Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Investigando la?os de fam?lia

Autor e Co-autor(es)

claudia vicari zanatta imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:

  • Conhecer algumas informa??es sobre seus antepassados;
  • Saber o que ?  uma ?rvore geneal?gica;
  • Reconhecer as origens como elementos importantes na constitui??o dos seres humanos;
  • Conhecer e reconhecer diferentes rela??es familiares.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o desta aula n?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios, por?m ? importante o professor perceber que o conceito de fam?lia na contemporaneidade foi modificado, sendo comuns configura??es familiares diferenciadas. ? preciso lembrar que ?s vezes as crian?as n?o t?m dados a respeito do pai, da m?e e o n?cleo familiar se constitui de outros parentes (tios, irm?os) e de amigos.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

?

Mozilla Firefox  [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia]

KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplica??es Gr?ficas]

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

?

?

atividades

?

video

?

?

?

?

atividadeatividade

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

atividade  

1? Momento

Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em uma roda de conversa e entregue um pedacinho de papel para que cada aluno escreva apenas uma palavra expressando o significado de FAM?LIA. Logo ap?s, pe?a para cada aluno leia em voz alta o que escreveu. Comente e pergunte ao aluno o porqu? da escolha da palavra que selecionou. Pe?a que os alunos abram o Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] do laptop e anotem a palavra que cada um escolheu juntamente com o significado sugerido por cada crian?a.

Problematize com os alunos indagando o que constitui uma fam?lia, comentando que existem fam?lias grandes e pequenas, compostas de maneiras diferentes.

Pergunte aos alunos se eles se parecem com algu?m da fam?lia e, porque cada aluno ? diferente do outro. De onde vem as caracter?sticas que os diferenciam uns dos outros? Alguns poder?o dizer que tem o cabelo da m?e, outros que tem a cor dos olhos, etc. Se algum disser que tem uma caracter?stica dos av?s pergunte como isso ? poss?vel (se ningu?m disser use voc? mesmo como exemplo). Pergunte porque uma caracter?stica da av?, por exemplo, os olhos ou cabelos, pode estar nela (ou em voc?) mas n?o estar em sua m?e/pai?

?

2? Momento

Dividir os alunos em duplas para que assistam no laptop ao v?deo EU, do grupo Palavra Cantada, dispon?vel no endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E).

Com essa atividade, os alunos poder?o reconhecer a forma??o de la?os familiares, al?m de perceber movimentos de migra??o e origem da fam?lia (pais/av?s que nasceram em cidades/estados diferentes) e tra?os caracter?sticos de diferentes regi?es do Brasil.

Em seguida, conversar sobre as diferentes fam?lias que aparecem no v?deo, destacando as rela??es de parentesco entre os membros destas: av?s e av?s; pai; m?e; irm?os e irm?s, etc .Na lousa, o professor poder? desenhar uma ?rvore, com muitos galhos, em tamanho grande.

A ?rvore permitir? demonstrar um modelo de ?rvore geneal?gica. Em cada galho o professor poder? representar um membro de sua pr?pria fam?lia (professor ; pai; m?e; v? materna; v? materno; v? paterna; v? paterno; irm?os, sobrinhos, etc). Reforce com os alunos a ideia de que, mesmo com um conceito ampliado de fam?lia (tios, amigos, vizinhos), para que pud?ssemos nascer, primeiro foi necess?rio que existissem nossos pais, nossos av?s, bisav?s e assim por diante. Podemos representar a ordem em que essas pessoas surgiram em uma ?rvore geneal?gica.

Explique que ?rvore geneal?gica "? uma representa??o das pessoas que tiveram participa??o na exist?ncia de uma pessoa ou fam?lia, ou seja, ? o hist?rico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conex?es estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes at? chegar ao membro mais novo da fam?lia ou ent?o at? na pessoa que se tem interesse."

Retirado de: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm

?

3? Momento

Tarefa de casa: Solicitar que os alunos conversem com o papai/ mam?e ou respons?vel sobre suas origens e anotem os nomes de seus ancestrais para poderem construir suas ?rvores geneal?gicas. Pe?a para os alunos trazerem de casa fotos de seus familiares para montar uma ?rvore geneal?gica. ? importante ressaltar para a fam?lia que as fotos ser?o recortadas. Al?m disso, pe?a para que eles pesquisem o nome completo dos familiares, data de nascimento e cidade onde nasceu.

Solicitar que com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia] os alunos fotografem algumas das pessoas que constar?o em sua ?rvore geneal?gica (pai, m?e ou respons?veis, irm?os, etc).

O site http://www.smartkids.com.br/passatempos/familia-arvore.html poder? ser utilizado para auxiliar os alunos na constru??o de sua ?rvore geneal?gica.

?

4? Momento

Em sala de aula, solicitar que, com o KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplica??es Gr?ficas] as crian?as desenhem uma ?rvore simplificada (tronco e galhos). Imprimir a ?rvore de cada aluno. Ap?s a  impress?o, em cada galho os alunos escrever?o os nomes de seus av?s, pais, seu pr?prio nome, dos irm?os (ou os nomes dos respons?veis pelo aluno),  respeitando uma ordem hier?rquica.

Pe?a para que eles recortem as figuras dos familiares (irm?os, pais, av?s. Se voc? achar que a turma consegue, extrapole para tios e bisav?s). Caso houver possibilidade, imprimir algumas das fotos dos familiares feitas pelos alunos com a WxCam na atividade extra-classe. Tais fotos poder?o ser recortadas e coladas na ?rvore.

Abaixo h? um exemplo de uma ?rvore geneal?gica na qual o aluno utilizou-se de desenhos para representar seus parentes.

arvore

?

Imagem retirada de http://4.bp.blogspot.com/_Xs0j-5jRkJ0/SCwQ2pjf_FI/AAAAAAAAFK8/K_L-Kjpf38M/s400/Arvore_genealogica%5B1%5D.JPG (acesso em 12/10/2009)

Durante a atividade, avalie se os alunos conseguiram organizar de forma hier?rquica os membros da fam?lia.

?

5? Momento

Socializa??o da pesquisa: cada crian?a dever? falar sobre sua ?rvore geneal?gica, destacando os nomes de seus familiares, se tem conviv?ncia com todas essas pessoas, etc. Ao final, sugere-se organizar uma exposi??o na sala de aula, colocando todas as ?rvores geneal?gicas penduradas em um galho seco de ?rvore para aprecia??o do grupo.

?

Recursos Complementares

?

Professor, pe?a para os alunos acessarem no laptop o site http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm

Este site apresenta a hist?ria Um amor de fam?lia, do autor Ziraldo. Aproveite o momento para falar alguns dados bibliogr?ficos do autor. Voc? poder? utilizar os sites:

http://pt.shvoong.com/books/biography/1660818-ziraldo-vida-obra/

http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp

Observe a capa do livro Um amor de fam?lia:

http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm

Cruzadinha:

1- Complete as frases e em seguida, preencha a cruzadinha com as palavras que voc? escreveu.

  1. Os pais dos meus pais s?o meus ________________.
  2. Os filhos dos meus pais s?o meus ___________________.
  3. Eu sou ___________ dos meus pais.
  4. Eu sou ______________ dos meus tios.
  5. Eu sou _______________ dos meus av?s.
  6. Os irm?os dos meus pais s?o meus ______________________.

Avaliação

Professor, ser? preciso estar atento para poder avaliar os aspectos sociais e emotivos das crian?as, uma vez que poder?o surgir diferentes organiza??es familiares, cada uma com suas particularidades. A escuta atenta tanto do professor quanto dos colegas ? imprescind?vel para que cada crian?a possa compartilhar as informa??es que trouxer. Tamb?m dever?o ser avaliados   aspectos cognitivos no que diz respeito ?s estruturas e composi??es familiares de cada crian?a organizadas corretamente na montagem da ?rvore geneal?gica. Importante ? avaliar a realiza??o da tarefa de casa, quanto ao empenho e pontualidade. Sem a tarefa de casa cumprida a aula n?o ser? completa.

Verificar o uso correto dos programas do laptop utilizados nesta aula.