BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Priscila Brasil Gon?alves Lacerda
Prof. Luiz Ant?nio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Primeiro objetivo: Fazer que os alunos percebam as diferen?as sem?nticas existentes entre ora??es adjetivas restritivas e explicativas.
Segundo objetivo: Ressaltar a import?ncia da diferencia??o entre ora??es adjetivas restritivas e explicativas na constru??o de textos.
Terceiro objetivo: Levar os alunos ao aprimoramento do uso dessas ora??es na constitui??o e na interpreta??o de referentes no discurso.
Seria importante que os alunos j? tivessem estudado o adjunto adnominal e o aposto, a estrutura de um per?odo simples - sujeito e predicado ? e j? tivessem tamb?m desenvolvido uma reflex?o sobre as rela??es sem?nticas nas constru??es em adjun??o nominal (ver aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31450, de nossa autoria).
Atividade 1
O professor deve enviar um arquivo em KPresenter [Aplicativos > Suite de Escrit?rio > Gerador de Apresenta??es (KPresenter)], que cont?m a frase e os questionamentos a seguir, utilizando o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
Um jogador iniciante se orienta principalmente pela esperan?a de aparecer boas cartas que o deixem com uma m?o forte.
Os alunos devem ent?o ser instigados ? reflex?o a partir dos questionamentos de "a" a "d".
a) Vamos contextualizar esta frase. Ela pode estar falando de jogadores de qu?? Como voc? chegou a esta hip?tese?
b) Quais s?o os adjetivos que voc? encontra nesta frase? O que eles caracterizam? (Observa??o: Caso julgue necess?rio, o professor deve solicitar aos alunos que consultem o s?tio http://www.gramaticaonline.com.br/texto/1118/Adjetivos_restritivos_e_explicativos, para verificar o conceito de "adjetivo".)
c) A express?o "que o deixem com uma m?o forte" tem valor de adjetivo. O que diferencia essa express?o dos adjetivos que voc? apontou na quest?o "b"?
d) Qual ? o elemento caracterizado pela express?o "que o deixem com uma m?o forte"? Que palavra liga tal express?o ao elemento caracterizado por ela (pela express?o)?
e) Transforme os adjetivos encontrados na quest?o "b" em ora??es.
?
Atividade 2
O professor deve enviar aos alunos as ora??es de I a IV, com o aux?lio do Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo] e deve, oralmente, instigar os alunos a refletirem sobre a coloca??o de v?rgula entre ora??o principal e ora??o subordinada adjetiva.
Como decidir entre colocar ou n?o uma v?rgula na ora??o que tem valor de adjetivo?
I. Meus alunos que foram bem na prova ser?o aprovados.
II. Meus alunos, que foram bem na prova, ser?o aprovados.
Levante hip?teses: Qual a diferen?a de sentido entre as frases I e II?
Explica??o: Em I, eu falo apenas dos alunos que foram bem na prova, ou seja, eu fa?o uma refer?ncia restritiva, mas existem outros alunos que n?o foram bem na prova. Por outro lado, em II, eu falo de todos os alunos e explico que todos esses alunos foram bem na prova, eu fa?o uma refer?ncia mais gen?rica.
Vejamos mais um par de exemplos:
III. A Laura que estuda na UFMG foi para a Fran?a.
IV. A Laura, que estuda na UFMG, foi para a Fran?a.
Explica??o: Para quem conhece mais de uma Laura, a frase III restringe de que Laura se fala. Para quem conhece apenas uma Laura, a frase IV lembra que a conhecida Laura tem uma liga??o com a UFMG.
Para sistematizar essas reflex?es, o professor deve solicitar que eles assistam ao v?deo http://www.youtube.com/watch?v=XKuklN0kzRo, por meio do qual os alunos ter?o acesso ? nomenclatura ORA??O ADJETIVA RESTRITIVA e ORA??O ADJETIVA EXPLICATIVA.
O professor deve propor ainda que alguns alunos criem pares de exemplos a serem sorteados e explicados oralmente por seus colegas.
Finalizando esta atividade, sugerimos que os alunos leiam o primeiro par?grafo do texto sobre a fauna australiana, encontrado no s?tio http://www.west1.com.br/pages.php?recid=59.
Depois que os alunos tiverem lido o fragmento de texto sugerido, o professor deve enviar a eles o questionamento a seguir, utilizando, mais uma vez, o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
Segundo o texto, qual das frases de cada par pode ser considerada correta? Explique.
1. a) O canguru vermelho que pode ser encontrado na Austr?lia ? um mam?fero.
b) O canguru vermelho, que pode ser encontrado na Austr?lia, ? um mam?fero.
2. a) 93% dos anf?bios que foram catalogados na Austr?lia somente podem ser encontrados neste pa?s.
b) 93% dos anf?bios, que foram catalogados na Austr?lia, somente podem ser encontrados neste pa?s.
?
Atividade 2
Para iniciar esta atividade, o professor deve retomar os per?odos III e IV mencionados na atividade anterior e propor os seguintes questionamentos:
a) Os verbos "estudar" e "ir", no par de per?odos apresentados em III e IV, fazem refer?ncia ao mesmo agente da a??o. Identifique-o.
b) Distribua as informa??es apresentadas em III ou IV, que s?o per?odos compostos (isto ?, per?odos formados por mais de um verbo ou locu??o verbal), em duas ora??es (isto ?, per?odos formados por um s? verbo ou locu??o verbal).
c) Fa?a agora o caminho inverso. Transforme os pares de ora??es a seguir em um per?odo composto.
Sugerimos os alunos fa?am um quadro esquem?tico em Kword [Aplicativos > Suite de Escrit?rio > Kword], com as respostas dadas ao item "c", e enviem-no ao professor, utilizando o Mesageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo]. Vejamos:
?
Respostas ao item "c" do exerc?cio: |
Pronomes relativos |
Outros exemplos: |
1. Natal, onde eu nasci, fica a apenas 190 km de Jo?o Pessoa. |
onde |
? |
2. Porto de Galinhas, aonde as meninas ir?o nas pr?ximas f?rias, tem uma das praias mais bonitas do Brasil. |
aonde |
? |
3. A Su??a, de onde v?m os melhores chocolates do mundo, ? um dos menores pa?ses da Europa. |
de onde |
? |
4. Pedro, a quem eu emprestei o meu livro, ? um dos alunos mais dedicados do curso. |
a quem |
? |
5. Esta praia, cuja ?gua est? polu?da, ? muito bonita. |
cujo, cujos, cuja, cujas |
? |
O professor deve solicitar, como exerc?cio de fixa??o, que alunos apresentem, oralmente, mais exemplos de emprego dos pronomes relativos utilizados nas respostas.
Atividade 3
Para esta atividade, o professor solicitar aos alunos que visitem o s?tio http://www.agoda.com.pt/pacific_ocean_and_australia.html, no qual encontrar?o algumas informa??es sobre o Oceano Pac?fico e a Austr?lia.
Depois que o alunos tiverem lido o texto apresentado no s?tio uma primeira vez, o professor deve enviar aos alunos o mesmo texto com algumas express?es em destaque, utilizando o Mensageiro Instant?neo [Mensageiro Instant?neo > Conversa > Enviar arquivo].
Oceano Pac?fico e Austr?lia
Muitos viajantes do Planeta F?rias descobriram os prazeres das ilhas no Sul do Pac?fico, onde apreciaram os milhares de locais de mergulho, mares relativamente seguros e praias estonteantes. Os pa?ses que fazem a cadeia de ilhas do Sul do Pac?fico t?m mais a oferecer em termos de aventuras aqu?ticas e atividades do que em qualquer lugar do mundo. E muitos visitantes consideram a regi?o como um pequeno bocado do C?u na Terra. Um grande n?mero de visitantes da Austr?lia, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cen?rio maravilhoso da Austr?lia que ? o habitat para um grande n?mero de criaturas ?nicas. A Nova Zel?ndia pode ser considerada o centro da aventura do mundo e ? um ref?gio para amantes da natureza e entusiastas de desportos extremos. O Tahiti, Vanuatu, Fiji e Palau s?o algumas das ilhas que ainda se podem gabar das praias virgens e fauna e flora n?o perturbada, que ir?, definitivamente, engrandecer as suas experi?ncias de f?rias na regi?o. Deixe o Planeta F?rias encontrar o seu destino de sonho na regi?o maravilhosa do Sul do Pac?fico, veja hoje a nossa sele??o dos hot?is de grande valor.
Os alunos devem, ent?o, responder os questionamentos em "a", "b" e "c", que devem ter sido enviados aos alunos juntamente com o texto.
a) Qual ? o objetivo deste texto? O que ele apresenta a fim de alcan?ar tal objetivo?
b) Classifique, como restritivas ou explicativas, as ora??es adjetivas destacadas no texto e indique qual ? o elemento caracterizado por cada uma delas.
c) Explique a ambiguidade ou estranhamento existente no seguinte trecho: Um grande n?mero de visitantes da Austr?lia, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cen?rio maravilhoso da Austr?lia que ? o habitat para um grande n?mero de criaturas ?nicas. Como podemos desfazer esta ambiguidade ou estranhamento?
Observa??o: Ao corrigir este ?ltimo item, o professor deve chamar a aten??o dos alunos para o fato de que, para evitar ambiguidade, o pronome relativo geralmente vem junto do seu antecedente, isto ?, do elemento a que ele se refere. Para os casos em que isso n?o ocorre, o uso de "o qual", "a qual", "os quais" ou "as quais" ? uma alternativa.
Considere a charge http://noticias.uol.com.br/humor/2009_album.jhtm#fotoNav=7.
d) No t?tulo da charge de Angeli, o adjetivo "escolar" caracteriza o substantivo "merenda". Observe a ilustra??o e desenvolva, a partir do adjetivo "escolar", duas ora??es adjetivas diferentes que possam descrever a ilustra??o.
Ao final desta atividade, o professor deve promover uma discuss?o sobre os exerc?cios.
Para obter breves explica??es sobre as ora??es adjetivas, sugerimos o s?tio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%B5es_subordinadas_adjetivas, acessado em 15 de agosto de 2010.
Para explica??es mais detalhadas sobre as ora??es adjetivas, ver BECHARA, Evanildo. Moderna gram?tica portuguesa. 37 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.