Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEDIÇÃO E PRODUÇÃO DE UM DINOSSAURO

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Noções de medidas: altura e comprimento.

Duração das atividades

A atividade deve ser dividida em diferentes momentos de 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

                   

Atividade 1 - Desenho de um dinossauro em cartolina.


1º momento – O professor deverá escolher as medidas de um dinossauro para realizar o seu traçado. Pode ser um tamanho (médio) dentre os dinossauros. Ele deve levar em consideração o espaço físico em que o desenho do  dinossauro deverá ser exposto, como também o interesse das crianças por essa espécie.

2º momento - no maior espaço da escola, procede-se a colagem das cartolinas, construindo-se um grande retângulo, para realização do desenho do dinossauro. Após a secagem, as crianças realizam a medição. Nesse momento, discute-se o instrumento e o modo de medir algo. Podem ser utilizadas a fita métrica ou trena. Pesquisam-se as medidas desse animal e riscam-se no chão sua altura e seu comprimento. Para essa marcação, as crianças devem deitar-se formando uma fita métrica, para a construção dos pontos que formarão as linhas, marcando-se a altura e o comprimnto do animal. Em seguida, inicia-se o desenho, com a ajuda do(a) professor(a).  


3º momento - Com as medidas riscadas  no papel, desenha-se o animal na cartolina. Observa-se uma figura do animal e inicia-se pela parte que o(a) professor(a) e as crianças considerarem mais fácil de desenhar.

4º momento - Feito o  desenho do dinossauro, cobre-se as linhas com hidrocor, para visualizar melhor o traçado e não se perder os limites do corpo do dinossauro desenhado. Depois, observa-se em livros as cores dessa espécie e cada criança poderá pegar seu pincel ou rolinho e iniciar a grande pintura. Quando a pintura estiver pronta e seca, o(a) professor(a) corta e cola a imagem do animal na parede. As crianças poderão, então, admirar sua obra de arte e ver o real tamanho da espécie de dinossauro escolhida. Poderão também comparar seu tamanho ao tamanho do dinossauro.

5º Momento: O professor(a) ajuda as cianças a comparar o tamanho do dinossauro com o de outros animais de grande porte.

Observação: Essa atividade pode ser desenvolvida em vários dias, levando-se em consideração o nível de tolerância e de concentração das crianças.

Avaliação

O(a) professor(a) avalia se as crianças:

  • participaram da construção das medidas, da elaboração do desenho e da pintura;
  • conseguiram diferenciar o tamanho de um dinossauro do de outros animais de grande porte.