Portal do Professor

Início do Conteúdo

M?quina Humana: descobrindo o seu corpo - UCA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as partes do corpo humano, nomeando-as.
  • Observar semelhan?as e diferen?as no corpo dos colegas.
  • Montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano (membros superiores e inferiores), colocadas nos devidos lugares.
  • Cuidar da higiene corporal/pessoal.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? Cinco(5) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre as partes do corpo; cuidados com a higiene corporal e a utiliza??o de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

 Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o nosso corpo e proponha a brincadeira de modelar o colega em forma de escultura.

Para essa brincadeira ? necess?rio que os alunos escolham sua dupla, se posicionem um em frente ao outro e combinem quem vai come?ar. Depois, cada um modela as posi??es: dos bra?os, das pernas, da cabe?a e das m?os do colega. Na modelagem o colega escolhe as posi??es de cada parte do corpo do amigo e assim por diante. Ao sinal do professor todos devem parar e apreciar as esculturas, andando pela sala de aula.

Professor, utilize o laptop para que cada aluno fotografe as esculturas, seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam

Nesta aula, solicite aos alunos que mostrem as fotografias tiradas das esculturas dos colegas, e discutam sobre: as diferentes posi??es, as partes do corpo mais usadas, cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, bra?os, m?os, tronco, pernas, p?s...

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

GIN?STICA ORIENTADA COM M?SICA

Professor, incentive os alunos a observarem a pr?pria imagem em frente ao espelho. Pe?a que eles toquem nas diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras ouvindo a m?sica ?Desengon?ada? da compositora Bia Bedran como: balan?ar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os bra?os. Estimule os alunos a imitarem os gestos dos colegas. Vejam a careta do Jo?o! Vamos fazer igual?

Professor, se houver necessidade baixe a m?sica atrav?s do s?tio:

http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561347/ 

?

?

crian??as fotos espelho

Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG

Fonte: acervo da autora

?

Professor, leve os alunos para a sala de gin?stica ou prepare outro local no p?tio, ou at? mesmo na sala de aula  para realizar uma massagem, cada aluno massageia o colega, coloque uma m?sica relaxante. Logo ap?s, discuta com os alunos: O que sentiram quando receberam a massagem? Quais as partes do corpo foram massageadas?

?

massagem

Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG

Fonte: acervo da autora

?

Professor, produza junto com os alunos um texto coletivo relatando a atividade realizada. Veja o texto registrado abaixo, ele foi produzido por alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU.

?

Imagem e massagem

                Na sexta-feira, nossa aula foi num lugar muito tranquilo, na sala de gin?stica. L? formamos grupos de tr?s colegas para dan?armos a m?sica ?Desengon?ada? da compositora Bia Bedran. Na frente do espelho observamos a nossa imagem e os movimentos do nosso corpo, dan?ando e fazendo caretas.

                Depois, fizemos uma massagem especial nos colegas. Quando acabamos conversamos na rodinha sobre o que sentimos ao receber e fazer a massagem. Descobrimos v?rias sensa??es: c?cegas, tranquilidade, alegria e prazer, al?m de conhecermos um pouco mais sobre o nosso corpo. Ao terminarmos subimos para a sala de aula e fomos embora para casa.

                (Texto coletivo criado pelos alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Uberl?ndia MG)

Material utilizado:

  • Colchonete;
  • Som e Cd.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DESENHANDO COM O CORPO

Professor, escolha um lugar amplo no p?tio da escola e converse com os alunos para que formem duplas fa?am o desenho/contorno do corpo do colega. ? necess?rio que tenha sol para os alunos contornarem a sombra no ch?o usando giz de quadro. Ap?s a escolha do local e a forma??o das duplas, diga aos alunos o que eles dever?o fazer: um desenha a sombra do colega, enquanto o outro fica em p? im?vel observando o colega contornar sua sombra.

?

desenho corpo3

 Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia  MG

Fonte: acervo da autora.

?

Professor, utilize o laptop para que cada aluno possa fotografar as esculturas, seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam

Material utilizado:

  • Giz de quadro;
  • Laptop.

Professor, para finalizar esta atividade, fa?a uma rodinha para que os alunos possam apresentar as fotos que tiraram durante a atividade anterior. Promova a discuss?o sobre as mesmas. Pe?a que digam o que acharam da atividade, pergunte se gostaram de faz?-la.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente aos alunos as partes do nosso corpo e solicite que escrevam os nomes das partes do corpo, de acordo com a imagem abaixo:

?

menina menino

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/corpo-humano-preencha.html

Para refor?ar a aprendizagem proponha a seguinte atividade no caderno:

Observe com aten??o a cruzadinha abaixo. Voc? dever? escrever os nomes das partes do corpo correspondendo-as com os desenhos.

?

cruzadinha

Fonte: WWW.smartkids.com.br

Ap?s a realiza??o da cruzadinha, convide os alunos a acessarem a internet e realizarem alguns jogos. Seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet)

Sugerimos os s?tios:

www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html 

www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html 

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BONECOS ARTICULADOS

 Professor, proponha aos alunos que confeccionem, usando massinha de modelar, bonecos demonstrando as partes do corpo humano.

Ap?s a constru??o dos bonecos, oriente-os para que utilizem a c?mera do laptop para os fotografarem  seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam

Veja abaixo alguns bonecos fotografados pelos alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG.

?

massinhamassinha2

 Fonte: acervo da autora

?

Professor, encerrada a atividade, permita que cada aluno leve para casa seu boneco, a fim de apresent?-lo ? fam?lia. Proponha que os alunos pe?am a ajuda dos familiares para escolherem um nome para o seu boneco. No caderno, dever?o escrever o nome do boneco e suas caracter?sticas f?sicas.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar as partes do corpo humano, nomeando-as; observar semelhan?as e diferen?as no corpo dos colegas; montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano; utilizar os jogos e as pesquisas usando o laptop. ? tamb?m importante verificar as considera??es individuais ou grupais da percep??o das partes do corpo.