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A Cabanagem: revolta popular no Par? - UCA

Autor e Co-autor(es)

Lucimar Divina Alvarenga Prata imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os sujeitos sociais participantes da Cabanagem e o significado da denomina??o dada ao movimento.

Analisar os fatores que levaram ? revolta dos cabanos no Par?, no per?odo entre 1835 e 1840.

Refletir sobre os significados do movimento no contexto social e pol?tico do Brasil Imp?rio.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de Independ?ncia do Brasil.

Brasil Independente: O Primeiro Reinado e o Per?odo Regencial.

Estratégias e recursos da aula

 Alunos UCA ESEBA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).  

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I- O que foi a Cabanagem e a origem do nome dado ao movimento

1- Iniciar as atividades desta aula indagando os alunos a respeito do movimento: j? leram ou ouviram falar do movimento? O que sabem a respeito?

2- Para um primeiro contato com o movimento e para entender a origem do nome "Cabanagem", propor a leitura e interpreta??o do texto " A CABANAGEM - A PROV?NCIA DO GR?O-PAR? ENTRE 1835 - 1840", que pode ser acessado no endere?o: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html

a- Solicitar aos alunos que localizem, no endere?o web citado acima, o mapa da localiza??o do movimento "A cabanagem":

Mapa da Cabanagem

Fonte: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html (Acesso em 16/04/2011)

b- Questionar os alunos sobre a denomina??o Gr?o-Par? para a regi?o onde ocorreu o movimento. Pergunte: o atual estado do Par? corresponde exatamente ? antiga prov?ncia do Gr?o-Par? no per?odo em que ocorreu o movimento? Sugerir aos alunos que levem esta quest?o para a aula de Geografia e que, depois, socializem suas conclus?es na aula de Hist?ria.

c- Pedir aos alunos para que acessem, na internet, o endere?o http://www.tudoehistoria.com.br/pdfs/cap07-8oano.pdf, e que observem atentamente a imagem da p?gina 80, abaixo reproduzida. Em seguida, pedir a eles que descrevam o que veem e depois, que relacionem a imagem ? denomina??o do movimento que est?o estudando.

Cabano 

Fonte: http://www.tudoehistoria.com.br/pdfs/cap07-8oano.pdf (Acesso em 16/04/2011)

d- Posteriormente, o professor pode pedir que os alunos acessem o Google Imagens no endere?o http://www.google.com.br/imghp, e que procurem por outras imagens referentes ? denomina??o cabano/cabanagem, na barra de pesquisa. Estas imagens podem ser salvas diretamente no computador, como por exemplo, o quadro de Alfredo Norfini:

 Quadro

 Cabano Paraense. Pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Bel?m.

Dispon?vel em:

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 e- Tendo como refer?ncia a leitura do texto indicado no item 2 e a interpreta??o das imagens selecionadas, propor aos alunos um debate sobre a origem do nome Cabanagem, a partir de uma quest?o:

O nome Cabanagem tem rela??o com os sujeitos sociais que participaram do movimento e com a origem social dos mesmos?

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Os alunos devem colocar seus argumentos a partir das fontes consultadas e, na culmin?ncia do debate, o professor pode sugerir a leitura de um fragmento do livro de J?lio Jos? Chiavenato, com o objetivo de auxili?-los na sistematiza??o de suas conclus?es :

 "A Cabanagem do Par? ? o ?nico movimento pol?tico do Brasil em que os pobres tomam o poder, de fato. ? o ?nico e isolado epis?dio de extrema viol?ncia social, quando os oprimidos ? a ral? mais baixa, negros, tapuios, mulatos e cafuzos, al?m de brancos rebaixados que parecem n?o ter direito ? branquitude, (...) assumem o poder e reinam absolutos, eliminando quase todas as formas de opress?o, arrebentando com a hierarquia social, destruindo as for?as militares e substituindo-as por algo que faz tremer os poderosos: o povo em armas." (CHIAVENATO, J?lio Jos?. Cabanagem: o povo no poder. S?o Paulo: Brasiliense, 1984. pp. 12-14.)

 f- Ap?s o debate, o professor deve orientar os alunos a registrarem no caderno de Hist?ria as suas conclus?es sobre a quest?o debatida entre eles.

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II- A Hist?ria da Cabanagem

1 Para que os alunos aprofundem as suas reflex?es sobre o tema da aula, a proposta ? a leitura e a interpreta??o de dois textos:

a- Cabanos: mis?ria, revolta e terror, assinado por Luis Augusto Fischer em publica??o da Revista Aventuras na Hist?ria. O texto ? uma apresenta??o cr?tica do livro de D?cio de Freitas sobre o tema, intitulado "A miser?vel revolu??o das classes infames". Dispon?vel em: http://historia.abril.com.br/guerra/cabanos-miseria-revolta-terror-433803.shtml Acesso em 15/04/2011

b-  Brasil - Cabanagem. Dispon?vel em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/cabanagem Acesso em 15/04/2011

 c- Ap?s a leitura atenta dos textos sugeridos, os alunos podem ser orientados a registrar as suas principais ideias.

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2- Outro ponto de vista sobre a Hist?ria da Cabanagem

A proposta para esta atividade ? o trabalho com um Caderno Especial publicado pelo Jornal "Gazeta de Santar?m" sobre a hist?ria da Cabanagem. O caderno foi organizado pelos jornalistas Manuel Dutra e  Celivaldo Carneiro e  traz reportagens e entrevistas acerca do movimento, em 28 p?ginas. ? um material muito rico, com ilustra??es e fotografias raras, e est? dispon?vel para acesso na internet, podendo, tamb?m ser impresso. A relev?ncia do trabalho com o caderno, al?m do material in?dito organizado pelos jornalistas, est? no fato de que ele prop?e uma nova abordagem, conforme anunciado pelo editorial do jornal, em 22 de junho de 2009, quando o caderno foi publicado:

"O texto, ousado, procura mostrar a guerra civil da Amaz?nia de um ponto de vista diferente do que ? descrito por v?rios autores, ou seja, os historiadores quase sempre focalizam a Cabanagem a partir de Bel?m. De modo distinto, a grande reportagem que apresentamos neste Caderno Especial revela a guerra a partir do interior da regi?o, precisamente a partir da fortaleza cabana de Cuipiranga, no munic?pio de Santar?m. Trata-se de uma tentativa de buscar novas interpreta??es daquele conflito, no sentido de tornar mais conhecido um dos mais intrigantes momentos da hist?ria da Amaz?nia. E tamb?m tentar motivar os pesquisadores a buscarem, em documentos prim?rios, as verdadeiras ra?zes da guerra. O Editor

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 Orienta??es para a atividade:

a- Cada aluno, no seu computador, deve acessar o endere?o http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126 na internet.

b- Na p?gina, os alunos encontrar?o o Caderno Especial de 22/junho/2009, intitulado "Especial Cabanagem", o qual n?o podia ser vendido em separado da edi??o 1040 do Jornal Gazeta Santar?m. Tamb?m ter?o acesso a v?rias ferramentas para a explora??o do conte?do do Caderno: ?ndice; Procurar; Ampliar; Transferir o Documento; Imprimir a Publica??o, dentre outras.

Abaixo, a p?gina incial do Caderno:

Cuipiranga  

 Especial Cabanagem, p. 1. Gazeta Santar?m. Dispon?vel em: http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126 Acesso em 10/04/2011

c- Pedir aos alunos que, antes de uma leitura atenta, utilizem a ferramenta que possibilita passar de p?gina a p?gina do Caderno e que observem  os t?tulos e imagens, buscando estabelecer um primeiro contato com a publica??o. 

d- Dividir os alunos em grupos de maneira que cada grupo fique respons?vel pela leitura, interpreta??o e apresenta??o de parte do material.

e- Solicite aos alunos que elaborem um texto onde registrem as suas conclus?es, refletindo, particularmente, sobre os significados do movimento para o contexto social e pol?tico do Brasil Imp?rio e para a atualidade.

 III-  O jogo da Cabanagem

 A proposta para esta aula ? que os alunos conhe?am e explorem o jogo denominado  "Revolta da Cabanagem", desenvolvido no Laborat?rio de Realidade Virtual ( LaRV) da Universidade Federal do Par?, por alunos da Faculdade de Engenharia da Computa??o, sob a orienta??o do professor Manoel Ribeiro Filho, doutor em engenharia el?trica e computa??o aplicada da UFPa. 

Orienta??es para a atividade:

1-  Inicialmente, antes de tomar contato com o jogo propriamente dito, ? importante que o professor oriente os alunos a buscarem informa??es sobre quem fez o jogo, quando, com quais objetivos, em quais circunst?ncias. Como estudantes de Hist?ria, ? importante que os alunos sejam estimulados a buscar dados relativos ?s condi??es de produ??o do jogo como material educativo. Neste sentido,  a sugest?o ? que os alunos, utilizando o computador e a internet, acessem o site do Laborat?rio de Realidade Virtual (LaRV) da UFPa, para contato com reportagens e v?deos relacionados ao desenvolvimento do projeto:

LaRV

 P?gina inicial do Laborat?rio de Realidade Virtual (LaRV) da UFPa.  http://www.larv.ufpa.br/ Acesso em 15/04/2011

2- ? importante tamb?m que o professor instigue os alunos a buscarem informa??es sobre quais foram as fontes hist?ricas que serviram de fundamenta??o para o desenvolvimento do jogo. Por exemplo, nas reportagens citadas abaixo, o professor Manoel Ribeiro Filho comenta a respeito das fontes que utilizou como pesquisa, al?m de dar detalhes sobre o funcionamento do jogo:

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3- Para fazer o download do instalador do jogo no computador, os alunos devem acessar o endere?o: http://www.larv.ufpa.br/?r=jogo_cabanagem . No caso dos netbooks do projeto UCA, o ideal ? que salvem o programa no pendrive, uma vez que a mem?ria  ? pequena.

Na p?gina indicada, os alunos encontrar?o a informa??o de que a "Revolta da Cabanagem ? um jogo de computador educativo cuja tem?tica ? o movimento Cabano ocorrido no Par?, no s?culo XIX. O desenvolvimento durou pouco mais de 2 anos e foi financiado pela Finep. O jogo ? totalmente gratuito". Tamb?m v?o encontrar todas as informa??es necess?rias para baixar e jogar:

  • A configura??o recomendada
  • Download e instala??o
  • Fases e Enredo

Abaixo, imagens do jogo:

Jogo cabanagem 1          Jogo cabanagem 2     

4- Professor, abra espa?o na aula para que os alunos fa?am a explora??o l?dica do jogo, passando por cada uma de suas fases.

5- Depois, promova entre os alunos um debate a respeito de como o jogo apresenta a Cabanagem: os personagens centrais e suas a??es e as diferentes etapas do movimento. 

6- Na sequ?ncia, ainda no debate, oriente os alunos a confrontarem as fontes hist?ricas trabalhadas anteriormente e esta ?ltima: o jogo de computador. Questione-os se observaram pontos comuns e/ou pontos divergentes nas abordagens. Este ? um procedimento importante em aulas de Hist?ria para a compreens?o de que existem diferentes interpreta??es sobre os fatos hist?ricos e que o estudante deve ser estimulado a conhec?-las e confront?-las para, a partir da?, construir o seu pr?prio posicionamento sobre as tem?ticas trabalhadas. 

7- Ao final das discuss?es,  os alunos devem sistematizar, por escrito, as suas conclus?es.

Recursos Complementares

Avaliação

A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento - seja atrav?s da express?o oral ou escrita - buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura cr?tica das fontes analisadas, estabelecendo rela??es, levantando quest?es, buscando respostas e expondo conclus?es. A avalia??o deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunica??o entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajud?-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental tamb?m para o professor, que poder? sempre repensar a sua atua??o, revendo conte?dos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por meio das atividades orais e escritas inclu?das no processo: leitura e interpreta??o de textos e de imagens e mapa, debates, elabora??o de texto, sistematiza??o de informa??es e de conclus?es no caderno.