Portal do Professor

Início do Conteúdo

ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas os alunos poderão:

  • Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.
  • Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas.
  • (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética.
  •  Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1-Verifique o que os alunos conhecem sobre o uso do dicionário. Isto poderá ser feito através do diálogo apresentado na primeira atividade proposta neste planejamento.

2- É importante que os alunos dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas atividades a seguir.

3-Ter noções básicas de informática e saber operar o laptop do Projeto UCA, pois facilitará o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.


Organize uma roda de conversa com os alunos e  informe-os que irão fazer um jogo com as letras do alfabeto.

Instigue-os a dizer quais são as letras do alfabeto. Faça alguns questionamentos, tais como:

  • Quais são as letras do nosso alfabeto?
  • Quantas são?
  • Qual letra vem logo após a letra v?
  • Quais letras veem antes da letra f?

Após o questionamento distribua para cada aluno uma letra do alfabeto. Caso a quantidade de participantes seja maior ou menor que o número de letras você poderá repetir ou excluir algumas delas.

O jogador que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Tenho um/a amigo/a que se chama... Ele/a gosta de...” e completa a frase com o nome de uma pessoa e algo que ele/a gosta de fazer.

Importante: A inicial do nome da pessoa deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A.

Depois, o jogador que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.

Ao finalizar o jogo, peça aos alunos que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles têm sobre dicionário.

 Pergunte:


a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a: dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outras).

b) Vocês sabem o que é um dicionário?

c) Como ele é organizado?


d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?

 

e) Vocês costumam usar o dicionário? Em quais momentos?

 

 

Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

sinonimoeantonimo sinonimoeantonimo  sinonimoeantonimo

     Fonte da imagem: http://roraimawebartes.blogspot.com/2011/03/logo-do-projeto-uca.html

 

Professor, proponha que os alunos façam uma pesquisa utilizando o laptop.

Verifique se todos eles sabem como utilizar a ferramenta, caso algum aluno tenha dúvida você ou um colega de sala poderá auxiliá-lo.

Informe aos alunos que deverão fazer a pesquisa na Internet utilizando o software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet), no qual precisarão descobrir dados sobre uso do dicionário.

        Poderão pesquisar jogos, atividades, imagens e vídeos que tenham como foco o uso do dicionário. Para realizar esta busca, os alunos podem utilizar o site do Google: www.google.com.br . Deverão digitar no campo de pesquisa, por exemplo: uso do dicionário       .

Solicite ainda que façam registros dos sítios visitados e utilizem alguma/s palavra/s para descrevê-los, isto é, registrem informações sobre possíveis descobertas. Os registros devem ser feitos em forma de textos, utilizando o KWord. Não se esqueça, é importante que todos os alunos saibam como utilizá-lo. KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] ou  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho.

Nesta atividade você deverá ser apenas o mediador. Tire dúvidas, problematize situações (faça intervenções questionando os alunos sobre propostas descritas nos sítios visitados) e ajude a utilizar adequadamente as ferramentas propostas.

 Para concluir este momento, convide a turma para acessar os sítios registrados a seguir, a fim de realizarem alguns jogos, que contemplam a utilização do dicionário.

ORDEMALFABETICA

Fonte da imagem: http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html

 

Sugerimos alguns sítios em que os alunos poderão ordenar palavras e/ou acessar jogos:

http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-2.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-3.htm

http://www.cybertic.net/images/Quebquestions/ordem_alfabetica.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=542

Após a utilização dos sítios sugeridos, faça uma avaliação com os alunos, sobre esta aula. Provoque análise das atividades desenvolvidas por meio de diálogo coletivo, incentive a participação de todos e insira na conversa, aqueles que não têm o hábito de falar. Questione-os sobre o que descobriram.

 

 

Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

Professor, retome as atividades realizadas nas aulas anteriores por meio do seguinte questionamento: qual é a sua definição para a palavra dicionário?

Possibilite a apresentação de vários alunos. Faça intervenções através de questionamentos que enriqueçam o diálogo, por exemplo: o que te leva a pensar desta forma? Você acredita que uma mesma palavra poderá ter mais de uma definição? Cite exemplo de uma mesma palavra que tenha significados diferentes. Você concorda com o colega? Justifique a sua resposta.

Após o diálogo oriente os alunos a lerem o texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos alunos para a ordem alfabética das letras em destaque.

Você poderá providenciar uma cópia para cada aluno, registrar o texto na lousa ou utilizar o laptop do Projeto UCA por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).  

Caso escolha a última opção peça que os alunos digitem o endereço http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/outubro01/iescritor.asp e leiam o texto.

Professor, você também encontrará o texto na aula postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

Se você optar por reproduzir uma cópia para cada aluno leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991.

Caso registre o texto na lousa, peça que os alunos o ilustrem, imaginando como seria cada parte descrita.

Se você utilizar o laptop dos alunos, peça que digitem o endereço eletrônico (sugerido anteriormente) e façam a leitura do texto. Solicite que façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa, a mesma deverá ser feita por meio do texto apresentado na tela do laptop. Ao finalizar a cópia instrua os alunos para fazerem sua ilustração.

Importante: Informe aos alunos que o texto foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas ao nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos alunos que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário”, a fim de que fizessem parte de nosso alfabeto.

Quarta Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

 

Professor, retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os alunos a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Leia você o texto, faça a leitura com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras reforce aos alunos, que com a ordem alfabética memorizada eles podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários.

Para que os alunos aprendam a buscar palavras no dicionário, a retroceder ou avançar nas páginas de acordo com o ponto que o dicionário estiver aberto e aprender a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário, você poderá ensiná-los a pesquisar as palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra e assim por diante.

Converse com os alunos sobre diferentes tipos de dicionários. Você poderá levar alguns para sala de aula e explorá-los e/ou pedir que por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou(Área de trabalho > navegador de internet)  eles acessem os seguintes sítios:

 http://www.softdownload.com.br/dicionario-da-lingua-portuguesa-gratuito.html

 http://issuu.com/prefeituradebh/docs/smaab_dicionario_do_alimento/1

 http://criticanarede.com/lds_def.html

 http://www.consultamedicamentos.com.br/Dicionario-Medico.html

 http://issuu.com/beolhosdeagua/docs/dicion_rio_astronomia/1

Logo após o diálogo, entregue para os alunos um pedaço de papel, poderá ser folha pautada ou não. Diga que farão um ditado no qual eles deverão decidir sobre a grafia da palavra ditada.

Para a realização do ditado, explique aos alunos que você irá ditar a palavra três vezes: na primeira eles deverão apenas ouvi-la, na segunda deverão escrevê-la e na terceira deverão fazer autocorreção. 

Sugestão de palavras: reflorestar, manga, carroça, chávena, dublar, exceção, ingênuo, multimídia, pelúcia, reflexão.

Depois que você ditar as palavras informe aos alunos que eles deverão trocar o ditado entre eles, sendo que nenhum poderá ficar com o seu próprio. Instrua que deverão fazer a leitura e apontar possíveis erros ou dúvidas da grafia das palavras escritas pelo colega. Em seguida peça que em duplas, verifiquem a correção por meio do uso do dicionário impresso. Eles deverão registrar as palavras e seu/s respectivos significado/s no caderno de Língua Portuguesa.

Professor, durante a realização da atividade circule pela sala, faça intervenções quando se fizer necessário. Observe se ao utilizarem o dicionário os alunos estão conseguindo encontrar o significado das palavras lançando mão das informações dadas anteriormente: no alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta; se estão iniciando a pesquisa a partir da página que está aberta ou precisam abrir na primeira.

Ao terminar a atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso realize observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da sequência alfabética. É imprescindível conhecer os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura. Observe se eles utilizam o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos, se (re)conhecem a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador e se conseguem perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.