Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - A fun??o do acento para a compreens?o do sentido da palavra

Autor e Co-autor(es)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universit?rio Feevale

Mariane Patr?cia Madeira Lopes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno dever? ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Oferecer elementos para a no??o das regras ortogr?ficas e de acentua??o de palavras.

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crian?as que j? consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitir? aos alunos conhecerem os conceitos relacionados a acentua??o das palavras, bem como identificar os acentos utilizados na l?ngua portuguesa.

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox  [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KRecord            [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia ]

Durante as atividades desta aula ser?o necess?rios alguns materiais: jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel of?cio ou A4.

Atividade

Acentos gr?ficos

Todas as palavras na nossa l?ngua possuem uma s?laba t?nica, que ? aquela que  recebe a maior inflex?o de voz quando pronunciamos. Explique ?s crian?as que algumas palavras tem a s?laba t?nica marcada por um  acento gr?fico. Em alguns casos, o acento ser? o respons?vel por definir palavras diferentes como av?/av?, ?/e.    

Atividade 1

  • As crian?as devem recortar de jornais e revistas palavras que possuam os seguintes acentos gr?ficos (? ^ ~ ` );

  • Cada crian?a dever? escolher uma palavra e ler em voz alta para toda a turma;

  • Escreva a palavra no quadro, fa?a a leitura da palavra dando ?nfase a s?laba t?nica. E diga ?s crian?as como seria pronunciada a palavra sem o acento gr?fico.

  • Pe?a ? turma que anote as palavras na folha de of?cio/papel A4 com bastante aten??o sem esquecer o acento.

  • Fa?am com uma folha de jornal um envelope (http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/) para que as palavras sejam recortadas e depois colocadas dentro de um envelope (utilizado na pr?xima atividade).

Atividade 2

Converse e explique para as crian?as sobre os diferentes tipos de acentos gr?ficos. Uma explica??o poss?vel ? a descrita abaixo, retirada do livro: Aprendendo portugu?s: Conte?dos essenciais para o Ensino Fundamental de 1? a 4? s?rie

  • O acento agudo (?) ? uma pequena linha inclinada para a direita. Este acento pode  aparecer nas cinco vogais do nosso alfabeto.   

  • O acento grave (`) ? uma pequena linha inclinada para a direita que aparece apenas sobre o ?a?, como nas palavras ???, ??s? e ??quelas?.r   

  • O acento circunflexo (^) ? formado por duas linhas inclinadas e colocado sobre algumas vogais...   

  • O til ? uma pequena linha ondulada que colocamos sobre o ?a?, como em ?irm?o?, ??rf?? ... e sobre o ?o? como na palavra ?lim?es?.

Ap?s a explica??o sobre Acentua??o, solicitar aos alunos que utilizem o software [Kword] para classificar as palavras inseridas no envelope, durante a primeira atividade. Os alunos dever?o criar uma tabela no [Kword] com as seguintes colunas:

~ (til)

? (agudo)

`(grave)

^ (circunflexo

? medida que os alunos retiram as palavras do envelope, eles devem criar linhas e inserir as palavras abaixo do acento adequado. O exemplo abaixo mostra a tabela ap?s 8 palavras retiradas do envelope

~ (til)

? (agudo)

`(grave)

^ (circunflexo

Cora??o

?lcool

?quele

Vov?

Lampi?o

Vov?

?

L?mpada

Caso a crian?a tenha d?vida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicion?rio para conferir a grafia correta das palavras. Por interm?dio do navegador [Mozilla Firefox], as crian?as tamb?m podem utilizar o site: http://www.priberam.pt/dlpo/ para descobrir a correta grafia das palavras, bem como seus significados.

Atividade 3

Apresente aos alunos a tabela abaixo, que cont?m 12 palavras que n?o est?o acentuadas. O objetivo dessa atividade ?, ao falar as palavras, identificar onde devem ser colocados os acentos e qual acento ? o apropriado.

Solicite aos alunos que abram o software [KRecord] e pe?a para que eles falem cada uma das palavras da tabela, em voz alta, gravando-as em seu laptop. Ap?s a grava??o das palavras pe?a que eles executem o som de cada uma das palavras, para que tentem identificar quais acentos devem ser colocados nessas palavras, preenchendo a tabela com o acento adequado.

Recursos Complementares

TEBEROSKY, Ana e COLL, C?sar. Aprendendo portugu?s: Conte?dos essenciais para o Ensino Fundamental de 1? a 4? s?rie. Ed. ?tica.

MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educa??o;4) ISBN 8586583510.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. S?o Paulo: ?tica, 1999 128 p.

Avaliação

Durante a realiza??o das atividades, observar se a crian?a ? capaz de: ?         

  • Separar corretamente as palavras na tabela da atividade 2;       

  • Acentuar corretamente as palavras da atividade 3.