Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
?
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multim?dia - Editores de ?udio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
?
-
Nesta atividade, analisaremos uma sequ?ncia de imagens, com o objetivo de entender a campanha ocorrida a favor da participa??o do Brasil
na Segunda Guerra Mundial. Esta campanha foi empreendida pelo governo de Get?lio Vargas.Din?mica sugerida:
-
IMAGEM 1- "A cobra vai fumar / Senta a pua"
Disponivel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Aqui, o professor dever? informar que a imagem ? composta por dois s?mbolos utilizados pelo governo de Get?lio Vargas para argumentar/estimular a participa??o militar do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Adiante, RECOMENDAR uma pesquisa no Google (www.google.com.br) acerca do significado dos s?mbolos/express?es. Para realiz?-la pode-se, por exemplo, inserir "Senta a pua" na barra de pesquisa e em seguida clicar em "pesquisar". Aparecer?o v?rios links, analisar e selecionar os mais completos e/ou informativos.
Nesta tarefa, os alunos tamb?m poder?o contar com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa, que poder? discutir os aspectos lingu?sticos dessas frases.
-
Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:
-
-
IMAGEM 2- "O Brasil de hoje defende o Brasil de amanh?"
Dispon?vel em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Analisar a imagem a partir de quest?es tais como:
-
IMAGEM 3- "Soldado brasileiro na Segunda Guerra Mundial"
Disponivel em: http://www.acervoescolar.com.br/historia/historia-do-brasil/imagens/brasil-segunda-guerra.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:
?
* Recomenda-se que, ap?s os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em rela??o ?s d?vidas suscitadas durante a atividade de interpreta??o das imagens, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Dispon?vel em: http://www.agualva.net/images/newspaper.jpg. Acesso em 14 de maio de 2011
-
Na presente atividade analisaremos uma mat?ria do Jornal do Brasil, publicada no caderno "Id?ias", de 1/2/2003.
POR MEIO DELA, compreenderemos o processo que levou ? entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
O t?tulo da mat?ria ? "O Brasil vai ? Segunda Guerra Mundial", assinada por Leonardo Pace Alves - Mestre em Rela??es Internacionais pela PUC-Rio.
E o LINK ?: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/outros_destaques_anteriores.html. Acesso em 14 de maio de 2011
-
Ap?s clicar no link, os alunos devem usar a barra de rolagem e localizar a transcri??o da mat?ria de jornal, que est? pr?xima ao meio da p?gina.
Em seguida, realizar a leitura e vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, os alunos podem contar com dicion?rio virtual, atrav?s do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
ADIANTE, deve-se proceder na discuss?o do texto, a partir de quest?es tais como:
-
* Recomenda-se que, ap?s os debates, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Dispon?vel em:http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Nesta atividade, analisaremos TR?S arquivos de ?udio datados no per?odo da Segunda Guerra (1939-45), transmitidos via r?dio para a popula??o na ?poca. Aqui, al?m da repercuss?o da guerra no Brasil, vamos compreender aspectos da participa??o brasileira no segundo grande conflito mundial.
Din?mica sugerida:
-
ARQUIVO I- "A marcha do tempo - A cruz vermelha (Programa de r?dio da 2? guerra)" (1:55)
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=genPCaX_7eI&NR=1
Acesso em 14 de maio de 2011
PARA discutir o documento de ?udio:
-
ARQUIVO II- "Fim da segunda guerra na Europa" (2:35)
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=oN2W0aQWFy0
Acesso em 14 de maio de 2011
"Not?cia do fim da segunda guerra mundial na Europa em 7 de Maio de 1945."
PARA discutir o documento de ?udio:
-
ARQUIVO III- "Get?lio Vargas discursa para os Pracinhas da FEB" (1:48)
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WKtxVKoDUSc&feature=related
Acesso em 14 de maio de 2011
"Trecho do discurso de Get?lio Vargas na chegada dos pracinhas da FEB (For?a Expedicion?ria Brasileira) ao Brasil em 18 de julho de 1945."
PARA discutir o documento de ?udio:
-
* Recomenda-se que, ap?s os debates, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
?
Como ?ltima atividade, recomendamos que a turma produza um programa de r?dio a ser postado no YouTube, usando de narra??es, m?sicas, efeitos sonoros e imagens que documentem interven??es e opera??es militares ocorridas em 2011, como a recente opera??o norte-americana que matou Osama Bin Laden.
ORIENTA??ES GERAIS:
-
FORMAS DE SOCIALIZA??O do trabalho realizado:
-
Para saber como criar v?deos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011
Para saber como postar v?deos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
-
-
-
Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise das imagens, da interpreta??o da not?cia de jornal e dos documentos de ?udio, da realiza??o do programa de r?dio e demais registros produzidos nas atividades da aula.