Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Cr?nica narrativa versus cr?nica argumentativa

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Comparar duas modalidades do g?nero discursivo  cr?nica ? narrativa e argumentativa ? identificando semelhan?as e diferen?as ? quanto ?s  caracter?sticas formais e funcionais.
  • Ler e analisar cr?nicas - narrativa   e argumentativa.
  • Produzir  uma cr?nica narrativa.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Elementos da estrutura narrativa.

Estratégias e recursos da aula

  •  utiliza??o do laptop UCA;
  • utiliza??o de v?deos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utiliza??o de imagens, textos e v?deos veiculados na internet.

?

  •  A tem?tica desta aula trata-se de um estudo comparativo entre duas modalidades  do g?nero discursivo cr?nica: cr?nica narrativa versus cr?nica argumentativa, dando a continuidade ? proposta  de se trabalhar com g?neros discursivos da ordem do narrar por meio de um estudo comparativo,  em que se usa a sequ?ncia did?tica como metodologia.

?

Atividade 1

1. Para promover o contato dos alunos com o g?nero a ser estudado - cr?nica -,  o professor dever?  solicitar a eles que acessem as p?ginas seguintes e assistam ao v?deo e ou?am  a can??o "Cr?nica " de Engenheiros do Hawaii.

http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45719/

http://www.youtube.com/watch?v=W4Q1fh3QpCY&feature=player_embedded

Cr?nica

Engenheiros do Hawaii

Composi??o : Gessinger

j? n?o passa nenhum carro por aqui
j? n?o passa nenhum filme na tv
voc? enrola outro cigarro por a?
e n?o d? bola pro que vai acontecer

mais um pouco e mais um s?culo termina
mais um louco pede troco na esquina
tudo isso j? faz parte da rotina
e a rotina j? faz parte de voc?

voc? que tem ideias t?o modernas
? o mesmo homem que vivia nas cavernas

todo mundo j? tomou a coca-cola
a coca-cola j? tomou conta da china
todo cara luta por uma menina
e a palestina luta pra sobreviver

a cidade, cada vez mais violenta
(tipo chicago nos anos quarenta)
e voc?, cada vez mais violento
no seu apartamento ningu?m fala com voc?

 voc? que tem ideias t?o modernas
? o mesmo homem que vivia nas cavernas

?

2. CONVERSANDO SOBRE O TEMA

?

Ap?s a audi??o da m?sica, o professor dever? perguntar aos alunos:

?

a. Qual a rela??o do t?tulo  e o assunto da can??o?

b. Uma cr?nica nem sempre  conta uma hist?ra.  O cronista pode apenas expor seu ponto de vista sobre determinado assunto. Em qual desses casos se inclui a can??o  "Cr?nica"?

c. Qual ? o tema da can??o?

d. Voc? concorda que o homem moderno continua agindo como o homem das cavernas? Sim - N?o - .  Justifique.

?

  • As respostas a essas quest?es servir?o de motiva??o para o estudo do tema. 

?

Atividade 2

?

1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem o site do youtube e, em dupla, assistam ao v?deo "Cr?nica".

http://www.youtube.com/watch?v=rjHJT2WwVtg&feature=related

?

2. Ap?s assistir ao v?deo, o professor dever? propor aos alunos a cria??o de um v?deo.  Assim como no v?deo assistido - Cr?nica -,  eles dever?o, em grupo, entrevistar profissionais da escola, perguntando a eles:

a. Voc? gosta de ler cr?nicas?

b. Qual o cronista brasileiro de sua prefer?ncia?

c. Em que o cronista se baseia para escrever suas cr?nicas?

?

Observa??o : Cada grupo dever? entrevistar professores diferentes: bibliotec?rios, assessores pedag?gicos, psic?logos, professores de outras ?reas de conhecimento.

?

Nessa atividade, sob a condu??o e orienta??o do professor, os alunos dever?o realizar a entrevista e produzir o v?deo.

Observa??o: Professor, mostre aos alunos os passos para a realiza??o da grava??o no laptop UCA:

  • ?cone C?mera - desktop  - posicionar c?mera em dire??o aos entrevistados;
  • acionar gravador interno ou externo;
  • clicar em iniciar grava??o (bolinha vermelha);
  • clicar em parar, ao t?rmino da entrevista;
  • Conferir grava??o: metasys/computador/ pasta do usu?rio / v?deos.

?

?

Atividade 3

  • Professor,  organize uma MOSTRA DE V?DEOS na escola.  Este poder? ser realizado no intervalo das aulas (recreio) ou em um dia especial previamente agendado.

?

1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem as p?ginas seguintes:

 http://blogdohic.blogspot.com/2006/12/lixo-luis-fernando-verssimo.html

http://muralnanet.blogspot.com/2011/01/para-gostar-de-ler-informacao-veste.html

 2. Os alunos dever?o fazer a leitura das cr?nicas contidas nessas p?ginas : Lixo, de Luis Fernando Ver?ssimo; e A informa??o veste o homem de amanh?, de Carlos Eduardo Novaes.

3. Ap?s a leitura das cr?nicas, os alunos dever?o, em dupla, responder a algumas quest?es propostas, dispon?veis em:

http://www.megaupload.com/?d=2WFJPTAQ

?

Observa??o:

Professor, juntamente com os exerc?cios, foram inseridas as cr?nicas, para que o aluno possa retomar os textos durante as atividades.

 

Atividade 4

?

Produ??o de texto

O professor dever? apresentar, aos alunos, a seguinte proposta de produ??o textual:

  • Escreva uma cr?nica no Kword para ser lida em sala de aula e, caso seja escolhida, dever? ser postada no Blog da turma. O ponto de partida  ser? a imagem abaixo.
  • Lembre-se de que as cr?nicas baseiam-se em acontecimentos reais, mas devem apresentar a vis?o particular do cronista sobre eles.
  • Planeje o tempo e espa?o das personagens.
  • Sua cr?nica dever? retratar uma situa??o cotidiana  de forma humor?stica , po?tica ou cr?tica.
  • O foco narrativo dever? ser de 1?. pessoa.

?

?

Dispon?vel em:

http://muh.com.br/portal/wp-content/uploads/crian?as.jpg

Recursos Complementares

Os alunos poder?o assistir aos v?deos seguintes para obterem mais informa??es sobre alguns cronistas brasileiros e sobre a banda "Engenheiros do Hawaii".

Entrevista com Luis Fernando Ver?simo:

http://www.youtube.com/watch?v=Rwh4di5jSHQ

Engenheiros do Hawaii:

http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.html

Rubem Braga

http://www.youtube.com/watch?v=tJp7Bctd3WQ

Avaliação

  • Considerando o que foi desenvolvido durante as aulas, os alunos poder?o ser avaliados de forma pontual.

1.1. O professor deve observar a participa??o dos alunos durante as atividades.

1.2.  Verificar, principalmente, se os alunos conseguiram  fazer a distin??o entre cr?nica narrativa e cr?nica argumentativa, a partir da identifica??o das caracter?sticas composicionais do g?nero nas duas modalidades. 

1.3.. Avaliar, individualmente, por meio da produ??o de uma cr?nica, em que se toma como ponto de partida uma imagem de duas crian?as ao computador.