Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desenvolvendo a habilidade de ler e escrever através das fábulas

Autor e Co-autor(es)

Mary Alvarenga imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o hábito de ler com fluência, dicção, ritmo e entonação adequados, ampliando o vocabulário.

Ler fábulas.

Desenvolver a capacidade de ler e escrever.

Escrever textos, com desenvoltura, empregando adequadamente os sinais de pontuação.

Desenvolver a habilidade de expor suas ideias por escrito.

Criar, ilustrar, descrever  personagens e produzir fábulas.

Dramatizar fábulas.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e interpretar informações.

Habilidade de pesquisa na internet.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é fábula. De acordo com as respostas obtidas,  explicar que fábulas são pequenas histórias que tem um fundo moral e seus personagens são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.

No laboratório de informática, realizar  leitura de fábulas , com a utilização do data show. Ao final da leitura solicitar aos alunos que apontem, oralmente, características comuns  aos textos lidos, poderá fazer perguntas que chamem atenção para aspectos, tais como:  brevidade da história, presença de personagens animais que agem como seres humanos, ausência de indicações precisas de tempo e espaço, explicitação de uma moral.

grupo

http://sitededicas.uol.com.br/fabula_gato_e_raposa.htm

fabula

http://sitededicas.uol.com.br/a_raposa_e_o_macaco.htm

AULA 02

Em grupo, no laboratório de informática,  os alunos irão  acessar os sites selecionados,  para fazer leitura de fábulas. Ao final cada grupo  irá  escolher uma das fábulas  para dramatizar. O professor deve alertar os alunos para que as falas fiquem bem caracterizadas, de acordo com o que os personagens representam, e para que acentuem o ritmo e as rimas dos versos que compõem o texto.

FABULA

http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm

GRUPO 01

 fabula

http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm

2 fabula

http://www.contandohistoria.com/o_leaozinho_orgulhoso.htm

3 fabula

http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm

GRUPO 02

   burro

http://www.contandohistoria.com/o_burro_que_espirrava_dinheiro.htm

5 fabula

http://www.contandohistoria.com/o_alce_e_os_lobos.htm

  fabula 6

http://www.contandohistoria.com/o_pastor_e_o_lobo.htm

GRUPO 03

7 fabula 

http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=98

8 fabula

http://www.contandohistoria.com/o_galo_e_a_raposa.htm

galo

http://sitededicas.uol.com.br/cachorro_galo_raposa.htm

GRUPO 04

fabula 10 

http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=90

11 fabula

http://www.contandohistoria.com/a_raposa_e_as_uvas.htm

12 fabula

http://sitededicas.uol.com.br/fabula15a.htm

GRUPO 05

13 fabula 

http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=159

14 fabula  

http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=101

15 fabulas

http://sitededicas.uol.com.br/fabula_os_dois_viajantes.htm

AULA 03

Os alunos  organizados em grupo,  no laboratório de informática, irão ler algumas fábulas que estão  disponíveis nos sites selecionados, depois irão escolher entre as lidas, uma para reescrever, sendo observado a  organização textual. Pedir aos alunos que identifiquem palavras desconhecidas no texto.

Ao final, solicitar que cada um dos grupos apresente para a turma a sua fábula reescrita, destacando o título, o nome dos personagens, apresentando também, de forma sucinta, o enredo.

fabula 41

http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm

historia

http://www.consciencia.org/a-princesa-e-o-monstro-fabula-encantada

 fabula 4

http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/25/o-cavalo-e-o-burro-fabula-texto-de-monteiro-lobato/

 5 fabula

http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm

42 fabula

http://delmamoraes.blogspot.com/2010/03/fabulas-de-monteiro-lobato.html

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve  apropriação de conhecimento, apresentação: (produção de fábula inventada por eles, leitura e dramatização de fábulas) a  participação ativa, o interesse,  a organização,  a socialização do conteúdo  e a  integração com o grupo.

Propor aos grupos que elaborem livrinhos com  fábulas inventadas por eles.