Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Para uma melhor compreens?o desse assunto o aluno dever? compreender o conceito de escravid?o e as condi??es em que os escravos eram transportados do continente africano para a Am?rica.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
?
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
?
A proposta para esta aula ? o trabalho com dois document?rios organizados pelo blog Gr?tis V?deo Aulas e postados no Youtube. O link do blog ?: http://gratisvideoaulas.blogspot.com. O primeiro v?deo tem quase 15 minutos e o segundo v?deo quase 14 minutos de dura??o. Apresenta-se inicialmente a l?gica mercantilista atrav?s do Pacto Colonial e o porqu? da escolha econ?mica pelo a??car. Os alunos poder?o entender a din?mica da economia brasileira apresentada atrav?s do plantation e de outras atividades secund?rias econ?micas, como a pecu?ria. Saber?o como era feita a apropria??o dos negros na ?frica e sua travessia at? chegar ao Brasil, ou seja, a desumanidade pela qual os negros eram submetidos. Al?m disso, ser?o descritas as classes sociais que faziam parte da sociedade colonial brasileira e a pouca mobilidade social existente entre esses sujeitos sociais, as principais caracter?sticas dessa sociedade como o patriarcalismo, a forma como a mulher era vista e a organiza??o do engenho com suas principais localidades.
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZYj1ILcbRmk&feature=related
Acesso em 11 de maio de 2011.
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=W3WMhwUY77M&feature=related
Acesso em 11 de maio de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os v?deos no www.youtube.com ou diretamente nos links indicados abaixo de cada imagem, para que assim, cada aluno possa visualizar os document?rios do seu pr?prio netbook;
2- Sugira aos alunos que fa?am no Kword uma s?ntese das principais informa??es contidas nos document?rios;
3- Escolha, aleatoriamente, no m?nimo cinco s?nteses para serem socializadas com todos da turma.
4- Tendo como referencial as informa??es dos v?deos acima, pe?a aos alunos que entrem no site: http://sites.unifra.br/rived/ObjetosPedag%C3%B3gicos/Hist%C3%B3ria/tabid/433/language/pt-BR/Default.aspx . Este site ? do Centro Universit?rio Franciscano (UNIFRA) e nele o aluno encontrar? um jogo interativo denominado: ''Engenho" que ilustrar? e simular? o mundo colonial a?ucareiro para melhor reflex?o e entendimento do assunto. Veja, abaixo, a imagem de abertura do jogo:
?
Fonte: http://sites.unifra.br/Portals/17/Hist?ria/Engenhos/engenho.jpg - Acesso em 11 de maio de 2011
?
Professor, existe um roteiro e um guia explicando tudo sobre o jogo e como ele poder? ser utilizado neste site;
5- Brincando no engenho - Deixe o aluno explorar todo o jogo e aprender com as informa??es l? contidas;
6- Na ?ltima etapa do jogo o aluno ter? que sistematizar o que aprendeu fazendo um pequeno texto direcionado por duas perguntas, como podemos ver na imagem abaixo:
Dispon?vel em : http://sites.unifra.br/Portals/17/Hist%C3%B3ria/Engenhos/engenho1.swf
Acesso em 11 de maio de 2011.
?
a) Sugira a todos os alunos que fa?am este texto tendo como base n?o s? as informa??es contidas no jogo, mas utilizando tamb?m as informa??es apresentadas pelos v?deos assistidos;
b) Pe?a que imprimam os textos para socializ?-los em sala com todos da turma e para confec??o de um mural informativo sobre o assunto que dever? ser afixado na sala de aula;
?
?
Professor, atrav?s da leitura atenta do texto ?Como era uma senzala? e do trabalho com o v?deo ?Senzala e vida escrava. (escravid?o)? , os alunos poder?o compreender com eram as senzalas e como foram utilizadas durante toda a fase da escravid?o no Brasil, reconhecendo-as como lugares entre tantos do engenho marcados pela dor, sofrimento e desumaniza??o dos escravos.
?
TEXTO: Como era uma senzala?
"Acomoda??o
Em geral, homens, mulheres e crian?as ficavam no mesmo c?modo. Algumas fazendas separavam os tr?s grupos e outras mantinham os filhos com as m?es at? a adolesc?ncia.
Puni??o
Escravos fuj?es ou rebeldes eram acorrentados a troncos em frente ? senzala, como exemplo. Outros tinham que andar com grilh?es nos p?s e pesco?o."
Texo de Roberto Navarro dispon?vel na ?ntegra em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287563.shtml . Acesso em 11 de maio de 2011.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4yrq0nsdGl8&feature=fvs
Acesso em 11 de maio de 2011.
?
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem o site do texto e leia-o em sua ?ntegra;
2- Depois, acessem o link do v?deo, indicado abaixo da imagem e assistam o v?deo;
3- Ap?s a leitura do texto e da exibi??o do v?deo, pe?a a todos os alunos que fa?am um resumo no KWord sobre as principais informa??es sobre como era a senzala e a vida dos escravos neste lugar. Depois, que resumam em uma s? palavra: qual o significado da senzala?
4- Sugira aos alunos que fa?am quatro grupos. Haver? um sorteio e cada grupo dever? ficar com uma dessas m?sicas abaixo:
a) Um dia na senzala- Carolina Soares - Dispon?vel (letra m?sica) em: http://www.youtube.com/watch?v=pJUv4YII1P0&feature=relate
b) Na Senzala - S?DITOS DO REGGAE- Dispon?vel (m?sica) em: http://www.youtube.com/watch?v=b3hxyaV_KLE ; Dispon?vel (letra) em: http://suditos-do-reggae.musicas.mus.br/letras/1190972/
c) "Retirantes" - Dorival Caymmi - Dispon?vel (letra e m?sica) em: http://www.youtube.com/watch?v=XecW-4v-5zo&feature=relate
d) L? vem das senzalas ? Reginaldo Veloso - Dispon?vel (letra e m?sica) em http://letras.terra.com.br/reginaldo-veloso/1427912/
Todos os sites foram acessados em 11 de maio de 2011.
5- Os grupos dever?o, com suas respectivas m?sicas sorteadas:
Primeiro, no KPresenter, criar uma apresenta??o com imagens do Brasil Colonial, retratando a senzala e os castigos que os negros recebiam no Engenho, tendo como fundo musical a vers?o original da m?sica de cada grupo. Exemplificando, o grupo que ficou com a m?sica: ''Um dia na senzala'', usar? esta m?sica em sua vers?o original como fundo para a apresenta??o de suas imagens sobre o Brasil Colonial e assim por diante.
Segundo, cada grupo dever? parodiar a sua m?sica sorteada. A par?dia dever? ser gravada no KRecord. Sugest?o: A par?dia dever? retratar o sofrimento dos escravos na senzala e no engenho. Exemplificando, o grupo que ficou com a m?sica ''Retirantes'', dever? parodi?-la e assim por diante. Lembrar que algumas partes da letra da m?sica podem ser mantidas.
Terceiro, todas as apresenta??es, tanto no Kpresenter quanto no KRecord, dever?o ser socializadas com todos da turma, que poder?o ouvir as m?sicas nas vers?es originais e parodiadas.
?
?
Professor, os textos abaixo explicam quem foi Zumbi e a import?ncia da capoeira para a cultura brasileira. ? importante que os alunos conhe?am estes dois temas para desmistificar a ideia de que os escravos aceitavam pacificamente todas as viol?ncias ?s quais foram submetidos. Al?m disso, ? importante que os alunos conhe?am e entendam um pouco da Capoeira, um dos s?mbolos da cultura afrobrasileira presente em nossos dias.
?
?O nome dele era Zumbi, mas talvez o certo fosse Zambi. Ele pode ter nascido na ?frica e ter sido trazido para c? ? for?a, mas h? quem diga que ele era brasileiro e livre. Nem temos certeza de que ele era filho de africanos ? se ele nasceu no Brasil, ? poss?vel que seu pai fosse africano e sua m?e, ?ndia. Sua morte tamb?m ? envolta em mist?rio. S? n?o existem d?vidas a respeito de uma coisa: at? seus advers?rios o definiam como um homem forte, orgulhoso, inconformado com sua condi??o social, que resolveu enfrentar seus algozes e libertar seu povo. E ele foi longe nesse objetivo. O Quilombo dos Palmares deu trabalho ao governo de Portugal.?
Dispon?vel em: http://historia.abril.com.br/gente/zumbi-esse-desconhecido-435264.shtml . Acesso em 11 de maio de 2011.
"'Quando voc? v? um filme com Mel Gibson, Eddie Murphy ou Wesley Snipes, pode ter certeza: para fazer aquelas incr?veis cenas de a??o, eles inclu?ram a capoeira nos ensaios. ? que essa t?cnica corporal, mistura de dan?a e exerc?cios, desenvolvida exclusivamente no Brasil, j? ganhou adeptos em 48 pa?ses. Ambiciosa, desde o ano passado ela foi reconhecida pelo Comit? Ol?mpico Brasileiro como esporte ol?mpico e est? em campanha por um lugar nos jogos de 2004. O n?mero de academias vem crescendo rapidamente e j? soma 25 000. Veja por que essa luta brasileira est? empolgando cada vez mais gente."
Dispon?vel na ?ntegra em : http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_34227.shtml . Acesso em 11 de maio de 2011.
?
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Fazer a leitura dos textos, na ?ntegra, com os alunos;
2- Para cada texto, pedir que os alunos fa?am, no KWord, um resumo contendo as principais ideias tratadas;
3- Pe?a aos alunos que, em duplas, fa?am uma pesquisa para responder as seguintes quest?es:
a) Como era um Quilombo?
b) Quem s?o os quilombolas?
c) Como era a vida nos Quilombos?
d) Quais foram os principais Quilombos do Brasil? Eles existem at? hoje?
e) Al?m dos quilombos e da capoeira, os escravos tinham outras formas de resistir a escravid?o? Justifique.
Sugest?o de sites para a pesquisa dos alunos:
http://www.brasilescola.com/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm
http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/escravido-e-resistncia-no-brasil.html
http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113757.shtml
http://historia.abril.com.br/gente/quilombos-urbanos-434120.shtml
Todos os sites foram acessados em 11 de maio de 2011.
3- Socialize as respostas das duplas com todos da turma.
4- Em duplas, os alunos devem criar, no KPresenter, uma apresenta??o destacando a import?ncia da Capoeira para a Hist?ria e Cultura do Brasil e ressaltando a necessidade de se valorizar esta manifesta??o;
5- Todas as duplas dever?o socializar suas apresenta??es.
Sugest?es de leituras para professores e alunos:
1- Ossos do Of?cio - Manual do senhor de escravos - Historiador revela as t?cnicas de ger?ncia da senzala. Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_365049.shtml - Acesso em 11 de maio de 2011.
2- Sociedade A?ucareira no Brasil Colonial. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php - Acesso em 11 de maio de 2011.
Slides: Engenhos de A??car
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/guestda9e9c/engenho-de-acar-presentation - Acesso em 11 de maio de 2011.
Cole??o de Aulas do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento da aula:
A escravid?o no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7 - Acesso em 11 de maio de 2011.
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura e interpreta??o de texto, produ??o de textos e resumos, apresenta??es em slides, par?dias, intera??o e an?lise de jogo, confec??o de mural.