Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno entenda a produ??o de Hist?rias em Quadrinhos e saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword, KolourPaint, Kpresenter, Wxcam e Mozilla Firefox.
1? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CESTA DE LEITURA
-Professor, para introduzir o tema e motivar os alunos, providencie v?rias revistas de hist?rias em quadrinhos, contendo diversas express?es: escritas, n?o verbais, coloridas, preto e branco, entre outros (todas voltadas para a inf?ncia). Coloque-as em uma cesta ou caixa que as caiba e nomeie como ?Cesta de Leitura?.
Organize uma roda de conversa e apresente a ?Cesta de Leitura? ? turma. Pe?a para que escolham uma revista e a explore:
?
Depois do trabalho de explora??o encontre um lugar na escola, onde os alunos possam ler em sil?ncio uma hist?ria da revista em quadrinhos (p?tio, biblioteca, outros). Posteriormente, reorganize-os em outra roda de conversa para que relatem a hist?ria lida. Os alunos que n?o estiverem alfabetizados poder?o relatar a leitura de imagens. ? importante que a partir desta sensibiliza??o, os alunos compreendam este g?nero narrativo chamado Hist?rias em Quadrinhos.
Aproveite a oportunidade e fotografe este momento, utilize a WxCam, que fica na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam). Pe?a que os alunos fotografem cenas desta atividade, que deve fazer parte do cotidiano escolar: a leitura livre em diferentes espa?os da escola. As fotos podem fazer parte do portf?lio, instrumento avaliativo, deste trabalho.
?
2? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PESQUISANDO NA INTERNET
Professor, depois da explora??o das revistas, oriente os alunos a acessarem a internet com seus netbooks por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] . Os alunos dever?o pesquisar na web, o criador das hist?rias em quadrinhos no Brasil de maior sucesso, Maur?cio de Souza, o inventor da Turma da M?nica. Algumas quest?es ir?o direcionar o trabalho:
Veja alguns s?tios que voc? poder? utilizar com seus alunos nesta atividade
?
Imagem 1 - www.monica.com.br/mauricio/nwelcome.htm
?
?
?
?
Imagem 2 - www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
As respostas ?s indaga??es dever?o ser registradas em uma tabela constru?da pelos alunos no netbook, com a sua orienta??o pelo seguinte caminho: Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos). Veja o exemplo:
?
NOME: ________________________________________ DATA: ___/___/____ REGISTRO DA PESQUISA
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Quais s?o os personagens principais? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. De qual personagem voc? mais gosta? Por qu?? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ? |
3? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS
?
Professor, ainda utilizando os netbooks, oriente os alunos a constru?rem ?Tirinhas? de Hist?rias em Quadrinhos, cujos personagens, sejam colegas e docentes da pr?pria sala de aula. Eles dever?o representar cenas do cotidiano da sala de aula, com um tom mais c?mico, ou seja, engra?ado. Para isto, ? necess?rio que organizem, selecionem e priorizem o registro do cotidiano por meio da escrita e de desenhos.
Uma ferramenta que facilitar? o processo ? o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplica??es Gr?ficas>Ferramenta de pintura). Com esta ferramenta o aluno poder? desenhar e manuscrever como se usasse um pincel. ? importante oferecer como modelo os gibis da Cesta de Leitura e/ou orient?-los a acessarem s?tios que contemplem as Hist?rias em Quadrinhos, como em www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm. Neste s?tio o aluno tem a op??o em clicar em tirinhas e visualizar os exemplos.
Para as salas de alfabetiza??o inicial ? bom iniciarmos o trabalho com Hist?rias em Quadrinhos com tirinhas, por ser menos extenso e por utilizar um texto com linguagem simples.
4? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Professor, o trabalho da constru??o da Hist?ria em Quadrinhos em tirinhas intitulado ?NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HQ? deve ser socializado para a turma. Sugiro a apresenta??o pela ferramenta Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade>Gerador de Apresenta??o), que permite a cria??o de uma sequ?ncia de slides para uma apresenta??o com textos e imagens. Dessa forma, voc? com os seus alunos podem preparar um conjunto de slides das Tirinhas para usar em uma apresenta??o na tela do computador com proje??o no Datashow, para que toda a turma visualize. Aproveitem as fotos realizadas na 1? atividade para fazerem parte da apresenta??o.
Caso a turma decida socializar para mais pessoas, fa?am um convite, utilizando novamente os recursos do Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos). Boa apresenta??o!
Professor, a capacidade criadora utilizando os recursos verbais e n?o verbais ser? neste trabalho avaliada. As atividades sugeridas comp?em o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a voc? diagnosticar durante a realiza??o das tarefas se as crian?as conseguiram alcan??-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. ? importante verificar se eles compreenderam o g?nero narrativo trabalhado, bem como organizar, selecionar e priorizar os fatos do cotidiano escolar, parte da sua viv?ncia no mundo.