L?via Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ao t?rmino desta aula, o aluno ser? capaz de:
Primeiro Objetivo
Identificar as interven??es da avia??o na vida do homem.
Segundo Objetivo
Destacar a import?ncia do brasileiro na hist?ria do avi?o, principalmente pelo seu inventor.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios para o desenvolvimento desta aula.
As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KPresenter ]
Gwenview [ Iniciar > Aplica??es Gr?ficas > Gwenview ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Audio e V?deo > WxCam ]
|
Para dar in?cio a aula sobre avia??o, o professor dever? mostrar uma imagem de um avi?o (por exemplo: Fig. 1), juntamente com as seguintes perguntas:
Figura 1- Imagem de um avi?o.
Ap?s ter ouvido as respostas das crian?as, solicite que os alunos lhe acompanhem at? a sala de v?deo* com o laptop. Comente que este v?deo fala da hist?ria e da inven??o do avi?o.(Fig. 2). Recurso: Como sugest?o de v?deo, sugerimos o Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv
O recurso ? um v?deo que traz um epis?dio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a inven??o e o funcionamento do avi?o. O v?deo fala tamb?m de Santos Dumont e sua contribui??o para a sociedade com a inven??o do 14 Bis.
Figura 2 ? Imagem do Recurso ?De onde vem o avi?o?? *caso n?o haja sala de v?deo, conforme solicitado na atividade, ver na pr?pria sala de aula o v?deo.
Ap?s assistir o v?deo, o professor dever? dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (v?deo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados ? hist?ria do Avi?o. Para tal, os alunos podem fazer pesquisas na internet atrav?s do navegador Mozilla Firefox e pesquisar e sites de busca, como o Google (http://www.google.com.br), ou ainda, sites como:
Caso os alunos residam em proximidade de um aeroporto, pode sugerir que eles mesmos fa?am as fotografias dos avia??es e at? mesmo fazer pequenos v?deos, utilizando a WxCam do seu laptop. O professor dever? distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do n?mero de alunos, o professor poder? distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet n?o deve ser a ?nica fonte para a coleta dos dados. Eles tamb?m podem ir at? a biblioteca e ir registrando as informa??es que encontrarem no Kword juntamente com as demais. Sugest?es de Temas para Pesquisas:
Figura 3 - Imagem do avi?o 14 Bis Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 06 jun. 2011. ? importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que n?o se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema prop?e!
Cada trio dever? apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou respons?vel. Esta apresenta??o poder? ser em forma de apresenta??o do Kpresenter, encena??o de um jornal televisivo, utilizando o recurso no laptop para ir mostrando as imagens (Gwenview), entre outros. O importante ? que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta ? uma compet?ncia que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para finalizar as atividades, os alunos dever?o, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4), no Kword, falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribui??es do avi?o para a vida do ser humano. Tal atividade ? muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Figura 4 ? Imagem de Santos Dumont |
1) Os alunos poder?o brincar de piloto de avi?o por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):
http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/
Figura ? Tela de um dos jogos sugeridos
2) O professor poder? juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avi?o de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm
A avalia??o ser? realizada tendo em vista a qualidade da produ??o textual dos alunos, tanto do trabalho individual (carta a Santos Dumont) quanto a em grupo (apresenta??o do tema gerador), e a sele??o das imagens e procura de materiais diversos para as pesquisas.