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Meninos e meninas: lidando com as diferenças de gênero em sala de aula-UCA

Autor e Co-autor(es)

Cláudia Silva de Souza imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-O significado das relações de gênero, relacionando-as ao cotidiano escolar;

-Desenvolver atitudes de respeito perante as diferenças;

-Compartilhar o conhecimento adquirido sobre as diferenças de gênero com outros alunos em redes sociais disponíveis, por meio de recursos multimídias;

-Criar um blog sobre o tema, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento construído nas/pelas atividades propostas;

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

1- Solicitar aos alunos que listem em seus laptops:

  1. Atividades que meninos gostam de fazer
  2. Atividades que meninas gostam de fazer

 

2- Solicitar que os alunos compartilhem as suas anotações, em duplas, trocando os laptops.

 

3-Solicitar aos alunos que acessem o seguinte sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=ktoZ8QmDyUQ

 Meninos e meninas

(Acesso em 14/04/2011. Vídeo disparador para o debate)

 

Orientar aos alunos que assistam ao vídeo. Depois, iniciar um debate sobre o tema: relações de gênero. O debate poderá ser organizado a partir do seguinte roteiro de perguntas:

  • O que acharam do vídeo?
  • Qual é a mensagem do vídeo?
  • Quais as principais diferenças entre meninos e meninas?
  • Existem atividades apropriadas para meninas? Quais?
  • Existem atividades apropriadas para meninos? Quais?
  • Existem atividades em que meninos e meninas trabalham juntos? Quais?

 

Observação: em todas as atividades, quando direcionadas para o Ensino Fundamental Final, substituir as palavras “meninos” e “meninas” por homens e mulheres, respectivamente. É importante identificar estereótipos e preconceitos sexistas, propiciando reflexões pautadas na igualdade dos direitos humanos.

 

AULA 2

1- Formar subgrupos formados apenas por meninos e apenas por meninas. Solicitar que os alunos escrevam tudo o que lhes ocorrer para completar as seguintes frases:

-Se eu fosse menina, eu....(para os subgrupos formados por meninos)

-Se eu fosse menino, eu....(para os subgrupos formados por meninas)

 

2- Organizar duplas formadas por uma menina e um menino. Solicitar que leiam uns para os outros e em voz alta, as frases que elaboraram em seus subgrupos, seguindo a ordem das fileiras e evitando repetir as frases.

 

3-Conduzir a discussão dos seguintes pontos:

 

-como foi realizar esta atividade? O que sentiram?

-o que vocês concluíram com as frases ouvidas?

-quais as vantagens de ser menino? E de ser menina?

-como cada um se sente diante dessas vantagens?

-essas vantagens existem realmente? O que contribui para que elas existam?

-de que forma as diferenças de gênero podem ser vantajosas na convivência humana?

 

Observação: A dinâmica descrita foi adaptada a partir do livro: Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro (ver recursos complementares). Ela tem por objetivo conhecer as opiniões de um gênero sobre o outro, exercitar a capacidade de colocar-se no lugar do outro e refletir sobre as diferenças, além de detectar possíveis preconceitos e estereótipos.

 

AULA 3

 

1-Solicitar aos alunos que assistam ao vídeo que se encontra no seguinte sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM

 Menino menina

(Acesso em 12/04/2011. Vídeo disparador de discussão sobre as relações de gênero)

 

2-Solicitar que, a partir do que assistiram e do que já foi discutido, escrevam um parágrafo sobre o tema: “As diferenças não precisam afastar as pessoas”. Em seguida, formar grupos de 4 a 5 alunos e pedir que troquem os textos entre si para que, com a contribuição de todos, formem um texto maior, que será divulgado posteriormente.

 

3-Solicitar aos alunos que criem um blog sobre as relações de gênero e, nele, incluam os textos produzidos, bem como a criação de enquetes baseadas na aula 2 (Se eu fosse menina, eu..../se eu fosse menino, eu...). Para facilitar a organização do blog, sugere-se que cada grupo fique responsável por desenvolver uma parte do blog. Sugere-se também que os alunos criem cartazes e os exponha nos locais adequados, divulgando o blog para que todos conheçam e/ou participem da enquete. Para a aprendizagem do processo de criação de blogs, sugerimos que alunos e professores visitem o site http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

Recursos Complementares

 

Texto: Relações de gênero na sala de aula: educar para submissão ou para a transformação:

http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=4%3Aeducacao&id=17%3Arelacoes-de-genero-na-sala-de-aula-educar-para-a-submissao-ou-para-a-transformacao&Itemid=15

 

Artigo sobre relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação:

http://www.anped.org.br/reunioes/27/ge23/t233.pdf

 

Texto que contextualiza historicamente as relações de gênero na escola:

http://www.epepe.com.br/comunicacoes_orais/eixo_1/um_olhar_das_relacoes.pdf

 

Artigo sobre relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação:

http://www.anped.org.br/reunioes/27/ge23/t233.pdf

 

Texto que contextualiza historicamente as relações de gênero na escola:

http://www.epepe.com.br/comunicacoes_orais/eixo_1/um_olhar_das_relacoes.pdf

 

SERRÃO, Margarida e BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. São Paulo: FTD, 1999, p. 223.

Avaliação

 

A avaliação é processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais e em grupo. Neste sentido, sugere-se que sejam estabelecidas regras claras para os alunos, desde o início do trabalho, sobre o procedimento processual de avaliação, de modo que os alunos percebam a importância da sua dedicação e participação ativa.

Sugere-se também a utilização da auto-avaliação como forma de identificar a postura do aluno perante as diferenças de gênero.