Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre as partes do corpo; cuidados com a higiene corporal e a utiliza??o de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o nosso corpo e proponha a brincadeira de modelar o colega em forma de escultura.
Para essa brincadeira ? necess?rio que os alunos escolham sua dupla, se posicionem um em frente ao outro e combinem quem vai come?ar. Depois, cada um modela as posi??es: dos bra?os, das pernas, da cabe?a e das m?os do colega. Na modelagem o colega escolhe as posi??es de cada parte do corpo do amigo e assim por diante. Ao sinal do professor todos devem parar e apreciar as esculturas, andando pela sala de aula.
Professor, utilize o laptop para que cada aluno fotografe as esculturas, seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam
Nesta aula, solicite aos alunos que mostrem as fotografias tiradas das esculturas dos colegas, e discutam sobre: as diferentes posi??es, as partes do corpo mais usadas, cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, bra?os, m?os, tronco, pernas, p?s...
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, incentive os alunos a observarem a pr?pria imagem em frente ao espelho. Pe?a que eles toquem nas diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras ouvindo a m?sica ?Desengon?ada? da compositora Bia Bedran como: balan?ar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os bra?os. Estimule os alunos a imitarem os gestos dos colegas. Vejam a careta do Jo?o! Vamos fazer igual?
Professor, se houver necessidade baixe a m?sica atrav?s do s?tio:
http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561347/
?
?
Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG
Fonte: acervo da autora
?
Professor, leve os alunos para a sala de gin?stica ou prepare outro local no p?tio, ou at? mesmo na sala de aula para realizar uma massagem, cada aluno massageia o colega, coloque uma m?sica relaxante. Logo ap?s, discuta com os alunos: O que sentiram quando receberam a massagem? Quais as partes do corpo foram massageadas?
?
Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG
Fonte: acervo da autora
?
Professor, produza junto com os alunos um texto coletivo relatando a atividade realizada. Veja o texto registrado abaixo, ele foi produzido por alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU.
?
Imagem e massagem
Na sexta-feira, nossa aula foi num lugar muito tranquilo, na sala de gin?stica. L? formamos grupos de tr?s colegas para dan?armos a m?sica ?Desengon?ada? da compositora Bia Bedran. Na frente do espelho observamos a nossa imagem e os movimentos do nosso corpo, dan?ando e fazendo caretas.
Depois, fizemos uma massagem especial nos colegas. Quando acabamos conversamos na rodinha sobre o que sentimos ao receber e fazer a massagem. Descobrimos v?rias sensa??es: c?cegas, tranquilidade, alegria e prazer, al?m de conhecermos um pouco mais sobre o nosso corpo. Ao terminarmos subimos para a sala de aula e fomos embora para casa.
(Texto coletivo criado pelos alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Uberl?ndia MG)
Material utilizado:
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DESENHANDO COM O CORPO
Professor, escolha um lugar amplo no p?tio da escola e converse com os alunos para que formem duplas fa?am o desenho/contorno do corpo do colega. ? necess?rio que tenha sol para os alunos contornarem a sombra no ch?o usando giz de quadro. Ap?s a escolha do local e a forma??o das duplas, diga aos alunos o que eles dever?o fazer: um desenha a sombra do colega, enquanto o outro fica em p? im?vel observando o colega contornar sua sombra.
?
Alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG
Fonte: acervo da autora.
?
Professor, utilize o laptop para que cada aluno possa fotografar as esculturas, seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam
Material utilizado:
Professor, para finalizar esta atividade, fa?a uma rodinha para que os alunos possam apresentar as fotos que tiraram durante a atividade anterior. Promova a discuss?o sobre as mesmas. Pe?a que digam o que acharam da atividade, pergunte se gostaram de faz?-la.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente aos alunos as partes do nosso corpo e solicite que escrevam os nomes das partes do corpo, de acordo com a imagem abaixo:
?
Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/corpo-humano-preencha.html
Para refor?ar a aprendizagem proponha a seguinte atividade no caderno:
Observe com aten??o a cruzadinha abaixo. Voc? dever? escrever os nomes das partes do corpo correspondendo-as com os desenhos.
?
Fonte: WWW.smartkids.com.br
Ap?s a realiza??o da cruzadinha, convide os alunos a acessarem a internet e realizarem alguns jogos. Seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet)
Sugerimos os s?tios:
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BONECOS ARTICULADOS
Professor, proponha aos alunos que confeccionem, usando massinha de modelar, bonecos demonstrando as partes do corpo humano.
Ap?s a constru??o dos bonecos, oriente-os para que utilizem a c?mera do laptop para os fotografarem seguindo as orienta??es: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam
Veja abaixo alguns bonecos fotografados pelos alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Uberl?ndia MG.
?
Fonte: acervo da autora
?
Professor, encerrada a atividade, permita que cada aluno leve para casa seu boneco, a fim de apresent?-lo ? fam?lia. Proponha que os alunos pe?am a ajuda dos familiares para escolherem um nome para o seu boneco. No caderno, dever?o escrever o nome do boneco e suas caracter?sticas f?sicas.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=77
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2011/03/musicas-corpo-humano.html
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar as partes do corpo humano, nomeando-as; observar semelhan?as e diferen?as no corpo dos colegas; montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano; utilizar os jogos e as pesquisas usando o laptop. ? tamb?m importante verificar as considera??es individuais ou grupais da percep??o das partes do corpo.