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As paisagens do munic?pio - UCA

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar o interesse pela leitura e an?lise das paisagens do munic?pio;

Desenvolver a capacidade de observa??o das paisagens do munic?pio, apontando as principais caracter?sticas;

Analisar a forma e a fun??o do munic?pio a partir da an?lise das paisagens;  

Compreender que as paisagens revelam a organiza??o econ?mica, pol?tica e social dos lugares.  

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para abordar o assunto que ser? tratado nessa sugest?o de aula espera-se que os alunos tenham como conhecimento pr?vio os conceitos de Paisagem Urbana e Paisagem Rural, categorias de an?lise da Geografia. Para iniciar as discuss?es sobre as Paisagens do Munic?pio ? importante resgatar os saberes dos discentes, levando em considera??o as suas experi?ncias. 

Estratégias e recursos da aula

UCA 

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um netbook com sistema Linux.

  

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

  

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

 

  

ATIVIDADE

Para iniciar os estudos sobre a Paisagem do Munic?pio ? importante levar em considera??o o lugar de viv?ncia e as experi?ncias dos alunos.

Aos alunos, solicite que desenhem a paisagem do lugar em que vivem, ou seja, a Paisagem Rural ou a Paisagem Urbana. Depois, organizem um painel para expor os trabalhos. Sugere-se como t?tulo "A paisagem do lugar em que vivo".

1. Explore as representa??es produzidas, as quais possibilitam a leitura e an?lise das paisagens, e fa?a alguns questionamentos:  

a. Como ? a paisagem do lugar em que voc? mora?

b. J? visitou outros lugares pr?ximos de onde voc? vive?

c. A paisagem ? parecida com a paisagem do lugar em que voc? vive?

d. O lugar que voc? vive possui somente a paisagem representada?

e. Voc? vive na paisagem urbana ou na paisagem rural? Justifique.

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ATIVIDADE  

 Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth,  no endere?o web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.

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Google Eart 

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em:  13 de mar?o de 2011 

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Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra. 

IMAGEM 2

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 13 de mar?o de 2011

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Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o munic?pio/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do munic?pio/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais. 

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

  Acesso em: 13 de mar?o de 2011

Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do munic?pio/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito pe?a que digitem, na barra de busca, o nome do munic?pio do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do munic?pio. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem os elementos que comp?em a paisagem. Observem as constru??es (resid?ncias, pr?dios, pra?as, monumentos, pontes, avenidas, rodovias); cursos de ?gua (rios, lagos, lagoas, oceano, caso more no litoral);  matas, solo exposto, terra cultivada etc. Converse sobre a utiliza??o das cores para a representa??o das imagens do Google Earth. 

municipio

Imagem: Parte do munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 08 de maio de 2011

1. Observe com detalhes a imagem e identifique a cidade e o campo nas paisagens do munic?pio em que voc? mora.

2. Com rela??o ?s paisagens do munic?pio, complete o quadro a seguir:

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ELEMENTOS DA PAISAGEM DA CIDADE ELEMENTOS DA PAISAGEM DO CAMPO

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3. As paisagens do munic?pio em que voc? vive apresentam diferen?as? Justifique sua resposta. 

4. Quais as principais diferen?as nas paisagens observadas?

5. E as semelhan?as entre as paisagens do munic?pio em que voc? mora? 

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Professor(a), a an?lise da imagem possibilita perceber a organiza??o espacial e os limites do munic?pio: a paisagem urbana e a paisagem rural. O objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse pela leitura e an?lise das paisagens para elaborar o conceito de munic?pio.

 Evidencie que o munic?pio ? formado pela Paisagem Urbana (cidade) que se caracteriza por apresentar aglomera??o de pessoas, edifica??es, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, local onde se localiza a cidade-sede que d? nome ao munic?pio e a Paisagem Rural, em geral, ? o lugar em que se localizam os distritos, povoados, em que se cultiva a terra, criam animais e fornecem alimentos e/ou mat?ria prima para a popula??o e as ind?strias que podem se instalar na cidade ou no campo.  O munic?pio 

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ATIVIDADE 

1. Volte ? imagem de sat?lite do munic?pio em que voc? vive e escolha uma parte da imagem da paisagem que evidencie o encontro do campo e da cidade. Depois, realize as atividades a seguir:

a. Usando sua criatividade, em uma folha de papel, fa?a a representa??o da imagem observada;

b. Destaque o espa?o ocupado pela cidade e pelo campo;

c. Elabore a legenda.

d. Organize, com a ajuda do(a) professor(a), um painel.

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2. Ap?s organizarem o painel, conversem sobre as seguintes quest?es:

a. Como ? a paisagem da cidade? E a do campo?

b.  Voc? percebe a rela??o entre a cidade e o campo? Como?

c. Para voc?, qual a import?ncia da rela??o entre o campo e a cidade?

d. Na paisagem em que voc? mora, como ? o modo de vida das pessoas do lugar? 

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ATIVIDADE

 Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem o endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1   site do IBGE - Cidades@. 

 IBGE CIDADES 2

Imagem: P?gina inicial do IBGE - Cidades@

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

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Na barra de ferramentas, acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informa??es do estado.

 LINK IBGE CIDADES

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o estado de Minas Gerais

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

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Na barra de ferramentas, ? direita da tela, encontra-se o n?mero de munic?pios e o nome da capital do estado e, logo abaixo,  em ordem alfab?tica, uma lista com o nome de todos os munic?pios do estado.

 IBGE CIDADES BH

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

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 Selecione o munic?pio  onde os alunos moram. Chame a aten??o dos alunos para o mapa mostrando que, quando o nome do munic?pio ? selecionado, a sua localiza??o no estado ? destacada.  O mapa ? a representa??o feita de um determinado espa?o que pode ser o munic?pio, o estado, o pa?s, o continente ou todo o planeta, feito em uma superf?cie plana, em uma vis?o vertical e de maneira reduzida.

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  IBGE CIDADES UDI

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia no estado de Minas Gerais

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

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O site tamb?m apresenta outras informa??es sobre o munic?pio como a previs?o do tempo (que poder? ser consultada sempre que necess?rio), dados da popula??o, extens?o territorial, a densidade demogr?fica (n?mero de habitantes por quil?metro quadrado), gent?lico, hist?rico do munic?pio (que poder? ser trabalhado de maneira interdisciplinar com Hist?ria), ou seja, diferentes informa??es e dados sobre o estado e o munic?pio podem ser acessados. Ap?s a an?lise das informa??es, solicite aos alunos que realizem as atividades descritas abaixo. 

1. No site do IBGE-Cidades@ selecionar e registrar no caderno os seguintes dados:

a. A popula??o da capital do estado em que voc? mora. 

b. A popula??o do munic?pio em que voc? mora. Caso more na capital, sugere-se que escolha um outro munic?pio conhecido para realizar a atividade.

 popula????o BH

Imagem: IBGE-Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

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 ppopula????o Udi

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados do munic?pio de Uberl?ndia no estado de Minas Gerais

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

2. Analise os dados e responda as quest?es a seguir:

a. Qual ? o munic?pio com maior popula??o?

b. Qual a diferen?a populacional entre os munic?pios?

3. Tendo como refer?ncia o total de habitantes do seu munic?pio, pesquise em sites de busca, o n?mero de habitantes que vivem na ?rea rural e urbana. Depois, elabore um gr?fico de setores apresentando, a popula??o urbana e rural do seu munic?pio. 

gr??fico setores

Imagem: Gr?ficos de setores da evolu??o da popula??o urbana e rural no Brasil (1950-2000) 

Fonte: http://biblioteca.uol.com.br/atlas/graficos/pop_ruraleurb.htm 

Acesso em:  08 de maio de 2011

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Analisando, responda as quest?es a seguir:

a. Qual paisagem tem a maior popula??o? A urbana ou a rural?

b. Para voc?, a que se deve este fato?

c. Qual a diferen?a entre a popula??o urbana e rural?

d. Voc? mora em qual paisagem?

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ATIVIDADE

Professor(a) acesse o endere?o web http://www.mapasparacolorir.via12.com/ . O site disponibiliza uma s?rie de mapas que poder?o ser impressos ou salvos e enviados para realizar as atividades propostas.

 site para colorir

Imagem: Link inicial do site Mapas para Colorir

Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/ 

Acesso em:  08 de maio de 2011

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Utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem, novamente, o endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 - site do IBGE - Cidades@ e selecionarem o munic?pio em que moram. Assim, poder?o realizar as atividades no mapa do munic?pio que ser? entregue impresso ou enviado para o email dos alunos, sendo que, neste caso, o mapa dever? ser salvo na pasta de trabalho. 

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1. Atividades propostas aos alunos:

Evidencie com os alunos que a ?rea do munic?pio de Uberl?ndia abrange a paisagem urbana e rural. Destaque os limites do munic?pio e seus vizinhos.  

  mapa municipio udi e vizinhos

Imagem: Mapa do munic?pio de Uberl?ndia e munic?pios vizinhos 

Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/mapa-estado-minas-gerais.php 

Acesso em:  08 de maio de 2011

a. De acordo com o mapa, quais s?o os munic?pios vizinhos do munic?pio onde voc? mora e que se localizam: 

Ao norte:

Ao sul:

A leste:

A oeste:

b. Em qual dos munic?pios vizinhos ao seu a popula??o ? maior?

c. E qual possui a menor popula??o?

  

 2. Solicite aos alunos que, usando o programa KolourPaint, coloram, no mapa, o munic?pio em que vivem.

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Professor(a), para o seu conhecimento, quando poss?vel, sugerimos o acesso aos infogr?ficos no endere?o web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 os quais apresentam dados diversos, como por exemplo, as principais atividades econ?micas do munic?pio. Acesse tamb?m o Web Cart, que possibilita gerar mapas com diferentes informa??es.

Recursos Complementares

Sugere-se para a leitura do professor:

1. Artigo "O rural e urbano no Brasil", de Douglas Sathler dos Reis.

Dispon?vel em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_777.pdf Acesso em: 08 de maio de 2011

2. Site interativo que possibilita a produ??o de gr?fico de setores.

Dispon?vel em: http://mdmat.psico.ufrgs.br/sead07/setores.htm Acesso em: 08 de maio de 2011

3. Texto informativo sobre a produ??o de gr?ficos.

Dispon?vel em:  http://www.nanuquevirtual.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1281:gds&catid=638:mat1&Itemid=1098 Acesso em: 08 de maio de 2011

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A possibilidade de reconhecer e identificar as diferen?as entre paisagem urbana e paisagem rural;
  5. A capacidade de elaborar e entender o conceito de munic?pio; 
  6. A possibilidade de reconhecer o urbano e o rural na constitui??o do munic?pio e a sua diversidade;
  7. O uso dos diferentes recursos tecnol?gicos que contribuem para a constru??o da aprendizagem. 

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