Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial (1939-45) - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar a repercuss?o da Segunda Guerra Mundial no Brasil
  • Entender a participa??o brasileira no segundo grande conflito mundial
  • Debater conflitos e interven??es militares ocorridos no ano de 2011

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Rep?blica Velha
  • Era Vargas - governos provis?rio e constitucional

Estratégias e recursos da aula

 1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

?

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multim?dia - Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

?

-

Atividade I- O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

Nesta atividade, analisaremos uma sequ?ncia de imagens, com o objetivo de entender a campanha ocorrida a favor da participa??o do Brasil  na Segunda Guerra Mundial. Esta campanha foi empreendida pelo governo de Get?lio Vargas.

Din?mica sugerida:

  • Cada aluno ir? localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as quest?es propostas para cada imagem.

-

IMAGEM 1- "A cobra vai fumar / Senta a pua"

http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg

Disponivel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Aqui, o professor dever? informar que a imagem ? composta por dois s?mbolos utilizados pelo governo de Get?lio Vargas para argumentar/estimular a participa??o militar do Brasil na Segunda Guerra Mundial.  

Adiante, RECOMENDAR uma pesquisa no Google (www.google.com.br) acerca do significado dos s?mbolos/express?es. Para realiz?-la pode-se, por exemplo, inserir "Senta a pua" na barra de pesquisa e em seguida clicar em "pesquisar". Aparecer?o v?rios links, analisar e selecionar os mais completos e/ou informativos.

Nesta tarefa, os alunos tamb?m poder?o contar com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa, que poder? discutir os aspectos lingu?sticos dessas frases.

-

Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:

  1. Qual o significado do escudo que aparece no canto esquerdo?
  2. E o significado do "bottom", no canto inferior direito?
  3. Qual ? a rela??o desses slogans e do plano de fundo da imagem com o segundo grande conflito mundial?

 -

 -

IMAGEM 2- "O Brasil de hoje defende o Brasil de amanh?"

http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg

Dispon?vel em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Analisar a imagem a partir de quest?es tais como:

  1. O que voc? v? na imagem?
  2. Qual o significado da frase presente na imagem? De que maneira ela se relaciona com a representa??o de uma crian?a nos bra?os de um soldado?
  3. Qual ? a rela??o desta imagem com a Segunda Guerra Mundial?

-

IMAGEM 3- "Soldado brasileiro na Segunda Guerra Mundial"

Soldado Brasileiro na Segunda Guerra Mundial

Disponivel em: http://www.acervoescolar.com.br/historia/historia-do-brasil/imagens/brasil-segunda-guerra.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Analisar a imagem debatendo quest?es tais como:

  1. Qual ? a ideia central do desenho?
  2. Qual ? a rela??o desta imagem  com as anteriores?

?

* Recomenda-se que, ap?s os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em rela??o ?s d?vidas suscitadas durante a atividade de interpreta??o das imagens, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

Atividade II- "O Brasil vai ? Segunda Guerra Mundial"

http://www.agualva.net/images/newspaper.jpghttp://www.agualva.net/images/newspaper.jpg

Dispon?vel em: http://www.agualva.net/images/newspaper.jpg. Acesso em 14 de maio de 2011

-

Na presente atividade analisaremos uma mat?ria do Jornal do Brasil, publicada no caderno "Id?ias", de 1/2/2003.

POR MEIO DELA, compreenderemos o processo que levou ? entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O t?tulo da mat?ria ? "O Brasil vai ? Segunda Guerra Mundial", assinada por Leonardo Pace Alves - Mestre em Rela??es Internacionais pela PUC-Rio.

E o LINK ?: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/outros_destaques_anteriores.html. Acesso em 14 de maio de 2011

-

ATEN??O!

Ap?s clicar no link, os alunos devem usar a barra de rolagem e localizar a transcri??o da mat?ria de jornal, que est? pr?xima ao meio da p?gina.

Em seguida, realizar a leitura e vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, os alunos podem contar com dicion?rio virtual, atrav?s do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

ADIANTE, deve-se proceder na discuss?o do texto, a partir de quest?es tais como:

  1. De que forma os "pa?ses perif?ricos" foram forjados a participar da Segunda Guerra?
  2. Como se deu o envolvimento do Brasil na guerra devido ?s suas rela??es com os EUA? Registre as etapas deste envolvimento, segundo o texto.
  3. Quais "vantagens" estavam reservadas ao Brasil para que Vargas levasse o pa?s a participar do conflito?
  4. Como se desenrolou o acontecimento hist?rico que fez o Brasil declarar guerra ?s pot?ncias do Eixo?
  5. Qual foi o papel desempenhado por Get?lio Vargas diante da conjuntura imposta durante a  Segunda Guerra Mundial?

-

* Recomenda-se que, ap?s os debates, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade III- A Segunda Guerra no Brasil via r?dio

r??dio semp        

Dispon?vel em:http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg        http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

 -

Nesta atividade, analisaremos TR?S arquivos de ?udio datados no per?odo da Segunda Guerra (1939-45), transmitidos via r?dio para a popula??o na ?poca. Aqui, al?m da repercuss?o da guerra no Brasil, vamos compreender aspectos da participa??o brasileira no segundo grande conflito mundial.

Din?mica sugerida:

  • O professor pode reproduzir os arquivos a partir de seu computador/caixas de som, ou os alunos podem acess?-los por meio de seus respectivos links no YouTube, abaixo informados.
  • Ouvir com aten??o os arquivos de ?udio e debat?-los a partir das quest?es propostas.

-

ARQUIVO I- "A marcha do tempo - A cruz vermelha (Programa de r?dio da 2? guerra)" (1:55)

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=genPCaX_7eI&NR=1

Acesso em 14 de maio de 2011

PARA discutir o documento de ?udio:

  1. Quem s?o os correspondentes de guerra respons?veis pelas not?cias ora apresentadas?
  2. O que isto tem a ver com a participa??o brasileira na Segunda Guerra?

-

ARQUIVO II- "Fim da segunda guerra na Europa" (2:35)

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=oN2W0aQWFy0

Acesso em 14 de maio de 2011

"Not?cia do fim da segunda guerra mundial na Europa em 7 de Maio de 1945."

PARA discutir o documento de ?udio:

  1. Como se noticia o fim da Segunda Guerra Mundial?
  2. Quais foram as medidas tomadas pelo prefeito do Rio de Janeiro em comemora??o ao fim da guerra?
  3. Como podemos perceber no discurso narrado a posi??o do Brasil durante a guerra?

-

ARQUIVO III- "Get?lio Vargas discursa para os Pracinhas da FEB" (1:48)

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WKtxVKoDUSc&feature=related

Acesso em 14 de maio de 2011

"Trecho do discurso de Get?lio Vargas na chegada dos pracinhas da FEB (For?a Expedicion?ria Brasileira) ao Brasil em 18 de julho de 1945."

PARA discutir o documento de ?udio:

  1. Sabe quem est? discursando? E para quem est? discursando?
  2. Como s?o recebidos os brasileiros que haviam participado da Segunda Guerra?

-

* Recomenda-se que, ap?s os debates, as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).  

-

Atividade IV- Fazendo um programa de r?dio

http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

?

Como ?ltima atividade, recomendamos que a turma produza um programa de r?dio a ser postado no YouTube, usando de narra??es, m?sicas, efeitos sonoros e imagens que documentem  interven??es e opera??es militares ocorridas  em 2011, como a recente opera??o norte-americana que matou Osama Bin Laden.

ORIENTA??ES GERAIS:

  1. O trabalho poder? ser desenvolvido em grupo, ou em turma.
  2. Todos os alunos do grupo, ou da turma, podem participar da atividade, conforme suas habilidades. Exemplo: narrador, roteirista, rep?rter etc.
  3. Os alunos devem coletar textos, imagens e arquivos de ?udio que documentem as narra??es do programa de r?dio.
  4. Ser? interessante que haja mais de um narrador e mais de um correspondente de not?cias, para uma melhor din?mica narrativa.
  5. O tempo do programa fica a crit?rio do professor.

-

FORMAS DE SOCIALIZA??O do trabalho realizado:

  • Apresenta??o do programa na r?dio da escola, caso exista.
  • Reprodu??o do programa de r?dio no encontro de inicia??o cient?fica da escola.
  • Postagem de v?deo no YouTube.

-

Para saber como criar v?deos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011

Para saber como postar v?deos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011

Recursos Complementares

 Sugest?es de leituras para o professor:

-

-

 Sugest?es de leituras para professores e alunos:

-

-

Acesso em 14 de maio de 2011

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise das imagens, da interpreta??o da not?cia de jornal e dos documentos de ?udio, da realiza??o do programa de r?dio e demais registros produzidos nas atividades da aula.