Portal do Professor

Início do Conteúdo

ASSISTINDO DOCUMENTÁRIOS E FILMES

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adquirir conhecimentos acerca dos dinossauros (espécies, alimentação, habitat, locomoção e reprodução).

Duração das atividades

Cada atividade deve ser dividida em diferentes momentos de, em média 20 e 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de dinossauros, habitat, locomoção, reprodução, alimentação e sua extinção.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Assistir DVDs

1º momento – O(a) professor(a) deve selecionar alguns DVDs  (desenhos e documentários) ou, se necessário, algumas partes de um DVD que possam retratar o modo de viver dos dinossauros e como foram extintos. O(a) professor(a) deve chamar a atenção das crianças, para o fato de que o homem ainda não existia na época dos dinossauros. Nesse momento pode assistir ao filme para: 

  • motivar as crianças (nesse momento não introduz conteúdos, apenas incentiva para despertar o interesse pelo    tema);
  • observar as imagens de  dinossauros e destacar as diferenças (tamanho, aspecto físico, aspectos anatômicos externos);

Atividade 2 - Comentar o que assistiram no filme

1º momento – O (a) professor(a) exibe o filme com a finalidade de:  

  • destacar o habitat e fazer comentários sobre o mesmo;
  • observar tipo de alimento, forma de locomoção, forma de reprodução e fazer comentários.
  • dentre outros objetivos que achar necessário.

Obs: Durante a sessão, o(a) professor(a) vai fazendo pausas no filme para destacar aspectos considerados importantes, como: nome da espécie dos dinossauros, alimentação, tamanho, forma de locomoção,  entre outros.

Recursos Complementares

DVDs - Dinossauros: em busca do vale encantado; Quando os dinossauros reinaram na terra da Discovery Channel; Caminhando com os Dinossauros da BBC.

Avaliação

 Após cada sessão de cinema, avalia-se as crianças para saber se: 

  •  agregaram a sua linguagem as novas informações apresentadas no  filme, como: o nome das diferentes espécies de dinossauros, tipos de  alimentação, forma de locomoção, habitat e forma de reprodução dos dinossauro;
  •  participaram da atividade discutindo com o(a) professor(a) e com os colegas;
  •  registraram o que conseguiram apropriar-se.