Portal do Professor

Início do Conteúdo

Telegrama

Autor e Co-autor(es)

Maria Cristina Taveira dos Santos imagem do usuário

ARRAIAL DO CABO - RJ CE ALMIRANTE FREDERICO VILLAR

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a funcionalidade e a finalidade do g?nero textual.

Reconhecer as especificidades do telegrama e suas marcas lingu?sticas.

Redigir um telegrama pelos moldes dos Correios.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios sobre o assunto.

Estratégias e recursos da aula

Telegrama

(Imagem retirada do site dos Correios)

Aulas 1 e 2

Questionar aos alunos e discutir:

1.  Como voc? se comunica hoje?

2.  Que meios de comunica??o voc? mais utiliza?

3.  Caso n?o houvesse telefone e internet como voc? se comunicaria com algu?m distante?

4.  Voc? j? utilizou estes meios? Ainda utiliza?

?

Leitura com os alunos, que acompanham com c?pias do texto:

Conto ?Uma Carta? de Machado de Assis (http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000168.pdf). Ap?s a leitura permitir coment?rios livres sobre a hist?ria e seu contexto, ressaltando a import?ncia de ouvir e prestar aten??o aos coment?rios dos outros. Este ? o momento de apontar que no tempo do conto (1884) o meio mais comum de comunica??o ? dist?ncia era a correspond?ncia e que o mais r?pido destes meios ? o telegrama.

Apresentar um cartaz com a amplia??o de um telegrama recebido e pedir que observem e comentem suas caracter?sticas estruturais, sua organiza??o, como ? produzido, qual sua finalidade e o assunto. Ouvir os coment?rios dos alunos e indicar no cartaz se suas ideias s?o pertinentes ou n?o. Oferecer qualquer informa??o adicional que n?o tenha sido observada pelos alunos.

Mostrar em cartaz a amplia??o de um formul?rio de telegrama (dispon?vel para compra nas ag?ncias dos Correios) e repassar as informa??es sobre entrega e tarifas, dispon?veis nas ag?ncias dos Correios, assim como no site dos Correios.

Perguntar se algu?m j? recebeu ou enviou um telegrama, como foi, o que informou e se foi ?til. Perguntar ainda se algu?m teria interesse de enviar um telegrama e em que situa??es.

?

Aulas 3 e 4

Produ??o de telegrama:

?

Tel??grafo

Tel?grafo (imagem retirada do site http://vitinhopolemico.blogspot.com/)

?

Informar aos alunos que at? pouco tempo eram necess?rias abrevia??es especiais para o envio de telegramas, que n?o permitiam nem mesmo pontua??o. No entanto, agora os telegramas s?o escritos de forma corrida e pontuada. Al?m disso, n?o h? limite de palavras, pois em um formul?rio cabem centenas de caracteres e ? poss?vel enviar quantos formul?rios quiser. No entanto, como ? um tipo de correspond?ncia cara (cada formul?rio custa R$9,00) ? bom que o telegrama seja escrito de forma concisa.

Solicitar ent?o aos alunos que escrevam o rascunho de um telegrama no caderno informando algo urgente como o nascimento de uma crian?a ou sobre algu?m doente para algu?m que more em regi?o remota. Refor?ar a necessidade da produ??o de um rascunho, j? que n?o ? poss?vel rasurar o formul?rio (que ? caro!).

Ap?s a produ??o de cada texto os alunos conferem se seus telegramas possuem todos os itens necess?rios e se respeitam as caracter?sticas pr?prias do g?nero e ent?o corrigem o que for necess?rio. Ap?s isto passam o texto a limpo para fotoc?pia do formul?rio de telegrama distribu?da pelo professor. O professor deve instruir os alunos neste preenchimento, pois ? necess?rio colocar um caracter em cada espa?o do formul?rio (em cada "quadradinho").

Recursos Complementares

Informa??es sobre telegrama nacional no site dos Correios:

http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B804D553-E78E-1A90-B38B86508E8C2CEB

Dom?nio P?blico:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Especial Machado de Assis:

http://machado.mec.gov.br/

Document?rio sobre Marechal Rondon, que levou o tel?grafo ao interior do Brasil, na TV Escola:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5116

Avaliação

Durante todas as etapas o professor deve observar a colabora??o de cada aluno nas discuss?es. O professor ir? ainda avaliar a produ??o final do telegrama. Em seguida os alunos respondem ?s seguintes quest?es para que o professor observe se o conte?do foi compreendido pelo aluno e que reflex?es ele desenvolveu:

?

?       O que ? um telegrama?

?       Para que ele serve?

?       Como ele ? ?til?

?       Cite 2 caracter?sticas de um telegrama.

?       Voc? j? utilizou ou utilizaria um telegrama? Em que situa??o?

?       O que voc? achou de aprender a escrever um telegrama?

?       ? um conhecimento ?til? Por qu??

?

? necess?rio explicar para os alunos que apesar de terem respondido oralmente algumas destas quest?es, escrever ? uma forma diferente de refletir e apresentar as ideias, da? a necessidade de escrever.