Portal do Professor

Início do Conteúdo

Leilão do alfabeto: um trabalho interdisciplinar- UCA

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a estrutura e linguagem poética;
  • Ler com entonação e emoção poética;
  • Conhecer as características das falas presentes em um leilão;
  • Identificar a diferença entre a fala (oralidade) e a escrita convencional;
  • Pesquisar na web os diferentes tipos de leilão;
  • Compreender como funcionam os leilões;
  • Vivenciar a relação de compra e venda relacionando-as com nosso sistema monetário;
  • Trabalhar de forma interativa, utilizando os recursos de interatividade e webcam, existente nos laptops;
  • Utilizar nosso alfabeto e a ordem alfabética.

Duração das atividades

Aproximadamente 250 minutos ( 5 aulas de 50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Porém,  a poesia também é um excelente recurso para contextualizar a escrita, possibilitando aos alunos que ainda estão na fase silábica da escrita ou em transição para a fase alfabética avançarem em suas hipóteses. Além disso, é importante que saibam utilizar recursos dos laptops como: internet e KWord, além do Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

 

1º MOMENTO: INTRODUÇÃO AO TEMA

Professor, para motivar os alunos para o tema, vamos iniciar com a leitura da poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. Para isso, organize as crianças em rodinha e leia a poesia, com emoção e entonação poética. Os alunos deverão perceber que este é um gênero literário que revela emoções e sentimentos,

Isso servirá para que elas conheçam as diferenças entre a leitura de um texto convencional, de uma música e de uma poesia. Além disso, esta poesia trabalha algumas das características de um leilão, necessárias para a continuação da aula.

Observação: como as crianças estão em processo de alfabetização, é interessante disponibilizar a poesia  escrita. Se elas ainda estiverem na fase silábica, ou em transição para a fase alfabética, ou seja, ainda não dominam a leitura de pequenos textos, utilize a letra de imprensa maiúscula ou bastão.  A escrita contextualizada é um importante recurso para que as crianças avancem em suas hipóteses. Você poderá imprimi-la e ampliá-la no papel tamanho A3 ou reproduzi-la com slides, a partir da criação de uma apresentação criada no Kpresenter [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações] e projetada no datashow.  Você poderá encontrá-la na forma de slides animados no sítio: http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim

Imagem 1: Fonte: Sítio Slide Boom

-Após a sua leitura, solicite que eles leiam em voz alta, observe a entonação de voz. Você poderá dividir a sala em dois grupos: meninas e meninos e pedir que as meninas leiam a primeira estrofe, os meninos a segunda e ambos lêem a terceira.

Depois, solicite que digam o que foi significativo questionando-os;

- Quem lembra o nome desta poesia?

- E o da autora?

- Sobre o que esta poesia fala?

- O que ela fez com o jardim?

-Quem já foi a algum leilão?

-Como era este leilão?

Posteriormente, solicite que ilustrem a poesia, para fazer um registro da aula. Eles poderão ilustrá-la em seu entorno ou abaixo. Sugestão:

 

                                                                   POEMA "LEILÃO DE JARDIM

                                                                          CECÍLIA MEIRELES"

 

                                                  QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
                                                        BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
                                                            LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
                                                        OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

                                                              QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
                                                           QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
                                                          UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
                                                                 UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

                                                      QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
                                                           E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
                                                              E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
                                                           E  O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?

                                                                  (ESTE É O MEU LEILÃO.)

                                                           

                                                                             ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2° MOMENTO: PRODUZINDO TEXTO

Para esse momento, a sugestão é que, com o auxílio do netbook e utilizando o Mozilla Firefox,  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] pesquisem alguns leilões para descobrirem:

- Quais os leilões mais comuns de acontecerem?

- O que se vende em leilões?

Para esta atividade, as sugestões se sítios são:

http://www.receita.fazenda.gov.br/destinacaomercadorias/Leiloes/Orientacoes/Default.htm

http://ihaa.com.br/como-funcionam-os-leiloes-tipos-de-leiloes/

http://ihaa.com.br/dicas-para-participar-de-um-leilao/

http://www.leiloes.com.br/sobre_leilao.asp

Ao final, peça para que digam as informações que conseguiram, explorando, em um texto coletivo, que pode ser confeccionado na lousa da sala, o que aprenderam sobre leilões.

Essa atividade trabalhará a produção de texto coletiva, possibilitando que os alunos percebam a estrutura textual, ou seja, a coesão e coerência, além de valorizar e socializar as aprendizagens construídas, registrando e finalizando esse momento. 

Para casa:

Professor, aproveite o tema e proponha aos alunos para fazerem um LEILÃO na próxima aula, para isso defina uma letra que irá para cada criança e solicite que tragam de sua casa, dois objetos com essa letra, a dica é seguir a ordem alfabética do nome dos alunos.

Lembre-se de ressaltar que os objetos devem ser de valor simbólico e que, possivelmente, não será o que a criança levará novamente para casa, por se tratar de uma atividade de leilão.

Exemplo:

Amanda: letra A

Ana: letra B

Bruno: letra C

Quando todas as letras estiverem distribuídas, escreva em um bilhete e mande para casa, solicitando que, Exemplo:

Amanda: avião e anel

Ana: bola e balão

Bruno: caminhão e corda

Para que as letras k,y e w, também sejam trabalhadas, conte que  no Brasil, elas são mais utilizadas para nomes próprios. Posteriormente, busque imagens que possam representar nomes próprios: Wesley, Yan, Kellen ou marcas como:  Wolksvagem, Yamaha ou Kalunga. Relacione os produtos que as marcas representam e traga os objetos para sala (como uma moto de brinquedo representando a Yamaha).

 

3º MOMENTO: VIVENCIANDO UM LEILÃO

Professor, prepare essa aula com antecedência, pois, você precisará organizar cédulas de dinheiro a serem utilizadas no leilão da sala. Para isso, providencie notas de dinheiro, de valores variados, de brinquedo. Estas podem ser facilmente adquiridas em lojas populares, a um baixo custo, aproximadamente R$2,00 (dois reais), podendo variar conforme a cidade. Outra opção seria imprimi-las, colar em papel cartão e solicitar que coloram.

 

 

Imagem 2: disponível em: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179449669-lote-7-cedulas-de-real-dinheirinho-fantasia-brinquedo-antigo-_JM

 

Imagem 3: disponível em: http://www.serelepebrinquedos.com.br/produto.asp?idproduto=398&categoria

 

Esse momento é importante para que a criança entre em contato e utilize o sistema monetário.  Ao planejar o que pode ou não comprar ela estará vivenciando situações de compra e venda, de negociação.

As regras da brincadeira:

Primeiramente, determine o valor que cada um receberá, exemplo: R$20,00 (vinte reais) cada um. Divida esse dinheiro em notas de diferentes valores.

Sugira também um tempo para a exposição de cada objeto, o ideal seria algo em torno de 30 segundos.

Os lances iniciarão de acordo com as escolhas das crianças, à medida que mostramos os objetos e elas atribuem um valor. Oriente-os ainda, a não oferecerem valores muito altos por lance, no máximo R$5,00 (cinco reais).

Leiloando o alfabeto:

1- Para iniciar essa atividade vamos utilizar os laptops, pois nosso leilão será virtual. Procure em sua escola um lugar mais amplo, pode ser o pátio, para que as crianças não vejam os lances dos amigos, sendo isso uma das principais estratégias deste nosso leilão.

2-A seguir, para que a ordem alfabética seja evidenciada e trabalhada, mostre os objetos, utilizando a webcam do seu laptop, seguindo a  ordem alfabética. Você fará isso por meio da  Câmera, na área de trabalho.

3- Professor e crianças deverão nesse momento, ativar o Modo de Colaboração em Classe, recurso do laptop.  Assim, os alunos poderão ver os objetos, mostrados com o auxílio da sua webcam, nos computadores delas e dar seus lances.

Estes lances serão dirigidos ao seu computador, pois você será o leiloeiro, o avaliador dos lances e quem dirá o dono do prêmio.

Lembrete: apresente um objeto por vez, aguarde os lances e finalize, para então começar o próximo objeto. Não será preciso divulgar o ganhador neste momento.

Observação: Além disso, se você possuir dúvidas de como usar o Modo Colaboração em Classe, poderá clicar em cima do ícone e no item “Ajuda”, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br

                                       

 

Imagens 4 e 5: Acervo da autora

Ao final, agrupe as crianças em rodinha e solicite que digam o que compraram e por quanto. Finalize solicitando que vejam quanto sobrou de dinheiro e pergunte: “Com que letra começa o objeto que você comprou”?

Professor, será possível utilizar os dados apresentados como forma de avaliação, à medida que se observa a interação e compreensão em relação ao sistema monetário, com o alfabeto e com a ordem alfabética. Por isso, anote o que considerar relevante, as dificuldades e as aprendizagens.

 

4º MOMENTO: TRABALHANDO O ALFABETO

Inicie esse momento com o vídeo: Alfabeto da Mônica, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related

Neste, as crianças poderão visualizar o alfabeto e a ordem alfabética. Este vídeo é interessante, pois inclui as letras K, Y e W. Para isso, ainda com o Modo Colaboração em Classe  ativado, passe o vídeo em seu computador que, a partir da Rede Mesh, os alunos assistirão em seu computadores.

Posteriormente, proporcione que ouçam a música Beabá, de Toquinho, o que pode acontecer com auxílio do Amarok [Metasys>Aplicativos>Mutimídia>Tocador de Músicas]. Com ela, você trabalhará o alfabeto  correlacionando com a vida da criança, e mostrará a necessidade de ampliar nossos conhecimentos sobre o tema, iniciando assim a organização de palavras próprias de um leilão, em um dicionário.

                                                                                         BÊ-A-BÁ

                                                                                        TOQUINHO

QUANDO A GENTE CRESCE UM POUCO
É COISA DE LOUCO O QUE FAZEM COM A GENTE:
TEM HORA PRA LEVANTAR,
HORA PRA SE DEITAR,
PRA VISITAR PARENTE.
QUANDO SE APRENDE A FALAR,
SE COMEÇA A ESTUDAR,
ISSO NÃO ACABA NUNCA.
E SÓ VAI SABER LER,
SÓ VAI SABER ESCREVER
QUEM APRENDER O BÊ-A-BÁ.
E ALÉM DO ABECEDÁRIO,
UM GRANDE DICIONÁRIO
VAMOS TODOS PRECISAR:
COM A ESCREVO AMOR,
COM B BOLA DE COR,
COM C EU TENHO CORPO, CARA E CORAÇÃO.

 

COM D AO MEU DISPOR ESCREVO DADO E DOR,
COM E EU SINTO EMOÇÃO!
COM F FALO FLOR,
COM G EU GRITO GOL
COM H DE HAVER EU POSSO HARMONIZAR.
COM I DESEJO IR,
COM J VOLTO JÁ,
COM L TENHO LUAR.
COM M ESCREVO MÃO, MAMÃE, MANJERICÃO,
COM N DIGO NÃO E O VERBO NASCER.
COM O EU POSSO OLHAR,
COM P PAPARICAR,
COM Q EU QUERO QUERER.
COM R POSSO RIR,
COM S SAPOTI,
COM T TAMANDUÁ,
COM U URUBUPUNGÁ.
COM V JURO QUE VI,
COM X FAÇO XIXI,
NO FIM O Z DA ZEBRA.

 

Você poderá ouvir a música em: http://www.youtube.com/watch?v=FIBjN2ioUkw

Depois, relembre algumas palavras próprias de um leilão, questionando os alunos sobre quais palavras eles lembram serem comuns nas falas dos leilões e como eles acham que se escrevem essas palavras.

.

Aparecerão palavras como “dou-lhe”, “vendido”, “arremate”, “lance”, “lote”, dentre outras que as crianças lembrarem.

Posteriormente, diferenciando oralidade de escrita convencional, pergunte a eles como acreditam que escrevemos essas palavras. Esse momento poderá ser coletivo, na lousa da sala, para que as crianças observem as hipóteses uma das outras e reelaborem as suas hipóteses de escrita. Palavras como dou-lhe, que não é tão comum em nosso cotidiano, ou arremate, por apresentar duas vezes a letra R, possibilitarão uma diversidade de hipóteses.

Assim, com ajuda do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], solicite que digitem as palavras e o significado encontrado no dicionário, que pode ser o dicionário convencional ou online, como o disponível em: http://michaelis.uol.com.br/

 Para enriquecer este momento, complemente o dicionário com palavras da música que eles não conhecem como “sapoti”, por exemplo.

Imprima e cole no caderno das crianças.

  

5º MOMENTO: BRINCANDO COM O ALFABETO

 

A proposta desse momento, é que eles explorem mais livremente o alfabeto visando uma aprendizagem significativa por meio de uma atividade lúdica e prazerosa.

Para isso, a sugestão é que utilizem os laptops, com o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

Jogo 1- fonte:http://jogos-gratis.publijuegos.com/abc.htm

O objetivo é agarrar uma letra. Se conseguir, a letra aparece com seu traçado dividido e em direções variadas, como em um quebra-cabeça, para o aluno montar.

            

Jogo 2- fonte:http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html

É um jogo de associação letra e imagem, bem ilustrado e fácil de jogar.

          

Jogo 3- fonte:  http://iguinho.ig.com.br/jogo-forca.html

As crianças gostarão muito deste jogo, pois é um jogo de forca, mas é  diferente. Tem uma porção de ossos no meio e quando a criança erra o cachorro bravo avança e quando acerta, o cachorro pequeno avança.

               

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, partimos do pressuposto que a avaliação deve ser processual e que, portanto deve permear todas as atividades. Assim, por meio da atividade com a poesia verifique se os alunos reconheceram a estrutura e linguagem poética e se foram capazes de ler com entonação e emoção poética. Verifique também se utilizaram os recursos do laptop enquanto ferramenta de interação. Observe o desempenho dos alunos ao vivenciarem a situação do leilão para observar se compreenderam a lógica matemática que envolve a compra e venda (valor maior, valor menor, troco, etc.) e se conseguiram perceber que a linguagem (oral) utilizada no leilão é diferente da linguagem escrita e por fim, verifique se compreenderam a ordem alfabética.  É importante registrar estas observações em seu caderno de plano ou de relatório, pois elas subsidiarão seu planejamento.