Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Desenvolver o hábito de ler com fluência, dicção, ritmo e entonação adequados, ampliando o vocabulário.
Ler fábulas.
Desenvolver a capacidade de ler e escrever.
Escrever textos, com desenvoltura, empregando adequadamente os sinais de pontuação.
Desenvolver a habilidade de expor suas ideias por escrito.
Criar, ilustrar, descrever personagens e produzir fábulas.
Dramatizar fábulas.
Ler e interpretar informações.
Habilidade de pesquisa na internet.
AULA 01
Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é fábula. De acordo com as respostas obtidas, explicar que fábulas são pequenas histórias que tem um fundo moral e seus personagens são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
No laboratório de informática, realizar leitura de fábulas , com a utilização do data show. Ao final da leitura solicitar aos alunos que apontem, oralmente, características comuns aos textos lidos, poderá fazer perguntas que chamem atenção para aspectos, tais como: brevidade da história, presença de personagens animais que agem como seres humanos, ausência de indicações precisas de tempo e espaço, explicitação de uma moral.
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_gato_e_raposa.htm
http://sitededicas.uol.com.br/a_raposa_e_o_macaco.htm
AULA 02
Em grupo, no laboratório de informática, os alunos irão acessar os sites selecionados, para fazer leitura de fábulas. Ao final cada grupo irá escolher uma das fábulas para dramatizar. O professor deve alertar os alunos para que as falas fiquem bem caracterizadas, de acordo com o que os personagens representam, e para que acentuem o ritmo e as rimas dos versos que compõem o texto.
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
GRUPO 01
http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm
http://www.contandohistoria.com/o_leaozinho_orgulhoso.htm
http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm
GRUPO 02
http://www.contandohistoria.com/o_burro_que_espirrava_dinheiro.htm
http://www.contandohistoria.com/o_alce_e_os_lobos.htm
http://www.contandohistoria.com/o_pastor_e_o_lobo.htm
GRUPO 03
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=98
http://www.contandohistoria.com/o_galo_e_a_raposa.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cachorro_galo_raposa.htm
GRUPO 04
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=90
http://www.contandohistoria.com/a_raposa_e_as_uvas.htm
http://sitededicas.uol.com.br/fabula15a.htm
GRUPO 05
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=159
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=101
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_os_dois_viajantes.htm
AULA 03
Os alunos organizados em grupo, no laboratório de informática, irão ler algumas fábulas que estão disponíveis nos sites selecionados, depois irão escolher entre as lidas, uma para reescrever, sendo observado a organização textual. Pedir aos alunos que identifiquem palavras desconhecidas no texto.
Ao final, solicitar que cada um dos grupos apresente para a turma a sua fábula reescrita, destacando o título, o nome dos personagens, apresentando também, de forma sucinta, o enredo.
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm
http://www.consciencia.org/a-princesa-e-o-monstro-fabula-encantada
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm
http://delmamoraes.blogspot.com/2010/03/fabulas-de-monteiro-lobato.html
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação de conhecimento, apresentação: (produção de fábula inventada por eles, leitura e dramatização de fábulas) a participação ativa, o interesse, a organização, a socialização do conteúdo e a integração com o grupo.
Propor aos grupos que elaborem livrinhos com fábulas inventadas por eles.