Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte Rupestre e a arte como uma verdadeira máquina do tempo.

Autor e Co-autor(es)

Davi Andre Kny imagem do usuário

SANTA ROSA - RS EMEF NOSSA SENHORA DA GLORIA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a arte rupestre. O que é? Por que era feita? É arte?

Situar-se no tempo e espaço, tanto em aula quanto em sua própria vida. 

Aprender a relacionar a arte do passado com a arte produzida hoje.  Conhecer diferenças estéticas e conceituais em sua produção.

Aprender a desenhar com carvão e outros materiais.

Criar com espontaneidade formas, linhas e tonalidades.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio. 

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Apresentação do tema, imagens, fatos e discussão do tema abordado. 

Com ajuda de um projetor, ou mesmo reproduções de obras de arte rupestre o professor irá apresentar as obras aos aprendizes/educandos. Poderá levá-los ao laboratório de informática para pesquisar sobre o tema.

Ivolândia - GO     Arte Rupestre, em GO.    Arte RupestreAltamira     Teto de Altamira - Espanha      Pintura em Lascaux

2ª aula: Propor a criação de formas, desenhos tendo como referência nossa própria vivência e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados. Podendo ser individual ou coletivamente.

Materiais sugeridos: carvão vegetal e papel pardo e fita adesiva.

Procedimento: Amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com ajuda de uma fita adesiva, colar o papel pardo na parede, tamanho grande, orientando um espaço para cada educando fazer seu trabalho. Propor significados a cada criação, dando detalhes e contar uma história, podendo ser a uma história vivida pelo próprio educando. 

3ª aula: Fazer uma exposição dos trabalhos, simulando uma caverna. Pode ser a própria sala de aula, onde será construído o espaço para expor o trabalho. Com registro dos educandos e do próprio educador. 

Convidar outras turmas para conhecer a caverna, e propor uma viagem no tempo. O que aprenderam? Que relação pode ser feita entre a arte rupestre a o grafite nas paredes dos prédios e muros na cidade nos dias de hoje?

Observação: Não esqueça de registrar os momentos, escrevendo falas dos alunos, fotografando as etapas e registrando em seu diário apontamentos e avaliação. 

Sugestão: Para um quarto encontro - levar os alunos para fora da sala em local como um barranco, areia, ou terra para eles mesmos fazerem seus registros, podendo ser com o dedo ou alguma ferramenta que grave. Conhecer registros como o grafite nas paredes e fazer relação com a arte rupestre.  

Recursos Complementares

Avaliação

Desde o primeiro momento, a avaliação deve partir dos conceitos elaborados para o trabalho, o conhecimento mediado e as ideias sugeridas na criação do exercício prático. Partindo do pressuposto do entendimento e da criatividade no fazer e agir de cada educando.