Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rela??es ecol?gicas

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Maria das Gra?as M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Estabelecer as rela??es ecol?gicas entre diversos seres vivos.

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Saberes s?cio-culturais a respeito do tema; 2. Cadeias e teias alimentares.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

Este plano de aula tem o propósito de levar os alunos a relacionar diversos seres vivos de acordo com as suas relações ecológicas. Para tanto, será utilizado um jogo de cartas, o “Pif paf das relações ecológicas”, cujas instruções podem ser consultadas aqui (http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/jogo_pif_paf.pdf). No jogo, cada carta representa um ser vivo diferente e o objetivo é formar seqüências de três cartas que representem as relações ecológicas entre os seres vivos em questão. Cada baralho é composto de 36 cartas e são necessários 2 baralhos para cada partida com 2 a 4 jogadores.

Dica! Confeccione o material do jogo antes da aula. O roteiro no qual as regras são apresentadas traz as imagens dos seres vivos do tamanho de uma carta. As imagens podem ser impressas, recortadas e coladas em papel-cartão. Os alunos podem ficar encarregados de lhe ajudar a preparar os baralhos nas aulas anteriores.

Para a realização da atividade você pode dividir a turma em grupos e organizá-los em grupos de 4 alunos, cada grupo com 2 baralhos. Caso o número de alunos seja muito grande e a quantidade de baralhos seja insuficiente, o número de alunos em cada grupo pode ser maior e cada jogador individual na partida deverá ser representado por um grupo de alunos. Durante a partida, à medida que cada trinca for elaborada, o aluno que a montou deverá explicar as relações existentes para o restante dos colegas. Ganha o jogo o aluno que formar primeiro e corretamente 3 pares - 3 relações ecológicas (1 relação entre cada 2 seres vivos).

Dicas! O seu papel durante o jogo é ser o juiz e julgar as relações estabelecidas pelos alunos. Fique atento para aproveitar os exemplos de interações elaborados pelos alunos e intervenha durante o jogo para mostrar aos alunos outros tipos de interações que porventura não tenham sido explorados. Durante a partida, os alunos não precisam, necessariamente, nomear as relações ecológicas, mas sim descrevê-las. O objetivo desta aula não é explicar a fundo cada uma das relaçõ es ecológicas existentes, mas sim, permitir que os alunos tenham um contato inicial com os conceitos. Desta forma, sugerimos que você trabalhe com os alunos os tipos de relações ecológicas mais representativos, tais como: competição, predatismo, parasitismo e mutualismo.

 

 

Aula 2 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

A proposta de atividade para esta segunda aula é que os alunos trabalhem com o programa Hagáquê (http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/). Este é um programa que permite a criação de histórias em quadrinhos.

Utilizando o programa, os alunos devem escolher imagens de seres vivos na internet e devem montar esquemas que representem cada uma das 4 relações ecológicas estudadas na aula anterior. Veja o exemplo, produzido no programa Hagáquê:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/316/imagens/comp.png



Dica!
Explore o programa Hagáquê antes dos alunos. Esteja familiarizado com as ferramentas oferecidas por ele. Desta forma será mais fácil ajudar os alunos a utilizarem o programa.

Os alunos podem pesquisar em sites de busca de imagens tais como http://www.fotosearch.com.br/ e http://images.google.com.br/, para obterem as imagens dos seres vivos a serem utilizados.

Dica! Você pode criar para os seus alunos um grupo de e-mails na internet, de modo que os esquemas montados possam ser compartilhados com todos. Saiba mais sobre grupos de e-mails aqui: http://br.groups.yahoo.com/.
 

Avaliação

A avalia??o dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Durante o jogo - Os alunos conseguiram estabelecer corretamente as rela??es entre os seres vivos representados nas cartas? Com o andamento da partida, os exemplos elaborados pelos alunos foram se aprimorando ? medida em que voc? interv?m corrigindo os mesmos? 2. Pelos desenhos produzidos com o Hag?qu?. As rela??es ecol?gicas representadas pelos alunos estavam corretas?