Portal do Professor

Início do Conteúdo

Contos de fadas: hist?rias atrapalhadas - UCA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como aprecia??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ouvir hist?rias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as.
  • Ampliar o vocabul?rio.
  • Identificar v?rios contos de fadas, atrav?s de imagens.
  • Reconhecer as caracter?sticas pr?prias de cada hist?ria.
  • Criar, oralmente e ou por escrito, hist?rias completas ou outros in?cios, desdobramentos e finais para as hist?rias apresentadas pelo professor.
  • Reconhecer quantidades.
  • Realizar trabalhos art?sticos (desenhos e apresenta??es teatrais) utilizando os conte?dos das hist?rias.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ?5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos v?rias hist?rias lidas ou contadas e que os mesmos saibam  utilizar recursos do Classmate como os programas KolourPaint e WxCam  do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve um ba? cheio de livros de hist?rias infantis, por exemplo: Branca de Neve e os Sete An?es, Chapeuzinho Vermelho, Alice no Pa?s das Maravilhas, Jo?o e Maria, Cinderela, O Gato de Botas, A Bela Adormecida, dentre outras.

 Questione os alunos: 1) Quais hist?rias conhecem? 2) De qual mais gostam? 3) Por qu??

Professor, deixe os alunos manusearem os livros de hist?rias dentro do ba?. Depois,  leia a hist?ria: ?Uma Hist?ria Atrapalhada?, os alunos dever?o acompanhar a conta??o por meio do laptop seguindo os seguintes passos:Mozilla Firefox   [Metasys > Aplicativos > Internet ] e entrar no s?tio:

http://silviarpc.blogspot.com/2011/04/conto-de-fadas.html

?

Professor, fa?a interven??es quando necess?rio, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua os alunos que t?m d?vida sobre a utiliza??o da ferramenta de trabalho (Mozilla Firefox).

Ap?s a conta??o da hist?ria fa?a questionamentos:

1) O que voc?s acharam do convite feito por Alice?

2) Voc?s j? fizeram algo parecido?

3) Quais os personagens dos contos de fadas Alice convidou?

4) Quantos s?o os personagens que Alice convidou?

5) De onde vieram os convidados?

 

Na hist?ria ?Uma Hist?ria Atrapalhada? Alice convidou seus amigos dos contos de fadas para passarem um fim de semana com ela. Com a ajuda dos seus colegas e do professor escreva abaixo, o que voc?s acham que estava escrito no convite.

convite alice

?

Fonte:   http://blogln.ning.com/profiles/blogs/alice-no-pais-das-maravilhas

?

?

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DESCOBRINDO OS CONTOS DE FADAS

Professor, explore com os alunos quais personagens dos contos de fadas foram convidados por Alice para passarem o fim de semana em sua casa. Procure imagens dos personagens utilizando o seu laptop seguindo os seguintes passos:abrir o programa   Mozilla Firefox   [Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]; entrar no s?tio: www.google.com.br; digitar a express?o contos de fadas e clicar em imagens. Oriente os alunos para escolherem algumas imagens e salvarem no laptop em uma pasta criada para essa atividade.  

Fa?a uma lista com os nomes dos personagens pesquisados no caderno de L?ngua Portuguesa:

?

1. Alice no Pa?s das Maravilhas
2. Gato de Botas
3. Branca de Neve e os Sete An?es
4. Chapeuzinho Vermelho
5. Jo?o e Maria
6. Cinderela
7. A Bela Adormecida
8. A Bela e a Fera

Fonte: acervo da autora 

Professor, proponha uma vota??o para a escolha de uma dessas hist?rias para contar na sala de aula. Registre os resultados da vota??o na tabela:

CONTOS DE FADAS VOTA??O
Alice no Pa?s das Maravilhas 2
Gato de Botas 1
Branca de Neve e os Sete An?es 7
Chapeuzinho Vermelho 2
Jo?o e Maria 3
Cinderela 1
A Bela Adormecida 2
A Bela e a Fera 1

Fonte: acervo da autora

Professor, leve o ba? de hist?rias e coloque dentro alguns objetos que aparecem na hist?ria, por exemplo: espelho, ma??s, nariz de bruxa, cesta e outros. Questione com os alunos: em qual hist?ria aparecem esses objetos?

Conte a hist?ria utilizando o data show, acesse o programa:    Mozilla Firefox   [Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox], entre no s?tio: http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm

Professor, converse com os alunos sobre essa hist?ria:

1) Branca de Neve ficou perdida na floresta, voc? j? se perdeu?

2) Ficou com medo de ficar sozinho?

3) Voc? conversa com estranhos?

4) E com espelho, voc? conversa? Se conversa conte para os colegas?

Agora, fa?a o registro escrito identificando os nomes dos personagens.

BRINCANDO COM LETRAS E PALAVRAS

1. Encontre as letras que faltam nos nomes dos personagens e complete nos espa?os:

?

palavras

 2.Copie os nomes das figuras que completam as rimas:

Soneca toma leite na _______________________

Atchim rega as flores do _____________________

Zangado conserta o ________________________

Feliz co?a o ______________________________

 branca

3. Leia o t?tulo da hist?ria e fa?a o que se pede:

Brancadeneveeossetean?es

Reescreva o t?tulo da hist?ria de forma correta.

 ____________________________________________________________________________

De quantas palavras o t?tulo ? formado?

____________________________________________________________________________

Qual ? a palavra maior?

____________________________________________________________________________

E a menor?

____________________________________________________________________________

Fonte: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A aventura da Linguagem. Letramento e Alfabetiza??o Lingu?stica, 2? Ano do Ensino Fundamental. Editora Dimens?o. Belo Horizonte, 2008 (p?g.13-15)

Professor, proponha como atividade de casa a leitura de outros contos de fadas. Deixe cada aluno escolher um livro de literatura infantil dentro do ba? para fazer a leitura em casa. Pe?a aos pais que ajudem seus filhos na escrita de um pequeno texto contando sobre a hist?ria (Onde acontece. Quem s?o os personagens. O que aconteceu com eles. Etc...). Tamb?m ? interessante propor que criem um final diferente para sua hist?ria.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize uma roda de conversa e deixe os alunos ? vontade para lerem e comentarem sua produ??o de texto sobre o livro de hist?ria que levaram para casa.

 Liste no quadro os nomes das hist?rias que os alunos comentaram.

 Logo ap?s, pe?a aos alunos para utilizarem o laptop, a fim de desenharem no KolourPaint seguindo as orienta??es: Metasys- Aplicativos-Aplica??es gr?ficas ? Ferramenta de pintura no programa KolourPaint. Explique para a turma que a atividade ter? como objetivo fazer desenhos que representem os personagens da hist?ria. Depois pe?a para que os alunos imprimam as imagens para fix?-las no mural da sala de aula para futuras observa??es.

Jogando com os contos de fadas

Professor, proponha que os alunos brinquem com o jogo de mem?ria sobre os diversos contos de fadas. Solicite que usem seus laptops Classmate seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessem o s?tio:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-contos-de-fadas.html 

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

ASSISTINDO O CONTO DE FADA

Professor, solicite que os alunos usem seus laptops Classmate seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessem o s?tio:  http://www.youtube.com/watch?v=ogEEkiwLVHM&feature=related para assistirem ao v?deo da hist?ria: A Branca de Neve e os Sete An?es.

Depois se achar interessante, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo dever? continuar a hist?ria e construir um final diferente. Ap?s aproximadamente, vinte minutos, os grupos dever?o apresentar para a turma a sua vers?o da hist?ria.

?

Branca de neve

Fonte: http://luisscarlos.blogspot.com/2009/01/branca-de-neve-e-os-sete-anoes.html

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DRAMATIZANDO A HIST?RIA

Professor, dramatize o fim de semana na casa de Alice. Para isso, providencie com anteced?ncia roupas para os personagens, divida a sala em grupos para representarem os personagens das hist?rias dos diferentes contos de fadas, pe?a aos alunos que tamb?m tragam de casa acess?rios para usarem.

Professor, oriente os alunos para a utiliza??o da c?mera para a filmagem da dramatiza??o,   atrav?s do caminho:

          WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multim?dia ? WxCam

  • O Bot?o "m?quina de retrato" tira uma foto atrav?s da Webcam;
  • O "Bot?o vermelho" inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webam

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: ouvir hist?rias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as, identificar v?rios contos de fadas, atrav?s de imagens, reconhecer as caracter?sticas pr?prias de cada hist?ria, criar, oralmente e ou por escrito, hist?rias completas ou outros in?cios, desdobramentos e finais para as hist?rias apresentadas pelo professor, reconhecer quantidades, realizar trabalhos art?sticos (desenhos e apresenta??es teatrais) utilizando os conte?dos das hist?rias, utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. ? tamb?m importante observar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.