L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
O aluno poder? aprender o processo hist?rico que culminou no movimento revolucion?rio de 1930 levando em conta a situa??o econ?mica, social e pol?tica do pa?s nos momentos anteriores da eclos?o do movimento, seu desenvolvimento, impacto e conseq??ncias.
O aluno dever? compreender a estrutura econ?mica, social e pol?tica da Rep?blica Velha (1889-1930), suas articula??es, seus grupos pol?ticos e suas atividades econ?micas. Dever?, tamb?m, conhecer a Pol?tica dos Governadores, a Pol?tica do Caf? com Leite, os conceitos de coronelismo, voto de curral, oligarquias. Por fim, entender as mudan?as sociais, pol?ticas e econ?micas que ocorreram durante o per?odo que acabaram por levar ao t?rmino da Rep?blica Velha.
?
INTRODU??O
AULA 1:
O professor dever? fazer uma breve recapitula??o da estrutura social, econ?mica e pol?tica da Rep?blica Velha, destacando os seus elementos b?sicos de sustenta??o pol?tica, em especial a Pol?tica do Caf? com Leite, o coronelismo e as oligarquias. Dever? destacar, tamb?m, a import?ncia da cultura cafeeira para a Rep?blica Velha, enfatizando a posi??o econ?mica e pol?tica do Sudeste do Pa?s em contraposi??o com o Nordeste e sua cultura canavieira. Em seguida, o professor dever? ressaltar a import?ncia dos novos grupos pol?ticos emergentes no Sudeste do Pa?s: alguns ligados ?s novas atividades econ?micas voltadas tamb?m para a ind?stria nascente; outros, de natureza estritamente pol?tica, como o Tenentismo. Por fim, o professor, ao enfatizar a natureza agroexportadora do Brasil localizando a crise econ?mica de 1929 e o seu impacto na estrutura econ?mica nacional.
?
DESENVOLVIMENTO
No Laborat?rio de Inform?tica, o professor dividir? a turma em quatro grupos. Cada um deles dever? desenvolver uma pesquisa com temas ligados ? Revolu??o de 1930, a partir dos sites listados abaixo. Os alunos, por?m, poder?o acrescentar ? pesquisa novos sites.
Cada tema ser? desenvolvido a partir da consulta nos links listados. Durante a pesquisa nos links, os alunos v?o retirar dos textos os elementos centrais necess?rios ao tema que cada grupo est? trabalhando e registrar o trabalho em um relat?rio para futura avalia??o pelo professor. A pesquisa dever? buscar imagens que compor?o o trabalho final dos alunos.
GRUPO 1: ?Antecedentes da Revolu??o de 1930?
Os alunos devem pesquisar os elementos econ?micos, sociais e pol?ticos que caracterizaram a Rep?blica Velha (1889-1930)
Links:
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u38.jhtm
(acessado em 15/04/2011)
http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1593.pdf
(acessado em 15/04/2011)
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/politica-do-cafe-com-leite.jhtm
(acessado em 15/04/2011)
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm
(*acessado em 15/04/2011)
GRUPO 2: ?O Desenvolvimento do Movimento da Revolu??o de 1930?
Os alunos devem pesquisar a forma??o da Alian?a Liberal, as elei??es de 1929 e o assassinato de Jo?o Pessoa
Links:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/9186/1/A-Revolucao-de-1930-Resumo/Paacutegina1.html
(acessado em 16/04/2011)
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm
(acessado em 16/04/2011)
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaode30.htm
(acessado em 16/04/2011)
GRUPO 3: ?Principais fatos e personagens?
Os alunos devem pesquisar e a partir da? compor um quadro cronol?gico dos principais fatos e produzir uma pequena biografia dos personagens mais significativos. Se houver dificuldade em localizar as personagens solicitar a orienta??o do professor
http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-30.htm
(acessado em 16/04/2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930
(acessado em 16/04/2011)
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u55.jhtm
(acessado em 16/04/2011)
http://estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=17
(acessado em 16/04/2011)
http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx
(acessado em 16/04/2011)
http://saibahistoria.blogspot.com/2010/07/morte-de-joao-pessoa-e-revolucao-de-30.html
(acessado em 16/04/2011)
GRUPO 4: ?Impacto pol?tico e econ?mico da Revolu??o de 1930?
Os alunos dever?o pesquisar os efeitos econ?micos, sociais e pol?ticos imediatos produzidos pela Revolu??o de 1930
Links:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/revolucao_1930
(acessado em 16/04/2011)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080326172834AAnl2x5
(acessado em 16/04/2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930
(acessado em 16/04/2011)
Imagem 1
Get?lio Vargas vitorioso na Revolu??o de 1930. Fonte: http://memoriaviva.com.br/ocruzeiro/08111930/081130_1.htm
(acessado em 19/04/2011)
?
Imagem 2:
Corpo de Jo?o Pessoa candidato ? vice-presidente pela Alian?a Liberal . Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_dcJh5I8CIOk/TE10_IN235I/AAAAAAAAIFg/91X7D8sn7tY/s1600/JO%C3%83O+PESSOA+CORPO.jpg
(acessado em 19/04/2011)
?
Imagem 3:
Washington Lu?s, presidente do Brasil deposto pela Revolu??o de 1930. Fonte: http://stormblast.wordpress.com/page/2/
(acessado em 190/04/2001)
?
Imagem 4:
Get?lio Vargas, vitorioso, posa para fotono Pal?cio do Catete, sede do governo federal, no Rio de Janeiro. Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/revolucao_1930
(acessado em 19/04/2011)
AULA 2
A aula 2 ? uma continu??o da aula anterior. Os grupos formados na aula 1 devem ser retomados e devem conluir a pesquisa, produzindo textos que, orientados pelo professor, sintetizem as discuss?es de cada um dos grupos numa prepara??o para o semin?rio da aula seguinte.
AULA 3
O professor dever? reunir a turma em um semin?rio para discutir o resultado das pesquisas das aulas anteriores. Cada grupo deve eleger um representante para expor os resultados das pesquisa de forma a compartilhar com toda a turma o conjunto dos assuntos pesquisados. Com a turma reunida num semin?rio, o professor dever? orientar a discuss?o entre os alunos de forma a estabelecer os antecedentes que produziram o movimento de 1930, seu desenvolvimento e seus desdobramentos. Os alunos dever?o produzir um relat?rio individual sobre as discuss?es do semin?rio, seguindo os t?picos orientados pelo professor.
?
AULA 4
O professor dever? retomar os grupos das aulas anteriores, que trabalhar?o, cada um com o seu tema, na confec??o de textos em formato de reportagens. Para tanto, dever?o utilizar a pesquisa de imagens e o relat?rio produzidos nas aulas anteriores, de forma a compor a primeira p?gina de um jornal sobre o per?odo da Revolu??o de 1930. Al?m das not?cias sobre os acontecimentos econ?micos e pol?ticos, os alunos poder?o acrescentar notas sobre outros assuntos tratados naquele per?odo consultando o seguinte site:
http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC
A id?ia aqui ? selecionar artigos sobre cultura, propagandas, an?ncios de presta??o de servi?os como num jornal
Se n?o houver equipamento apropriado na escola para a produ??o de um jornal, os textos e as imagens poder?o ser aglutinados em cartolinas para exposi??o para toda a escola. Esse trabalho dever? ser afixado em local adequado para que possa ser compartilhado com todos os alunos da escola.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-de-30/revolucao-de-30-2.php
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2777/1/REVOLUCAO-DE-1930/Paacutegina1.html
O professor dever? avaliar a participa??o de cada aluno nas pesquisas em grupo realizadas nos sites e nas discuss?es, sejam elas em grupo, sejam as realizadas no semin?rio. Ser?o tamb?m avaliados os relat?rios de pesquisa produzidos pelos alunos, individualmente e em grupo. Por fim ser? avaliada a composi??o do jornal sobre a Revolu??o de 1930: a qualidade dos textos, a pertin?ncia das imagens selecionadas e consist?ncia das not?cias publicadas.