Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Incentivar o interesse pela leitura e an?lise das paisagens do munic?pio;
Desenvolver a capacidade de observa??o das paisagens do munic?pio, apontando as principais caracter?sticas;
Analisar a forma e a fun??o do munic?pio a partir da an?lise das paisagens;
Compreender que as paisagens revelam a organiza??o econ?mica, pol?tica e social dos lugares.
Para abordar o assunto que ser? tratado nessa sugest?o de aula espera-se que os alunos tenham como conhecimento pr?vio os conceitos de Paisagem Urbana e Paisagem Rural, categorias de an?lise da Geografia. Para iniciar as discuss?es sobre as Paisagens do Munic?pio ? importante resgatar os saberes dos discentes, levando em considera??o as suas experi?ncias.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
Para iniciar os estudos sobre a Paisagem do Munic?pio ? importante levar em considera??o o lugar de viv?ncia e as experi?ncias dos alunos.
Aos alunos, solicite que desenhem a paisagem do lugar em que vivem, ou seja, a Paisagem Rural ou a Paisagem Urbana. Depois, organizem um painel para expor os trabalhos. Sugere-se como t?tulo "A paisagem do lugar em que vivo".
1. Explore as representa??es produzidas, as quais possibilitam a leitura e an?lise das paisagens, e fa?a alguns questionamentos:
a. Como ? a paisagem do lugar em que voc? mora?
b. J? visitou outros lugares pr?ximos de onde voc? vive?
c. A paisagem ? parecida com a paisagem do lugar em que voc? vive?
d. O lugar que voc? vive possui somente a paisagem representada?
e. Voc? vive na paisagem urbana ou na paisagem rural? Justifique.
?
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.
Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth, no endere?o web?
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de mar?o de 2011
?
Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de mar?o de 2011
?
Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o munic?pio/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do munic?pio/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de mar?o de 2011
Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do munic?pio/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito pe?a que digitem, na barra de busca, o nome do munic?pio do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do munic?pio. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem os elementos que comp?em a paisagem. Observem as constru??es (resid?ncias, pr?dios, pra?as, monumentos, pontes, avenidas, rodovias); cursos de ?gua (rios, lagos, lagoas, oceano, caso more no litoral); matas, solo exposto, terra cultivada etc. Converse sobre a utiliza??o das cores para a representa??o das imagens do Google Earth.
Imagem: Parte do munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 08 de maio de 2011
1. Observe com detalhes a imagem e identifique a cidade e o campo nas paisagens do munic?pio em que voc? mora.
2. Com rela??o ?s paisagens do munic?pio, complete o quadro a seguir:
?
ELEMENTOS DA PAISAGEM DA CIDADE | ELEMENTOS DA PAISAGEM DO CAMPO |
? ? ? |
? |
?
3. As paisagens do munic?pio em que voc? vive apresentam diferen?as? Justifique sua resposta.
4. Quais as principais diferen?as nas paisagens observadas?
5. E as semelhan?as entre as paisagens do munic?pio em que voc? mora?
?
Professor(a), a an?lise da imagem possibilita perceber a organiza??o espacial e os limites do munic?pio: a paisagem urbana e a paisagem rural. O objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse pela leitura e an?lise das paisagens para elaborar o conceito de munic?pio.
Evidencie que o munic?pio ? formado pela Paisagem Urbana (cidade) que se caracteriza por apresentar aglomera??o de pessoas, edifica??es, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, local onde se localiza a cidade-sede que d? nome ao munic?pio e a Paisagem Rural, em geral, ? o lugar em que se localizam os distritos, povoados, em que se cultiva a terra, criam animais e fornecem alimentos e/ou mat?ria prima para a popula??o e as ind?strias que podem se instalar na cidade ou no campo.
?
1. Volte ? imagem de sat?lite do munic?pio em que voc? vive e escolha uma parte da imagem da paisagem que evidencie o encontro do campo e da cidade. Depois, realize as atividades a seguir:
a. Usando sua criatividade, em uma folha de papel, fa?a a representa??o da imagem observada;
b. Destaque o espa?o ocupado pela cidade e pelo campo;
c. Elabore a legenda.
d. Organize, com a ajuda do(a) professor(a), um painel.
?
2. Ap?s organizarem o painel, conversem sobre as seguintes quest?es:
a. Como ? a paisagem da cidade? E a do campo?
b. Voc? percebe a rela??o entre a cidade e o campo? Como?
c. Para voc?, qual a import?ncia da rela??o entre o campo e a cidade?
d. Na paisagem em que voc? mora, como ? o modo de vida das pessoas do lugar?
?
Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem o endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 site do IBGE - Cidades@.
Imagem: P?gina inicial do IBGE - Cidades@
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Na barra de ferramentas, acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informa??es do estado.
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Na barra de ferramentas, ? direita da tela, encontra-se o n?mero de munic?pios e o nome da capital do estado e, logo abaixo, em ordem alfab?tica, uma lista com o nome de todos os munic?pios do estado.
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Selecione o munic?pio onde os alunos moram. Chame a aten??o dos alunos para o mapa mostrando que, quando o nome do munic?pio ? selecionado, a sua localiza??o no estado ? destacada. O mapa ? a representa??o feita de um determinado espa?o que pode ser o munic?pio, o estado, o pa?s, o continente ou todo o planeta, feito em uma superf?cie plana, em uma vis?o vertical e de maneira reduzida.
?
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia no estado de Minas Gerais
Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
O site tamb?m apresenta outras informa??es sobre o munic?pio como a previs?o do tempo (que poder? ser consultada sempre que necess?rio), dados da popula??o, extens?o territorial, a densidade demogr?fica (n?mero de habitantes por quil?metro quadrado), gent?lico, hist?rico do munic?pio (que poder? ser trabalhado de maneira interdisciplinar com Hist?ria), ou seja, diferentes informa??es e dados sobre o estado e o munic?pio podem ser acessados. Ap?s a an?lise das informa??es, solicite aos alunos que realizem as atividades descritas abaixo.
1. No site do IBGE-Cidades@ selecionar e registrar no caderno os seguintes dados:
a. A popula??o da capital do estado em que voc? mora.
b. A popula??o do munic?pio em que voc? mora. Caso more na capital, sugere-se que escolha um outro munic?pio conhecido para realizar a atividade.
Imagem: IBGE-Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados do munic?pio de Uberl?ndia no estado de Minas Gerais
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
2. Analise os dados e responda as quest?es a seguir:
a. Qual ? o munic?pio com maior popula??o?
b. Qual a diferen?a populacional entre os munic?pios?
3. Tendo como refer?ncia o total de habitantes do seu munic?pio, pesquise em sites de busca, o n?mero de habitantes que vivem na ?rea rural e urbana. Depois, elabore um gr?fico de setores apresentando, a popula??o urbana e rural do seu munic?pio.
Imagem: Gr?ficos de setores da evolu??o da popula??o urbana e rural no Brasil (1950-2000)
Fonte: http://biblioteca.uol.com.br/atlas/graficos/pop_ruraleurb.htm
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Analisando, responda as quest?es a seguir:
a. Qual paisagem tem a maior popula??o? A urbana ou a rural?
b. Para voc?, a que se deve este fato?
c. Qual a diferen?a entre a popula??o urbana e rural?
d. Voc? mora em qual paisagem?
?
Professor(a) acesse o endere?o web http://www.mapasparacolorir.via12.com/ . O site disponibiliza uma s?rie de mapas que poder?o ser impressos ou salvos e enviados para realizar as atividades propostas.
Imagem: Link inicial do site Mapas para Colorir
Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/
Acesso em: 08 de maio de 2011
?
Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem, novamente, o endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 - site do IBGE - Cidades@ e selecionarem o munic?pio em que moram. Assim, poder?o realizar as atividades no mapa do munic?pio que ser? entregue impresso ou enviado para o email dos alunos, sendo que, neste caso, o mapa dever? ser salvo na pasta de trabalho.
?
1. Atividades propostas aos alunos:
Evidencie com os alunos que a ?rea do munic?pio de Uberl?ndia abrange a paisagem urbana e rural. Destaque os limites do munic?pio e seus vizinhos.
Imagem: Mapa do munic?pio de Uberl?ndia e munic?pios vizinhos
Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/mapa-estado-minas-gerais.php
Acesso em: 08 de maio de 2011
a. De acordo com o mapa, quais s?o os munic?pios vizinhos do munic?pio onde voc? mora e que se localizam:
Ao norte:
Ao sul:
A leste:
A oeste:
b. Em qual dos munic?pios vizinhos ao seu a popula??o ? maior?
c. E qual possui a menor popula??o?
2. Solicite aos alunos que, usando o programa KolourPaint, coloram, no mapa, o munic?pio em que vivem.
?
Professor(a), para o seu conhecimento, quando poss?vel, sugerimos o acesso aos infogr?ficos no endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 os quais apresentam dados diversos, como por exemplo, as principais atividades econ?micas do munic?pio. Acesse tamb?m o Web Cart, que possibilita gerar mapas com diferentes informa??es.
Sugere-se para a leitura do professor:
1. Artigo "O rural e urbano no Brasil", de Douglas Sathler dos Reis.
Dispon?vel em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_777.pdf Acesso em: 08 de maio de 2011
2. Site interativo que possibilita a produ??o de gr?fico de setores.
Dispon?vel em: http://mdmat.psico.ufrgs.br/sead07/setores.htm Acesso em: 08 de maio de 2011
3. Texto informativo sobre a produ??o de gr?ficos.
Dispon?vel em: http://www.nanuquevirtual.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1281:gds&catid=638:mat1&Itemid=1098 Acesso em: 08 de maio de 2011
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:
?