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Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Conhecimentos b?sicos em conceitos de localiza??o (pontos cardeais e colaterais);
Conhecimentos sobre o nosso estado e nossa cidade.
AMBIENTE 1: Laborat?rio de Inform?tica Educativa
ATIVIDADE 1
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:
Lousa;
Obs.: Caso o Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE) n?o tenha lousa, o professor poder? escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O computador com a simula??o ?Monte o mapa?;
Caderno, l?pis ou caneta.
Para o desenvolvimento desta aula ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
A atividade ser? realizada em duplas, e a forma??o das duplas ficar? a crit?rio do professor;
Participa??o ativa das duplas na aula.
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ORIENTA??ES QUANTO AO USO DA SIMULA??O:
Esta simula??o apresenta a estrutura do mapa do Brasil, na qual o aluno ir? organizar os estados em seus devidos lugares. Ao colocar o mouse em cima de um estado receber? informa??es na lousa (ao lado direito do menino) sobre o nome do estado, sua capital, popula??o e n?mero de deputados. Na simula??o pode-se escolher o mapa com ou sem contorno, mas recomendamos primeiramente que os alunos estejam interagindo com o mapa sem contorno.
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PARA INSTALA??O DA SIMULA??O:
1. Fazer o download da simula??o ?Monte o mapa? atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9515
Obs: O plugin Adobe Shockwave Player ? necess?rio para a utiliza??o da simula??o proposta. Caso os computadores n?o o tenham, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1.
3. A simula??o tamb?m pode ser acessada online atrav?s do site: http://www.plenarinho.gov.br/diversao/jogos
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DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algum estado, sua capital e a sigla. Na medida em que os alunos responderem, o docente dever? registrar as respostas na lousa ou na cartolina. No momento seguinte, explicar aos alunos que estes ir?o conhecer sobre a localiza??o dos estados brasileiros, e que a simula??o ?Monte o mapa? ir? ajud?-los. Caso o LIE tenha um data-show, este poder? ser utilizado para projetar a simula??o ?Monte o mapa?, mostrando assim a imagem do mapa do Brasil e as instru??es do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem no caderno as informa??es apresentadas na lousa sobre a simula??o.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos realizar?o as tarefas solicitadas. Para isso, prop?e-se que o professor acompanhe a realiza??o da atividade e procure diagnosticar as poss?veis dificuldades que os alunos possam ter, como em saber a localiza??o dos estados, j? que a simula??o est? sem o contorno e pode causar dificuldade no momento do preenchimento, caso os alunos n?o recordem da localiza??o. O professor pode perguntar sobre a localiza??o do nosso estado, para assim, facilitar a localiza??o dos outros estados. Por exemplo: ?O estado do Cear? fica em que posi??o no mapa do Brasil??, ?O estado do Piau? se localiza a leste a oeste do Cear???. Outra sugest?o ? que o professor desenhe a rosa-dos-ventos na lousa ou na cartolina para ajudar os alunos na localiza??o dos Estados, tendo sempre como refer?ncia um estado.
DISCUSS?O:
Durante a discuss?o, as duplas apresentar?o suas observa??es, dificuldades e solu??es referentes ao uso da simula??o. Prop?e-se que terminada a atividade com a simula??o, o professor promova um debate entre os alunos, no qual poder? perguntar aos alunos, por exemplo: ?Por que o mapa da simula??o apresenta cores diversas??, ?Por que uns estados s?o menos populosos mesmo sendo muito extensos??, ?O que define a quantidade de deputados de um estado??.
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? formalizar os aspectos estudados. Sugere-se que o professor utilize as informa??es dadas pelos alunos inicialmente e os dados obtidos atrav?s da simula??o e do debate. Recomenda-se explicar que no Brasil existem v?rios estados, os quais apresentam diferen?as em rela??o aos seus costumes e sotaques. Prop?e-se explicar que o Brasil foi dividido em regi?es para possibilitar a administra??o de um pa?s t?o extenso, e o IBGE fez essa divis?o levando em considera??o os aspectos naturais como: clima, relevo, vegeta??o e hidrografia. Explicar que a distribui??o da popula??o no Brasil ? bastante irregular, onde o Sudeste ? a regi?o mais populosa e povoada, enquanto a regi?o Norte ? menos povoada, e a regi?o Centro-Oeste ? menos populosa. Sugere-se que o professor esclare?a que a quantidade de deputados estaduais ou distritais na Assembleia Legislativa ? proporcional ? popula??o de cada unidade federativa (estado) e est? relacionado ao n?mero de vagas da unidade federativa na C?mara Federal. O n?mero de deputados federais est? relacionado ? popula??o, e cada estado pode ter no m?nimo 8 e no m?ximo 70 deputados.
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ATIVIDADE 2
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:
Caderno, l?pis ou caneta;
Canetinhas;
Cartolinas para os alunos produzirem os cartazes;
Computadores com acesso a Internet para os alunos pesquisarem.
Para o desenvolvimento desta aula ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
A atividade ser? realizada primeiramente em duplas, e a forma??o das duplas ficar? a crit?rio dos alunos, e posteriormente em grupos;
Utiliza??o do computador apenas para fazer a pesquisa solicitada;
Participa??o ativa dos alunos na aula.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor explique aos alunos que eles realizar?o uma pesquisa sobre ?As regi?es brasileiras?, na qual devem buscar informa??es acerca dos seguintes crit?rios:
Brincadeiras;
Dan?as;
Lendas;
Cada dupla deve ficar respons?vel por pesquisar sobre um crit?rio de uma regi?o. Terminada a pesquisa, as duplas que pesquisaram sobre a mesma regi?o devem se agrupar para produzir um cartaz sobre as informa??es colhidas para apresentar ? turma.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos buscar?o cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realiza??o da atividade procurando diagnosticar as poss?veis dificuldades que os alunos poder?o ter em realizar a pesquisa. Os alunos podem sentir dificuldades nos nomes das brincadeiras e dan?as, j? que eles podem variar de regi?o para regi?o. Por esse motivo, sugere-se uma busca na Internet, para mais informa??es sobre o que esta sendo pesquisado, e a utiliza??o do dicion?rio.
DISCUSS?O:
Nesse momento os grupos apresentar?o seus cartazes, observa??es e dificuldades. Sugere-se que o professor fa?a algumas perguntas para iniciar o debate, como: ?As dan?as possuem os mesmos nomes em todos os estados??. Recomenda-se explicar que, por exemplo, a dan?a Pau de fitas tamb?m pode receber o nome de Rede de pescador ou Tramao, ou Tran?a. Os alunos devem perceber que uma dan?a pode estar presente em estados de regi?es diferentes devido aos povos que trouxeram essa dan?a, por exemplo, a congada, que ? uma dan?a t?pica do estado do Paran?, Minas Gerais e Para?ba. Sugere-se tamb?m perguntar sobre a import?ncia das lendas para o povo da regi?o. Prop?e-se que o professor estimule os alunos a apresentar as brincadeiras conhecidas por eles e dizer quais tiveram o nome mudado em rela??o ? outra regi?o.
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento, o professor dever? formalizar os assuntos abordados. Prop?e-se ao professor mostrar sobre a diversidade cultural e hist?rica de cada regi?o utilizando-se dos cartazes produzidos pelos alunos. Recomenda-se falar que estados da mesma regi?o apresentam caracter?sticas diferentes em rela??o ? cultura devido aos povos que colonizaram. Sugere-se que o professor explique que as lendas s?o narrativas criadas pelos povos e que s?o passadas oralmente, nas quais se apresentam elementos da regi?o, como por exemplo, na regi?o Norte, onde as lendas possuem
geralmente animais, ind?os e fatos ocorridos na floresta. As brincadeiras tamb?m s?o passadas de gera??o em gera??o e apresentam as caracter?sticas dos povos: portugueses, ind?genas, africanos, entre outros.
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AMBIENTE 3: Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE)
ATIVIDADE 2
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:
Computadores com acesso a Internet para os alunos pesquisarem;
Caderno, l?pis ou caneta.
Para o desenvolvimento desta aula ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
Utiliza??o do computador apenas para fazer a pesquisa solicitada;
A atividade ser? realizada em duplas, e a forma??o das duplas ficar? a crit?rio dos alunos;
Participa??o ativa das duplas na aula.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor explique aos alunos que eles far?o uma pesquisa sobre sua cidade, onde dever?o pesquisar sobre os seguintes crit?rios:
Localiza??o da cidade no Estado;
A nossa sociedade no passado: como surgiu e a origem do seu nome;
A nossa cidade hoje: prefeito, pontos tur?sticos, popula??o.
Recomenda-se que os alunos elaborem um texto com os dados coletados e apresentem para a turma.
Sugere-se os seguintes sites para os alunos realizarem a pesquisa:
http://www.cidadebrasileira.brasilescola.com/ (O aluno deve selecionar o estado para ter as informa??es necess?rias)
http://www.visiteobrasil.com.br/historiasdascidades/index.php (O aluno ter? que, primeiramente, selecionar a regi?o, depois o estado e, posteriormente, a cidade)
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 (No site do IBGE Cidades@, onde ap?s selecionar o estado e a cidade, basta clicar sobre ?hist?rico? para ter as informa??es)
http://www.embratur.gov.br/site/br/home/index.php (No site da Embratur o aluno ter? acesso ? hist?ria, clima, eventos, dados da cidade, hospedagem/restaurantes, como chegar, links relacionados, atra??es e fotos)
http://www.emsampa.com.br/links_prefeituras_sp.htm (Esse site d? acesso ?s prefeituras de v?rias cidades brasileiras)
http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26 (Explica como a divis?o do territ?rio brasileiro evoluiu ao longo dos tempos)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos realizar?o as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realiza??o da atividade procurando diagnosticar as poss?veis dificuldades que os alunos poder?o ter. Por exemplo, a diferen?a entre munic?pio e cidade. Recomenda-se apresentar que o munic?pio ? uma ?rea administrada por um prefeito e que re?ne tanto os espa?os urbanos como os rurais. J? as cidades s?o as sedes dos munic?pios, onde n?o ? levado em conta o tamanho ou sua import?ncia.
DISCUSS?O:
Durante a discuss?o, as duplas apresentar?o seus textos, suas observa??es e dificuldades. Recomenda-se alguns questionamentos para estimular o debate, como: ?Os pontos tur?sticos da nossa cidade s?o conhecidos por todos??, ?A historia da nossa cidade ? preservada??.
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento, o professor dever? formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor apresente que o munic?pio faz parte do Estado, e que os munic?pios divergem em rela??o ? hist?ria, economia e cultura, mostrando assim que mesmo dentro de um Estado existem diferen?as. Explicar que toda cidade tem uma hist?ria que deve ser preservada pelos habitantes. Apresentar que todo munic?pio ? auton?mo para administrar os assuntos de seu interesse, onde possui suas leis pr?prias, limitadas pela Constitui??o Federal.
Nome | Tipo |
---|---|
Monte o mapa | Anima??o/simula??o |
http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/geografia-politica/regioes-economicas-do-brasil permite acesso a informa??es referentes ?s regi?es econ?micas brasileiras.
http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/geografia-politica/estados-e-municipios disponibiliza informa??es referentes aos estados e munic?pios, como tamb?m, acesso ao site de cada estado.
http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/geografia-politica/problemas-e-solucoes permite acesso a dados sobre os problemas enfrentados pelas cidades.
http://www.guiadoeleitor.com.br/cargos/dees.htm disponibiliza uma descri??o referente ao mandato e n?mero de vagas para deputados estaduais e federais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mara_dos_Deputados_do_Brasil disponibiliza informa??es sobre a C?mara dos Deputados.
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conseguiram compreender sobre a localiza??o dos estados brasileiros e suas capitais, os limites de cada estado e as regi?es brasileiras. Na atividade 2, sugere-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a diversidade cultural e hist?rica das regi?es brasileiras. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique a compreens?o dos alunos sobre a import?ncia de se conhecer a hist?ria da cidade e tamb?m sobre a evolu??o hist?rica da cidade a partir da produ??o do texto.