Portal do Professor

Início do Conteúdo

Popula??es Tradicionais

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Let?cia Oliveira Goulart; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Sociologia Rela??o sociedade / natureza: a quest?o do trabalho e do meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de ?Popula??es Tradicionais?; a hist?ria dos principais grupos, em especial os seringueiros liderados por Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido por ?Chico Mendes?; a import?ncia das Popula??es Tradicionais para o desenvolvimento sustent?vel e para a preserva??o da biodiversidade.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios

Estratégias e recursos da aula

O termo ?Popula??o Tradicional? ? bastante abrangente, ainda que seja conceitualmente bem definido. O ponto de converg?ncia entre os diversos grupos que o comp?em est? no fato de todos terem, pelo menos em parte, uma hist?ria de baixo impacto ambiental e se interessarem em manter ou recuperar, no presente, o controle sobre o territ?rio que exploram e vivem. O reconhecimento de um grupo como Popula??o Tradicional implica em um acordo com o Estado: a presta??o de servi?os ambientais em troca do controle sobre o territ?rio. As Popula??es Tradicionais v?m ganhando visibilidade, sobretudo pela crescente preocupa??o com o meio ambiente. Assim, entender quem s?o estes grupos e como atuam se torna cada vez mais importante na busca de caminhos para a preserva??o ambiental.

seringueiro

Seringueiro extraindo latex. Imagem dispon?vel em: http://www.gentedeopiniao.com.br/hotsite/conteudo.php?news=61346

Atividades

Primeira aula

chico mendes       

Chico Mendes em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Acre. Imagem dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/amazonia/conflito_agrario_em_constante_estado_de_tensao.htm

Comece a aula perguntando aos alunos sobre a hist?ria de Chico Mendes. Deixe que apresentem informa??es, ainda que fragmentadas e/ou equivocadas, e hip?teses sobre a vida do seringueiro. Em seguida, exiba o v?deo Chico Mendes: cartas da Floresta (os v?deos ocupar?o cerca de 25 minutos da aula)

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DtUTqZ4bxMk&feature=related

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=cOFVFf8Ny0Q&feature=related

?

Na Biblioteca e no Laborat?rio de Inform?tica da escola, os alunos dever?o buscar na Internet, em livros, jornais e revistas mais not?cias sobre a atua??o pol?tico-ambiental e o assassinato do l?der seringueiro. A pesquisa poder? ser feita em grupos, mas as anota??es dever?o ser individuais. N?o ? necess?rio produzir um texto formal, mas os alunos dever?o levar para a pr?xima aula as anota??es e o material coletado durante a pesquisa.

Segunda aula

Distribua as carteiras da sala em um ?nico c?rculo. Fa?a uma r?pida discuss?o com os alunos sobre o material coletado sobre a vida e atua??o de Chico Mendes. Em seguida, divida a classe em tr?s grupos para a simula??o do julgamento dos r?us acusados pela morte de Chico Mendes: um grupo ser? respons?vel pela defesa, o outro pela acusa??o e o terceiro compor? o j?ri popular. Os alunos dever?o usar o material coletado para auxili?-los na apresenta??o dos argumentos.

Tarefa de casa: os alunos dever?o ler para a pr?xima aula o texto ?Popula??es tradicionais e a prote??o dos recursos naturais em unidades de conserva??o? (dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/n5/n5a07.pdf).

Terceira aula

O professor dever? apresentar o v?deo Cultura e Popula??o Tradicional (Jericoacoara).

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=p1yTqWKZaQg

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ub0Q9V2cz4s&feature=related

Divida os alunos em grupos. Para o maior rendimento da discuss?o e participa??o dos alunos, sugerimos que os grupos tenham no m?ximo sete alunos. Com base no texto lido e no v?deo, os alunos dever?o discutir e redigir um pequeno texto argumentativo, com cerca de duas laudas, sobre a rela??o entre ?Popula??o Tradicional e preserva??o ambiental?. ? interessante que o aluno expresse sua opini?o no texto constru?do, propondo alternativas para a conserva??o ambiental e para a preserva??o da cultura destas comunidades. Estimule os alunos a posicionarem-se em rela??o a temas pol?micos, como a presen?a humana em unidades de conserva??o ambiental e o uso de novas tecnologias dentro destes grupos.

Quarta aula

Leve os alunos ? Sala de Inform?tica e divida-os em grupos. No site do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Popula??es Tradicionais (http://www.ibama.gov.br/resex/cnpt.htm), os grupos dever?o escolher uma Popula??o Tradicional para realizar uma pesquisa mais aprofundada. Com o material que conseguirem coletar (textos, v?deos e imagens), os grupos dever?o montar uma apresenta??opara expor ao restante da classe. Os alunos dever?o abordar, sobretudo, o modo de vida e a organiza??o social destes grupos, bem como a rela??o que estabelecem com o ambiente em que est?o inseridos. O trabalho poder? ser montado em forma de cartaz, v?deo ou PowerPoint, privilegiando as formas mais din?micas de apresenta??o.

Recursos Complementares

- V?deo do Discovery Chanel sobre Chico Mendes (narra??o em espanhol).

Parte 1: (http://www.youtube.com/watch?v=q5ejS7fBzV4)

Parte 2: (http://www.youtube.com/watch?v=Zt7gmlrWON4).

?

- Texto: ?Desenvolvimento sustent?vel ou sociedades sustent?veis: da cr?tica dos modelos aos novos paradigmas?, de Ant?nio Carlos Diegues (http://www.seade.sp.gov.br/produtos/spp/v06n01-02/v06n01-02_05.pdf).

Avaliação

Todas as atividades dever?o ser pontuadas, cabendo ao professor avaliar o dom?nio do conte?do, a qualidade da reda??o e a participa??o dos alunos nas tarefas solicitadas.

?

?

Aula

Atividade a ser avaliada

Crit?rios de avalia??o

1?. e 2?. aulas

Julgamento simulado

  • Participa??o e capacidade argumentativa dos alunos.

3?. aula

Reda??o

  • Capacidade argumentativa.
  • Conte?do apresentado.
  • Coes?o e qualidade do texto.

4?. aula

Apresenta??o do trabalho

  • Participa??o do aluno na apresenta??o.
  • Dom?nio do conte?do.
  • Qualidade do trabalho.
  • Criatividade.