Mariane Patr?cia Madeira Lopes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ao final desta aula, o aluno dever? ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Oferecer elementos para a no??o das regras ortogr?ficas e de acentua??o de palavras.
Indicada para crian?as que j? consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.
Esta aula permitir? aos alunos conhecerem os conceitos relacionados a acentua??o das palavras, bem como identificar os acentos utilizados na l?ngua portuguesa.
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KRecord [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia ]
Durante as atividades desta aula ser?o necess?rios alguns materiais: jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel of?cio ou A4.
|
Todas as palavras na nossa l?ngua possuem uma s?laba t?nica, que ? aquela que recebe a maior inflex?o de voz quando pronunciamos. Explique ?s crian?as que algumas palavras tem a s?laba t?nica marcada por um acento gr?fico. Em alguns casos, o acento ser? o respons?vel por definir palavras diferentes como av?/av?, ?/e.
Converse e explique para as crian?as sobre os diferentes tipos de acentos gr?ficos. Uma explica??o poss?vel ? a descrita abaixo, retirada do livro: Aprendendo portugu?s: Conte?dos essenciais para o Ensino Fundamental de 1? a 4? s?rie
Ap?s a explica??o sobre Acentua??o, solicitar aos alunos que utilizem o software [Kword] para classificar as palavras inseridas no envelope, durante a primeira atividade. Os alunos dever?o criar uma tabela no [Kword] com as seguintes colunas:
? medida que os alunos retiram as palavras do envelope, eles devem criar linhas e inserir as palavras abaixo do acento adequado. O exemplo abaixo mostra a tabela ap?s 8 palavras retiradas do envelope
Caso a crian?a tenha d?vida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicion?rio para conferir a grafia correta das palavras. Por interm?dio do navegador [Mozilla Firefox], as crian?as tamb?m podem utilizar o site: http://www.priberam.pt/dlpo/ para descobrir a correta grafia das palavras, bem como seus significados.
Apresente aos alunos a tabela abaixo, que cont?m 12 palavras que n?o est?o acentuadas. O objetivo dessa atividade ?, ao falar as palavras, identificar onde devem ser colocados os acentos e qual acento ? o apropriado. Solicite aos alunos que abram o software [KRecord] e pe?a para que eles falem cada uma das palavras da tabela, em voz alta, gravando-as em seu laptop. Ap?s a grava??o das palavras pe?a que eles executem o som de cada uma das palavras, para que tentem identificar quais acentos devem ser colocados nessas palavras, preenchendo a tabela com o acento adequado. |
TEBEROSKY, Ana e COLL, C?sar. Aprendendo portugu?s: Conte?dos essenciais para o Ensino Fundamental de 1? a 4? s?rie. Ed. ?tica.
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educa??o;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. S?o Paulo: ?tica, 1999 128 p.
Durante a realiza??o das atividades, observar se a crian?a ? capaz de: ?
Separar corretamente as palavras na tabela da atividade 2;
Acentuar corretamente as palavras da atividade 3.