Orientações
A- | A+   
Compreender o mecanismo da ressonância para ondas longitudinais é mais difícil do que para as ondas transversais. Por isso, é interessante que os alunos tenham estudado as oscilações em uma corda antes de estudarem a ressonância em um tubo.

O estudo dos tubos sonoros pode facilmente evoluir para a produção de instrumentos como flautas de pan e marimbas.

O professor deve estar atento para alguns cuidados:
  • Este estudo é baseado na capacidade dos alunos compararem as alturas de dois sons. Para isso, o professor deverá apresentar exemplos de sons em que as alturas possam ser identificadas, permitindo assim, que os alunos compreendam claramente a distinção entre mais alto, mais baixo ou de mesma altura, inclusive quando os timbres forem diferentes.

  • Violão


    Violoncelo



    Clarinete


  • O ouvido humano é bastante sensível às variações de frequência. Por isso, será praticamente impossível, apenas pelo comprimento dos tubos, construir um tubo cuja frequência fundamental seja identificada exatamente com o primeiro harmônico do tubo maior. Os alunos deverão apenas procurar identificar qual o tubo que produz o som mais parecido com ele.


 

Projeto Acessa Física - Versão 2.0 - Atualizado em 18 de agosto de 2009
Para melhor visualização utilizar Internet Explorer 6.0 ou superior, ou Mozilla Firefox 2.0 ou superior.
Creative Commons License - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
© 2009 - MEC - Ministério da Educação e Cultura e MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia.