Portal do Professor

Início do Conteúdo

VISITANDO UM MUSEU OU CONSTRUINDO-O NA ESCOLA

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar os conhecimentos iniciais  sobre os dinossauros e desenvolver a habilidade de observação.

Duração das atividades

Cada atividade deve ser dividida em diferentes momentos de 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O tamanho do fóssil de dinossauros e as características físicas de seu habitat.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Visita ao Museu 

1º momento – Visita ao museu para observar alguns aspectos do cenário existente na época dos dinossauros, como vulcões, fósseis e pegadas de dinossauros. O professor pode destacar alguns aspectos, como: animais de tamanho aproximado ao dos dinossauros; construção da noção do tamanho real desses animais.

 Outras sugestões: Se na cidade não houver um museu, o (a) professor(a) deverá criar na sala de aula um espaço com a exposição de  figuras (imagens) ou réplicas em miniatura de dinossauros. Na exposição deve constar:

  •  gravuras ou réplicas de dinossauros identificadas pelo nome e espécie;
  •  Habitat representando o cenário que retrata o período dos dinossauros;
  • fotos que demonstam fósseis encontrados pelos paleontólogos;
  • fotos que demonstram pegadas de dinossauros.

 O (a) professor(a) poderá também ajudar as crianças a produzir com argila uma réplica das pegadas dos dinossauros e do vulcão, e ajudá-las a construir  uma maquete do habitat.

Atividade 2- Registrar a observação

2º momento - O professor conversa com as crianças sobre a visitação ao museu (da cidade ou da escola) e procede da seguinte maneira:

  • pergunta o que elas observaram;
  • destaca o que chamou a atenção de cada uma;
  • solicita que ditem o que conseguiram observar durante a visita;
  • registra por escrito a fala das crianças e elabora um texto coletivo. 

3º momento – As crianças devem registrar, por meio do desenho, o que observaram na visita ao museu.

Avaliação

Avalia-se a participação das crianças durante o passeio, a curiosidade apresentada mediante as observações, e quais aspectos relacionados com os dinossauros que elas conseguiram selecionar (por meio da fala e do desenho).