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “usar este modelo”.
Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Álbum dos sentidos”.
Insira um novo slide clicando na aba inserir > slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.
Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do sentido desejado, exemplo: visão.
Agora você deverá orientar os alunos para inserirem a imagem deste sentido (foto dos olhos).
Clique na aba (inserir > figura > pasta do usuário > imagens) e escolha a imagem que representa o sentido desejado, nesse caso, exemplificado, fotografia dos olhos, aperte OK e clique com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.
Repita o processo para inserir os outros órgãos dos sentidos, em novos slides.
Assim que terminar, salve o arquivo: clique na aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.
Para visualizar as apresentações clique na aba apresentação > iniciar
Para realizar um jogo sobre os sentidos, utilize o laptop classmate, seguindo a sequência:
Metasys > aplicativos > jogos > jogos para crianças > homem batata
Professor, o jogo tem como objetivo, montar em uma imagem os órgãos dos sentidos. Você poderá dar o comando para os alunos. Exemplo: Coloque o órgão do sentido da visão, do olfato, dentre outros.
http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=193452
Professor, a avaliação deverá ser contínua. Proponha situações que contemplem a faixa etária e a fase de desenvolvimento de seus alunos. Observe se eles conseguiram diferenciar os cinco sentidos e perceber suas funções por meio das experiências, bem como usar o laptop nas situações propostas, assim, poderá retomar ou avançar com seus objetivos, quando necessário.