ELIANA APARECIDA CARLETO
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Com as atividades propostas os alunos poderão:
1-Verifique o que os alunos conhecem sobre o uso do dicionário. Isto poderá ser feito através do diálogo apresentado na primeira atividade proposta neste planejamento.
2- É importante que os alunos dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas atividades a seguir.
3-Ter noções básicas de informática e saber operar o laptop do Projeto UCA, pois facilitará o desenvolvimento das atividades.
Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Organize uma roda de conversa com os alunos e informe-os que irão fazer um jogo com as letras do alfabeto.
Instigue-os a dizer quais são as letras do alfabeto. Faça alguns questionamentos, tais como:
Após o questionamento distribua para cada aluno uma letra do alfabeto. Caso a quantidade de participantes seja maior ou menor que o número de letras você poderá repetir ou excluir algumas delas.
O jogador que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Tenho um/a amigo/a que se chama... Ele/a gosta de...” e completa a frase com o nome de uma pessoa e algo que ele/a gosta de fazer.
Importante: A inicial do nome da pessoa deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A.
Depois, o jogador que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.
Ao finalizar o jogo, peça aos alunos que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles têm sobre dicionário.
Pergunte:
a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a: dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outras).
b) Vocês sabem o que é um dicionário?
c) Como ele é organizado?
d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?
e) Vocês costumam usar o dicionário? Em quais momentos?
Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Fonte da imagem: http://roraimawebartes.blogspot.com/2011/03/logo-do-projeto-uca.html
Professor, proponha que os alunos façam uma pesquisa utilizando o laptop.
Verifique se todos eles sabem como utilizar a ferramenta, caso algum aluno tenha dúvida você ou um colega de sala poderá auxiliá-lo.
Informe aos alunos que deverão fazer a pesquisa na Internet utilizando o software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet), no qual precisarão descobrir dados sobre uso do dicionário.
www.google.com.br . Deverão digitar no campo de pesquisa, por exemplo: uso do dicionário .
Poderão pesquisar jogos, atividades, imagens e vídeos que tenham como foco o uso do dicionário. Para realizar esta busca, os alunos podem utilizar o site do Google:Solicite ainda que façam registros dos sítios visitados e utilizem alguma/s palavra/s para descrevê-los, isto é, registrem informações sobre possíveis descobertas. Os registros devem ser feitos em forma de textos, utilizando o KWord. Não se esqueça, é importante que todos os alunos saibam como utilizá-lo. KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] ou pelo ícone do processador de textos da área de trabalho.
Nesta atividade você deverá ser apenas o mediador. Tire dúvidas, problematize situações (faça intervenções questionando os alunos sobre propostas descritas nos sítios visitados) e ajude a utilizar adequadamente as ferramentas propostas.
Para concluir este momento, convide a turma para acessar os sítios registrados a seguir, a fim de realizarem alguns jogos, que contemplam a utilização do dicionário.
Fonte da imagem: http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html
Sugerimos alguns sítios em que os alunos poderão ordenar palavras e/ou acessar jogos:
http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html
http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-2.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-3.htm
http://www.cybertic.net/images/Quebquestions/ordem_alfabetica.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=542
Após a utilização dos sítios sugeridos, faça uma avaliação com os alunos, sobre esta aula. Provoque análise das atividades desenvolvidas por meio de diálogo coletivo, incentive a participação de todos e insira na conversa, aqueles que não têm o hábito de falar. Questione-os sobre o que descobriram.
Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Professor, retome as atividades realizadas nas aulas anteriores por meio do seguinte questionamento: qual é a sua definição para a palavra dicionário?
Possibilite a apresentação de vários alunos. Faça intervenções através de questionamentos que enriqueçam o diálogo, por exemplo: o que te leva a pensar desta forma? Você acredita que uma mesma palavra poderá ter mais de uma definição? Cite exemplo de uma mesma palavra que tenha significados diferentes. Você concorda com o colega? Justifique a sua resposta.
Após o diálogo oriente os alunos a lerem o texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos alunos para a ordem alfabética das letras em destaque.
Você poderá providenciar uma cópia para cada aluno, registrar o texto na lousa ou utilizar o laptop do Projeto UCA por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).
Caso escolha a última opção peça que os alunos digitem o endereço http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/outubro01/iescritor.asp e leiam o texto.
Professor, você também encontrará o texto na aula postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918
Se você optar por reproduzir uma cópia para cada aluno leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991.
Caso registre o texto na lousa, peça que os alunos o ilustrem, imaginando como seria cada parte descrita.
Se você utilizar o laptop dos alunos, peça que digitem o endereço eletrônico (sugerido anteriormente) e façam a leitura do texto. Solicite que façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa, a mesma deverá ser feita por meio do texto apresentado na tela do laptop. Ao finalizar a cópia instrua os alunos para fazerem sua ilustração.
Importante: Informe aos alunos que o texto foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas ao nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos alunos que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário”, a fim de que fizessem parte de nosso alfabeto.
Quarta Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Professor, retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os alunos a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Leia você o texto, faça a leitura com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras reforce aos alunos, que com a ordem alfabética memorizada eles podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários.
Para que os alunos aprendam a buscar palavras no dicionário, a retroceder ou avançar nas páginas de acordo com o ponto que o dicionário estiver aberto e aprender a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário, você poderá ensiná-los a pesquisar as palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra e assim por diante.
Converse com os alunos sobre diferentes tipos de dicionários. Você poderá levar alguns para sala de aula e explorá-los e/ou pedir que por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou(Área de trabalho > navegador de internet) eles acessem os seguintes sítios:
http://www.softdownload.com.br/dicionario-da-lingua-portuguesa-gratuito.html
http://issuu.com/prefeituradebh/docs/smaab_dicionario_do_alimento/1
http://criticanarede.com/lds_def.html
http://www.consultamedicamentos.com.br/Dicionario-Medico.html
http://issuu.com/beolhosdeagua/docs/dicion_rio_astronomia/1
Logo após o diálogo, entregue para os alunos um pedaço de papel, poderá ser folha pautada ou não. Diga que farão um ditado no qual eles deverão decidir sobre a grafia da palavra ditada.
Para a realização do ditado, explique aos alunos que você irá ditar a palavra três vezes: na primeira eles deverão apenas ouvi-la, na segunda deverão escrevê-la e na terceira deverão fazer autocorreção.
Sugestão de palavras: reflorestar, manga, carroça, chávena, dublar, exceção, ingênuo, multimídia, pelúcia, reflexão.
Depois que você ditar as palavras informe aos alunos que eles deverão trocar o ditado entre eles, sendo que nenhum poderá ficar com o seu próprio. Instrua que deverão fazer a leitura e apontar possíveis erros ou dúvidas da grafia das palavras escritas pelo colega. Em seguida peça que em duplas, verifiquem a correção por meio do uso do dicionário impresso. Eles deverão registrar as palavras e seu/s respectivos significado/s no caderno de Língua Portuguesa.
Professor, durante a realização da atividade circule pela sala, faça intervenções quando se fizer necessário. Observe se ao utilizarem o dicionário os alunos estão conseguindo encontrar o significado das palavras lançando mão das informações dadas anteriormente: no alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta; se estão iniciando a pesquisa a partir da página que está aberta ou precisam abrir na primeira.
Ao terminar a atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12898
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12899
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/sumiram_let/sumiram_letras.html
http://www.dicio.com.br/dicionario/
http://aurelio.ig.com.br/dicaureliopos/manual/professor/macro.asp
http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal
http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso1/dicion.htm
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/dicionario-nao-biblia-428026.shtml (Acesso 04/04/2011)
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso realize observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da sequência alfabética. É imprescindível conhecer os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura. Observe se eles utilizam o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos, se (re)conhecem a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador e se conseguem perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.