Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Utilizar a pesquisa como fonte de informa??o e organiza??o de dados.
Compreender uma das fun??es da leitura em voz alta na sociedade.
Utilizar a leitura em voz alta como um recurso no trabalho com pessoas com necessidades especias visuais.
Aprimorar a leitura,compreen??o do texto e entona??o de voz.
Apreciar hist?rias infantis.
Conhecer os recursos tecnol?gicos dispon?veis na ?rea pedag?gica que eles mesmo podem fazer uso.
Produzir um audiolivro.
? necess?rio que os alunos j? estejam alfabetizados e sejam capazes de ler pequenas hist?rias infantis.
1? Momento
Propor como tarefa para casa uma pesquisa entre colegas de escola ou vizinhos que tenham necessidades especiais na ?rea da vis?o.
Incentivar o respeito as diferen?as e limita??es individuais.
2? Momento
Discutir em sala os resultados da pesquisa e como estas pessoas com necessidades especiais t?m contato com as hist?rias infantis apresentadas nos livros.
Questionar e estimular os alunos a pensarem em estrat?gias que eles podem adotar para auxiliar estas pessoas.
Apresentar para os alunos a primeira parte dos audiolivros:
Pequeno Pr?ncipe
De: agathakmm | Criado em: 09/10/2008
?lbum produzido por Irineu Gracia nos anos 50, que traz uma adapta??o do livro "O Pequeno Pr?ncipe", do escritor franc?s Antoine de Saint-Exup?ry, com tradu??o de D. Marcos Barbosa. Interpretado por Paulo Autran, com Gloria Cometh, Oswaldo Loureiro Filho, Margarida Rey, Benedito Corsi e Aury Cahet. Trilha sonora de Tom Jobim.
A imagem inicial ? da capa do CD, as demais s?o do aquarelas do pr?pro Saint-Exup?ry
Pitt e Bull
http://youtu.be/P6-fkhO-O5w de Meyre Meyers pela global warning
Apresentar livros infantis com hist?rias curtas, mas que apresentem di?logos entre os personagens.
Sugest?o:
Os alunos divididos em grupos de tr?s pessoas e devem escolher o livro que mais lhe interessa entre os sugeridos pela professora.
Apreciar e discutir as hist?rias escolhidas.
Cada aluno leva o livro para casa alternadamente para treinar a leitura.
3? Momento
Na sala de tecnologia da escola os alunos de grupos em grupos far?o a grava??o das vozes para audiolivro atrav?s do programa de multim?dia Audacity.
http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm
4? Momento
A professora com sugest?es dos alunos ir? editar as vozes inserindo efeitos de sons dispon?veis no programa ou de outros sites.
http://www.cantim.org/2008/02/36-mil-efeitos-sonoros-grtis.html
O audiolivro poder? ser utilizado pelos alunos e tamb?m entregue ?s pessoas com necessidades especiais contactados no in?cio das aulas.
A avalia??o ser? realizada atrav?s da aprecia??o das hist?rias lidas no audiolivro e a verifica??o da melhora da leitura dos alunos, entona??o de voz e compreens?o da leitura.Tamb?m ser? avaliado se o aluno conseguiu compreender a utiliza??o da leitura em benef?cio dos portadores de necessidades especiais visuais, se empenhando na produ??o e entrega dos audiolivros para os mesmos.