ROSILEY PEREIRA ALVES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Observar a importância de se ter uma casa para morar.
Segundo Objetivo
Identificar diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras.
Terceiro Objetivo
Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.
Quarto Objetivo
Desenvolver a capacidade de escrita e interpretação de texto e de imagens.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > Kword ]
Kpresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]
|
O Professor apresentará um vídeo para os alunos que o tema moradia esteja presente, sugerimos a apresentação da história dos três porquinhos no data show. Ela pode ser acessada através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=ebVoYMPiEIo.
Após assistirem o vídeo, faça perguntas aos aluno sobre a história, tais como:
Após os questionamentos os alunos farão um desenho no laptop, com o auxílio do KolourPaint, sobre a história. E, ainda, iniciar a escrita no Kword, com descrição dos materiais que as casas eram feitas. Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc. Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo. Eles podem fazer pesquisas no laptop, através do navegador de internet, o Mozilla Firefox, em sites de busca, como o: Google (http://www.google.com.br), Yahoo Brasil (http://br.search.yahoo.com/web?fr=yfp-t-707), ou Bing (http://www.bing.com/?cc=br). Como modelo trazemos o Dicionário do Aurélio, a palavra abrigo significa: "s.m. Lugar onde se fica protegido da chuva, do perigo etc.: procurou um abrigo debaixo da ponte. / Fig. Refúgio, proteção: achou na amizade abrigo contra o desespero. / Casa de caridade onde se recolhem os desamparados: abrigo de menores. / Ambiente protegido natural ou artificialmente contra os efeitos de um bombardeio: abrigo antiatômico. (Sin.: asilo, refúgio, retiro.) // &151; loc. adv. " Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Abrigo Acesso em: 14. Setembro. 2010. Ainda, por meio de pesquisas no dicionário on-line, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas. O professor necessita lembrar aos alunos que todas as informações pesquisadas sejam registradas no documento no Kword, que começaram a trabalhar anteriormente; e que as fontes de consultas deles necessitam aparecer. O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles compreendiam antes (conhecimento prévio) mudou.
Fazer pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções. A seguir aparece a relação de sites indicados para a pesquisa. Solicitar que os alunos elaborem no KPresenter, uma apresentação mostrando em cada slide um tipo específico de moradia e as informações que o aluno obter sobre ela. Para iniciar a apresentação, como capa, podem utilizar o desenho anteriormente feito no KolourPaint.
Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa: http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg
Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes. Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe? Pode existir CASA sem teto e sem parede? Depois solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto contando como é a sua casa. Observando os seguintes critérios:
Para o item localização, usar o recurso no Google, na internet, chamado Google Maps (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) em que eles podem localizar sua residência, e fazer uma cópia da tela e agregar todas estas informações como fechamento do trabalho no KPresenter. |
Recursos educacionais adicionados na aula:
Nome: Os três Porquinhos
Tipo: Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Nome: A Casa
Tipo: Áudio
Coleção Arca de Noé
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);
Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.