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A forma??o do movimento oper?rio brasileiro na Primeira Rep?blica: pr?ticas e ide?rios

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Eduardo Frankiw de Andrade, Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos ir?o aprender sobre ?A forma??o do movimento oper?rio brasileiro na Primeira Rep?blica: pr?ticas e ide?rios?: quais s?o os elementos que configuram os principais meios de atua??o pol?tica e social do movimento oper?rio brasileiro durante as tr?s primeiras d?cadas da Primeira Rep?blica (1889 ? 1921); identificar as principais correntes revolucion?rias atuantes em meio ao operariado brasileiro durante este per?odo; estabelecer um paralelo entre a atua??o sindicalista deste per?odo e a atua??o dos sindicatos contemporaneamente.

Duração das atividades

Seis aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O Segundo Imp?rio Brasileiro (1842 - 1889);
  • O abolicionismo e o republicanismo no Segundo Imp?rio Brasileiro (1871 - 1889);
  • A proclama??o da Rep?blica no Brasil (1889);
  • A estrutura pol?tica e social da Primeira Rep?blica no Brasil (1889 - 1930);
  • A imigra??o europeia para o Brasil (1880 - 1930);
  • A hist?ria dos ide?rios e pr?ticas do movimento oper?rio europeu (s?c. XIX).

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O AO TEMA PARA OS PROFESSORES

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O desenvolvimento dos primeiros parques industriais em solo brasileiro nas d?cadas finais do s?culo XIX e iniciais do s?culo XX teve como consequ?ncia direta o fomento de pol?ticas imigrat?rias de bra?os qualificados por parte da nascente Rep?blica no Brasil. Concomitantemente ? instala??o dos primeiros parques industriais nas grandes cidades brasileiras de ent?o, nasceu nestas cidades um novo ator pol?tico: o operariado urbano. Dos trabalhadores que imigraram nestes anos para o Brasil, muitos deles traziam consigo um hist?rico de lutas, de ide?rios e de pr?ticas vivenciado em suas p?trias pregressas. Este hist?rico em muito auxiliou na organiza??o dos trabalhadores brasileiros enquanto atores pol?ticos e sociais a reagirem ante uma realidade pautada pelos baixos sal?rios, pelas prec?rias condi??es de alimenta??o e moradia e pelo completo descaso dos poderes p?blicos ent?o instaurados perante sua situa??o. Procurando inspirar-se em um arcabou?o de ideias que perpassava elementos do anarquismo e do sindicalismo revolucion?rio, tais trabalhadores foram fundamentais na configura??o de uma estrutura de movimento oper?rio no Brasil pautado pela rejei??o ? participa??o nas institui??es pol?ticas tradicionais, pela organiza??o dos trabalhadores em jornais, sindicatos e ligas de resist?ncia e pela ado??o de pr?ticas pol?ticas de a??o direta visando concretizar o atendimento de suas reivindica??es.

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Na organiza??o do movimento oper?rio brasileiro em seus primeiros anos, a ado??o de uma t?tica de a??o pol?tica pautada pela rejei??o aos meios institucionais de participa??o e reivindica??o pol?tica existentes no Brasil da Primeira Rep?blica singularizou sua configura??o como ator pol?tico. Longe de ser uma nega??o da necessidade da atua??o pol?tica, a prefer?ncia pela organiza??o dos trabalhadores por meio de suas associa??es e sindicatos instaurava no Brasil um novo conjunto de a??o pol?tica: a a??o direta. Pautada pela ideia da autonomia do agir pol?tico oper?rio diante das institui??es tradicionais de participa??o pol?tica, a no??o de a??o direta trazia consigo a ideia de constru??o de pr?ticas visando ao bem-estar e ? emancipa??o do trabalhador como resultado direto de sua pr?pria organiza??o, independentemente de quaisquer legisla??es ou pol?ticas p?blicas a regular seus direitos. Nesse sentido, a a??o direta, base tanto do sindicalismo revolucion?rio quanto do anarquismo, principais ideologias presentes neste per?odo em meio aos oper?rios, pressup?e o exerc?cio e a constru??o de direitos como conquista do trabalhador por meio de sua atua??o pol?tica independente.

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Visando a um melhor aprendizado dos alunos, em particular no que tange ao compartilhamento do aprendizado obtido nas aulas, as atividades propostas (semin?rios, pesquisas, coleta de imagens e reda??o de artigos) dever?o resultar num blog elaborado pelos pr?prios alunos na aula 5.

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DESENVOLVIMENTO

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AULA 1

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o sobre o Primeiro Congresso Oper?rio Brasileiro: marco do crescimento da organiza??o do operariado no Brasil durante a Primeira Rep?blica, realizado no Rio de Janeiro em 1906. Este Congresso definiu todo um conjunto de diretrizes a serem adotadas pelas nascentes associa??es oper?rias no que tange ? sua atua??o pol?tica. Da organiza??o ao posicionamento do operariado ante os diversos temas, o Primeiro Congresso, em suas resolu??es, traduziu muito das concep??es pol?ticas predominantes em meio ? milit?ncia revolucion?ria de ent?o no movimento oper?rio brasileiro.

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Desenvolvimento

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A partir da leitura da primeira resolu??o deste Congresso, os alunos, divididos em dois grupos, dever?o fazer uma interpreta??o descritiva oral em semin?rio das implica??es pr?ticas do modelo e das finalidades de organiza??o do operariado aprovados nesta resolu??o:

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"RESOLU??ES

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Estando, pois, constitu?do o Congresso, passou-se ? discuss?o dos temas, ficando resolvido o que se segue.

Sobre Orienta??o:

Tema 1: A sociedade oper?ria deve aderir a uma pol?tica de partido ou conservar sua neutralidade? Dever? exercer uma a??o pol?tica?

Considerando que o operariado se acha extremamente dividido pelas suas opini?es pol?ticas e religiosas;

que a ?nica base s?lida de acordo e de a??o s?o os interesses econ?micos comuns a toda a classe oper?ria, os de mais clara e pronta compreens?o;

que todos os trabalhadores, ensinados pela experi?ncia e desiludidos da salva??o vinda de fora da sua vontade e a??o, reconhecem a necessidade inilud?vel da a??o econ?mica direta de press?o e resist?ncia, sem a qual, ainda para os mais legalit?rios, n?o h? lei que valha;

o Congresso Oper?rio aconselha o proletariado a organizar-se em sociedades de resist?ncia econ?mica, agrupamento essencial e, sem abandonar a defesa, pela a??o direta, dos rudimentares direitos pol?ticos de que necessitam as organiza??es econ?micas a p?r fora do sindicato a luta pol?tica especial de um partido e as rivalidades que resultam da ado??o, pela associa??o de resist?ncia, de uma doutrina pol?tica ou religiosa, ou de um programa eleitoral."

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A ?ntegra dasresolu??es do Primeiro Congresso Oper?rio Brasileiro, realizado em 1906, encontra-se no seguinte link:

http://pt.scribd.com/doc/48450691/BASES-DE-ACORDO-DA-CONFEDERACAO-OPERARIA-BRASILEIRA-APROVADAS-PELO-PRIMEIRO-CONGRESSO-OPERARIO-BRASILEIRO-1906

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A partir da leitura da primeira resolu??o do Congresso Oper?rio Brasileiro de 1906, o professor dever? trabalhar, em um debate orientado em um semin?rio com os alunos, as implica??es pr?ticas do modelo e das finalidades das organiza??es oper?rias propostas nesta resolu??o. Para tanto, o professor dever? dividir a sala em dois grupos, cada qual respons?vel por discutir e responder a duas das quatro perguntas. Ao GRUPO 1, dever? ser pedido que discuta entre si e elabore respostas orais para as perguntas 1 e 2. Ao GRUPO 2, dever? ser pedido que discuta entre si e elabore respostas orais ?s perguntas 3 e 4. As perguntas seguem abaixo:

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1) O que significa a rejei??o aos instrumentos institucionais de participa??o pol?tica presentes na Primeira Rep?blica? (Diante das condi??es excludentes de participa??o pol?tica consagradas durante a Primeira Rep?blica e da neglig?ncia dos poderes p?blicos diante da situa??o econ?mica e social dos oper?rios neste per?odo, rejeitar os instrumentos de participa??o pol?tica institucionalmente existentes indicava uma percep??o de materializa??o dos direitos e reivindica??es dos trabalhadores como fruto de sua organiza??o cidad? aut?noma e do exerc?cio constante da a??o pol?tica visando ? conquista de seus direitos.)

2) Como se dava o uso dos direitos pol?ticos nas concep??es de atua??o pol?tica dos oper?rios de ent?o? (Tendo em vista a rejei??o da arena da pol?tica institucional como campo de luta, a prefer?ncia pela a??o pol?tica no espa?o da produ??o n?o envolvia somente a reivindica??o de melhores sal?rios e de melhores condi??es de trabalho, mas tamb?m a pr?tica e a defesa constante de direitos constitucionalmente assegurados como o de liberdade de express?o e de manifesta??o na atua??o pol?tica oper?ria, vendo estes direitos como arcabou?os que garantiam a continuidade e a legitimidade de sua atua??o na esfera do trabalho.)

3) Qual o objetivo de se rejeitar uma doutrina dominante nos sindicatos e na atua??o dos oper?rios? (Longe de significar a nega??o das nuances e dos distintos ide?rios em concorr?ncia em meio ao movimento oper?rio brasileiro de ent?o em favor de sua luta no plano do espa?o de produ??o, a rejei??o ao predom?nio doutrin?rio nas associa??es autonomamente constitu?das significava o desejo de transforma??o das sociedades de resist?ncia em foro de permanente e plural debate de diferentes formas de atua??o pol?tica, de acordo com as especificidades do contexto de uma determinada luta, tendo por pano de fundo comum a igualdade da situa??o de explora??o econ?mica vivenciada pelos oper?rios.)

4) Por que do uso das sociedades aut?nomas de resist?ncia como forma de organiza??o? (A ideia da associa??o aut?noma dos oper?rios se embasava na vis?o de uma rela??o direta e permanente destas com o cotidiano de seus associados, entendendo esta rela??o horizontal como forma ?nica de legitimidade dos sindicatos em representar os anseios dos oper?rios. A vis?o da associa??o oper?ria como espa?o de atua??o do trabalhador envolvia n?o somente sua configura??o como organiza??o voltada ao amparo do trabalhador em situa??es de disputa na esfera produtiva, como no caso das greves, mas tamb?m sua condi??o de espa?o de amparo diante das consequ?ncias de sua realidade econ?mica, tornando assim as associa??es lugares de intercomunica??o entre organiza??es oper?rias e promo??o de aspectos da cultura oper?ria, por meio da constru??o nestes espa?os de bibliotecas, da produ??o de jornais, de cursos de educa??o e de apresenta??es musicais e teatrais.)

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AULA 2

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o, procurando associar as resolu??es do Congresso Oper?rio Brasileiro de 1906, bem como dos subsequentes Congressos de 1913 e de 1920, a um conjunto de ide?rios revolucion?rios desenvolvidos por duas das correntes predominantes em meio ? milit?ncia oper?ria brasileira nestes anos: o anarquismo e o sindicalismo revolucion?rio. Apesar da perspectiva t?tica comum da a??o direta como instrumento pol?tico revolucion?rio, anarquistas e sindicalistas revolucion?rios se diferiam no que tange ? preponder?ncia dos campos de luta (economia, cultura, pol?tica) que seriam instrumentos ideais de emancipa??o dos trabalhadores.

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Desenvolvimento

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Tendo em vista a vasta influ?ncia do sindicalismo revolucion?rio e do anarquismo nas concep??es de milit?ncia e organiza??o do operariado brasileiro nas primeiras d?cadas da Primeira Rep?blica, o professor dever? manter a divis?o da sala em dois grupos para realizarem uma pesquisa acerca destes dois ide?rios.

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Ao GRUPO 1 dever? ser pedido que pesquise textos, colete imagens e redija conjuntamente um artigo acerca das formas de organiza??o, esferas de atua??o e de milit?ncia pr?prias do sindicalismo revolucion?rio. Ao GRUPO 2 dever? ser pedido que pesquise textos, colete imagens e redija conjuntamente um artigo acerca das formas de organiza??o, esferas de atua??o e de milit?ncia pr?prias do anarquismo. Os links abaixo s?o sugest?es de pesquisa. Se necess?rio, os alunos dever?o expandir as fontes de pesquisa para al?m das sugest?es.

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Links:

http://www.nodo50.org/insurgentes/textos/autonomia/02sindicalismorev.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo

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AULA 3

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o enfatizando que, enquanto ator pol?tico, a milit?ncia oper?ria brasileira desenvolveu um singular conjunto de atividades visando melhorar suas condi??es de vida, de trabalho e de acesso ? cultura durante a Primeira Rep?blica. Buscando o apoio e a participa??o dos trabalhadores, suas diversas atividades no espa?o produtivo, nas ruas e nos sindicatos procuravam promover cultural e politicamente um conjunto de ide?rios disseminados pela milit?ncia, horizontalmente, por interm?dio dos jornais confeccionados por associa??es e agrupamentos de milit?ncia. Dentre estas formas, se encontram uma singular forma de afirmar sua presen?a no espa?o p?blico das grandes cidades, assim como a inclina??o ? execu??o de um conjunto plural de atividades em suas manifesta??es culturais visando conscientizar o trabalhador brasileiro acerca de sua situa??o e de suas perspectivas de transforma??o da realidade que vivenciavam.

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Desenvolvimento

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Mantendo a divis?o dos alunos em dois grupos, estabelecida nas aulas anteriores, os alunos dever?o fazer uma interpreta??o descritiva oral em um semin?rio das imagens abaixo, de acordo com a seguinte estrutura??o de grupos quanto aos temas:

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- GRUPO 1: ?As formas de ocupa??o do espa?o p?blico por parte do movimento oper?rio brasileiro durante a Primeira Rep?blica?;

- GRUPO 2: ?As manifesta??es culturais do movimento oper?rio como meios de conscientiza??o dos trabalhadores?.

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Ao GRUPO 1 dever? ser cedido o seguinte conjunto de imagens:

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Figura 1:

Greve oper?ria

Legenda: Manifesta??o de rua de oper?rios grevistas em S?o Paulo durante os anos 1910. Fonte: TOLEDO, Edilene. Anarquismo e sindicalismo revolucion?rio: trabalhadores e militantes em S?o Paulo na Primeira Rep?blica. S?o Paulo: Perseu Abramo, 2007.

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Figura 2:

Festa oper?ria de rua

Legenda: Cenas de festivais oper?rios em favor do jornal anarquista Voz do Povo, no Rio de Janeiro, nos anos 1920. Fonte: HARDMAN, Francisco Foot. Nem p?tria, nem patr?o! ? Mem?ria oper?ria, cultura e literatura no Brasil. S?o Paulo: Ed. UNESP, 2002.

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Com este grupo, o professor dever? trabalhar as formas de ocupa??o do espa?o p?blico pelo movimento oper?rio no Brasil durante a Primeira Rep?blica, a partir de duas caracter?sticas presentes nestas imagens, que devem ser desenvolvidas nas interpreta??es orais dos alunos em suas discuss?es a partir das seguintes perguntas tem?ticas:

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- Qual era a configura??o tanto das manifesta??es oper?rias quanto dos trabalhadores nelas presentes? (Por meio da promo??o de com?cios e da montagem de piquetes nas ruas nas proximidades das f?bricas, os oper?rios procuravam fazer do espa?o p?blico um lugar de aut?noma delibera??o pol?tica de suas atividades por meio de assembleias, procurando nestas atividades incluir todos os trabalhadores envolvidos, caso de crian?as e de mulheres.)

- Por que do uso das ruas para as suas atividades? (Ao organizarem com recursos pr?prios pequenos festivais em parques e pra?as em favor de sindicatos ou jornais oper?rios, a milit?ncia oper?ria transformava sua ocupa??o dos espa?os p?blicos para uso recreativo em demonstra??es p?blicas de valores disseminados em suas atividades, como a solidariedade e a autonomia de suas manifesta??es diante da permanente amea?a de repress?o ?s suas atividades.)

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Ao GRUPO 2 dever? ser cedido o seguinte conjunto de imagens:

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Figura 1:

Folheto oper?rio

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Legenda: Capa de folheto da s?rie ?Biblioteca Dram?tica Popular?, distribu?da em S?o Paulo no in?cio do s?culo XX. Fonte: HARDMAN, Francisco Foot. Nem p?tria, nem patr?o! ? Mem?ria oper?ria, cultura e literatura no Brasil. S?o Paulo: Ed. UNESP, 2002.

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Figura 2:

An?ncio de jornal oper?rio

Descri??o: An?ncio de festa oper?ria em S?o Paulo no in?cio do s?culo XX. Fonte: HARDMAN, Francisco Foot. Nem p?tria, nem patr?o! ? Mem?ria oper?ria, cultura e literatura no Brasil. S?o Paulo: Ed. UNESP, 2002.

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Com este grupo, o professor dever? trabalhar as manifesta??es culturais da milit?ncia oper?ria como formas de conscientiza??o dos trabalhadores a partir de duas caracter?sticas presentes nestas imagens, que devem ser desenvolvidas nas interpreta??es orais dos alunos,em suas discuss?es, a partir das seguintes perguntas tem?ticas:

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- Por que a tem?tica da literatura sugerida aos trabalhadores era de cunho social? (A dissemina??o de literatura de cunho social visava aproximar os trabalhadores de suas associa??es de classe, buscando em obras culturais que tratavam da tem?tica social a constru??o de um elo entre o que a obra representava em conte?do e a situa??o cotidiana do trabalhador como forma de conscientiz?-lo.)

- Quais eram os objetivos da constru??o de espet?culos culturais nas associa??es oper?rias? (O uso de confer?ncias educacionais, espet?culos teatrais e apresenta??es musicais nas festas oper?rias denotavam a configura??o do festival como um espa?o plural de manifesta??es, buscando, deste modo, aliar ? perspectiva pedag?gica de conscientiza??o destas festas um conjunto variado de atividades visando incentivar ? participa??o direta dos oper?rios no processo de tomada de consci?ncia de sua situa??o e dos meios potenciais de transformar sua realidade.)

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De modo a melhor fixar o conte?do da interpreta??o das imagens cedidas aos dois grupos, o professor deve pedir a cada um dos grupos que redija um resumo de suas interpreta??es para futuro uso no blog a ser confeccionado pelos alunos. 

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AULA 4

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o acerca da politiza??o de diversas camadas do nascente operariado brasileiro neste per?odo como resposta ?s condi??es de vida enfrentadas pelos mesmos nas f?bricas e nas grandes cidades brasileiras da Primeira Rep?blica. Oriundos de diversos pa?ses, no mais das vezes, estes oper?rios vinham ao Brasil para trabalhar em lavouras, migrando para as grandes cidades em virtude das dram?ticas condi??es de vida encontradas nos campos. Dos baixos sal?rios ?s jornadas exaustivas, passando por prec?rias condi??es de moradia e do uso de crian?as nos espa?os de trabalho, a situa??o do operariado de ent?o se caracterizava pela completa aus?ncia de qualquer preocupa??o por parte dos Poderes P?blicos com a sua sorte.

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Desenvolvimento

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Nesta aula, os alunos, ainda divididos em dois grupos, dever?o assistir ao document?rio Os Libert?rios (dire??o de Lauro Escorel Filho; Brasil, 1976). A partir das informa??es trazidas pelo document?rio, o grupo 1 dever? redigir um artigo relatando a forma??o do operariado no Brasil e as origens dos trabalhadores que compunham as primeiras massas oper?rias brasileiras. J? o grupo 2 dever? redigir um artigo relatando as condi??es de subsist?ncia e trabalho vivenciadas por estes trabalhadores a partir das informa??es trazidas pelo document?rio. Os links para este document?rio, dividido em tr?s partes de dez minutos, seguem abaixo:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=qh3H8mtFe6U

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=LuyozCk93VM&feature=related

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=6wTNxqBbsCc&feature=related

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AULA 5

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o, colocando em cena que parte essencial para o desenvolvimento e a dissemina??o dos ide?rios organizacionais vigentes em meio aos oper?rios da Primeira Rep?blica e contemporaneamente se encontra na confec??o de seus meios pr?prios de comunica??o de suas ideias, bem como de sua realidade e de suas reivindica??es. Nesse sentido, a organiza??o e o funcionamento de meios independentes de imprensa, tanto na Primeira Rep?blica quanto atualmente, ? essencial para a configura??o da autonomia do oper?rio como ator pol?tico portando uma agenda de reivindica??es pr?prias.

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Desenvolvimento

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A partir das informa??es trazidas pelo professor nas aulas anteriores, bem como das atividades realizadas pelos alunos a partir das tem?ticas das aulas (texto, document?rio, imagens das pesquisas e das discuss?es e artigos redigidos pelos dois grupos), os mesmos dever?o trabalhar conjuntamente para construir um blog mural tendo por tema: ?O movimento oper?rio na Primeira Rep?blica: Pr?ticas e Ide?rios?.

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Tendo em vista a praticidade de cria??o de conta, bem como a facilidade de manuseio dos recursos do blog, recomenda-se hospedar o blog no dom?nio do s?tio worldpress. Se os alunos j? estiverem familiarizados com a confec??o de blogs hospedados em outros dom?nios, deve-se recomendar que o fa?am nos mesmos. O link para a confec??o de conta em dom?nio worldpress segue abaixo:

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https://pt-br.wordpress.com/signup/

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O professor deve estimular os alunos ao compartilhamento do blog aos colegas de outras turmas atrav?s do uso de seus perfis em redes sociais como o orkut ou o facebook, visando deste modo incentivar a socializa??o dos conhecimentos entre os demais estudantes da escola.

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AULA 6

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Contextualiza??o

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O professor dever? fazer uma breve introdu??o sobre a import?ncia fundamental da forma??o de uma milit?ncia oper?ria no Brasil da Primeira Rep?blica para o desenvolvimento posterior das lutas reivindicativas, visando a melhores condi??es de subsist?ncia e trabalho por parte dos trabalhadores brasileiros nas d?cadas seguintes. Sua organiza??o resultou tanto na confec??o de leis que lhe assegurassem direitos quanto de legisla??es que limitassem e controlassem o seu funcionamento. Heran?a das lutas pr?ticas por direitos pol?ticos e sociais desenvolvidas neste per?odo, o sindicalismo contempor?neo surgido no Brasil nos anos finais da Ditadura Civil-Militar (1964 ? 1985) ainda traz consigo os anseios de transforma??o das estruturas pol?ticas e sociais portadas por milh?es de trabalhadores brasileiros.

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Desenvolvimento

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A partir das informa??es contidas na entrevista realizada com o historiador Guilherme Marques Soninho, presentes no link abaixo, que traz informa??es acerca do desenvolvimento do sindicalismo no Brasil contempor?neo, o professor dever? promover um debate orientado com os alunos acerca das semelhan?as e diferen?as entre as concep??es de milit?ncia oper?ria na Primeira Rep?blica e a milit?ncia oper?ria nos dias atuais, a partir da seguinte pergunta tem?tica: ?O que permaneceu e foi modificado nas concep??es de organiza??o e atua??o do operariado da Primeira Rep?blica para o Novo Sindicalismo surgido nos anos 1970??. Nesta ?ltima atividade, voltada ? compara??o entre os movimentos sindicais contempor?neos e os existentes durante a Primeira Rep?blica, o professor deve estimular a discuss?o oral dos alunos da quest?o, a partir da elabora??o de respostas individuais para a pergunta tem?tica.

Link: http://www.piratininga.org.br/artigos/2005/65/soninho-entrevista.html

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CONCLUS?O

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Os alunos dever?o ser incentivados a perceber a rela??o entre a exist?ncia de uma vida pol?tica democr?tica e socialmente inclusiva e a constitui??o de formas de milit?ncia dos trabalhadores visando conquistar e assegurar direitos sociais e trabalhistas. A partir das aulas e das atividades propostas, o aluno dever? ser levado a perceber a import?ncia de sua participa??o pol?tica no espa?o de trabalho para a conquista de direitos, benef?cios e transforma??es na realidade em que vive.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de compreens?o dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpreta??o oral e escrita dos textos e imagens cedidas e adquiridas em pesquisa, assim como na sua atividade de pr?tica de pesquisa, elabora??o e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas.