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A guerra do Peloponeso

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O contexto grego de meados do século V a.C.

- As principais etapas da Guerra.

- Relação da origem do conflito com os sistemas políticos das duas principais cidades envolvidas no conflito: Esparta e Atenas.

- As diferenças entre Atenas e Esparta.

- As principais consequências da Guerra do Peloponeso, em especial no que diz respeito à democracia ateniense.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As principais estruturas da sociedade ateniense.

- As principais estruturas da sociedade espartana.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre a Guerra do Peloponeso, o professor deverá fazer uma rápida recapitulação do contexto histórico da Grécia no período imediatamente anterior ao início do conflito, no século V a.C. Deverá, também, recordar as principais estruturas espartanas e atenienses, para que esses elementos estejam frescos na cabeça de seus alunos.

 Imagem, Guerra do Peloponeso:

Guerra do Peloponeso

http://2.bp.blogspot.com/_p5B6Rc_TzD4/S77tF89OcEI/AAAAAAAAABo/fL_x13mBx2o/s1600/mapa_guerra_pol.jpg

 

Primeira Aula

O professor deverá dividir a sala em três grupos: dois grandes grupos responsáveis por defender os interesses das cidades-estado envolvidas na Guerra do Peloponeso, a saber, Esparta, Atenas e seus respectivos aliados; e um grupo de seis alunos, que será o júri, responsável por julgar o caso do conflito entre as cidades-estado.

Grupo 1- Atenas e seus aliados:

- A Liga de Delos;

- A defesa da democracia;

- O império ateniense.

Linksa serem pesquisados:

- http://www.infoescola.com/historia/liga-de-delos/

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso

- http://www.suapesquisa.com/historia/atenas/

Imagem: a Deusa Atena

Deusa Atenas

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/images/Atenas.JPG

 

Grupo 2 - Esparta e seus aliados:

- A Liga do Peloponeso;

- Esparta e a defesa de seus ideais;

- Influência persa?

Linksa serem pesquisados:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_do_Peloponeso

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso

- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm

Imagem: Hoplitas espartanos:

Hoplitas espartanos

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/300-de-esparta.jpg

 

Grupo 3 - Júri

Linksa serem pesquisados:

- http://www.colegioweb.com.br/historia/esparta-e-atenas.html

- http://guerras.brasilescola.com/grecia-antiga/guerra-peloponeso.htm

Depois de realizada a pesquisa, o professor deverá dar o resto da aula para que ambos os grupos organizem uma defesa convincente de seus argumentos. Para essa defesa deverá ser produzido um texto que facilite a exposição de motivos e uma futura avaliação.

Segunda Aula

Uma vez realizada a pesquisa e a coleta de dados, os dois grupos deverão ser dispostos frente a frente pelo professor. Em seguida, o professor deverá estimular cada grupo a defender a causa das cidades-estado que representam. Isso poderá ser feito da seguinte maneira: inicialmente, o Grupo 1 tem a palavra e defende, por não mais que 5 minutos, a causa de Atenas e seus aliados; em seguida, também por não mais que 5 minutos, o Grupo 2 defende a causa de Esparta e seus aliados. Assim, alternam-se as defesas de cada grupo e são conhecidos os principais motivos que levaram ao conflito.

O Grupo 3, formado pelo júri, deverá, por meio de suas leituras e das defesas realizadas pelos Grupos 1 e 2, formar um quadro geral da situação e chegar a uma conclusão a respeito da Guerra do Peloponeso, que deverá ser exposta para toda a classe. Para tanto, o grupo deverá redigir um texto com as principais observações e argumentos para orientação de sua apresentação.

Terceira Aula

Para desenvolver a terceira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte texto, disponível em:

http://greciaclassicacdf1ii.blogspot.com/2010/04/guerra-do-peloponeso.html.

Com base no texto apresentado, e também nas informações adquiridas nas duas aulas anteriores, os alunos deverão, reunidos em grupos de cinco pessoas, elaborar um quadro esquemático, elencando:

- Os motivos da Guerra do Peloponeso;

- As etapas da Guerra;

- As principais batalhas;

- Os principais líderes atenienses e espartanos;

- As consequências da Guerra.

 

Conclusão

Com o fim das aulas, o aluno compreenderá os principais motivos que levaram as rivais Atenas e Esparta a um conflito civil sem precedentes na história da Grécia. Além disso, perceberá que, devido à influência exercida por ambas sobre as outras cidades-estado gregas, o conflito envolveu praticamente toda a Grécia, chegando, inclusive, ao outro lado do Mediterrâneo e despertando o interesse persa.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos nas aulas 1 e 2. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Além disso, a elaboração do quadro esquemático deverá ser acompanhada pelo professor, para que possa realizar um exame mais seguro do envolvimento de cada aluno com a tarefa.