Luciana Soares Muniz, ELIANA APARECIDA CARLETO, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Sistema alfab?tico e ortogr?fico |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
? importante que os alunos consigam expressar oralmente suas ideias para que manifestem, atrav?s da fala, seus pensamentos sobre a tem?tica: significa??o das palavras sin?nimas e ant?nimas. Tamb?m ? importante que os alunos tenham no??es b?sicas de inform?tica e saibam operar o laptop do Projeto UCA, pois facilitar? o desenvolvimento das atividades.
As atividades propostas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop do Projeto UCA, conectado ? internet. Utilizaremos os seguintes softwares: KWord pelo ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] e Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (?rea de trabalho > navegador de internet). Para realiza??o da primeira atividade ser?o necess?rios data show, CD, DVD ou pendrive. Para a segunda atividade ? preciso um espa?o f?sico onde os alunos possam assentar em c?rculo, tal espa?o poder? ser a pr?pria sala de aula.
Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Acompanhe os alunos at? a sala de v?deo para que assistam aos v?deos indicados nos s?tios http://www.youtube.com/watch?v=1Q5eyyDuvo4
http://www.youtube.com/watch?v=b93ZBBJBz2U&feature=related
O primeiro v?deo ? do s?tio "maiseducacao" e exp?e sobre o significado das palavras ant?nimas e sin?nimas.
O segundo ? a poesia ?Ou isto ou aquilo? de Cec?lia Meireles que retrata diferentes situa??es com ideias opostas. Aproveite para informar dados sobre a autora, voc? poder? utilizar o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=wtXFOKumu5c
Estando na sala de v?deo diga aos alunos que eles assistir?o ? dois v?deos, mas que precisar?o prestar muita aten??o neles, pois conhecer?o palavras que apresentam determinadas semelhan?as e diferen?as.
Procure sempre iniciar as atividades por meio dos conhecimentos que os alunos j? possuem a respeito do tema a ser desenvolvido. Dessa forma, questione-os:
a- Voc?s conhecem palavras que tenham o mesmo significado? Deem alguns exemplos.
b- E palavras que tenham significados diferentes? Citem alguns exemplos.
?
Possibilite a apresenta??o de alguns alunos, fa?a interven??es por meio de novos questionamentos, a fim de observar o entendimento ou n?o da tem?tica a ser desenvolvida. Inclua novos alunos no debate, por exemplo: algu?m conhece outra palavra que tenha o mesmo significado da apresentada pelo colega? Qual seria o contr?rio desse significado?
?
Quando finalizar o di?logo apresente os v?deos citados anteriormente utilizando data show.
Posteriormente, converse com os alunos sobre os v?deos que acabaram de assistir, pedindo-lhes que tentem lembrar quais foram as palavras que tinham significados semelhantes ou diferentes. Enquanto isso, professor, liste tais palavras na lousa e fa?a a leitura individual e/ou coletiva com os alunos.
Para finalizar esse momento, pergunte aos alunos o que foi poss?vel aprender.
?
Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Fonte da imagem: http://roraimawebartes.blogspot.com/2011/03/logo-do-projeto-uca.html
Professor, instrua os alunos para pesquisarem o significado das palavras sin?nimo e ant?nimo. Solicite que eles utilizem seus laptops, veja o caminho: Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (?rea de trabalho > navegador de internet).
?
Para realizar esta busca, os alunos poder?o utilizar o site do Google: www.google.com.br Dever?o digitar no campo de pesquisa, por exemplo: o que ? sin?nimo? Qual o significado da palavra ant?nimo?
Seja mediador da atividade. Fa?a interven??es quando necess?rio, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua aqueles que t?m d?vida sobre a utiliza??o da ferramenta de trabalho (Mozilla Firefox).
Ao final da pesquisa fa?a levantamento do que foi poss?vel aprender. ? importante que os alunos saibam o que significa sin?nimo e ant?nimo.
Aproveitando que os alunos est?o utilizando seus laptops pe?a que acessem os s?tios abaixo para que possam realizar alguns jogos sobre a tem?tica desenvolvida.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=552
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
Ao t?rmino dos jogos, fa?a uma avalia??o desse momento. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que descobriram.
Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Professor convide os alunos para realizarem uma brincadeira na qual utilizar?o palavras com sentidos semelhantes.
Explique que todos dever?o assentar no ch?o, em uma rodinha e que um aluno volunt?rio iniciar? o jogo, dizendo o nome de um colega e falando alguma coisa sobre ele.
Por exemplo: - Ana Fl?via est? feliz. A menina chamada Ana Fl?via dever? responder confirmando a frase atrav?s de uma palavra que seja semelhante ao que lhe foi dito: - Ana Fl?via est? contente. Depois, Ana Fl?via escolhe outra crian?a e diz, por exemplo: - Maria Em?lia ? uma menina bonita. Esta responde, dizendo: - Maria Em?lia ? uma menina linda, e escolhe outra crian?a, dizendo, por exemplo: - Vitor pulou r?pido o muro. Vitor responde dizendo uma frase que tenha sentido semelhante ? frase que lhe foi dita, e assim sucessivamente, at? que todos tenham participado do jogo.
Quem n?o responder certo, isto ?, n?o disser uma frase que tenha sentido semelhante poder? ficar temporariamente afastado da atividade, o colega que o escolheu ter? o direito de escolher outra pessoa. A atividade dever? ser realizada at? que todos os alunos tenham sido contemplados ou at? demonstrarem interesse em continuar.
Explicando este momento para os alunos
___Ser? que voc?s conseguem usar palavras que tenham o mesmo significado? Algu?m poderia me dar algum exemplo de palavras que tenham o mesmo significado?(Aproveite este momento para dialogar com os alunos sobre o que j? aprenderam sobre este assunto).
Nesta atividade usaremos palavras sin?nimas. Ou seja, palavras que se identificam exatamente ou aproximadamente quanto ao significado. Para isto ? necess?rio que tenham aten??o. Quando o colega disser uma frase que esteja se referindo a uma determinada pessoa, imediatamente essa pessoa dever?, falar a frase usando o sin?nimo do atributo que lhe foi destinado. Aten??o ao falar, pois n?o poder? repetir as palavras que j? foram usadas ao elaborar a sua e tamb?m ter? que ser bastante r?pido para criar sua frase. Vou dar alguns exemplos para que voc?s entendam a atividade (ver exemplos citados acima). Entenderam? Podemos come?ar?
?
Realize a atividade depois que voc? se certificar que toda a turma entendeu como esta ocorrer?. Ao final, fa?a uma avalia??o. Pergunte aos alunos o que acharam. Qual/is a/s dificuldade/s encontrada/s.
Sugest?es de varia??es desta atividade
?
Esta atividade tamb?m poder? ser usada para trabalhar sentido contr?rio (ant?nimo). Poder? ser utilizada a mesma din?mica do processo desenvolvido anteriormente, substituindo as palavras do mesmo sentido pelas de sentidos opostos. Poder? ainda utiliz?-las para trabalhar frases no coletivo, singular, plural, adjetivo, masculino e feminino. Cabe a voc? fazer uma an?lise do conte?do a ser trabalhado em sala de aula.
Fonte da imagem: htp://cadernodeesboco.zip.net/
Professor oriente os alunos a registrarem a atividade no caderno de L?ngua Portuguesa. Escreva o nome do jogo, os objetivos, as instru??es e algumas frases elaboradas. Primeiramente escreva a frase e em seguida reescreva-a trocando a palavra destacada pelo sin?nimo falado.
Fa?a tamb?m, se preferir, exerc?cios onde correspondam palavras e seus sin?nimos, exemplo: ca?a palavras, palavras cruzadas e numerar de acordo.
N?o se esque?a de registrar a opini?o do aluno sobre a atividade realizada.
Importante: Para que o registro seja feito no caderno de L?ngua Portuguesa, ? necess?rio que voc? tenha anotado as frases que foram faladas no decorrer da atividade. Voc? poder? utilizar seu laptop ou poder? pedir que durante a atividade os alunos utilizem seus laptops. Dever?o utilizar KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] para digitar a frase que o colega disse utilizando seu nome e a resposta que ele deu. Cada aluno dever? salvar a sua atividade. Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como.
Professor, dependendo do objetivo proposto, n?o precisa ficar preocupado com o registro no caderno. Por exemplo, se o objetivo foi apenas intera??o e descontra??o entre os pares, a atividade poder? ser feita apenas oralmente.
http://www.portuguesconcurso.com/2009/10/sinonimos-e-antonimos-concuso.html
http://www.eb1-lisboa-n183.rcts.pt/potatoes/potatoes2/port-antonimos.htm
http://www.eb1-lisboa-n183.rcts.pt/potatoes/potatoes2/port-sinonimos.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/crislopesguedes/sinonimos_antonimos_1.htm (Acesso 05/04/2010)
Professor, d? espa?o para que os alunos avaliem a atividade. Observe se eles conseguiram definir o que ? sin?nimo e ant?nimo; se diferenciam os significados de palavras sin?nimas e ant?nimas; se conseguiram utilizar palavras que possibilitaram o enriquecimento de vocabul?rio por meio da express?o oral e foram capazes de ter atitudes de intera??o e de colabora??o ao realizar as diversas atividades.