Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema | 
|---|---|---|
| Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura | 
| Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico | 
Nessa aula as crianças (4 anos de idade) aprenderão a ouvir, perceber sons e cantar músicas; fazer leitura textual.
Vibrações, ritmo.
Atividade 1 - Cantar acompanhando a música com o movimento do próprio corpo.
1° Momento - O(a) professor(a) lê a música escolhida e dá uma cópia para cada criança que faz uma simulação de leitura e acompanhamento. Esse é um processo de letramento que leva a imaginação e a familiarização com o estilo do texto escrito.
2 ° Momento - As crianças sentam na roda, escutarm a música, acompanham o ritmo e a letra. O procedimento é o seguinte:
3° Momento - Desenhar os elementos que aparecem na letra da música. As crianças registram com desenho em um espaço disponibilizado.
Exemplo:
                                     
                                    
Figura 1 - Registro da atividade da letra da música - Fonte: O circo (Xuxa).
Avalia-se a ampliação da linguagem musical das crianças. Elas participaram das atividades musicais: