Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
As atividades dessa aula devem ser realizadas num laboratório de Física. Além dos materiais necessários às atividades, são necessários recursos multimídia (projetor multimídia e computador conectado à internet).
Atividade 1. A formação de imagem em um espelho plano
Objetiva ensinar os estudantes a observar e analisar imagens em espelhos planos e verificar simetrias em relação à imagem refletida.
Material
6 Kits compostos por: 2 espelhos planos retangulares e sem molduras, de 30 cm x 20 cm; figuras geométricas bidimensionais (quadrado, retângulo, triângulo, circulo) e fotografias de pessoas, sendo de tamanho não superior às dimensões de uma folha A4; folhas A4 com palavras (AMOR, AMBULÂNCIA, CASA, AMA, ATA).
Procedimento
Para uma sala de 30 estudantes, formar equipes com cinco integrantes. Cada equipe receberá um Kit contendo o material para a realização do experimento.
O professor deve solicitar aos estudantes que respondam às questões propostas, tendo por base os experimentos realizados e os resultados observados. Como plano de trabalho, siga as instruções abaixo:
- os experimentos devem ser realizados em lugar plano, preferencialmente sobre uma bancada nivelada.
- cada equipe, composta por cinco estudantes, receberá um kit contendo os espelhos, figuras, gravuras e palavras;
- cada equipe, manuseando o material e realizando as atividades, tentará responder às questões propostas, que guiarão o experimento.
Questões:
a) As imagens dos objetos colocados diante do espelho são iguais ou diferentes deles?
b) Se colocássemos a palavra AMOR em frente a um dos espelhos, como seria a imagem formada? E se colocássemos a palavra ATA?
c) Que procedimento podería ser utilizado para que fosse possível observar uma imagem da palavra AMOR com as letras escritas nessa mesma ordem? (Não vale alterar a ordem das letras da palavra cuja imagem será observada)
d) A imagem do espelho plano é virtual ou real? Por quê?
e) Se uma pessoa levantar a mão esquerda em frente ao espelho, sua imagem refletida levantará qual das mãos?
Tendo por base o conhecimento prévio exigido do estudante, acerca das leis de propagação e reflexão da luz, o professor deverá explicar como se formam as imagens em um espelho plano, esclarecendo que:
a) A imagem se forma atrás do espelho (imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho. A imagem tem o mesmo tamanho do objeto.
b) A mesma distância do objeto ao espelho é a da imagem ao espelho.
c) Ocorre a reversão da imagem (direita para a esquerda ou vice-versa, mas não de baixo para cima).
Figura 1: Imagem em espelho plano. Imagem obtida em: http://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html
Os espelhos planos podem ser usados para observarmos imagens que estejam fora de nosso campo de visão direta (retrovisor de automóveis, periscópios, etc.). Eles servem também para desviar a luz, refletindo-a para outras direções.
Atividade 2 : Experimento com espelhos convexos
Objetiva propiciar ao estudante reconhecer um espelho convexo, compreender como se formam as imagens nesse tipo de espelho e aprender algumas de suas utilidades.
O professor deve, inicialmente, dar uma definição de espelho convexo e fornecer informações que ajudem os estudantes a analisarem os experimentos e perceberem possíveis ultilidades desse tipo de espelho. Por exemplo, pode dizer que é um tipo de espelho esférico no qual a reflexão ocorre no lado exterior da esfera (ou calota esférica), alterando a imagem refletida por ele. A imagem será sempre virtual, direita, e menor que o objeto que a originou. Devido ao fato dos espelhos convexos nos permitirem ampliar nosso campo de visão, eles favorecem ações de segurança.
Figura 2. Leis de reflexão em espelhos esféricos. Imagem obtida em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/espelho-convexo-6-raios-incidentes.jpg
Material
01 espelho convexo de tamanho médio (10 cm de raio), 01 lápis pequeno, 01 suporte para o espelho.
Procedimento:
- O material deve ser colocado sobre uma superfície plana.
- O espelho deve ser fixado em pé.
- O professor deve pedir aos estudantes para afastarem e aproximarem o lápis do espelho, observando e anotando as características da imagem formada.
- Baseados nas observações e anotações realizadas, os estudantes devem responder às seguintes perguntas:
1) O experimento comprova as características das imagens, conforme descritas junto à definição de espelho convexo?
Resposta esperada: sim
2) No seu experimento, foi possível obter uma imagem maior que o objeto utilizado? Se não, isso está de acordo com o esperado?
Resposta esperada: Não e está de acordo com o esperado.
3) Cite locais em que os espelhos convexos são utilizados como recurso para vigilância e segurança.
Resposta esperada: Eles são usados em supermercados, lojas e áreas de grande movimentação de pessoas.
Atividade 3 : Determinando o foco de espelhos côncavos.
Objetiva permitir ao estudante conhecer os espelhos côncavos, compreender como as imagens são formadas por ele e as situações onde eles são usados.
Inicialmente, o professor deve dar uma definição do espelho côncavo. Ele pode dizer que o espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor. Nele podemos obter imagens que são reais ou virtuais, dependendo da posição ocupada pelo objeto diante desse espelho e a orientação da imagem pode ser direita ou invertida, também dependendo de onde o objeto está posicionado em relação ao espelho.
Após a definição, o professor proporá a realização do experimento abaixo para ensinar os estudantes a identificarem o ponto focal (foco) dos espelhos côncavos.
Figura 3. Experimento para encontrar o foco de um espelho côncavo. Imagem obtida em: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt08.htm
Material
06 Kits composto, cada um, pelo seguinte material:
- 01 Pente de aproximadamente 20 cm
- 01 lanterna de duas ou três pilhas médias ou grandes.
- 01 tira de metal espelhado, de aproximadamente 15 cm de comprimento por 05 cm de largura.
- 06 computadores com acesso a internet.
Procedimento:
Os estudantes devem realizar a montagem do experimento, conforme demonstrado na figura acima, sobre uma bancada plana e horizontal, seguindo os passos sugeridos:
- colocar a tira de metal espelhado sobre a bancada;
- colocar o pente a uma distância de aproximadamente 30 cm da tira e ligar a lanterna;
- Ligar a lanterna e fazer com que os raios de luz provenientes dela passem pelos dentes do pente e atinjam a tira de metal (lanterna, o pente e a tira metálica devem estar em linha reta).
Em seguida os estudantes devem procurar responder às seguintes questões:
- O que ocorre com os raios após passarem pelo pente e serem refletidos pela tira de metal espelhado?
Resposta esperada: Os raios refletidos cruzam-se em um ponto situado na frente do espelhos.
- O que é esse ponto onde os raios se cruzam?
Resposta esperada: O ponto focal (foco) do espelho.
Após determinado o ponto focal, o professor deve explicar aos estudantes que nos espelhos esféricos o centro desse espelho está a uma distância do vértice que é o dobro daquela do vértice ao foco.
Tendo realizado o experimento, o professor deve pedir que os estudantes acessem, na internet, o seguinte endereço: http://fisica.ufpr.br/ntnujava/Lens/lens_e.html, onde poderão simular lentes e espelhos e verificar a formação de imagens e responderem às seguintes questões:
1 – Colocando um objeto antes do centro de um espelho côncavo, como será a imagem formada?
Resposta esperada: real, invertida e menor.
2 – Colocando o mesmo objeto sobre o centro do espelho côncavo, como ficará a imagem obtida?
Resposta esperada: real, invertida e mesmo tamanho.
3 – E se o mesmo objeto for colocado no foco desse espelho, como ficará a imagem formada?
Resposta esperada: Imprópria, pois os raios refletidos serão paralelos e se cruzam no infinito.
4 – Caso o objeto seja colocado entre o foco e o vértice do espelho côncavo, como será a imagem?
Resposta esperada: Virtual, direita e maior.
Comumente os espelhos côncavos são utilizados em aplicações bem específicas, isso ocorre por que as imagens formadas variam de acordo com a posição do objeto. Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também em equipamenteos de consultórios odontológicos e salões de beleza (espelhos de maquiagem).
Para saber mais sobre como determinar o foco de um espelho côncavo, consulte o endereço: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt08.htm
Para melhor compreesão das leis sobre reflexão da luz e o processo de formação de imagens pelos espelhos, acesse o seguinte endereço: http://efisica.if.usp.br/otica/basico/reflexao/leis/
Para consultar as leis que descrevem os processos de formação de imagens em espelhos, consulte o endereço: http://www.desconversa.com.br/fisica/exercicios-espelhos-esferico/
Após estudar esta aula sobre espelhos o estudante deverá ser capaz de: