Portal do Professor

Início do Conteúdo

A can??o popular e a abertura pol?tica brasileira

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; L?gia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos ir?o aprender sobre as rela??es entre pol?tica e cultura no processo de Abertura Pol?tica Brasileira nos anos 1974-1985. Ao relacionar temas pol?ticos com a produ??o da can??o brasileira, os alunos poder?o reconhecer diferentes formas de atua??o pol?tica para al?m do voto.

Duração das atividades

Seis aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Hist?ria dos governos militares no Brasil, nos anos de 1964 a 1985, especialmente os governos Geisel e Figueiredo, per?odo da Abertura Pol?tica Brasileira. Hist?ria das Diretas-J? e o advento da Nova Rep?blica.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

O professor dever? fazer uma breve introdu??o, enfatizando que a proposta desta aula ? buscar relacionar os tradicionais conte?dos pol?ticos da hist?ria recente brasileira aos eventos culturais que lhes s?o correlatos. Trata-se de uma tentativa de expans?o da reconstitui??o de processos hist?ricos a partir da articula??o entre pol?tica e cultura. Especialmente, a rela??o entre pol?tica e can??o. No recorte proposto para esta aula, procura-se retratar como o processo da Abertura Pol?tica Brasileira foi interpretado pela can??o popular do per?odo. Dessa maneira, os alunos poder?o reconhecer formas de atua??o pol?tica que n?o se restringem ao voto, mas que podem ser acionadas, por exemplo, a partir da composi??o musical.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Exibi??o para toda a classe dos v?deos sobre a Abertura Pol?tica Brasileira, dispon?veis nos seguintes links: http://www.youtube.com/watch?v=LrvIsMOvV1k e http://www.youtube.com/watch?v=3pDHoRdvT0Q&feature=fvwrel

Os alunos dever?o anotar as d?vidas e quest?es que vierem a ter durante a exibi??o dos v?deos. Ap?s a exibi??o dos filmes (juntos, duram cerca de 15 minutos), os alunos dever?o formar um c?rculo e iniciar um debate, coordenado pelo professor, retratando as poss?veis d?vidas acerca do processo de Abertura Pol?tica tratado nos v?deos. O debate dever? ser coordenado pelo professor, mas com amplo espa?o para a fala dos alunos.

Os temas centrais do debate dever?o ser: voto direto, participa??o pol?tica, fim da ditadura e lugar da cultura neste processo. Como dever de casa, para aprofundamento do tema tratado em sala, o professor dever? sugerir a leitura dos textos dispon?veis nos seguintes links: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2912/1/ABERTURA-POLITICA-BRASILEIRA/Paacutegina1.html e http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abertura-politica/abertura-politica-1.php

Segunda Aula

O professor dever? dividir a sala em quatro grupos. Cada grupo ficar? respons?vel por uma m?sica.

- Grupo 1: M?sica Brasil, compositor Cazuza. Dispon?vel on line em:

http://www.youtube.com/watch?v=UDuoe729egU;

 download: http://www.4shared.com/dir/VXjXKPfz/Cazuza.html;

 letra: http://letras.terra.com.br/cazuza/7246/.

?

- Grupo 2: M?sica Vai passar, compositor Chico Buarque. Dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=9A_JrsJF6mM;

download:http://abmp3.com/download/4332988-vai-passar.html;

letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45184/.

?

- Grupo 3: M?sica In?til, compositor Ultraje a Rigor. Dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=9aHoWTs6xE0;

download: http://mp3wm.com/download-musica/ultrage-a-rigor-inutil-1105325.html;

letra: http://letras.terra.com.br/ultraje-a-rigor/49189/.

?

- Grupo 4: M?sica Abre-te S?samo, compositor Raul Seixas. Dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=7CFf_6Ow47c;

 download: http://www.4shared.com/get/2oBTBZJ2/01_-_Abre-te_Sesamo.html;

letra: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/90575/.

?

Formados os grupos, os alunos, munidos do ?udio e das letras das respectivas m?sicas, dever?o debater no interior de cada grupo a rela??o que cada composi??o estabelece com o per?odo hist?rico analisado. Eles dever?o articular hist?ria e can??o, refletindo sobre como a segunda se apropria da primeira. Nesta aula, cada grupo dever? produzir um sum?rio com as ideias que as m?sicas, relacionadas ao per?odo hist?rico abordado, provocaram nos alunos.

Terceira Aula

Os grupos dever?o encontrar-se e, a partir do sum?rio de ideias produzido, criar um Mural de Ideias, que ser? apresentado na quarta aula. O Mural de Ideias dever? ser feito em cartolina, ou material similar, e dever? trazer afixadas palavras e imagensque retratem as ideias trabalhadas em cada can??o. Na sala de aula, os alunos dever?o fazer a pesquisa das imagens que ir?o compor o Mural de Ideias, sendo orientados pelo professor.

Como dever de casa da terceira aula, os grupos dever?o, ent?o, encontrar-se e finalizar o Mural de Ideias, fixando-o em cartolina, ou material similar, e finalizar a prepara??o para a instala??o do mural na sala de aula, na quarta aula.

 Quarta aula

Cada grupo dever? trazer o seu Mural de Ideias e apresent?-lo aos demais. Sugere-se que a apresenta??o seja feita utilizando-se dos recursos audiovisuais disponibilizados nas aulas anteriores.

Como dever de casa da quarta aula, cada grupo dever? redigir um trabalho, entre tr?s e seis p?ginas, que descreva as diferentes formas que a m?sica tratou do processo hist?rico da Abertura Pol?tica no Brasil. Este trabalho dever? ser entregue na aula seguinte ao professor.

Quinta aula

Nesta aula, cada grupo dever? montar um blog com os resultados das pesquisas e apresenta??o dos respectivos materiais. No espa?o do blog, os alunos podem expandir as pesquisas (de imagens, m?sicas e textos) realizadas e emitir opini?es pr?prias acerca do processo de abertura pol?tica e de sua rela??o com a cultura, especificamente a can??o. O link seguinte informa sobre como criar um blog com postagens de m?sicas e fotos de forma pr?tica e r?pida: http://www.blogorama.com.br/?nav=subscribe&siteURL=www.musicblog.com.br

?

Sexta aula

Nesta aula, cada grupo ir? acessar e deixar coment?rios nos blogs dos outros grupos. Trata-se, neste caso, de um processo de intera??o dos alunos utilizando a rede para debater e formar opini?es acerca de temas de relev?ncia hist?rica.

?

?

?

Segue uma s?rie de imagens para aux?lio do Mural de Ideias:

Ultraje a rigor ? ?poca da m?sica In?til.

Fonte: http://megavirtual.net/profvilma/files/2010/03/ultraje_mpo2.jpg

?

 ultraje a rigor

Ulisses critica um Congresso que n?o presta, ? in?til.

Fonte: http://rleite.files.wordpress.com/2007/10/ulysses1.jpg

ulisses

?

?

O presidente Figueiredo estende a m?o ? crian?a, que se recusa a retribuir. S?mbolo de uma abertura que significaria o fim do poder pol?tico exercido por militares.

Fonte: http://queridoleitor6.sites.uol.com.br/blog/arch2008-03-02_2008-03-08.html

?

figueiredo

?

Os movimentos pela Anistia eram marcantes na Abertura Pol?tica Brasileira.

Fonte: http://veja.abril.com.br/121108/p_064.shtml

movimento anistia

?

Capa do disco de Raul Seixas que cont?m a m?sica Abre-te S?samo.

Fonte: http://lyrics.wikia.com/Raul_Seixas

?

raul seixas

?

?

?

?

Capa do disco de Cazuza que cont?m a can??o Brasil.

Fonte:http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/node/add/comment/443

?

cazuza  

?

Capa do disco de Chico Buarque em que foi lan?ada a m?sica Vai Passar.

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_vV6KYvnGMp0/TSyTmY51azI/AAAAAAAABw0/A41yD_T4atY/s1600/1984%2Bchico%2Bbuarque.jpg

?

chico buarque

Recursos Complementares

- Sobre as rela??es de Raul Seixas e sua can??o sobre Abertura Pol?tica: http://www.youtube.com/watch?v=sRr6Rf-hKPg&feature=related

- Sobre a can??o In?til, do Ultraje a Rigor, e suas rela??es com a Abertura Pol?tica: http://musicasbrasileiras.wordpress.com/2010/12/19/inutil-ultraje-a-rigor/

- Sobre a can??o Vai Passar, de Chico Buarque, e suas rela??es com a Abertura Pol?tica: http://identidademusical.com.br/blog/2009/02/19/uma-alternativa-de-futuro/

- Sobre as ideias pol?ticas de Cazuza e, especialmente, sobre a can??o Brasil: http://www.cazuza.com.br/sec_textos_list.php?language=pt_BR&id_type=2&id=33

- Sobre a redemocratiza??o brasileira: http://www.youtube.com/watch?v=ctss-VggFfM&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=YKFvtq3lRBI&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=Srj1_J2qRNY&feature=related .

_ sobre materiais do portal do professor acerca das rela??es entre cultura e ditadura militar no Brasil. http://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/cultura-na-ditadura/

Avaliação

A avalia??o dever? ser permanente, segundo a participa??o dos alunos no processo. O professor dever? observar a adequa??o do Mural de Ideias com os temas propostos e os materiais disponibilizados. Os alunos dever?o ser capazes de articular apresenta??o oral e recursos materiais expostos. A avalia??o do texto que cada grupo produzir dever? perceber: a adequa??o da tem?tica proposta; a disposi??o dissertativa do argumento, com come?o, meio e fim; e a capacidade de cada grupo de imprimir seu ponto de vista na reda??o.