Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - A hist?ria do Avi?o

Autor e Co-autor(es)

Jaqueline Maissiat imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

L?via Raposo Bardy

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao t?rmino desta aula, o aluno ser? capaz de:

Primeiro Objetivo
Identificar as interven??es da avia??o na vida do homem.

Segundo Objetivo
Destacar a import?ncia do brasileiro na hist?ria do avi?o, principalmente pelo seu inventor.

Duração das atividades

2 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios para o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

UCA

KWord                          [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KWord ]
Mozilla Firefox            [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KPresenter                 [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KPresenter ]
Gwenview                   [ Iniciar > Aplica??es Gr?ficas > Gwenview ]
WxCam                       [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Audio e V?deo > WxCam ]

atividades

Motiva??o

Para dar in?cio a aula sobre avia??o, o professor dever? mostrar uma imagem de um avi?o (por exemplo: Fig. 1), juntamente com as seguintes perguntas:

  • Quando voc?s veem esta imagem pensam em qu??

  • Voc?s sabem quem inventou o avi?o?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/aviacaoembraerem.jpg

Figura 1- Imagem de um avi?o.
Dispon?vel em: http://img237.imageshack.us/img237/3326/aviacaoembraeremb195uy8.jpg  Acesso em: 06 jun. 2011

Atividade 1

Ap?s ter ouvido as respostas das crian?as, solicite que os alunos lhe acompanhem at? a sala de v?deo* com o laptop. Comente que este v?deo fala da hist?ria e da inven??o do avi?o.(Fig. 2).

Recurso:

 De onde vem o avi?o?

Como sugest?o de v?deo, sugerimos o Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv

O recurso ? um v?deo que traz um epis?dio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a inven??o e o funcionamento do avi?o. O v?deo fala  tamb?m de Santos Dumont e sua contribui??o para a sociedade com a inven??o do 14 Bis.
?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/recurso_2aviao.jpg

Figura 2 ? Imagem do Recurso ?De onde vem o avi?o??

*caso n?o haja sala de v?deo, conforme solicitado na atividade, ver na pr?pria sala de aula o v?deo.

Atividade 2

Ap?s assistir o v?deo, o professor dever? dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre  o que acharam dele (v?deo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados ? hist?ria do Avi?o. Para tal, os alunos podem fazer pesquisas na internet atrav?s do navegador Mozilla Firefox e pesquisar e sites de busca, como o Google (http://www.google.com.br), ou ainda, sites como:

Caso os alunos residam em proximidade de um aeroporto, pode sugerir que eles mesmos fa?am as fotografias dos avia??es e at? mesmo fazer pequenos v?deos, utilizando a WxCam do seu laptop.

O professor dever? distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do n?mero de alunos, o professor poder? distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet n?o deve ser a ?nica fonte para a coleta dos dados. Eles tamb?m podem ir at? a biblioteca e ir registrando as informa??es que encontrarem no Kword juntamente com as demais.

Sugest?es de Temas para Pesquisas:

  • Quem foi Santos Dumont?

  • Contexto hist?rico da ?poca em que o 14 Bis (Fig. 3) foi inventado (pol?tica, cultura).

  • Contribui??es do avi?o, atualmente, para a vida do ser humano.

  • Como foi o primeiro avi?o ap?s a inven??o do 14 Bis.

  • Qual foi a rea??o das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/14bis.jpg

Figura 3 - Imagem do avi?o 14 Bis

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 06 jun. 2011.

? importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que n?o se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema prop?e!

Atividade 3

Cada trio dever? apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou respons?vel. Esta apresenta??o poder? ser em forma de apresenta??o do Kpresenter, encena??o de um jornal televisivo, utilizando o recurso no laptop para ir mostrando as imagens (Gwenview), entre outros. O importante ? que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta ? uma compet?ncia que a escola deve favorecer o desenvolvimento!

Atividade 4

Para finalizar as atividades, os alunos dever?o, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4), no Kword, falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribui??es do avi?o para a vida do ser humano. Tal atividade ? muito importante para o desenvolvimento da escrita.
?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/santosdumont.jpg

Figura 4 ? Imagem de Santos Dumont
Dispon?vel em: http://www.santosdumont.org.br/~santos/disco_virtual/image/SantosDumont/santosdumont.jpg  Acesso em: 06 jun. 2011.

Recursos Complementares

1) Os alunos poder?o brincar de piloto de avi?o por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):

http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/

http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/site_aviao3.JPG

Figura ? Tela de um dos jogos sugeridos

2) O professor poder? juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avi?o de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.

http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm

Avaliação

A avalia??o ser? realizada tendo em vista a qualidade da produ??o textual dos alunos, tanto do trabalho individual (carta a Santos Dumont) quanto a em grupo (apresenta??o do tema gerador), e a sele??o das imagens e procura de materiais diversos para as pesquisas.