Portal do Professor

Início do Conteúdo

PINTURA: REPRESENTAÇÃO DO VALE DOS DINOSSAUROS

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Expressar, por meio da pintura, o conhecimento que construiu sobre o ambiente vivido pelos dinossauros.

Duração das atividades

Os momentos da aula devem ter duração de 20 e 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aspectos físicos do ambiente da era dos dinossauros; anatomia externa dos dinossauros.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Observar cenários que representam o habitat dos dinossauros.

1º momento – O(a) professor(a) pode propiciar a observação de cenários  em livros,  vídeos e outros materiais que mostrem os dinossauros em seu habitat, de modo que apareçam os elementos do ambiente: cores, vegetação, o solo e o céu, local onde supostamentente os dinossauros viveram. 

Figura 1 - Cenários do habitat do disnossauro. Fonte:  http://www.faperj.br/versao-impressao.phtml?obj_id=1694

 

O levantamento desses elementos é feito juntamente com as crianças. No momento da pintura, o professor:

  • pergunta quais elementos que elas escolherão para compor o quadro (pintura);
  • orienta a pintura do fundo, em seguida, os elementos que compõem a paisagem. 

Atividade 2 - Criar um cenário que expresse o habitat dos dinossauros.


1º momento - Para retratar o ambiente por meio da pintura, são necessários  alguns procedimentos. As crianças devem:

  •  usar  pincel para pintar o fundo do cenário com tinta guache (em cartolina ou cartão); 
  •  escolher cores para representar a parte da terra e a do céu (fundo do quadro); 
  •  desenhar elementos da natureza no fundo do quadro e e pintá-los;
  •  desenhar, em uma folha de papel peso 40 ou putro tipo, os dinossauros de sua preferência;  
  •  recortar tais desenhos com ajuda do(a) professor(a);  
  •  colar e fazer a montagem do quadro, formando, assim, uma bela obra de arte.

2º momento - O trabalho das crianças deve ser exposto para ser apreciado por outras crianças. Os alunos devem participar da organização da exposição e da apresentação do seu trabalho para outras crianças.  

Avaliação

O(a) professor(a) poderá avaliar se as crianças:

  • realizaram a atividade de pintura atentando para as orientações dadas;
  • escolheram elementos do habitat do dinossauro para compor o quadro com harmonia e equilíbrio.