BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Priscila Brasil Gon?alves Lacerda
Prof. Luiz Ant?nio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Primeiro objetivo: Levar os alunos a compreenderem as rela??es sem?nticas estabelecidas entre elementos principais e seus adjuntos.
Segundo objetivo: Conduzir os alunos a uma reflex?o sobre o uso das constru??es em adjun??o, fazendo a diferencia??o entre adjunto do nome e adjunto do verbo.
Terceiro objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos no uso de adjuntos adnominais e de adjuntos adverbiais em produ??es de texto.
Seria importante que os alunos j? tivessem estudado a estrutura do per?odo simples, considerando o que a gram?tica tradicional chama de termos essenciais da ora??o.
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Atividade 1
Para esta primeira atividade, o professor deve tomar como ponto de partida as seguintes ora??es:
Os alunos devem ser instigados a pensar sobre as seguintes quest?es, que devem ser enviadas para cada netbook com o aux?lio do Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
a) Qual dessas ora??es, considerada fora de um texto, causa estranhamento pela falta de complemento depois do verbo?
b) Formule duas perguntas cujas respostas sejam, respectivamente, as frases em 1 e 2.
c) Complete as ora??es em 1 e 2, colocando depois do verbo express?es que designem: lugar, tempo, modo, intensidade, finalidade, causa, instrumento e companhia.
d) Procure no campo de buscas do Google [Aplicativos > Servi?os de Internet > Google] frases com os verbos "trabalhar" e "fazer". Para tanto, digite no campo de buscas do referido s?tio uma das formas conjugadas do verbo, entre aspas: "trabalha" ou "trabalhou" ou "trabalharemos", etc; e "fizeram" ou "far?" ou "fa?o", etc. Copie algumas senten?as encontradas por voc? e descreva, do ponto de vista sem?ntico (o sentido) e do ponto de vista formal (a classe de palavras), as express?es que acompanham a forma verbal pesquisada.
Observa??es: 1) Esta atividade deve ser feita em conjunto.
2) O professor deve solicitar aos alunos que leiam em voz alta alguns exemplos constru?dos e encontrados na internet, para que eles possam comparar as rela??es sem?nticas e sanar eventuais d?vidas que tenham tido ao completar as suas frases.
3) O objetivo principal deste exerc?cio ? fazer que os alunos reconhe?am a diferen?a entre elementos essenciais e elementos acess?rios da ora??o. Eles devem perceber que o verbo "trabalhar" aceita diversos adjuntos, mas pode ocorrer sem complemento, ao passo que o verbo "fazer" exige um complemento. Ou seja, antes de acrescentar express?es que manifestem lugar, tempo, modo, finalidade, causa, instrumento ou companhia, o verbo "fazer" demandou o acr?scimo de uma express?o que lhe complete o sentido.
Para finalizar esta atividade, o professor deve enviar aos alunos os per?odos a seguir, mais uma vez com o aux?lio do Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo]. Os alunos devem reconhecer e classificar, em cada um dos per?odos, as express?es que denotam: lugar, tempo, modo, finalidade, causa, instrumento e companhia.
Depois que os alunos tiverem feito o exerc?cio, o professor deve promover uma discuss?o para verificar as respostas apresentadas por eles.
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Atividade 2
No segundo momento da aula, o professor deve solicitar aos alunos que acessem o s?tio <http://roparabia.tripod.com/antologia/antologia/autores/josepaulopaes.htm> e leiam o "Poema circense", de Jos? Paulo Paes.
Em seguida, o professor deve enviar aos alunos o mesmo poema, com algumas palavras em destaque, e alguns questionamentos utilizando o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
Poema circense
Jose Paulo Paes
Atirei meu cora??o ?s areias do circo, como se atira ao mar ?ncora aflita.
Ningu?m bateu palmas.
O trapezista sorriu, o le?o farejou-me desdenhosamente, o palha?o zombou de minha sombra fat?dica.
S? a pequena bailarina compreendeu.
Em suas m?os de opala, meu cora??o refletia as nuvens de outono, os jogos de inf?ncia, as vozes populares
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Depois de muitas quedas, aprendi.
Sei agora vestir, com razo?vel destreza, os risos da hiena, a fr?gil polidez dos elefantes, a eleg?ncia marinha dos corc?is.
Todavia, quando as luzes se apagam, readquiro antigos poderes e voo.
Voo para um mundo sem espelhos falsos, onde o sol devolve a cada coisa a sombra natural e onde n?o h? aplausos, porque tudo ? justo, porque tudo ? bom.
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Depois que os alunos tiverem feito uma primeira leitura, o professor deve promover um estudo do poema a partir das quest?es de "a" a "d":
a) Qual ? o sentimento apresentado pelo eu-l?rico?
b) Dentro do poema, cada uma das express?es em destaque est? associada a outra express?o, caracterizando esta ?ltima. Identifique quais s?o essas express?es caracterizadas por cada uma das express?es em destaque.
c) Descreva, do ponto de vista formal, as express?es em destaque. Ou seja, identifique a classe de palavras ou a combina??o de classes de palavras que constituem tais express?es.
d) Se as express?es em destaque fossem eliminadas, o poema faria sentido? O que ocorreria com o sentido das express?es a que elas est?o associadas?
e) Substitua as express?es em destaque por outras, trabalhando para que o poema manifeste um sentimento do eu-l?rico diferente do apresentado originalmente.
Observa??o: O objetivo principal desta atividade ? levar os alunos a perceberem que, embora os adjuntos sejam considerados elementos acess?rios, e por isso podem ser eliminados sem que as frases se tornem n?o aceit?veis, eles fazem grande diferen?a para o sentido das express?es que modificam.
Dando continuidade a esta atividade, o professor deve propor a seguinte reflex?o aos alunos:
1. As express?es com as quais trabalhamos nesta atividade e na atividade anterior s?o chamadas pela gram?tica de ADJUNTOS. O que diferencia os adjuntos que destacamos no poema de Jos? Paulo Paes daqueles com os quais trabalhamos nos exerc?cios da atividade anterior?
2. Encontre no poema de Jos? Paulo Paes um exemplo de adjunto que fa?a parte do grupo com o qual trabalhamos na Atividade 1 e explicite a ideia (se ? de tempo, de lugar, de modo, etc) expressa por ele.
Durante esta reflex?o, o professor deve introduzir a designa??o ADJUNTO ADVERBIAL e ADJUNTO ADNOMINAL.
Para finalizar esta atividade, o professor deve indicar aos alunos o v?deo http://www.youtube.com/watch?v=B-FSU0Yqoas. Depois que os alunos tiverem assitido ao v?deo uma primeira vez, o professor deve chamar a aten??o dos alunos para os usos da express?o "na internet" no v?deo a que acabaram de assistir. Os alunos devem avaliar quando se trata de uma ADJUNTO ADVERBIAL e quando se trata de um ADJUNTO ADNOMINAL.
Atividade 3
O professor deve solicitar aos alunos que se re?nam em duplas e acessem o s?tio <http://www.pensador.info/frase/MTM3OTAy/>, em que ir?o encontrar um texto de Lu?s Fernando Ver?ssimo.
Depois que os alunos tiverem lido o texto, o professor deve enviar a eles as quest?es a seguir com o aux?lio do Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
a) Em que fato reside o humor do texto?
b) Os adjuntos adverbiais podem denotar circunst?ncias de lugar, tempo, modo, intensidade, finalidade, causa, instrumento, companhia etc. Destaque no texto express?es que fa?am o papel de adjuntos adverbiais e classifique-as.
c) Uma caracter?stica dos adjuntos adverbiais ? que frequentemente eles podem ser deslocados dentro da ora??o. Fa?a os deslocamentos poss?veis com os adjuntos adverbiais encontrados por voc? na quest?o anterior e verifique se houve mudan?a de sentido.
d) Os adjuntos adverbiais s?o chamados de termos acess?rios da ora??o, ou seja, termos que trazem um dado novo ? ora??o, mas s?o dispens?veis ? compreens?o da mensagem. Fa?a o teste, retirando do texto os adjuntos adverbiais destacados por voc?. O texto continua fazendo sentido? A constru??o do humor do texto foi afetada? Explique.
e) Os adjuntos adnominais tamb?m s?o compreendidos pela gram?tica como termos acess?rios da ora??o, pois tamb?m eles poderiam ser eliminados sem preju?zo para a compreens?o da mensagem. Destaque no texto os adjuntos adnominais e verifique se essas express?es realmente podem ser eliminadas do texto. Qual ? o papel dessas express?es na constru??o do sentido do conto de fadas?
f) Individualmente, crie outro pequeno conto de fadas, substituindo os adjuntos adverbiais e os adjuntos adnominais destacados no texto de Lu?s Fernando Ver?ssimo.
Depois que os alunos tiverem feito os exerc?cios propostos nesta atividade, o professor deve promover uma discuss?o a fim de verificar as respostas apresentadas pelos alunos.
Observa??o: Sugerimos que o professor solicite aos alunos que exponham para a turma o conto que fizeram utilizando o KPresenter [Aplicativos > Suite de Escrit?rio > Gerador de Apresenta??es (KPresenter)]. Acreditamos que, dessa forma, os alunos se sentir?o mais motivados a produzir o texto.
Atividade 4
Para finalizar esta aula, o professor deve apresentar aos alunos o pequeno trecho a seguir, tamb?m utilizando o recurso do KPresenter [Aplicativos > Suite de Escrit?rio > Gerador de Apresenta??es (KPresenter)] e solicitar que eles respondam oralmente ? quest?o: por que n?o podemos considerar as express?es em destaque como adjuntos?
O outro vestibular
A disputa por um emprego nas maiores empresas brasileiras est? come?ando para os estudantes que concluir?o a faculdade no final do ano. Quem j? passou pela experi?ncia sabe que, perto dela, o funil do vestibular parece brincadeira. Dos numerosos jovens que se candidataram a uma vaga da firma Cargill, que atua no ramo de alimentos, apenas uma pequena parcela revelou inclina??o para o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Em todas as grandes companhias que adotam a pol?tica de recrutar profissionais rec?m-formados, a disputa por uma vaga ? mais pesada do que nas mais concorridas universidades brasileiras. Durante o programa de treinamento, o jovem trainee ter? acesso a diferentes departamentos da empresa. Se ele tiver dom?nio do uso de computadores, suas chances de ser escolhido aumentar?o. "Hoje as empresas querem pessoas com senso cr?tico, que saibam apontar problemas e sugerir solu??es", afirma a respons?vel pelo programa de treinamento da Gessy Lever. A primeira triagem ? feita entre os curr?culos que chegam ?s empresas. Nesta fase, mais da metade dos candidatos ? eliminada. A capacidade para trabalhar em equipe e a desenvoltura para lidar com problemas ser?o muito ?teis ao candidato que estiver lutando por uma vaga como jovem trainee. (?)
Fonte: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx, Edi??o 1557 - 29 de julho de 1998, acessada em 14 de agosto de 2010.
Para informa??es sobre os temas tratados nesta aula, ver os s?tios a seguir, consultados dem 15 de agosto de 2010.
Adjunto adverbial: http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Termos_acess%C3%B3rios/Adjunto_adverbial
Adjunto adnominal: http://www.lpeu.com.br/a/Adjunto-Adnominal.html
Termos acess?rios da ora??o: http://pt.wikipedia.org/wiki/Termos_acess%C3%B3rios_da_ora%C3%A7%C3%A3o
Para explica??es mais detalhadas sobre os adjuntos, ver: BECHARA, Evanildo. Moderma gram?tica portuguesa. 37 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.