Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Identificar a funcionalidade e a finalidade do g?nero textual.
Reconhecer as especificidades do telegrama e suas marcas lingu?sticas.
Redigir um telegrama pelos moldes dos Correios.
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios sobre o assunto.
(Imagem retirada do site dos Correios)
Questionar aos alunos e discutir:
1. Como voc? se comunica hoje?
2. Que meios de comunica??o voc? mais utiliza?
3. Caso n?o houvesse telefone e internet como voc? se comunicaria com algu?m distante?
4. Voc? j? utilizou estes meios? Ainda utiliza?
?
Leitura com os alunos, que acompanham com c?pias do texto:
Conto ?Uma Carta? de Machado de Assis (http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000168.pdf). Ap?s a leitura permitir coment?rios livres sobre a hist?ria e seu contexto, ressaltando a import?ncia de ouvir e prestar aten??o aos coment?rios dos outros. Este ? o momento de apontar que no tempo do conto (1884) o meio mais comum de comunica??o ? dist?ncia era a correspond?ncia e que o mais r?pido destes meios ? o telegrama.
Apresentar um cartaz com a amplia??o de um telegrama recebido e pedir que observem e comentem suas caracter?sticas estruturais, sua organiza??o, como ? produzido, qual sua finalidade e o assunto. Ouvir os coment?rios dos alunos e indicar no cartaz se suas ideias s?o pertinentes ou n?o. Oferecer qualquer informa??o adicional que n?o tenha sido observada pelos alunos.
Mostrar em cartaz a amplia??o de um formul?rio de telegrama (dispon?vel para compra nas ag?ncias dos Correios) e repassar as informa??es sobre entrega e tarifas, dispon?veis nas ag?ncias dos Correios, assim como no site dos Correios.
Perguntar se algu?m j? recebeu ou enviou um telegrama, como foi, o que informou e se foi ?til. Perguntar ainda se algu?m teria interesse de enviar um telegrama e em que situa??es.
?
Produ??o de telegrama:
?
Tel?grafo (imagem retirada do site http://vitinhopolemico.blogspot.com/)
?
Informar aos alunos que at? pouco tempo eram necess?rias abrevia??es especiais para o envio de telegramas, que n?o permitiam nem mesmo pontua??o. No entanto, agora os telegramas s?o escritos de forma corrida e pontuada. Al?m disso, n?o h? limite de palavras, pois em um formul?rio cabem centenas de caracteres e ? poss?vel enviar quantos formul?rios quiser. No entanto, como ? um tipo de correspond?ncia cara (cada formul?rio custa R$9,00) ? bom que o telegrama seja escrito de forma concisa.
Solicitar ent?o aos alunos que escrevam o rascunho de um telegrama no caderno informando algo urgente como o nascimento de uma crian?a ou sobre algu?m doente para algu?m que more em regi?o remota. Refor?ar a necessidade da produ??o de um rascunho, j? que n?o ? poss?vel rasurar o formul?rio (que ? caro!).
Ap?s a produ??o de cada texto os alunos conferem se seus telegramas possuem todos os itens necess?rios e se respeitam as caracter?sticas pr?prias do g?nero e ent?o corrigem o que for necess?rio. Ap?s isto passam o texto a limpo para fotoc?pia do formul?rio de telegrama distribu?da pelo professor. O professor deve instruir os alunos neste preenchimento, pois ? necess?rio colocar um caracter em cada espa?o do formul?rio (em cada "quadradinho").
Informa??es sobre telegrama nacional no site dos Correios:
http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B804D553-E78E-1A90-B38B86508E8C2CEB
Dom?nio P?blico:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Especial Machado de Assis:
Document?rio sobre Marechal Rondon, que levou o tel?grafo ao interior do Brasil, na TV Escola:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5116
Durante todas as etapas o professor deve observar a colabora??o de cada aluno nas discuss?es. O professor ir? ainda avaliar a produ??o final do telegrama. Em seguida os alunos respondem ?s seguintes quest?es para que o professor observe se o conte?do foi compreendido pelo aluno e que reflex?es ele desenvolveu:
?
? O que ? um telegrama?
? Para que ele serve?
? Como ele ? ?til?
? Cite 2 caracter?sticas de um telegrama.
? Voc? j? utilizou ou utilizaria um telegrama? Em que situa??o?
? O que voc? achou de aprender a escrever um telegrama?
? ? um conhecimento ?til? Por qu??
?
? necess?rio explicar para os alunos que apesar de terem respondido oralmente algumas destas quest?es, escrever ? uma forma diferente de refletir e apresentar as ideias, da? a necessidade de escrever.