Portal do Professor

Início do Conteúdo

ESCAVANDO COMO PALEONTÓLOGOS: UMA EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA PROFISSÃO

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ter noção da função do paleontólogo, profissional responsável diretamente pela descoberta e comprovação da existência dos dinossauros na terra.

Duração das atividades

Os momentos da aula devem ter duração de 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Brincar de Paleontólogo

Essa atividade tem como finalidade mostrar um pouco do papel que tem o paleontólogo na pesquisa dos dinossauros. A compreensão do tema deve ser realizada por intermédio do faz de conta (as crianças brincam de paleontólogo).

1º momento - O (a) professor(a) pode selecionar textos para ler para as crianças sobre o trabalho do paleontólogo. a leitura tem como orientação as seguintes questões:

  • o que faz um paleontólogo?
  • onde encontrar os fósseis?
  • o que o paleontólogo faz para montar as peças encontradas (fósseis)?

FIGURA 1- Imagens de fósseis de dinossauros.  Fonte: 

http://www.faperj.br/images/Dinos/Unaysaurus_tolentinoi_fossil.jpg

http://www.amnh.org/learn/pd/dinos/gallery/images/W3G_1_sinosaur.jpg

2º momento - Pesquisar alguns instrumentos que fazem parte do cotidiano do trabalho dos paleontólogos. As crianças buscam  na escola alguns brinquedos que apresentam aspectos similares aos das ferramentas reais para utilizar no faz de conta. O(a) professor(a) leva para a sala de aula alguns desses brinquedos (instrumento da atividade das crianças) e explica o procedimento desse pesquisador para fazer suas descobertas e para montar o fóssil.


FIGURA 2 - fotos de brinquedos da escola

3º momento –  Propiciar uma vivência das crianças com a função do pesquisador, o(a) professor(a) lança mão do faz de conta para brincar de paleontólogo.  Ele(a) pode adquirir em lojas de brinquedos, esqueletos de dinossauros (brinquedos de plástico). Em seguida,  divide o esqueleto em partes que as crianças possam manipular; delimita uma área na escola e enterra as partes do dinossauro e organiza a turma  em grupos de quatro  crianças,  para fazer a escavação. Terminada a primeira parte, as crianças voltam à sala de aula para fazer a montagem.


4º momento – Na sala, cada grupo, com seu fóssil nas mãos, começa a fazer a montagem das partes, estabelecendo a relação das partes para formar o todo. A professora auxilia na identificação da partes e na montagem.

Avaliação

Avalia-se a participação das crianças nesse momento de escavação e seu interesse pela atividade, analisando se as crianças conseguiram estabelecer relações lógicas (partes x todo) para montagem do fóssil; ainda observa-se o movimento de pinça para manipulação das peças de montagem.