Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ler em voz alta para qu??

Autor e Co-autor(es)

Ana Ad?lia Santos Acosta imagem do usuário

NAVIRAI - MS EMEF PROF MILTON DIAS PORTO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar a pesquisa como fonte de informa??o e organiza??o de dados. 

Compreender uma das  fun??es da leitura em voz alta na sociedade.

Utilizar a leitura em voz alta como um recurso no trabalho com pessoas com necessidades especias visuais.

Aprimorar a leitura,compreen??o do texto e entona??o de voz. 

Apreciar hist?rias infantis.

Conhecer os recursos tecnol?gicos dispon?veis na ?rea pedag?gica que eles mesmo podem fazer uso.

Produzir um audiolivro.

Duração das atividades

20 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos j? estejam alfabetizados e sejam capazes de ler pequenas hist?rias infantis.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento

Propor como tarefa para casa uma pesquisa entre colegas de escola ou vizinhos que tenham necessidades especiais na ?rea da vis?o.

Incentivar o respeito as diferen?as e limita??es individuais.

2? Momento

Discutir em sala os resultados da pesquisa e como estas pessoas com necessidades especiais t?m contato com as hist?rias infantis apresentadas nos livros.

Questionar e estimular os alunos a pensarem em estrat?gias que eles podem adotar para auxiliar estas pessoas.

Apresentar para os alunos a primeira parte dos audiolivros:

Pequeno Pr?ncipe

http://youtu.be/w_zShPpfQzQ

De: | Criado em: 09/10/2008

?lbum produzido por Irineu Gracia nos anos 50, que traz uma adapta??o do livro "O Pequeno Pr?ncipe", do escritor franc?s Antoine de Saint-Exup?ry, com tradu??o de D. Marcos Barbosa. Interpretado por Paulo Autran, com Gloria Cometh, Oswaldo Loureiro Filho, Margarida Rey, Benedito Corsi e Aury Cahet. Trilha sonora de Tom Jobim.
A imagem inicial ? da capa do CD, as demais s?o do aquarelas do pr?pro Saint-Exup?ry

Pitt e Bull 

http://youtu.be/P6-fkhO-O5w de Meyre Meyers pela global warning 

 

Apresentar   livros infantis com hist?rias curtas, mas que apresentem di?logos entre os personagens.

Sugest?o:

Cinderela

  

Os alunos divididos em grupos de tr?s pessoas e  devem escolher o livro que mais lhe interessa entre os sugeridos pela professora.

Apreciar e discutir as hist?rias escolhidas.

Cada aluno leva o livro para casa alternadamente para treinar a leitura.

3? Momento

Na sala de tecnologia da escola os alunos de grupos em grupos far?o a grava??o das vozes para audiolivro atrav?s do programa de multim?dia Audacity.

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm           

4? Momento

A professora com sugest?es dos alunos ir? editar as vozes inserindo efeitos de sons dispon?veis no programa ou de outros sites.

http://www.cantim.org/2008/02/36-mil-efeitos-sonoros-grtis.html

O audiolivro poder? ser utilizado pelos alunos e tamb?m entregue ?s pessoas  com necessidades especiais contactados no in?cio das aulas.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? realizada atrav?s da aprecia??o das hist?rias lidas no audiolivro e a verifica??o da melhora da leitura dos alunos, entona??o de voz e compreens?o da leitura.Tamb?m ser? avaliado se o aluno conseguiu compreender a utiliza??o da leitura em benef?cio dos portadores de necessidades especiais visuais, se empenhando na produ??o e entrega dos audiolivros para os mesmos.