Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
?
?
Atividade 1
1. Para promover o contato dos alunos com o g?nero a ser estudado - cr?nica -, o professor dever? solicitar a eles que acessem as p?ginas seguintes e assistam ao v?deo e ou?am a can??o "Cr?nica " de Engenheiros do Hawaii.
http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45719/
http://www.youtube.com/watch?v=W4Q1fh3QpCY&feature=player_embedded
Cr?nica
Engenheiros do Hawaii
Composi??o : Gessinger
j? n?o passa nenhum carro por aqui
j? n?o passa nenhum filme na tv
voc? enrola outro cigarro por a?
e n?o d? bola pro que vai acontecer
mais um pouco e mais um s?culo termina
mais um louco pede troco na esquina
tudo isso j? faz parte da rotina
e a rotina j? faz parte de voc?
voc? que tem ideias t?o modernas
? o mesmo homem que vivia nas cavernas
todo mundo j? tomou a coca-cola
a coca-cola j? tomou conta da china
todo cara luta por uma menina
e a palestina luta pra sobreviver
a cidade, cada vez mais violenta
(tipo chicago nos anos quarenta)
e voc?, cada vez mais violento
no seu apartamento ningu?m fala com voc?
voc? que tem ideias t?o modernas
? o mesmo homem que vivia nas cavernas
?
2. CONVERSANDO SOBRE O TEMA
?
Ap?s a audi??o da m?sica, o professor dever? perguntar aos alunos:
?
a. Qual a rela??o do t?tulo e o assunto da can??o?
b. Uma cr?nica nem sempre conta uma hist?ra. O cronista pode apenas expor seu ponto de vista sobre determinado assunto. Em qual desses casos se inclui a can??o "Cr?nica"?
c. Qual ? o tema da can??o?
d. Voc? concorda que o homem moderno continua agindo como o homem das cavernas? Sim - N?o - . Justifique.
?
?
Atividade 2
?
1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem o site do youtube e, em dupla, assistam ao v?deo "Cr?nica".
http://www.youtube.com/watch?v=rjHJT2WwVtg&feature=related
?
2. Ap?s assistir ao v?deo, o professor dever? propor aos alunos a cria??o de um v?deo. Assim como no v?deo assistido - Cr?nica -, eles dever?o, em grupo, entrevistar profissionais da escola, perguntando a eles:
a. Voc? gosta de ler cr?nicas?
b. Qual o cronista brasileiro de sua prefer?ncia?
c. Em que o cronista se baseia para escrever suas cr?nicas?
?
Observa??o : Cada grupo dever? entrevistar professores diferentes: bibliotec?rios, assessores pedag?gicos, psic?logos, professores de outras ?reas de conhecimento.
?
Nessa atividade, sob a condu??o e orienta??o do professor, os alunos dever?o realizar a entrevista e produzir o v?deo.
Observa??o: Professor, mostre aos alunos os passos para a realiza??o da grava??o no laptop UCA:
?
?
Atividade 3
?
1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem as p?ginas seguintes:
http://blogdohic.blogspot.com/2006/12/lixo-luis-fernando-verssimo.html
http://muralnanet.blogspot.com/2011/01/para-gostar-de-ler-informacao-veste.html
2. Os alunos dever?o fazer a leitura das cr?nicas contidas nessas p?ginas : Lixo, de Luis Fernando Ver?ssimo; e A informa??o veste o homem de amanh?, de Carlos Eduardo Novaes.
3. Ap?s a leitura das cr?nicas, os alunos dever?o, em dupla, responder a algumas quest?es propostas, dispon?veis em:
http://www.megaupload.com/?d=2WFJPTAQ
?
Observa??o:
Professor, juntamente com os exerc?cios, foram inseridas as cr?nicas, para que o aluno possa retomar os textos durante as atividades.
Atividade 4
?
Produ??o de texto
O professor dever? apresentar, aos alunos, a seguinte proposta de produ??o textual:
?
?
Dispon?vel em:
Os alunos poder?o assistir aos v?deos seguintes para obterem mais informa??es sobre alguns cronistas brasileiros e sobre a banda "Engenheiros do Hawaii".
Entrevista com Luis Fernando Ver?simo:
http://www.youtube.com/watch?v=Rwh4di5jSHQ
Engenheiros do Hawaii:
http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.html
Rubem Braga
1.1. O professor deve observar a participa??o dos alunos durante as atividades.
1.2. Verificar, principalmente, se os alunos conseguiram fazer a distin??o entre cr?nica narrativa e cr?nica argumentativa, a partir da identifica??o das caracter?sticas composicionais do g?nero nas duas modalidades.
1.3.. Avaliar, individualmente, por meio da produ??o de uma cr?nica, em que se toma como ponto de partida uma imagem de duas crian?as ao computador.