Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Tipos de moradias

Autor e Co-autor(es)

Jaqueline Maissiat imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ROSILEY PEREIRA ALVES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Observar a importância de se ter uma casa para morar.

Segundo Objetivo
Identificar diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras.

Terceiro Objetivo
Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.

Quarto Objetivo
Desenvolver a capacidade de escrita e interpretação de texto e de imagens.

Duração das atividades

4 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

UCA

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > Kword ]
Kpresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]

Video atividades

1º momento

O Professor apresentará um vídeo para os alunos que o tema moradia esteja presente, sugerimos a apresentação da história dos três porquinhos no data show. Ela pode ser acessada através do link:

http://www.youtube.com/watch?v=ebVoYMPiEIo.

 

Após assistirem o vídeo, faça perguntas aos aluno sobre a história, tais como:

  • Como eram as moradias apresentadas?

  • Quais os materiais que foram utilizados para a construção das moradias?

  • Qual era mais resistente?

 

Após os questionamentos os alunos farão um desenho no laptop, com o auxílio do KolourPaint,  sobre a história. E, ainda, iniciar a escrita no Kword, com descrição dos materiais que as casas eram feitas.

Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:

  • Por que é importante ter uma casa para morar?

  • Uma casa nos protege? Do quê?

  • E os animais, eles têm uma moradia?

  • Qual a casa dos pássaros?

  • E quando está frio ou muito sol nós e também os animais procuramos o que para nos proteger?

  • É possível que um animal feroz entre em nossa casa? Por quê?

 

A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc.

Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo. Eles podem fazer pesquisas no laptop, através do navegador de internet, o Mozilla Firefox, em sites de busca, como o: Google (http://www.google.com.br), Yahoo Brasil (http://br.search.yahoo.com/web?fr=yfp-t-707), ou Bing (http://www.bing.com/?cc=br). 

Como modelo trazemos o Dicionário do Aurélio, a palavra abrigo significa: "s.m. Lugar onde se fica protegido da chuva, do perigo etc.: procurou um abrigo debaixo da ponte. / Fig. Refúgio, proteção: achou na amizade abrigo contra o desespero. / Casa de caridade onde se recolhem os desamparados: abrigo de menores. / Ambiente protegido natural ou artificialmente contra os efeitos de um bombardeio: abrigo antiatômico. (Sin.: asilo, refúgio, retiro.) // &151; loc. adv. " Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Abrigo  Acesso em: 14. Setembro. 2010.  

Ainda, por meio de pesquisas no dicionário on-line, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas. O professor necessita lembrar aos alunos que todas as informações pesquisadas sejam registradas no documento no Kword, que começaram a trabalhar anteriormente; e que as fontes de consultas deles necessitam aparecer.

O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles compreendiam antes (conhecimento prévio) mudou.

2º momento

Fazer pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções. A seguir aparece a relação de sites indicados para a pesquisa. Solicitar que os alunos elaborem no KPresenter, uma apresentação mostrando em cada slide um tipo específico de moradia e as informações que o aluno obter sobre ela. Para iniciar a apresentação, como capa, podem utilizar o desenho anteriormente feito no KolourPaint.

Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=)

3º momento

Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa:   

http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu   

http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/arquitetura/4294-casas-flutuantes-podem-ser-solucao-para-zonas-alagadas     

http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape     

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita   

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg   

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/apesar-de-bloqueios-moradores-de-rua-ocupam-viadutos-da-bandeirantes.html    

4º momento

Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes.

Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe?

Pode existir CASA sem teto e sem parede?

Depois solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto contando como é a sua casa. Observando os seguintes critérios:

  • tamanho;

  • material de construção;

  • localização.

Para o item localização, usar o recurso no Google, na internet, chamado Google Maps (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) em que eles podem localizar sua residência, e fazer uma cópia da tela e agregar todas estas informações como fechamento do trabalho no KPresenter.

Recursos Complementares

Recursos educacionais adicionados na aula:

Nome: Os três Porquinhos
Tipo: Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

Nome: A Casa
Tipo: Áudio
Coleção Arca de Noé

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/

Avaliação

É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);

  • Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.